quinta-feira, 15 de junho de 2017

ESTUDO DO LIVRO DO PROFETA JEREMIAS - CAPÍTULO 20

CAPÍTULO 20

Avançando com o estudo do livro do profeta Jeremias, trataremos hoje do vigésimo capítulo, que fala sobre O SOFRIMENTO DO SERVO DE DEUS.

  Como vimos, até aqui Jeremias foi um profeta escolhido por Deus mesmo antes de nascer. Escrevi sobre isso no primeiro capítulo. Deus o escolheu e o capacitou para fazer a sua obra, antes mesmo de ele ser gerado no ventre da mãe (cap. 01, v. 1 ao 10).

Pois bem. Durante toda a sua vida Jeremias foi usado por Deus para pregar a Sua Palavra e, ao longo da história, enfrentou muitas dificuldades.  Agora, já no capítulo 20, vemos o deserto que ele encarou por ter simplesmente pregado a verdade aos que lideravam a igreja naquela época.

Depois de ter levado os sacerdotes e os anciãos até Tofete, que era o lugar onde os espíritas ofereciam sacrifícios aos demônios, juntamente com a concordância desses líderes religiosos; depois de ter sido revelado o segredo da botija quebrada, um dos filhos do sacerdote Imes, chamado Posur, colocou Jeremias preso ao tronco, como se fosse escravo e o feriu com chicotadas durante um dia (v. 1 e 2).

Muitas dores e sofrimentos foram os companheiros de Jeremias. Não aguentava mais ser tão ferido e humilhado por simplesmente ser esse escolhido do Senhor. Logo lhes sobrevieram esses pensamentos: “de que adianta ser um escolhido para sofrer? Deus me escolheu só para me ver sofrer?” Essa era a revolta de Jeremias.

Por não mais aguentar tamanha injustiça e sofrimento, Jeremias amaldiçoou o dia do seu nascimento e pediu pra si a morte (v. 14 ao 18). Antes, havia orado para que todos os seus inimigos e perseguidores viessem morrer, mas Deus não atendeu a sua prece e por isso ele amaldiçoou o dia de seu nascimento e pediu para morrer (v. 7 ao 10).

Pois bem. Meditando nessa palavra, chego até a chorar. Como pode uma pessoa ser escolhida por Deus para fazer a obra e passar por tudo isso? Há explicação para uma cosia dessa? Por que Deus permitiu que Jeremias fosse ridicularizado e levado ao tronco, padecendo como um escravo?

Ora! Meditei sobre o assunto e o Espírito Santo me mostrou a passagem que está escrita em Romanos, capítulo 9, versículo 20: “...Mas quem é você, ó homem, para questionar a Deus? "Acaso aquilo que é formado pode dizer ao que o formou: ‘Por que me fizeste assim...”.

Aos olhos humanos pode ser até incompreensível as aflições sofridas por Jeremias no capítulo 20, mas a bíblia não é um livro comum, ela é a Palavra de Deus e como tal, revela-se através do Espírito. Se Ele permitiu que Jeremias sofresse tanto por causa da Palavra é porque Ele quis e pronto. Não podemos questionar. Está claro em Romanos 9.

Entendo que a Palavra de Deus deve ser pregada independentemente das circunstâncias vividas pelo pastor, pelo obreiro ou pelo evangelista.

É bem verdade que aqui no Brasil temos a liberdade de culto, a liberdade de evangelizar e de pegar a Palavra de Deus, por isso acredito que dificilmente passaremos por algum tipo de sofrimento semelhante ao de Jeremias.

Isso me faz refletir e saber que não estamos pregando nem 10% do que Jeremias pregou naquela época, por casa do nosso comodismo e das facilidades de culto que temos aqui no Brasil.

Tenho certeza que Deus não escolhe nenhum servo para sofrer. As adversidades decorrem de cada lugar ou situação a que é dirigida a palavra da salvação.

Jeremias sofreu e mesmo assim não desistiu da fé, pelo contrário, prosseguiu confiante naquele que lhe escolhera (v. 11 ao 13).

Diante do exposto, conclui-se que por mais que a pessoa esteja passando por problemas ou dificuldades por causa do evangelho, jamais deve amaldiçoar o dia do seu próprio nascimento.

Se você, amigo leitor, está vivendo os dias de Jeremias não abandone a fé, não jogue a toalha. Saiba que Deus não é nenhum louco. Se Ele te escolheu para fazer a obra Dele é porque Ele está contigo, independentemente da situação. Confia Nele que a tormenta vai passar. Não há mal que dure para sempre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário