Sem medo de dizer a verdade

domingo, 19 de fevereiro de 2023

A DOENÇA QUE É EXCLUSIVAMENTE PARA MANIFESTAÇÃO DO PODER DE DEUS

         Hoje vamos meditar no capítulo 9 do evangelho de João, porque essa passagem bíblica tem alguns fatos interessante e que falam muito com a gente e que merecem destaques.

Entretanto, vamos dividir o estudo do capítulo 9 em duas etapas. Neste primeiro momento iremos meditar na parte que fala da existência de uma doença que é exclusivamente para a manifestação do poder de Deus.

 Em outra oportunidade iremos estudar a parte aonde estão registradas as etapas da fé e os procedimentos para se obter a resposta para aquilo que a gente precisa de Deus.

 Por isso, vale a pena você ler a mensagem até o final, porque o Espírito Santo tem muita coisa para nos mostrar aqui.

  Veja o que diz o capítulo 09:

1-    E, passando Jesus, viu um homem cego de nascença.

2-    E os seus discípulos lhe perguntaram, dizendo: Rabi, quem pecou, este ou seus pais, para que nascesse cego?

3 - Jesus respondeu: Nem ele pecou nem seus pais; mas foi assim para que se manifestem nele as obras de Deus.

6 - Tendo dito isto, cuspiu na terra, e com a saliva fez lodo, e untou com o lodo os olhos do cego.

7 - E disse-lhe: Vai, lava-te no tanque de Siloé (que significa o Enviado). Foi, pois, e lavou-se, e voltou vendo.

8 - Então os vizinhos, e aqueles que dantes tinham visto que era cego, diziam: Não é este aquele que estava assentado e mendigava?

9 - Uns diziam: É este. E outros: Parece-se com ele. Ele dizia: Sou eu.

10 - Diziam-lhe, pois: Como se te abriram os olhos?

11 - Ele respondeu, e disse: O homem, chamado Jesus, fez lodo, e untou-me os olhos, e disse-me: Vai ao tanque de Siloé, e lava-te. Então fui, e lavei-me, e vi.

12 - Disseram-lhe, pois: Onde está ele? Respondeu: Não sei.

13 - Levaram, pois, aos fariseus o que dantes era cego.

14 - E era sábado quando Jesus fez o lodo e lhe abriu os olhos.

15 - Tornaram, pois, também os fariseus a perguntar-lhe como vira, e ele lhes disse: Pôs-me lodo sobre os olhos, lavei-me, e vejo.

16 - Então alguns dos fariseus diziam: Este homem não é de Deus, pois não guarda o sábado. Diziam outros: Como pode um homem pecador fazer tais sinais? E havia dissensão entre eles.

17 - Tornaram, pois, a dizer ao cego: Tu, que dizes daquele que te abriu os olhos? E ele respondeu: Que é profeta.

18 - Os judeus, porém, não creram que ele tivesse sido cego, e que agora visse, enquanto não chamaram os pais do que agora via.

19 - E perguntaram-lhes, dizendo: É este o vosso filho, que vós dizeis ter nascido cego? Como, pois, vê agora?

20 - Seus pais lhes responderam, e disseram: Sabemos que este é o nosso filho, e que nasceu cego;

21 - Mas como agora vê, não sabemos; ou quem lhe tenha aberto os olhos, não sabemos. Tem idade, perguntai-lho a ele mesmo; e ele falará por si mesmo.

22 - Seus pais disseram isto, porque temiam os judeus. Porquanto já os judeus tinham resolvido que, se alguém confessasse ser ele o Cristo, fosse expulso da sinagoga.

23 - Por isso é que seus pais disseram: Tem idade, perguntai-lho a ele mesmo.

24 - Chamaram, pois, pela segunda vez o homem que tinha sido cego, e disseram-lhe: Dá glória a Deus; nós sabemos que esse homem é pecador.

25 - Respondeu ele pois, e disse: Se é pecador, não sei; uma coisa sei, é que, havendo eu sido cego, agora vejo.

26 - E tornaram a dizer-lhe: Que te fez ele? Como te abriu os olhos?

27 - Respondeu-lhes: Já vo-lo disse, e não ouvistes; para que o quereis tornar a ouvir? Quereis vós porventura fazer-vos também seus discípulos?

