quarta-feira, 7 de junho de 2017

ESTUDO DO PROFETA JEREMIAS - CAPÍTULO 17 - SEGUNDA PARTE

CAPÍTULO  17 - SEGUNDA PARTE

Prosseguindo com o estudo do livro do profeta Jeremias, abordaremos hoje a segunda parte do décimo sétimo capítulo. Nessa segunda parte falarei sobre os que têm os nomes escritos no chão.

Uma palavra muito forte e esclarecedora se encontra escrita no versículo 13: “Ó SENHOR, Esperança de Israel! Todos aqueles que te deixam serão envergonhados; o nome dos que se apartam de mim será escrito no chão; porque abandonam o SENHOR, a fonte das águas vivas”.

Pois bem. Como escrevi em estudos anteriores, há um plano de Deus para salvar a humanidade. No início Ele criou o homem para que este o servisse. Veio à tentação no Jardim do Éden e essa aliança foi quebrada. Ali ocorreu o primeiro homicídio (Caim matou Abel).

Para reatar essa aliança, o Velho Testamento conta que Deus enviou, durante um longo período da história do homem médio, vários profetas com o fito de trazer a salvação (Noé, Abraão, Isaias, etc.), mas todas as tentativas foram frustradas porque em todas, o homem quebrou o pacto.

Diante disso, por não haver mais o que fazer, Deus resolveu dar a última chance à humanidade, fazendo a derradeira e eterna aliança, através de Jesus Cristo, com o sacrifício feito na cruz.

A partir desse sacrifício, foi reatada a aliança que havia sido quebrada no Jardim do Éden. Toda pessoa que aceitar Jesus como Seu Único Senhor, terá o nome escrito no livro da vida e, por conseguinte, a salvação da alma quando morrer.

Todavia, o que Jeremias registrou no versículo 13 é muito forte. Quem aceitou essa última aliança feita pelo Senhor Jesus e O abandonar, terá o nome escrito no chão e não mais no livro da vida.

Quando se escreve no chão, o vento, a chuva e o tempo apaga, ou seja, não tem durabilidade. Assim será com quem quebrar a aliança que foi feita na cruz. A vergonha e a humilhação lhes serão companheiras. Essa é a recompensa para os traidores.

Quem tem o nome escrito no chão, vai ser pisado, não se perpetuará no tempo e não obterá a alvação quando morrer. A chuva, o vento, a adversidade lhes derrubará e não haverá espaço para os tais, na memória do tempo.

A revelação de Jeremias é clara ao afirmar a diferença entre os que têm os nomes escritos no livro da vida e os que têm os nomes escritos no chão.

E você, onde seu nome está escrito?

Nenhum comentário:

Postar um comentário