Sem medo de dizer a verdade

quarta-feira, 25 de março de 2020

O PONTO DE VISTA

A vida funciona assim: Tudo depende de como você enxerga a situação pela qual está passando. Isso mesmo; depende do seu ponto de vista; nada é absoluto, tudo é relativo.

Se você está bem com Deus, logo terá condições de enfrentar e superar toda e qualquer situação adversa.

Na Bíblia temos um caso concreto a respeito desse tema. Nos capítulos 13 e 14 do Livro de Números vemos que Moisés determinou que 12 homens fossem verificar, in loco, a terra de Canaã, prometida por Deus aos nômades/israelitas.

Após retornarem da missão, 10 dos espias relataram somente as dificuldades enfrentadas e da impossibilidade de eles conseguirem tomar posse daquela terra (Números 13, vers. 25/29: “Ao fim de quarenta dias voltaram de espiar a terra. E, chegando, apresentaram-se a Moisés e a Arão, e a toda a congregação dos filhos de Israel, no deserto de Parã, em Cades; e deram-lhes notícias, a eles e a toda a congregação, e mostraram-lhes o fruto da terra. E, dando conta a Moisés, disseram: Fomos à terra a que nos enviaste. Ela, em verdade, mana leite e mel; e este é o seu fruto. Contudo o povo que habita nessa terra é poderoso, e as cidades são fortificadas e mui grandes. Vimos também ali os filhos de Anaque. Os amalequitas habitam na terra do Negebe; os heteus, os jebuseus e os amorreus habitam nas montanhas; e os cananeus habitam junto do mar, e ao longo do rio Jordão”).

Observe que do ponto de vista desses homens seria impossível enfrentar aquela difícil situação, logo, sentiram-se liquidados.

Ao ouvir essas palavras negativas, todo o povo de Israel se levantou contra Moisés e Deus e desejaram, com isso, voltar ao Egito (cap. 14. vers. 1 ao 4: “Então toda a congregação levantou a voz e gritou; e o povo chorou naquela noite. E todos os filhos de Israel murmuraram contra Moisés e Arão; e toda a congregação lhes disse: Antes tivéssemos morrido na terra do Egito, ou tivéssemos morrido neste deserto! Por que nos traz o Senhor a esta terra para cairmos à espada? Nossas mulheres e nossos pequeninos serão por presa. Não nos seria melhor voltarmos para o Egito? E diziam uns aos outros: Constituamos um por chefe o voltemos para o Egito”).

Isso nos ensina que têm situações que se nos apresentam impossíveis aos olhos humanos e que nos fazem até mesmo perder a fé e a confiança em Deus. Quando olhamos as dificuldades com os olhos da carne, ou seja, com a visão natural, a fé e a confiança em Deus são deixadas de lado e os problemas se tornam gigantes em nossas vidas.

Com isso, não conseguimos enxergar o lado bom da situação e a fé consciente que nos pode tirar do abismo que se apresentou. Foi o que aconteceu com esses dez espias. Do ponto de vista deles não havia solução para aquela situação. A cegueira espiritual fez com que eles esquecerem de que eram dependentes de Deus e que o Senhor estava com eles, desde a saída do Egito.

Por outro lado, os dois homens chamados Josué e Calebe, que, diga-se de passagem, também foram enviados como espias na mesma ocasião, tomaram a palavra e chamaram o feito à ordem dizendo: “E Josué, filho de Num, e Calebe, filho de Jefoné, que eram dos que espiaram a terra, rasgaram as suas vestes; e falaram a toda a congregação dos filhos de Israel, dizendo: A terra, pela qual passamos para a espiar, é terra muitíssimo boa. Se o Senhor se agradar de nós, então nos introduzirá nesta terra e no-la dará; terra que mana leite e mel. Tão somente não sejais rebeldes contra o Senhor, e não temais o povo desta terra, porquanto são eles nosso pão. Retirou-se deles a sua defesa, e o Senhor está conosco; não os temais” - Números 14, do versículo 6 ao 9.

Observem que Josué e Calebe tiveram outro ponto de vista. Viram a mesma cena que os outros dez espias, mas observaram com o olhar da fé. Tiveram a certeza de que Deus era com eles e por esse motivo a vitória estava garantida.

O que Deus quer que venhamos entender com tudo isso? Deus quer que você que está passando por uma situação que, aos olhos humanos não tem jeito, medite nessa palavra e passe a ter o ponto de vista de Josué e Calebe. Pra todo problema existe uma solução; tudo vai depender do teu ponto de vista. Essa é a base dessa mensagem.

Falo por experiência própria. Recentemente enfrentei uma situação que, aos olhos humanos não teria jeito. Problema este que do ponto de vista carnal não teria solução. Os questionamentos vieram: “se eu sou homem de Deus por que estou sendo vítima desse problema”?

Mas logo meditei nessa palavra e tomei por base a visão de Josué e Calebe e, através do uso da fé, consegui obter a resposta de Deus.

Aprendi que tudo depende do nosso ponto de vista e é por isso que estou dividindo a minha experiência de fé com os amigos internautas. Se nos impressionarmos com os problemas, com as adversidades, logo estaremos perdidos, mas se observarmos com os olhos da fé, crendo que Deus está à frente do campo de batalha, com certeza venceremos toda e qualquer adversidade.

Esse é o Espírito! 

Um comentário:

SEM MEDO DE DIZER A VERDADE