28 - Então o injuriaram, e disseram: Discípulo dele sejas tu; nós, porém, somos discípulos de Moisés.

20 - Nós bem sabemos que Deus falou a Moisés, mas este não sabemos de onde é.

30 - O homem respondeu, e disse-lhes: Nisto, pois, está a maravilha, que vós não saibais de onde ele é, e, contudo, me abrisse os olhos.

31 - Ora, nós sabemos que Deus não ouve a pecadores; mas, se alguém é temente a Deus, e faz a sua vontade, a esse ouve.

32 - Desde o princípio do mundo nunca se ouviu que alguém abrisse os olhos a um cego de nascença.

33 - Se este não fosse de Deus, nada poderia fazer.

34 - Responderam eles, e disseram-lhe: Tu és nascido todo em pecados, e nos ensinas a nós? E expulsaram-no.

Jesus ouviu que o tinham expulsado e, encontrando-o, disse-lhe: Crês tu no Filho35 - de Deus?

36 - Ele respondeu, e disse: Quem é ele, Senhor, para que nele creia?

37 - E Jesus lhe disse: Tu já o tens visto, e é aquele que fala contigo.

38 - Ele disse: Creio, Senhor. E o adorou.

 Pois bem. Está escrito e, você acabou de ler, que em um determinado dia Jesus estava passando em uma cidade e viu um cego de nascença sentado em um determinado lugar, pedindo esmolas.

 Ao ver aquela cena os apóstolos de Jesus lhe perguntaram se aquele homem havia nascido cego porque tinha cometido algum pecado ou se tinha nascido com aquela deficiência por causa dos pecados dos pais dele.

 Era muito comum, naquela época, e ainda nos dias atuais, as pessoas atribuírem um problema que a gente está passando, a algum tipo de pecado que a gente possa ter cometido. As pessoas fazem esse tipo de julgamento, não é verdade?

 É assim mesmo que acontece. Quando a gente está passando por algum problema grave ou por alguma doença, as pessoas logo começam a nos julgar: “se você está passando por isso tudo é porque deve ter cometido algum pecado, deve estar pagando por alguma besteira que fez”.

 Esse tipo de julgamento malicioso as pessoas fazem sempre e os discípulos também questionaram Jesus nesse sentido.

 Só que a resposta do Senhor Jesus foi surpreendente, Ele disse: “nem o cego pecou e nem seus pais pecaram. Ele carrega essa doença até hoje para que a glória de Deus se manifeste nele, como vocês vão ver agora”.

 Somente com essa afirmação de Jesus a gente já poderia parar por aqui mesmo, porque Jesus deixou claro que nem toda doença que a gente tem é resultado de pecado; nem toda doença que a gente tem é resultado de macumba.

 Existem certos tipos de doenças que o ser humano carrega que é exclusivamente para a glória de Deus. Não é que Deus se gloria na doença dos outros, não é isso. O que o Espírito Santo está dizendo com essa afirmação é que o testemunho de cura de certas doenças serve para glorificar o nome de Jesus, assim como foi feito na vida desse cego.

 Observe que o versículo 06 e seguintes afirmam que logo em seguida Jesus se dirigiu até o cego, cuspiu no chão, fez lodo, passou aquele lodo nos olhos do cego e mandou que ele fosse se lavar no tanque de Siloé.

 Ele então foi, lavou os olhos e voltou vendo. Isso mesmo. Ele ficou curado da cegueira naquele mesmo dia, logo após ter feito o que Jesus havia determinado.

 Mas observe que o cego não ficou com nojo do lodo e nem ficou questionando a maneira pela qual Jesus estava trabalhando na vida dele. Simplesmente ele obedeceu e foi curado. Deus foi glorificado com o seu testemunho.

 A bíblia não menciona o nome desse deficiente visual, mas deixa claro que as pessoas que o conheciam ficaram perplexas com a cura desse homem.

 Uns diziam: “esse cara não é aquele cego e mendigo que ficava pedindo esmola na porta da igreja”? Outros diziam: “é ele mesmo”. E outros diziam: “parece com ele”. Entretanto, o cara que era cego respondeu taxativamente: “SOU EU MESMO”.

 Pois é. Todos queriam saber como aquele milagre havia acontecido e o rapaz respondeu que havia sido curado da cegueira por Jesus de Nazaré. Isso mesmo. O nome de Jesus passou a ser glorificado entre todos daquela comunidade.

