quinta-feira, 11 de novembro de 2010

RIQUEZA. BENÇÃO OU MALDIÇÃO?

Muitas pessoas têm dúvidas acerca desse assunto e não sabem distinguir se a riqueza, o dinheiro, provém de Deus ou do diabo. Neste capítulo, iremos abordar esse assunto e tentar destrinchar cada detalhe sobre a riqueza, o dinheiro e avareza.

Quando Deus criou o homem, Ele o instituiu para ser cabeça e não calda. Ele o fez para estar por cima e não para estar por baixo.

É dom de Deus que o homem e a mulher sejam prósperos e saibam aproveitar e desfrutar muito bem a riqueza e o dinheiro que possuem e principalmente que saibam compartilhar essa riqueza com o seu próximo, ou seja, com aquelas pessoas mais necessitadas que estejam a sua volta e principalmente com a Obra de Deus.

É dom de Deus que o homem desfrute do bom e do melhor dessa terra. Confira em Eclesiastes, cap. 3, versículos 12 e 13, onde diz: “Sei que nada há melhor para o homem do que regozijar-se e levar vida regalada e também que é dom de Deus que possa o homem comer, beber e desfrutar o bem de todo o seu trabalho”.

É dom de Deus também que o homem estenda as suas mãos para dar e não para pedir. O que não pode ocorrer na vida do cristão ou de qualquer outra pessoa que se diz filha de Deus é o AMOR AO DINHEIRO. Não devemos fazer do dinheiro o nosso deus.

Se essa pessoa agir dessa forma, estará trazendo para si, maldição. Medite em 1ª Timóteo, cap. 6, vers. 10, onde diz: ¬“Porque o amor do dinheiro é raiz de todos os males; e alguns, nessa cobiça, se desviaram da fé e a si mesmos se atormentaram com muitas dores”.

Veja bem. É bom que fique bem claro que existe uma diferença enorme entre ser rico, ser próspero e amar o dinheiro e a riqueza. Comer do bom e do melhor dessa terra, é dom de Deus e um direito nosso, mas o amor ao dinheiro e as riquezas, é um dom do diabo, pois a pessoa que age assim se torna discípulo da avareza.

Veja o que o Apóstolo Paulo falou sobre isso. Medite em 1ª Timóteo, cap. 6, do versículo 17 ao 19, onde diz: “Exorta aos ricos do presente século que não sejam orgulhosos, nem depositem a sua esperança na instabilidade da riqueza, mas em Deus, que tudo nos proporciona ricamente para nosso aprazimento. Que pratiquem o bem, sejam ricos de boas obras, generosos em dar e prontos a repartir. Que acumulem para si mesmos tesouros, sólido fundamento para o futuro, a fim de se apoderarem da verdadeira vida”.

Veja que nessa passagem Bíblica o Apóstolo Paulo nos ensina como realmente os que possuem riquezas materiais devem se comportar. Medite novamente em cada versículo que acabamos de ler acima.

Mas, infelizmente, existem pessoas que são gananciosas, que só pensam em si mesmas, são egoístas e em muitas das vezes utilizam as suas riquezas materiais para fazer mal aos outros. Quantas são as pessoas que enriquecem mais e mais à custa dos pobres e que na maioria das vezes utilizam de meios fraudulentos e desonestos para adquirir cada vez mais dinheiro?

Pessoas que agem dessa forma estão cegas espiritualmente e não sabem ou não querem enxergar, que o final dela será trágico. O dinheiro que ela tem aqui nessa terra hoje, não poderá comprar a sua salvação, pois a SALVAÇÃO não se compra e nem tampouco se herda, a SALVAÇÃO se conquista em Cristo Jesus.

Veja a história do Jovem Rico que o Senhor Jesus falou em Lucas, cap. 18, do versículo 18 ao 23, onde diz: “Certo homem de posição perguntou-lhe: Bom Mestre, que farei para herdar a vida eterna? Respondeu-lhe Jesus: Por que me chamas bom? Ninguém é bom, senão um, que é Deus. Sabes os mandamentos: Não adulterarás, não matarás, não furtarás, não dirás falso testemunho, honra a teu pai e a tua mãe. Replicou ele: Tudo isso tenho observado desde a minha juventude. Ouvindo-o Jesus, disse-lhe: Uma coisa ainda te falta: vende tudo o que tens, dá-o aos pobres e terás um tesouro nos céus; depois, vem e segue-me. Mas, ouvindo ele estas palavras, ficou muito triste, porque era riquíssimo”.

Veja que esse jovem era riquíssimo e foi perguntar ao Senhor Jesus o que era que ele tinha de fazer para “herdar” a vida eterna.

Observe que, por ele ser de uma família rica, ele estava acostumado a herdar os bens materiais e pensava que com relação à vida eterna seria a mesma coisa.

Quem dera! Se deu mal. Pois quando Jesus lhe falou: vende tudo o que tens e dá aos pobres e depois vem e me segue, na mesma hora ele deu as costas para o Senhor Jesus e foi embora. Por que ele fez isso? A resposta é muito simples. Ele era um rico avarento e o seu coração estava apegado ao dinheiro e aos bens materiais que o mesmo possuía. E não deveria ser pouco os bens materiais que ele possuía, pois a Bíblia deixa bem claro que esse jovem era riquíssimo.

Assim são todas as pessoas que colocam o coração na riqueza material e no dinheiro que possuem. Essas pessoas geralmente são mesquinhas e nunca são humildes o bastante para cair em si e tentar enxergar que se elas morrerem hoje, as riquezas materiais que elas supostamente possuem, ou seja, o dinheiro delas, irão ficar aqui nessa terra. Ela não irá poder levar nada consigo. Mas fica uma pergunta: Para onde irá a alma dela? Medite nessa passagem bíblica que está escrita em Lucas, cap. 12, do vers. 16 ao 21 onde diz: “E lhes proferiu ainda uma parábola, dizendo: O campo de um homem rico produziu com abundância. E arrazoava consigo mesmo, dizendo: Que farei, pois não tenho onde recolher os meus frutos? E disse: Farei isto: destruirei os meus celeiros, reconstruí-los-ei maiores e aí recolherei todo o meu produto e todos os meus bens. Então, direi à minha alma: tens em depósito muitos bens para muitos anos; descansa, come, bebe e regala-te. Mas Deus lhe disse: Louco, esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será? Assim é o que entesoura para si mesmo e não é rico para com Deus”.

Com certeza, a pessoa que se apega as riquezas materiais, está cega e caminha para o precipício. Se alguém pedir a sua alma hoje, ou seja, se ela morrer agora, as riquezas dela não irão servir pra mais nada, a não ser para os seus parentes que ficarem aqui nessa terra, pois com certeza, ela não poderá levar nada, absolutamente nada do que possuía.

Observe que o ser humano nasce nu, sem nada e da mesma forma ele morre. Não consegue levar nada consigo. Até a roupa que ele é enterrado fica podre dentro do caixão, não é verdade?

Por isso, jamais devemos amar o dinheiro, pois se assim agirmos, estaremos perdidos. Veja que o Senhor Jesus foi muito claro com relação a pessoa que é supostamente rica e ama a sua riqueza, ou seja, ao rico avarento. Confira em Lucas, cap. 18, vers. 24 e 25, onde diz: “E Jesus, vendo-o assim triste, disse: Quão dificilmente entrarão no reino de Deus os que têm riquezas! Porque é mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que entrar um rico no reino de Deus”.

Pois é meu amigo e minha amiga leitora. Jesus disse nessa passagem bíblica que era difícil um rico entrar no céu. Ele não disse que era impossível. Com certeza, nesse caso, Ele se referia ao rico avarento.

Pois é meu amigo e minha amiga, se você possui riquezas materiais, não faça do seu dinheiro o seu deus, nem o seu tudo. Se Deus permitiu que essas riquezas materiais chegassem as suas mãos, foi para que através dela, você pudesse de alguma forma, contribuir com a sociedade mais carente, ajudando a uma pessoa que esteja passando fome, desabrigada, dormindo nas ruas, sem um teto e principalmente para que você possa contribuir com a obra de Deus, com os seus dízimos e com as suas ofertas; para que através do crescimento do evangelho, muitas igrejas sejam abertas e as que já estão abertas, permaneçam em funcionamento, a fim de que muitas almas sejam salvas para o Reino de Deus.

Agora vejamos outro ponto:

Apesar disso, existem pessoas que supostamente são de Deus e que infelizmente passam a distorcer as coisas e rejeitam o dom das riquezas de Deus e, por conseguinte, aceitam a miséria como uma forma de consolo para a sua vida.

Veja bem. Como é que uma pessoa que se diz de Deus, está vivendo na maior miséria que possa existir no mundo; como é que essa pessoa vai glorificar a Deus com o testemunho de vida miserável? Não pode. Não é inteligente.

Como é que as pessoas incrédulas, ou seja, que ainda não conhecem o Caminho da Verdade, irão reconhecer o deus dela? Se quando olham para ela e enxergam a miséria de vida que ela retrata?

Se elas mendigam o pão de cada dia e só estendem as mãos para pedir? Eu duvido que uma pessoa que está vivendo uma vida de miséria, passando fome, desempregada, desabrigada, doente, tenha forças ou algum motivo para glorificar a Deus. Duvido!

Para a pessoa que está de fora dessa situação é muito fácil falar que isso vai passar ou que é uma provação. Ah, isso é muito fácil dizer. Quero ver é sentir na pele. Só quem realmente está passando por uma situação de miséria dessas é quem sabe o que está sofrendo. Pois quando veem os seus filhos lhe pedir um pão e ela não tem como dá.

Quando olha para o seu casamento e observa que o mesmo está por um triz, pois a sua esposa ou esposo está a ponto de deixá-la por não ter mais condições de suportar tamanha miséria e descaso.

Pois é meu amigo e minha amiga, só quem vive uma situação dessa ou até mesmo quem já passou por isso é quem sabe o quanto doi. Por isso, não adianta sermos demagogos. Com um “TRISTIMUNHO” de vida desse a pessoa está é glorificando o diabo e não a Deus. É uma questão lógica e de inteligência. Pare pra pensar e medite bastante nessas palavras acima.

Jamais aceitaria estar vivendo na miséria e tolerar isso como sendo uma provação ou como uma coisa natural. Com certeza, o caminho ideal para a pessoa sair dessa situação, é rejeitar a miséria e tomar posse da vitória e das bênçãos que Deus deixou para os que são seus. Através do exercício da fé, com obras, é que a situação de miséria pode mudar. Somente a fé sobrenatural prática muda toda e qualquer situação contrária.

A pessoa tem que se revoltar com essa situação de miséria e lutar com todas as suas forças para conseguir, dia após dia, comer do bom e do melhor que existe nessa terra. Dignamente, é claro.

Pois como já vimos acima, a riqueza é um dom de Deus e importa que nós tomemos posse dessa herança que Deus deixou para os que são da fé, pois o próprio Senhor Jesus falou que veio ao mundo para que tenhamos uma vida abundante e próspera. Confira em João, cap. 10, vers. 10, onde diz: “O ladrão vem somente para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância”.

Pois é meu amigo e minha amiga. Medite nessas palavras que acabamos de mencionar e jamais em sua vida, haja como o jovem rico agiu com o Senhor Jesus. Seja inteligente.

Que o Deus de Abraão, Isaque e Israel; Que o Senhor dos Exércitos prospere a nossa vida para que possamos glorificar o nome do Senhor Jesus com o nosso testemunho de vida, ou seja, para quando as pessoas olharem para nós possam enxergar a grandeza do Deus que servimos, com os testemunhos de uma vida abundante, mas sem a presença da avareza.

É o que tem a dizer,

Eudes Borges

Nenhum comentário:

Postar um comentário