Sem medo de dizer a verdade

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2023

ESTUDO DO CAPÍTULO 03 DO LIVRO DE GÊNESIS

 

 O capítulo 03 do livro de Gênesis traz pra gente algumas reflexões interessantes, por isso dividiremos este estudo em 06 etapas.

 Na primeira iremos discorrer como ocorre a queda espiritual do ser humano e suas etapas.

 No segundo momento iremos mostrar que ninguém quer cair espiritualmente sozinho, geralmente os caídos querem levar outras pessoas consigo.

 Na terceira parte comprovarei, nos termos da bíblia, que o diabo sai de cena quando consegue o seu objetivo.

 Já na quarta parte falaremos sobre a fuga de Adão e Eva. Explicaremos porque eles fugiram da presença de Deus.

 Na quinta parte mostraremos que mesmo a gente errando Deus não se afasta da gente.

Por fim, na sexta e última parte, iremos falar sobre o porquê que muitas pessoas ainda carregam dentro de si o caráter de Adão e Eva.

 Então vejamos o que diz cada versículo do capítulo 03:

1 - “Ora, a serpente era mais astuta que todos os animais do campo que o SENHOR Deus tinha feito. E esta disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda a árvore do jardim?

2 - E disse a mulher à serpente: Do fruto das árvores do jardim comeremos,

3 - Mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Não comereis dele, nem nele tocareis para que não morrais.

4 - Então a serpente disse à mulher: Certamente não morrereis.

5 - Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal.

6 - E viu a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento; tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela.

7 - Então foram abertos os olhos de ambos, e conheceram que estavam nus; e coseram folhas de figueira, e fizeram para si aventais.

8 - E ouviram a voz do Senhor Deus, que passeava no jardim pela viração do dia; e esconderam-se Adão e sua mulher da presença do Senhor Deus, entre as árvores do jardim.

9 - E chamou o Senhor Deus a Adão, e disse-lhe: Onde estás?

10 - E ele disse: Ouvi a tua voz soar no jardim, e temi, porque estava nu, e escondi-me.

11 - E Deus disse: Quem te mostrou que estavas nu? Comeste tu da árvore de que te ordenei que não comesses?

12 - Então disse Adão: A mulher que me deste por companheira, ela me deu da árvore, e comi.

13 - E disse o Senhor Deus à mulher: Por que fizeste isto? E disse a mulher: A serpente me enganou, e eu comi.

14 - Então o Senhor Deus disse à serpente: Porquanto fizeste isto, maldita serás mais que toda a fera, e mais que todos os animais do campo; sobre o teu ventre andarás, e pó comerás todos os dias da tua vida.

15 - E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar.

16 - E à mulher disse: Multiplicarei grandemente o sofrimento da tua gravidez; com dor darás à luz filhos; e o teu desejo será para o teu marido, e ele te dominará.

17 - E a Adão disse: Porquanto deste ouvidos à voz de tua mulher, e comeste da árvore de que te ordenei, dizendo: Não comerás dela, maldita é a terra por causa de ti; com dor comerás dela todos os dias da tua vida.

18 - Espinhos, e cardos também, te produzirá; e comerás a erva do campo.

19 - No suor do teu rosto comerás o teu pão, até que te tornes à terra; porque dela foste tomado; porquanto és pó e em pó te tornarás.

20 - E chamou Adão o nome de sua mulher Eva; porquanto era a mãe de todos os viventes.

21 - E fez o Senhor Deus a Adão e à sua mulher túnicas de peles, e os vestiu.

22 - Então disse o Senhor Deus: Eis que o homem é como um de nós, sabendo o bem e o mal; ora, para que não estenda a sua mão, e tome também da árvore da vida, e coma e viva eternamente,

23 - O Senhor Deus, pois, o lançou fora do jardim do Éden, para lavrar a terra de que fora tomado.

24 - E havendo lançado fora o homem, pôs querubins ao oriente do jardim do Éden, e uma espada inflamada que andava ao redor, para guardar o caminho da árvore da vida”.

 Pois bem. Depois de transcrever os 24 versículos do capítulo 03, vamos iniciar, como está descrito na introdução, a explicação como ocorre a queda espiritual do ser humano e suas etapas.

 COMO CORRE A QUEDA ESPIRITUAL DO SER HUMANO.

 Observe o que diz o versículo 06: “E viu a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento”. Esse texto sagrado mostra o perigo que tem o olhar.

 Você leu, nos 24 versículos acima, que Adão e Eva viviam no jardim do Éden. Viu também, que em um determinado momento do dia eles caminhavam na presença de Deus, porque está visível no versículo 08 que todos os dias, no final da tarde, o Senhor aparecia e caminhava com os dois naquele lugar.

 Então, de logo entendemos que havia um relacionamento diário com Deus. Contudo, Deus havia instituído uma regra: eles não poderiam tocar e nem comer do fruto da árvore proibida que ficava em um determinado lugar daquele jardim (verso 03).

 Entretanto, com o passar do tempo, a curiosidade dominou os olhos de Eva e ela passou a olhar, todos os dias, para aquela árvore proibida.

 Todos os dias ela ficava olhando para aquela árvore que lhe atraia. Alguma coisa lhe chamava a atenção naquela árvore proibida e ela passou a desviar o seu olhar para onde não devia (verso 06).

 Pois bem. Como não poderia ser diferente, o diabo se aproveitou desse fato e se aproximou de Eva, com a intenção de usá-la e, por conseguinte, destruir o seu casamento, bem como o seu relacionamento com Deus.

 A partir de então, satanás passou a investir nos olhos de Eva. Sabendo que a esposa de Adão havia mudado o foco do seu olhar, ele passou a dialogar com ela diariamente.

 Eva, a partir desses dias, passou a conversar com a cobra e esse foi o motivo crucial que lhe levou à queda espiritual (verso 01 ao 05).

 A cobra, que não é burra, passou a questionar as ordens que Deus havia dado a Eva: “não tocar e nem comer do fruto daquela árvore”. E com isso, encheu a cabeça daquela mulher de dúvidas e de contradições.

 Porém, os dias se passaram e Eva continuava a olhar para a árvore proibida e o desejo de comer daquele fruto só aumentava.

 As investidas da cobra aumentavam e como não poderia ser diferente, a queda espiritual do ser humano foi inevitável. Eva obedeceu ao comando de satanás e se dirigiu até a árvore, colheu um dos frutos e comeu.

 Com certeza o sabor daquele fruto foi agradável, porque ela, além de comer, pegou outro fruto e guardou para dar ao seu esposo (verso 06).

 Isso nos mostra que o pecado é saboroso, mas suas consequências são danosas, conforme iremos mostrar mais adiante, porque se aquele fruto fosse ruim ela não teria dado ao seu esposo.

 Com isso aprendemos que os olhos de Eva e a conversa diária com a cobra, foram o início de sua destruição espiritual e matrimonial.

 2ª PARTE: NINGUÉM QUER CAIR ESPIRITUALMENTE SOZINHO

 Pois é. Para não cair espiritualmente sozinha, ela também programou a queda espiritual do seu marido.

 Conforme você pode observar no versículo 06 ela, além de saborear daquele fruto, quando acabou de comer se dirigiu novamente até a árvore e pegou um outro fruto e levou para o seu esposo comer.

 Acredito que quando Eva comeu do fruto proibido, logo percebeu que tinha feito uma tremenda besteira, que “a casa havia caído para ela” então, logo em seguida, resolveu também destruir a vida do seu esposo, dando-lhe daquele fruto proibido.

 Observe que hoje em dia também não é diferente: tem pessoas que quando cometem a besteira não querem cair sozinhas, elas fazem de tudo para levar outras com ela.

 Mas a bíblia deixa claro que Adão foi conivente com o erro de sua esposa, por três fatores:

 Primeiro: onde ele estava nos dias em que Eva passou a conversar com a cobra? Se a bíblia diz que ela conversava com a cobra diariamente, então é porque ele a deixava sozinha em alguns momentos.