 O tamanho do milagre chamou a atenção de todos e com isso Deus foi glorificado com a cura daquele homem.

 Quem sabe esse problema de saúde que tem tirado a tua paz não seja para a glória de Deus? Talvez você já tenha feito de tudo e ainda não conseguiu ficar curado dessa enfermidade.

 Quem sabe você até já tomou todos os tipos de remédios; já foi em vários médicos e não aconteceu nada até agora. Então meu amigo isso quer dizer que só Jesus pode resolver o teu problema, porque essa enfermidade é para a manifestação do poder de Deus, assim como aconteceu na vida desse deficiente visual.

 O teu testemunho será extraordinário e ganhará muitas almas para o Senhor Jesus, assim como o testemunho do cego dessa história verídica.

 O versículo 13 e seguintes mostram que as pessoas ficaram tão impactadas com a cura do cego que o levaram perante as autoridades eclesiásticas para que fosse averiguado se realmente se tratava de um milagre ou de uma farsa.

 Pois é. Esse testemunho causou um reboliço muito grande na igreja e na sociedade. Os fariseus não queriam “engolir”, com facilidade, o que havia acontecido com o cego, mas o nome de Jesus foi glorificado diante de todos.

 Aquele testemunho ganhou tantas almas, que Deus fez questão de deixar registrado pra gente entender que existem problemas que a gente tem que passar; que independentemente de você querer ou não, você vai ter que passar, porque tem propósito de Deus nesse processo.

 Não estou com isso afirmando que temos que nos conformar com as doenças; não entenda dessa forma e nem distorça o que o Espírito Santo está nos mostrando.

 O que Deus está nos mostrando com essa palavra é que esse problema que você está passando, essa doença que insiste em ficar, só vai sair quando Jesus entrar; só vai sair quando Jesus “passar o lodo e você for se lavar no tanque”. Só que quando isso acontecer, o teu testemunho vai abalar as estruturas do inferno e muitas almas serão ganhas através dele.

 Quem conhece a tua história e sabe do teu sofrimento, vai ficar de “boca aberta”, quando ver o que Deus vai fazer na tua vida. É isso que o Espírito Santo está nos mostrando.

 Outro fato muito importante nessa história é que o cego deixou de ser cego e passou a seguir Jesus. Está registrado também que esse rapaz, além de ser curado definitivamente da cegueira, também teve a sua salvação garantida; foi curado da alma.

 Está escrito nos versos 35, 36, 37 e 38 que quando esse rapaz deu o seu testemunho diante daquelas pessoas, os fariseus, movidos de inveja, o expulsaram da igreja e quando Jesus o encontrou lá fora lhe disse: “Crês tu no filho de Deus”? Ele respondeu: “me mostra quem é o filho de Deus para que eu creia nele”. Jesus disse: “eu sou”. Na mesma hora o rapaz o adorou e teve o seu nome escrito no livro da vida.

 Pois é. Além de obter a cura da enfermidade física, esse homem também obteve a cura da alma e foi salvo.

 Isso mesmo, meu amigo. O Espírito Santo nos mostra também, com essa palavra, que Jesus não quer só curar a nossa enfermidade. Ele quer salvar a nossa alma também.

 Talvez você ainda não foi curado porque não abriu espaço para Jesus fazer o lodo. Você não foi curado ainda porque insiste em fazer as coisas do teu jeito. Você não foi curado ainda porque a tua intenção é somente ser curado fisicamente, mas Jesus não quer só te curar fisicamente; Ele quer salvar a tua alma também, assim como salvou a do ex-cego.

 Entretanto, quando Jesus te curar dessa doença, não seja egoísta, fale pra todo mundo, testemunhe a grandeza do poder de Deus, assim como esse cego fez, porque essa doença é para que se manifeste as obras de Deus na tua vida.

 Quando Jesus te curar, entrega a tua vida de verdade pra Ele e segue-o, porque além de te curar da enfermidade, Ele quer, principalmente, salvar a tua alma, porque a eternidade deve ser a nossa maior prioridade, porque é lá que iremos morar brevemente.

 É isso que o Espírito Santo quer que a gente entenda. Espero que você tenha ouvidos espirituais para ouvir e entender o que Ele falou através desta mensagem.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEM MEDO DE DIZER A VERDADE