Sem medo de dizer a verdade

quarta-feira, 12 de janeiro de 2022

ESTUDO DO LIVRO DE ATOS DOS APÓSTOLOS - CONSIDERAÇÕES FINAIS

 

CONSIDERAÇÕES FINAIS

 Como vimos, exaustivamente, nos vinte e oito capítulos do livro de Atos dos Apóstolos, o Senhor Jesus iniciou o seu ministério com 12 homens escolhidos a dedo, para fazer a Obra de Deus aqui na terra.

 No entanto, com o passar do tempo, Judas Iscariotes se perdeu e foi direto para o inferno, já que se tornou assassino de si mesmo. Está escrito que os assassinos não entrarão no céu (Apocalipse 22/15.

 Para preencher a sua vaga foi escolhido Matias, que se juntou ao grupo e deu continuidade ao cristianismo.

 Mais uma coisa me chamou a atenção: dos doze escolhidos: Pedro, João, Tiago, André, Filipe, Tomé, Bartolomeu, Mateus, Tiago (filho de Alfeu), Simão (o Zelote) e Judas (filho de Tiago) e Matias, apenas Pedro e João tiveram destaques durante a jornada evangelística, posto que o livro de atos quase nada narrou sobre os demais apóstolos.

 Tanto é que a partir do capítulo nove surge a história de Paulo, que foi escolhido pelo Espírito Santo para pregar e difundir o evangelho para os gentios, que somos nós, os não judeus.

 Até o capítulo 08, a bíblia destaca apenas os nomes de Pedro e de João, entretanto, quando Paulo surge na história do cristianismo, a bíblia se dedicou a narrar às obras de Paulo que, diga-se de passagem, foi o apóstolo por consideração, que mereceu destaque e aplausos, por sua coragem de levar o evangelho para fora dos muros de Jerusalém.

 Os demais apóstolos se limitaram a Jerusalém e Paulo foi além dos muros, e difundiu o cristianismo para todas as nações onde pôde chegar, apesar das amarras, das torturas, das prisões e dos sofrimentos, que marcaram a sua trajetória de homem de Deus.

 Isso nos fez entender, além do que já foi colocado durante todo o estudo, que no meio de muita gente apenas alguns se destacarão, pelo fato de fazerem a diferença entre os demais, assim como Paulo.

 Não seja mais um no meio da multidão. Foi isso que o Espírito Santo nos mostrou, quando escolheu Paulo para o ministério de Cristo.

 Pedro e os demais se conformaram em levar a Palavra apenas para os supostos hebreus escolhidos de Deus, mas Paulo foi além e quebrou as barreiras da religiosidade e trouxe até nós, a oportunidade de escolhermos o caminho da salvação eterna, que está em Cristo Jesus.

 Aprendemos, ainda, que não é inteligente fazer a obra de Deus sem ser batizado com o Espírito Santo, porque a nossa luta não é contra a carne ou contra o sangue. A nossa luta é contra o inferno e seus demônios, e se o obreiro, o pastor, o diácono ou o evangelista não tem esse selo de Deus, vai atrair maldição para a sua vida, assim como os sete filhos de ceva, narrados no capítulo 19.

 Observe que a ordem de Jesus foi para que ninguém iniciasse a obra de Deus sem ter o Espírito Santo. Os apóstolos não poderiam sair de Jerusalém sem terem sido batizados com o Espírito Santo, e isso é justamente o que faz a diferença na vida de um cristão.

 O Espírito Santo é quem nos dá a condição física e espiritual de permanecer no caminho da salvação e de enfrentar o inferno que se levantar contra nós, durante a jornada diária. Por isso, a prioridade de todo cristão deve ser o batismo com o Espírito Santo.

 Aprendemos, também, que toda pessoa que faz a obra de Deus deve, obrigatoriamente, apresentar os sinais de que Deus é com ela, ou seja, que aquilo que Deus fala por meio da boca dela acontece.

 Veja que Pedro curou as pessoas, libertou muitos possessos de espíritos imundos e levou ao batismo centenas de indivíduos. Paulo fez muito mais e até as suas vestes curavam os enfermos e libertavam os possessos, e isso confirmava que Deus era com eles.

 Eles não só falavam de Jesus, mas mostravam o poder de Deus para as pessoas e isso nos ensina que não adianta só falar de Jesus, porque isso qualquer um pode fazer. Temos que mostrar Jesus para as pessoas, o que implica em testemunhos do poder de Deus.

 Sem testemunhos a obra não subsiste. Observe que por onde Jesus passava aconteciam milagres, curas e libertações. Por onde os Apóstolos passavam aconteciam o mesmo, e hoje o poder de Deus mudou? Lógico que não. O que mudou foi o caráter dos supostos homens de Deus, que por não terem intimidade com Jesus e unção, ficam enrolando o povo com sinais vagabundos de cura de dor de cabeça.

 O homem de Deus tem que mostrar resultados sobre o que ele prega, ou seja, nos exatos termos que acabamos de ver no livro de Atos dos Apóstolos. O que vai além disso, é enrolação e fábulas judaicas.

 O Espírito Santo nos mostrou ainda, que a igreja primitiva nasceu com a pureza do cristianismo e as pessoas realmente viviam o verdadeiro evangelho ensinado por Jesus Cristo, pois tudo que possuíam era dividido com todos os membros da comunidade cristã.