 Segundo: quando ele teve o conhecimento de que Eva havia comido aquela fruta, na mesma hora era para ele ter repreendido sua esposa. Era pra ter dito: você está louca; você desobedeceu a ordem do nosso Deus? Mas não foi isso que aconteceu. Ele não a questionou em nenhum momento e simplesmente comeu do fruto proibido também. Foi cúmplice do pecado de sua esposa.

 Terceiro: ao invés de se arrepender de ter cometido aquela besteira, resolveu fugir da presença de Deus, como um criminoso foge da polícia. Se escondeu entre as árvores para não ser achado por Deus (verso 08).

 Como sendo o cabeça daquele casamento, Adão deveria ter agido como tal; deveria ter consertado aquele erro na mesma hora, mas não foi isso que aconteceu. Não é verdade? A bíblia deixa claro que ele não exerceu o seu papel de chefe de família e simplesmente caiu na sedução de sua esposa e foi cúmplice daquela tragédia.

 Por isso, tome muito cuidado com os caídos. Eles farão de tudo para te levar junto com eles, assim como Eva levou Adão junto com ela. O Espírito Santo está nos alertando para termos cuidado com as “Evas” da vida. Elas estão dentro e fora das igrejas carregando o veneno do fruto proibido.

 3ª PARTE: O DIABO SAI DE CENA QUANDO CONSEGUE O SEU OBJETIVO

 Outro fato interessante é que a bíblia deixou claro que quando Eva comeu do fruto e deu para seu esposo, imediatamente a cobra desapareceu de cena e deixou os dois saborearem o gosto amargo do pecado.

 É assim mesmo que acontece. O diabo é especialista em tentar o ser humano. Ele aparece com o intuito de conversar, de mostrar o sabor que tem o pecado, de fazer a gente desviar o olhar, mas quando o ser humano consuma o pecado ele desaparece e o deixa saborear o gosto amargo das consequências daquele pecado.

 Quando ele consegue o seu objetivo, ele fica rindo da cara do desertor e comemora mais uma de suas vitórias. Foi assim que aconteceu com Adão e Eva; foi assim que aconteceu com Judas Iscariotes (Mateus 27/4) e é assim que acontece com qualquer um que parar pra conversar com a cobra.

 Está claro que a conversa com a cobra foi o ponto crucial para a queda espiritual do ser humano. Tinha nada que Eva ficar olhando para aquela árvore todos os dias? Tinha nada que Eva ficar batendo papo com a cobra? Veja os vacilos que ela cometeu e que lhe custou a destruição de sua vida espiritual e material.

 A bíblia não mostra a cronologia desses acontecimentos, mas com certeza essa tragédia não aconteceu em um único dia. A inteligência no faz pensar que esse bate papo com a cobra ocorreu durante dias ou até meses, porque ninguém cai da noite para o dia. O pecado é gerado diariamente dentro da pessoa.

 Tudo começa dentro, até que com o passar do tempo, ele se exterioriza e a pessoa coloca em prática o que estava sendo gerado dentro dela. É assim que acontece.

 Mas infelizmente o tempo passou, Adão e Eva morreram, mas hoje em dia o ser humano continua cometendo o mesmo erro que esse casal cometeu.

 Tem muita gente olhando para onde não deve. Tem muita gente com os olhos contaminados pela árvore proibida. Tem muita gente obedecendo a voz da cobra.

 Pare de ficar olhando sites pornográficos na internet; pare de ficar olhando para aquela amiga sensual que está te seduzindo diariamente com aquele “corpo fenomenal”; pare de ficar olhando para aquele colega de trabalho que você sabe que só está querendo te dá do fruto proibido.

 Você é uma pessoa comprometida e fica olhando essas coisas proibidas? Se Deus não mandou você fazer, então não faça.

 Você todos os dias fica batendo papo com a cobra. Tome cuidado porque essa cobra vai conseguir o objetivo dela que é te afastar de Deus, te destruir espiritualmente, acabar com o teu ministério, com a tua família. Você sabe disso.

