quarta-feira, 30 de agosto de 2017

ESTUDO DO LIVRO DO PROFETA JEREMIAS - CAPÍTULO 32



Quando o homem de Deus não entende a Sua Palavra.

Este capítulo mostra que Jeremias recebeu uma missão de Deus, que era comprar um terreno, escriturar e selar esse documento. “...Eis que Hanameel, filho de Salum, teu tio, virá a ti dizendo: Compra para ti a minha herdade que está em Anatote, pois tens o direito de resgate para comprá-la.Veio, pois, a mim Hanameel, filho de meu tio, segundo a palavra do Senhor, ao pátio da guarda, e me disse: Compra agora a minha herdade que está em Anatote, na terra de Benjamim; porque teu é o direito de herança, e tens o resgate; compra-a para ti. Então entendi que isto era a palavra do Senhor.Comprei, pois, a herdade de Hanameel, filho de meu tio, a qual está em Anatote; e pesei-lhe o dinheiro, dezessete siclos de prata. E assinei a escritura, e selei-a, e fiz confirmar por testemunhas; e pesei-lhe o dinheiro numa balança.E tomei a escritura da compra, selada segundo a lei e os estatutos, e a cópia aberta...” (versículos 7 ao 11).

Jeremias ficou sem entender tal direção, já que, aos olhos humanos não tinha sentido algum aquela ordem, porque foi dada justamente no momento em que a cidade estava totalmente cercada pelos inimigos. “...Ora, nesse tempo o exército do rei de babilônia cercava Jerusalém; e Jeremias, o profeta, estava encerrado no pátio da guarda que estava na casa do rei de Judá...” (versículo 2).

Mas mesmo assim, quando a pessoa está bem com Deus, ela obedece. Não importa a ordem que venha do altar (bíblia), ela obedece e pronto! Foi assim que agiu Jeremias. Deu cumprimento a ordem Soberana e comprou o terreno, dentro do procedimento legal.

Pois bem. Mesmo sem entender o motivo da ordem, resolveu dobrar os joelhos e buscar a resposta Divina sobre essa direção, a princípio sem sentido. “...E depois que dei a escritura da compra a Baruque, filho de Nerias, orei ao Senhor, dizendo: Ah Senhor DEUS! Eis que tu fizeste os céus e a terra com o teu grande poder, e com o teu braço estendido; nada há que te seja demasiado difícil...” (versículos  16 e 17).

Ao ouvir a oração de Jeremias, imediatamente o Senhor respondeu-lhe, assegurando-lhe que aquela compra era a garantia de uma segunda chance que Ele estava dando ao povo de Israel. “...Então veio a palavra do Senhor a Jeremias, dizendo: Eis que eu sou o Senhor, o Deus de toda a carne; acaso haveria alguma coisa demasiado difícil para mim? ...” (versículos 26 até o 44).

Mesmo vivendo na rebeldia, por isso que estavam pagando o preço da invasão e domínio babilônico; o Senhor estava lhes dando uma segunda chance de voltar para aquela terra um dia. “...E alegrar-me-ei deles, fazendo-lhes bem; e plantá-los-ei nesta terra firmemente, com todo o meu coração e com toda a minha alma. Porque assim diz o Senhor: Como eu trouxe sobre este povo todo este grande mal, assim eu trarei sobre ele todo o bem que lhes tenho declarado. E comprar-se-ão campos nesta terra, da qual vós dizeis: Está desolada, sem homens, sem animais; está entregue na mão dos caldeus. Comprarão campos por dinheiro, e assinarão as escrituras, e as selarão, e farão que confirmem testemunhas, na terra de Benjamim, e nos contornos de Jerusalém, e nas cidades de Judá, e nas cidades das montanhas, e nas cidades das planícies, e nas cidades do sul; porque os farei voltar do seu cativeiro, diz o Senhor...” (versículos 41 ao 44).

Pois é meu amigo e minha amiga. Quem nunca passou por isso? Quem nunca ficou sem entender uma ordem vinda do altar? Acredito que a maioria dos cristãos.

O fato é que nenhuma ordem advinda de Deus é ilógica ou sem sentido. Nós, na nossa insignificância mental, é que não entendemos, a princípio, aquela primeira direção. Contudo, se buscarmos a resposta no altar, com certeza o Todo Poderoso responderá e tirará todas as dúvidas da nossa mente.

Neste capítulo, além de ter aprendido sobre o não entendimento de ordem, que aos olhos humanos parecia sem sentido, aprendi também que Deus é misericordioso para com os que são seus. Apesar de tudo, Ele dá uma segunda chance a todos que O invocar. Faça isso imediatamente.

É o que tem a dizer,

Eudes Borges

Nenhum comentário:

Postar um comentário