quinta-feira, 17 de agosto de 2017

ESTUDO DO LIVRO DO PROFETA JEREMIAS - CAPÍTULO 31

CAPÍTULO 31

Dando continuidade ao estudo do livro do profeta Jeremias, chegamos ao trigésimo primeiro capítulo.

O interessante é que o capítulo inteiro mostra as novas promessas de Deus para os filhos de Israel, que ainda se encontravam no cativeiro babilônico, mas o que mais marcou foi justamente o versículo 16, que diz: “Reprime a tua voz de choro e as lágrimas de teus olhos; porque há recompensa para as tuas obras, diz o Senhor, pois os teus filhos voltarão da terra do inimigo”.

Pois bem. Naquele tempo o povo de Deus ainda estava no cativeiro. Choro e ranger de dentes eram comuns em suas vidas. Eles estavam pagando o preço da rebeldia.

Viraram as costas para Deus e por isso o sofrimento. Mas mesmo assim, Deus, usando de sua misericórdia, estendeu suas mãos para eles e lhes dirigiu a Palavra, prometendo cessar aquele sofrimento.

Hoje, talvez seja você que está no cativeiro. Tua vida está destruída. Nada de bom acontece contigo. Você já foi um servo de Deus, mas devido as adversidades, foi atingido pelo exu do tempo.

Sim, o tempo conseguiu te parar e hoje você não é mais um vencedor. A tua família foi alcançada pelo mal; teu filho está sendo vítima das drogas; a prisão é sua companheira.

Que diferença de cativeiro há entre o teu e o do povo de Israel? Somente o nome, talvez.  Saiba que assim se encontrava o povo de Deus naquela época  e Ele apareceu para lhes resgatar.

A promessa hoje é voltada para você. Deus está te dizendo que há uma há saída para essa situação. Ele está mandando você parar de chorar, enxugar as lágrimas dos olhos e partir pra cima da situação. Chorar não resolve problemas.

A Promessa deste capítulo é de recompensa. Ele está dizendo que vai tirar o teu filho do mundo das drogas, da prisão, enfim, da babilônia. A maior injustiça é a igualdade. Saiba que você não é igual aos outros.

Além do mais, a bíblia não é para ser lida como um livro de história qualquer; é para ser meditada, já que é a Palavra de Deus e o que ela está nos revelando neste trigésimo primeiro capítulo é que você é escolhido(a) de Deus, por isso, tem que haver diferença na tua vida. Não se comporte igual aos outros, pois a promessa é para você.

O choro pode durar uma noite, mas a alegria e a recompensa vêm ao amanhecer. Esta é a direção de Deus para a tua vida. Enxuga as lágrimas e age a fé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário