sexta-feira, 28 de julho de 2017

ESTUDO DO LIVRO DO PROFETA JEREMIAS - CAPÍTULO 29

CAPÍTULO 29

Adentramos agora no capítulo da promessa Divina. O capítulo que fala da sorte e da sinceridade. A carta de Jeremias aos exilados.

Dor e sofrimento eram companheiros do povo hebreu no tempo do exílio babilônico. Diante disso, Deus ordenou que Jeremias enviasse uma carta ao povo, para que deixassem de lamentar e tocassem suas vidas para a frente.

A ordem era para que eles edificassem casas e constituíssem famílias naquele lugar, porque ainda teriam que conviver com o exilio por um período de 70 anos, conforme se vê nos versículos 5 ao 10: “Edificai casas e habitai nelas; plantai pomares e comei o seu fruto. Tomai esposas e gerai filhos e filhas, tomai esposas para vossos filhos e dai vossas filhas a maridos, para que tenham filhos e filhas; multiplicai-vos aí e não vos diminuais. Procurai a paz da cidade para onde vos desterrei e orai por ela ao SENHOR; porque na sua paz vós tereis paz. Porque assim diz o SENHOR dos Exércitos, o Deus de Israel: Não vos enganem os vossos profetas que estão no meio de vós, nem os vossos adivinhos, nem deis ouvidos aos vossos sonhadores, que sempre sonham segundo o vosso desejo; porque falsamente vos profetizam eles em meu nome; eu não os enviei, diz o SENHOR. Assim diz o SENHOR: Logo que se cumprirem para a Babilônia setenta anos, atentarei para vós outros e cumprirei para convosco a minha boa palavra, tornando a trazer-vos para este lugar”.

O povo havia deixado de orar e de buscar a Deus, tendo em vista a falta de tempo ou até mesmo o esfriamento espiritual, devido os problemas deixados pelo cativeiro.

Mas o que realmente poderia mudar aquela situação depois dos setenta anos de cativeiro anunciados pelo Senhor?

O Próprio Deus ordenou que eles voltassem a orar e a buscá-LO, porque só assim, teriam suas orações ouvidas e atendidas (versículo 12); “Então, me invocareis, passareis a orar a mim, e eu vos ouvirei”. Esse era o ponto de partida para a mudança. A volta da comunhão com Deus.

O povo buscava a Deus da boca para fora, ou seja, apenas com palavras vazias e por isso não havia resposta: “Buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração”. (versículo 13).  Essa era a preocupação de Deus. Que o seu povo voltasse a ter comunhão de verdade com ele. Tinha que ser de todo o coração e não apenas com palavras vazias.

A sorte daquele povo havia se tornado em azar, já que tinham se afastado do Deus Vivo. E era justamente isso que Deus queria mudar, a sorte deles: “Serei achado de vós, diz o SENHOR, e farei mudar a vossa sorte; congregar-vos-ei de todas as nações e de todos os lugares para onde vos lancei, diz o SENHOR, e tornarei a trazer-vos ao lugar donde vos mandei para o exílio”. (versículo 14).

Pois bem. O que isso tem a ver conosco? A resposta é: tudo. Explico.

Quando a pessoa se afasta de Deus as consequências são danosas, tanto na parte espiritual, quanto no que concerne a vida material. Tudo começa a dar errado, já que o cristão deixa de ter Deus como seu “sócio”, digamos assim.

Ela sai do esconderijo o Altíssimo e já não descansa mais na sombra do Onipotente, tornando-se vulnerável aos ataques do diabo.

A sorte de estar do lado de Deus, torna-se em azar, por a mesma se encontrar, por conseguinte, fora desse esconderijo. Por isso, o esfriamento espiritual, o desânimo e a perda da fé, fazem com que a pessoa já nãos ore mais e não mais busque mais a Deus como antes.

Há pessoas que se afastam da fé e até continuam fazendo suas orações, mas essas orações não passam de palavras vazias jogadas ao vento, que não chegam ao céu e por isso não obtêm a resposta Divina.

Era justamente assim que se encontrava o povo de Israel na época do exílio. Estavam pagando o preço por terem se afastado de Deus e porque já não mais oravam e nem buscavam a Deus de todo o coração, com toda a sua força.

Se você meu amigo e minha amiga se encontra nessa situação; já nem ora mais ou se ainda faz orações, mas não obtêm a resposta, saiba que Deus está prestes a te socorrer e mudar a sorte da tua vida. Basta apenas você reconhecer que precisa de ajuda, voltar a buscá-LO de todo o teu coração, que Ele está pronto para te responder. É o que consta nos versículos 12, 13 e 14.

Ele prometeu tirar aquele povo do exílio num prazo de 70 anos. Eu não sei o tempo que vai durar para que Ele mude a tua sorte e te tire dessa situação nefasta, mas uma coisa é certa, Ele só vai te socorrer se você seguir essa instrução deixada nos versículos 12, 13 e 14: “Então, me invocareis, passareis a orar a mim, e eu vos ouvirei. Buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração. Serei achado de vós, diz o SENHOR, e farei mudar a vossa sorte...”.

3 comentários:

  1. Palavra maravilhosa. Deus é misericórdia o tempo todo.

    ResponderExcluir
  2. Que Deus lhe conserve assim rico no conhecimento da palavra de Deus, nesta madrugada do dia 26/06/2021 em plena pandemia,neste cativeiro que o mundo se encontra; Deus tem está resposta para a humanidade "Serei achado de vós

    ResponderExcluir