domingo, 4 de junho de 2017

ESTUDO DO LIVRO DO PROFETA JEREMIAS - CAPÍTULO 17

CAPÍTULO 17

Avançando no estudo do livro do profeta Jeremias, hoje irei dissertar sobre a primeira parte do décimo sétimo capítulo. 

Nessa primeira parte, a Palavra é dirigida a você que deixou de utilizar a inteligência, a razão, em detrimento dos sentimentos do coração (v. 9).

A bíblia diz que o coração é mais enganoso que todas as coisas e desesperadamente corrupto. Ele se desespera em prol dos sentimentos de corrupção; Ele é mais mentiroso que a própria mentira (v. 9).

Tenho visto pessoas perderem tudo por causa dos sentimentos do coração; por terem tomado decisões sentimentais dirigidas pelo coração enganador e que hoje se encontram completamente arrasadas, arrependidas e com suas vidas destruídas.

Pessoas que abandonaram a fé por causa de um amor por um homem ou por uma mulher do mundo, ou seja, por outra pessoa que professava uma fé diversa da sua.

Você que deixou a obra de Deus, a igreja para se relacionar com pessoas que só queriam ter relação sexual e nada mais e que depois de alguns minutos de prazer, levou um chute nas nádegas. Tudo por obedecer a voz do coração enganador.

É meu amigo. O coração é terra desconhecida. Não pague para ver. É nele que reside os sentimentos e como sabemos, os sentimentos militam contra a razão.

Você que obedece cegamente a voz do teu coração, sendo uma pessoa sentimental e que não obedece à voz da consciência, saiba que tua vida nunca irá andar pra frente. Serás sempre uma presa fácil do pecado e te tornarás escrava do corrupto.

A Palavra de Deus diz ainda que Ele esquadrinha o coração e sabe de todos os nossos pensamentos e punirá cada um segundo as obras do seu coração (v. 10).

Você colherá os frutos das obras do teu coração. É isso que queres para tua vida? Deus está te dizendo que só serás bem-sucedido se obedeceres a voz da consciência, da razão. Obedece para que Ele possa ser teu parceiro.

Cuidado com os sentimentos do coração, este é o recado de Deus para todos nós nesse início do décimo sétimo capítulo. Amanhã falaremos mais sobre outro ponto importantíssimo desse mesmo capítulo. Até lá.

2 comentários: