Sem medo de dizer a verdade

sábado, 4 de fevereiro de 2023

AS VEZES DEUS MANDA A GENTE VOLTAR

             Hoje vamos falar sobre um fato interessante que aconteceu com uma mulher chamada Agar.

 Vamos mostrar como ocorreu a sua fuga de casa e porque Deus determinou que ela voltasse.

 Essa história está registrada no capítulo 16 de Gênesis, mas de início vamos ver o que o versículo 9 nos mostra: Então lhe disse o anjo do SENHOR: Volta para tua senhora, e humilha-te debaixo de suas mãos”.

 Pois bem. Esse versículo mostra pra gente o exato momento em que o Anjo do Senhor apareceu para Agar ordenando que ela voltasse para o lugar de onde ela não deveria ter saído e é justamente sobre isso que iremos meditar no dia de hoje.

 Diz a bíblia que Agar era empregada doméstica de Abraão. Cabia a ela a responsabilidade de cuidar de todos os afazeres da casa de Abraão e Sara.

 Só que um fato muito interessante aconteceu na vida dessa mulher, fazendo com que sua vida desse uma guinada de 180 graus.

 Pois é. De uma hora pra outra a sua vida virou de cabeça para baixo, por conta de uma atitude de seus patrões.

 Conta a bíblia que a patroa de Agar, que se chamava Sara, vivia angustiada porque não podia ter filhos. Um problema de saúde a tornou estéril e isso lhe tirava a paz.

 Então, em um determinado momento, Sara resolveu usar Agar como uma espécie de “barriga de aluguel indireta”.

 Desesperada porque não tinha filhos, Sara mandou seu esposo Abraão ter relação sexual com sua empregada doméstica Agar, para que através desse ato sexual ela engravidasse e quando a criança nascesse, ela tomaria o menino para criar como se fosse seu filho.

 E assim foi feito, conforme se observa nos versículos 01, 02, 03 e 04, desse mesmo capítulo 16 de Gênesis, objeto deste estudo.

 Só que depois que a criança nasceu, ao qual deram o nome de Ismael, um problema maior também nasceu: Sara começou a ser desprezada por Abraão, por causa da criança.

 Pois é. A bíblia deixa claro que a atenção de Abraão passou a se voltar para o menino e para a mãe dele, a empregada Agar.

 Só que a Palavra de Deus também diz, no versículo 06, que Sara não aceitou aquela situação calada. Ela partiu pra cima e começou a humilhar Agar e, Agar, por sua vez, fugiu de casa, por não suportar a perseguição de sua patroa.

 Observe que Agar não havia pedido para ser “barriga de aluguel”. Agar não teve escolha, porque naquele tempo ela era uma espécie de empregada/escrava. Naquele tempo não havia direitos trabalhistas como temos nos temos atuais, por isso o trabalhador não tinha escolha, era obedecer às ordens do patrão e só.

 A ideia de mandar Abraão se relacionar sexualmente com Agar partiu de Sara. Então Agar não tinha culpa nenhuma de as coisas terem saído do lugar, de Abraão se apaixonar por ela e pela criança, que era seu filho também.

 Só que Sara não queria saber de nada. Ela partiu pra cima de Agar e começou a humilhá-la, começou a persegui-la diariamente.

 Então, não lhe restando alternativa, Agar resolveu fugir da casa de sua patroa e foi chorar no deserto.

 Talvez esse também seja o mesmo dilema que você está enfrentando. Talvez você esteja pagando por um erro que você nunca cometeu.

 Passou um vendaval na tua vida, que tiraram as coisas do lugar e você hoje está aí chorando no deserto, igual a Agar.

 As perseguições estão tirando a tua paz e você se sente traído, abandonado e sozinho, mas saiba que Deus está vendo a tua aflição. Deus está enviando providências, assim como enviou para Agar, naquela ocasião.

 Nara, ainda, as escrituras sagradas, que a ideia de fugir de casa não agradou a Deus;  fugir não ia resolver o problema de Agar, por isso Deus enviou um anjo e ordenou que ela voltasse para a casa de sua patroa, conforme conta nos versos 07, 08 e 09:

7 - E o anjo do Senhor a achou junto a uma fonte de água no deserto, junto à fonte no caminho de Sur.

8 - E disse: Agar, serva de Sarai, donde vens, e para onde vais? E ela disse: Venho fugida da face de Sarai minha senhora.

9 - Então lhe disse o anjo do SENHOR: Volta para tua senhora, e humilha-te debaixo de suas mãos.

 Veja que situação inusitada: Deus apareceu e mandou Agar voltar para a casa da humilhação? Foi justamente isso que aconteceu. Deus a mandou voltar para o lugar de onde ela nunca deveria ter saído.

 Mas como ela poderia voltar para aquela casa e continuar sendo humilhada por Sara? Pois é. As vezes não entendemos o propósito, mas Deus trabalha assim. A matemática de Deus é diferente da nossa.

 Acredito que no primeiro momento Agar ficou sem entender nada do propósito de Deus. Acho que ela deve ter no mínimo pensado: “como assim; voltar para aquela casa de horror? Esse anjo só pode está louco”. “Quero voltar pra lá nada”. “Ele não sabe o que eu passei lá”.

 Com certeza esses foram os pensamentos de Agar nesse momento, mas meu amigo, Deus sabe todas as coisas, a gente é que não sabe de nada.

 O Espírito Santo está nos mostrando, através dessa palavrava, que as vezes Deus manda a gente voltar; as vezes é preciso descer pra subir.

 Então não estranhe a direção que o Espírito Santo está nos dando com essa palavra. Independentemente do que você tenha passado; independentemente do tamanho da bronca que tirou a tua paz, é hora de voltar. Se Deus está mandando voltar, então volte.

 Se você tomou a decisão de fugir do problema, é hora de voltar, é hora de enfrentar esse vendaval, é hora de encarar a situação, porque Deus vai te guardar. No meio desse processo tem livramento.

 Só você sabe o que tem vivido; só você sabe o tamanho da perseguição que você está passando, mas o Anjo do Senhor está mandando você voltar. O Anjo do Senhor está mandando você enfrentar, porque tem promessa de Deus nesse processo.

  A situação de Agar não era fácil, assim como a tua também não está, mas tem Anjo de Deus aí nesse processo. Com Jesus a gente nunca perde. Então obedeça, volte e resolva esse problema de uma vez por todas.

 Fugir não é a solução, porque no deserto não tem como ninguém vencer; no deserto só tem calor, fome e sede; no deserto não tem vida plena.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEM MEDO DE DIZER A VERDADE