 Observe que a cobra acabou com a vida espiritual de Eva e destruiu o casamento dela. A intenção do diabo é essa: destruir a felicidade do ser humano e o levar a morte espiritual (João 10/10).

 Se Deus deixou esse fato nefasto registrado na bíblia foi para que hoje não cometêssemos o mesmo erro que esse casal cometeu. Então vigie e pare de ficar olhando para o pecado; deixe de ficar de conversa fiada com a cobra.

 4ª PARTE: A FUGA DE ADÃO E EVA. POR QUE ELES FUGIRAM DA PRESENÇA DE DEUS?

 Outro ponto marcante que merece mais uma reflexão é o fato de que quando eles pecaram, imediatamente FUGIRAM da presença de Deus.

 Observe que a bíblia deixa claro que Deus aparecia todos os dias naquele jardim para conversar com os dois. Você leu que na viração do dia Deus vinha e se relacionava com Adão e Eva.

 Entretanto, mesmo sabendo do erro que esse casal cometeu, mesmo sabendo que eles haviam comido o fruto proibido; mesmo sabendo que eles haviam obedecido a voz da cobra, Deus continuou descendo naquele jardim. Veja o que diz o versículo 09: “E chamou o Senhor Deus a Adão, e disse-lhe: Onde tu estás Adão”?

 Você percebeu a pergunta que Deus fez? Onde tu estás Adão? Ora, verificamos, de logo, que quem fugiu da presença de Deus foi aquele casal. O pecado fez com que Adão e Eva se escondesse de Deus.

 É justamente isso que acontece. O pecado é a única coisa que nos afasta de Deus (Isaias 59/2).  Quando a pessoa peca, imediatamente se esconde da presença de Deus, assim como aconteceu com Adão e Eva. A consciência logo acusa e a pessoa se afasta, naturalmente, da presença de Deus.

 Quando Adão e Eva acabaram de cometer o pecado, imediatamente se esconderam de Deus. Pois é, eles pensavam que podiam se esconder de Deus e por isso fugiram. Só que se enganaram porque ninguém, absolutamente ninguém, pode se esconder de Deus.

 Então, se você está na mesma situação de Adão, se você caiu espiritualmente e está tentando se esconder de Deus, saiba que você está se enganando e perdendo o teu tempo, porque Deus é onisciente, onipresente e onipotente. Ele sabe que você comeu do fruto e quer te perdoar, não adianta se esconder. Até quando você vai viver como um fugitivo?

 5ª PARTE: MESMO A GENTE ERRANDO DEUS NÃO SE AFASTA DA GENTE

 Mais um detalhe muito importante é o que consta no versículo 08: “E ouviram a voz do Senhor Deus, que passeava no jardim pela viração do dia”

 Observe que mesmo sabendo que aquele casal havia pecado, Deus não se afastou deles.

 Está escrito que naquele mesmo horário de sempre, ou seja, no final da tarde, Deus desceu no jardim para falar com eles, no mesmo local e disse: onde tu estás Adão?

 Ora, logicamente que Deus sabia onde Adão e Eva estavam, mas fez essa pergunta para que eles enxergassem o tamanho do buraco onde eles foram parar. Para que eles refletissem sobre as consequências que aquele pecado trouxe para suas vidas.

 Mesmo Adão e Eva tendo se afastado de Deus, Deus não se afastou deles. No mesmo horário de sempre Deus desceu no jardim à procura de Adão.

 Com isso, o Espírito Santo nos mostra que mesmo a gente pecando, mesmo a gente errando, Deus não nos abandona, Deus não se afasta da gente. Ele tem prazer em se relacionar com a gente.

 Por isso Ele pergunta para você amigo leitor: onde tu estás? Onde o pecado te levou? Lembra daqueles momentos em que você reservava um tempo para se relacionar Comigo?  Por que você deixou isso acabar?

 Acredito que você também sente saudades de Deus. Acredito que você também não vai querer morrer longe do caminho do Senhor. Fora do jardim não há vida e você sabe disso (João 14/6).