 Interesse algum havia entre os membros e a direção da igreja, porque esse foi o ensinamento do grande Mestre Jesus de Nazaré: ajudar o necessitado; não acumular tesouro na terra. Mas hoje vemos que a igreja se corrompeu e está apenas interessada em seu exclusivo crescimento financeiro.

 Os Elimas da vida estão apenas interessados em engordar as suas contas bancárias, com indulgências milagrosas e ensinos de demônios. Artes mágicas com nomes de milagres de mentiras.

 As fábulas judaicas contaminaram as igrejas que se dizem cristãs. Cuidado para não ser mais uma vítima desses picaretas. Foi isso que aprendemos também.

 Concluímos, igualmente, que não existe evangelho fácil. Servir a Jesus implica em renúncia e perseguição. Você vai ser perseguido, assim como os apóstolos e os discípulos foram, porque a porta que conduz a salvação é estreita e poucos conseguirão passar por ela.

 Quem acha que vai se tornar cristão e vai viver um mar de rosas é porque não conhece nada de bíblia, porque quem conhece bíblia sabe que todos que assumiram a fé em Jesus tiveram que pagar o preço da perseguição.

 Se você se diz cristão e a tua vida está um mar de rosas e o mundo não te persegue, então pode acreditar quem tem alguma coisa errada contigo cara. Se o mundo está em paz contigo então a bíblia está errada, porque como vimos nos vinte e oito capítulos, quem é luz incomoda as trevas.

 O Espírito Santo nos relatou, ainda, que pra todo ser humano existe salvação. Esse ditado popular de que “pau que nasce torto nunca se endireita” é mentira, porque o testemunho de Paulo nos mostrou que Deus pode mudar a vida de toda e qualquer pessoa.

 Veja que Paulo era um homem perturbado, era um servo de satanás, que dedicava a sua vida em perseguir homens e mulheres de Deus, mas quando o Espírito Santo agiu tudo mudou. O cara foi transformado completamente e foi muito usado por Deus para ganhar milhares de almas. Eu o considero como o maior pregador de todos os apóstolos.

 Então não deixe de orar e de lutar pelos seus familiares, que aos olhos humanos parecem que não têm jeito. Se Jesus mudou a vida de Paulo, porque não pode mudar a vida do seu ente querido? Claro que pode, é só uma questão de fé. Continue lutando por eles.

 Vimos, ainda, que toda pessoa que se levanta contra a obra de Deus se dá mal. Veja o caso de Herodes. Foi brincar com as coisas de Deus e com o ungido do Senhor, acabou morrendo comido de bicho.

 Nunca dê uma de Herodes. Respeite as coisas de Deus. A igreja do Senhor é santa e merece respeito. Afinal de contas, você não vai querer morrer comido de bicho; vai?

 Aprendemos, igualmente, que a religião é a pior desgraça do mundo. O homem religioso é capaz de tudo, inclusive, de matar em nome do seu fanatismo religioso. Veja a discussão que se levantou no meio da igreja por causa de uma simples circuncisão.

 Houve racha na igreja e Paulo teve que pagar o preço por causa desses fanáticos que queriam rejeitar a chegada dos novos cristãos gentios na igreja, por causa de um corte na cabeça do pênis.

 Jesus não é religião. Se você perceber que o líder da tua igreja, ou que o membro, defende uma placa, uma denominação, um dogma, ou um preceito de homens, afaste-se desses lunáticos e se apegue com Deus. Nascer da água e do Espírito faz toda a diferença na vida de um servo de Deus.

 Observamos, ainda, que o fato de a gente ser de Jesus e estar firme no caminho da salvação, atinge nossa casa e nossos familiares. Foi o que aconteceu com o carcereiro e toda a sua família no capítulo 16. Por isso, nunca desista de seus familiares, porque no momento certo Jesus irá libertá-los e trazê-los para o caminho da salvação.

 Mas antes de salvar os outros, salve-se a si mesmo, porque a salvação é individual. Está escrito também que não adianta você querer ganhar o mundo inteiro e perder a sua salvação (Marcos 8/36).

 Aprendemos, por fim, que o diabo nunca vai desistir da gente. Ele sempre tem um plano articulado para tentar frear o homem e a mulher de Deus. Foi isso que ele fez com Paulo, mas cabe a você colocá-lo em seu devido lugar, usando da autoridade que o Espírito Santo te constituiu.

 As cobras vão se levantar contra você. As picadas vão querer te parar, mas você viu que mesmo ferido Paulo não abandonou a fé e continuou sua jornada, curando, inclusive, o pai de Públio, na Ilha de Malta.

 Não permita que nada e nem ninguém tire o teu foco, a visão espiritual que o Espírito Santo te concedeu, porque a jornada é longa e você ainda tem muito o que fazer nessa terra.

 Jesus te constituiu por Ministro da Palavra de Deus; então não olhe para trás e nem para os lados, porque você aprendeu também que quem sai é quem perde. A obra de Deus nunca vai parar se eu, ou você, sair dela.

 Siga em frente, olhando para o alvo, porque é através da fé que venceremos todas as barreiras do caminho. Que ao final da vida, tenhamos o prazer e o privilégio de pronunciar o que Paulo disse ao amigo Timóteo, em sua segunda carta, no capítulo 4, versículo 7: “Combati o bom combate, completei a carreira e guardei a fé.”

 Um abraço a todos. Foi uma honra ser usado por Deus para escrever esse livro aos amigos.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEM MEDO DE DIZER A VERDADE