segunda-feira, 26 de junho de 2017

ESTUDO DO LIVRO DO PROFETA JEREMIAS - CAPÍTULO 23

CAPÍTULO 23

Prosseguindo com o estudo do livro do profeta Jeremias, analisaremos hoje o vigésimo terceiro capítulo. Este capítulo é voltado contra os falsos pastores, falsos profetas e falsos sacerdotes.

Pois bem. Ultimamente temos visto a igreja do Senhor Jesus completamente contaminada com falsos pastores (versículo 01): “Ai dos pastores que destroem e dispersam as ovelhas do meu pasto! – Diz o SENHOR”.

O engano, a mentira e a falsa pregação tem sido o alimento dado por esses falsos pastores diariamente em seus cultos.

Deus está iroso com relação a esses falsos pregadores. Não se fala mais em salvação. O que se tem é uma pregação voltada para o dinheiro e para a libertinagem comportamental.

Da mesma forma temos visto falsos profetas. Eles estão contaminados pelo vômito do diabo. (versículo 11): “Pois estão contaminados, tanto o profeta como o sacerdote; até na minha casa achei a sua maldade, diz o SENHOR”.

Quantos pastores, presbíteros e evangelistas adulteram dentro das igrejas? Muitos. Pregam facilidades para que o povo não se converta (versículo 14): “Mas nos profetas de Jerusalém vejo coisa horrenda; cometem adultérios, andam com falsidade e fortalecem as mãos dos malfeitores, para que não se convertam cada um da sua maldade; todos eles se tornaram para mim como Sodoma, e os moradores de Jerusalém, como Gomorra”.

A Palavra de Deus nesse capítulo nos alerta e nos ensina a não darmos ouvidos aos tais (versículo 16): “Assim diz o SENHOR dos Exércitos: Não deis ouvidos às palavras dos profetas que entre vós profetizam e vos enchem de vãs esperanças; falam as visões do seu coração, não o que vem da boca do SENHOR”.

Tal qual no tempo de Jeremias, hoje não é diferente. A corrupção material e espiritual se instalaram nas igrejas.

Importa ressaltar que os crentes sérios têm a garantia de que a punição para esses pervertidos ocorrerá sem falta (versículo 20): “Não se desviará a ira do SENHOR, até que ele execute e cumpra os desígnios do seu coração; nos últimos dias, entendereis isso claramente”. Deus tudo vê.

Ele é Deus de perto e de longe (versículos 23 e 24): “Acaso, sou Deus apenas de perto, diz o SENHOR, e não também de longe? Ocultar-se-ia alguém em esconderijos, de modo que eu não o veja? – diz o SENHOR; porventura, não encho eu os céus e a terra? – diz o SENHOR”.

Por isso, a solução para não se cair no engano desses falsos pastores e profetas está na análise da Palavra de Deus. Não devemos nos guiar em tudo o que é pregado na igreja. Temos que pesar suas palavras na balança da fé racional e conferir na Bíblia, a fim de verificar se a pregação está ou não desvirtuada ou partida de um contexto isolado.

Tome muito cuidado com supostas revelações, isso é muito perigoso (versículos 26 e 27): “Até quando sucederá isso no coração dos profetas que proclamam mentiras, que proclamam só o engano do próprio coração? Os quais cuidam em fazer que o meu povo se esqueça do meu nome pelos seus sonhos que cada um conta ao seu companheiro, assim como seus pais se esqueceram do meu nome, por causa de Baal”.

 Existem muitos charlatões que estão destruindo vidas de pessoas incautas através de revelações mentirosas. Saiba que Deus é contra isso (versículo 30): “Portanto, eis que eu sou contra esses profetas, diz o SENHOR, que furtam as minhas palavras, cada um ao seu companheiro”.

A Palavra de Deus é a bússola do cristão. Se você quer buscar resposta para o teu problema e quer uma direção para a tua vida, abra a bíblia e medite com prazer. Ela é a boca de Deus que vai falar contigo em todas as ocasiões.

Cuidado com os falsos pastores e falsos profetas. Essa é a direção de Deus contida nesse vigésimo terceiro capítulo. Que Deus nos livre desses loucos.
  



Nenhum comentário:

Postar um comentário