 Deus sabia onde Adão estava, mas fez essa pergunta para que ele aproveitasse a oportunidade e se arrependesse da besteira que havia feito, confessasse o seu pecado e se voltasse imediatamente para Deus. Da mesma maneira Jesus sabe onde você está. O Espírito Santo sabe onde você tem se escondido; Ele sabe o que você tem feito todos os dias; Ele sabe onde o pecado te levou.

 Mas Ele faz essa pergunta para que você reflita e volte para o jardim da inocência. É hora de reconhecer os erros e de se arrepender dos pecados. É hora de voltar para a casa do Pai; é hora de voltar ao jardim, local de onde você nunca deveria ter saído.

 Pare de obedecer ao comando da cobra. Não haja como Adão. Veja as consequências que o pecado trouxe para a vida de Adão, simplesmente pelo fato de ele não ter aproveitado a oportunidade que Deus havia lhe dado naquela ocasião.

 Ao invés de ele reconhecer que havia errado, ele simplesmente colocou a culpa do erro na sua esposa. Pois é. Veja a resposta que ele deu para Deus no versículo 12: “A mulher que me deste por companheira, ela me deu do fruto e comi.”

 Falta de caráter. Ele colocou a culpa de seus erros em sua mulher e, por conseguinte, ela também, ao invés de ser humilde e reconhecer que havia errado, colocou a culpa na cobra.

 E essa atitude dos dois nos traz mais uma reflexão:

 6ª PARTE - MUITAS PESSOAS AINDA CARREGAM DENTRO DE SI O CARÁTER DE ADÃO E EVA

 Pois é. Infelizmente muitas pessoas ainda carregam dentro de si o caráter de Adão e Eva. Pessoas que se dizem cristãs que, ao invés de aproveitar a oportunidade que Deus está lhe dando, simplesmente não assumem seus próprios erros e colocam a culpa nos outros.

 Adão colocou a culpa na mulher e a mulher, por sua vez, colocou a culpa na cobra (verso 13). Veja a falta de caráter desses dois. A vontade de Deus jamais foi a de expulsá-los do jardim. Deus queria apenas que eles reconhecessem o erro e pedissem desculpas, mas ao invés disso, eles deixaram o orgulho dominar aquela situação e ficaram colocando a culpa um nos outros.

 Meu amigo, Deus sabe o que você fez. Deus sabe o tamanho do estrago que o pecado fez na tua vida. Ele sabe onde você foi parar. Mas Ele só espera uma atitude tua: que você reconheça os seus erros e se volte urgentemente para o caminho do Senhor Jesus.

 Pare de ficar colocando a culpa dos teus erros nos outros. Você sabe que isso não é certo. Chegou a hora de assumir as consequências do teu pecado.

 Você fez a besteira e quer colocar a culpa na cobra? A cobra simplesmente fez o papel dela, porque essa é a essência da cobra, fazer com que o ser humano desobedeça a Deus, mas cabe a mim e a você o domínio das coisas. Somos responsáveis pelas nossas atitudes.

 A nossa vitória ou nosso fracasso está em nossas mãos. Somos os únicos responsáveis pelas nossas atitudes e você sabe disso, por isso, não haja como Adão e Eva, seja uma pessoa de caráter, assuma suas responsabilidades, porque é isso que Deus quer da gente.

 O simples fato de você ter errado, o simples fato de você ter caído, não te levou pra fora do jardim. Você quem escolheu sair, quando não assumiu os seus erros.

 Você sabe que fora do jardim não há vida. Longe da presença de Deus só há trevas, engano e destruição. Longe da presença de Deus não há salvação e você sabe disso.

 Então pare de ficar olhando para a árvore proibida; pare de ficar batendo papo com a cobra; assuma seus erros e volta logo para o jardim. Deus continua descendo pra falar contigo, Ele jamais se afastou de você, foi você mesmo quem se afastou quando pecou e resolveu se esconder entre as árvores.

 Essas são as reflexões que o capítulo 03 traz pra gente.  Espero que o Espírito Santo tenha falado com você o suficiente para te trazer de volta ao jardim.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEM MEDO DE DIZER A VERDADE