terça-feira, 25 de julho de 2017

ESTUDO DO LIVRO DO PROFETA JEREMIAS - CAPÍTULO 28

CAPÍTULO 28

Muito bem. Gostaria de comunicar aos amigos que por motivo de problemas técnicos no meu computador, deixei de postar, por alguns dias, as mensagens do estudo do livro do Profeta Jeremias, o que faço neste momento. Dito isto passemos ao 28º capítulo. 

Meditando neste capítulo, vê-se que ele mostra exaustivamente uma guerra ministerial entre dois supostos homens de Deus. Hananias e Jeremias.

Diz a bíblia nos versículos 3 e 4, que o profeta Hananias reuniu todo o povo na igreja e começou a profetizar que coisas boas iriam acontecer aos judeus. Pregava que dentro de dois anos Deus iria acabar com o sofrimento que eles estavam passando por causa do exílio babilônico.

O intuito dessa pregação era para que todo o povo reconhecesse Hananias como sendo um profeta verdadeiro, um homem de Deus, já que é muito comum, quando se está passando por momentos de dificuldades, a pessoa se agradar com uma palavra de conforto e de otimismo.

Foi isso que Hananias fez. Proferiu palavras de conforto, em nome do Senhor, com o intuito de que todos acreditassem na sua profecia falaciosa.

Ao ouvir essas palavras, o também profeta Jeremias, objeto deste estudo, percebeu que aquilo se passava apenas de uma encenação mentirosa e logo rebateu com a seguinte afirmação: “Amém! Assim faça o SENHOR; confirme o SENHOR as tuas palavras, com que profetizaste, e torne ele a trazer da Babilônia a este lugar os utensílios da Casa do SENHOR e todos os exilados. Mas ouve agora esta palavra, que eu falo a ti e a todo o povo para que ouçais: Os profetas que houve antes de mim e antes de ti, desde a antiguidade, profetizaram guerra, mal e peste contra muitas terras e grandes reinos. O profeta que profetizar paz, só ao cumprir-se a sua palavra, será conhecido como profeta, de fato, enviado do SENHOR”.  

Na mesma hora o profeta mentiroso quebrou o colar do pescoço de Jeremias e continuou predizendo, desta feita, sob a alegação mentirosa de que dentro de dois anos quebraria o jugo do rei Nabucodonosor (que era o carrasco dos hebreus e servo de Deus, como vimos no capítulo 27), fazendo com que todo o povo deixasse de ser escravo e voltasse para as suas respectivas terras (versículos 10 e 11). Ouvindo isso, Jeremias foi embora revoltado.

Mas sabemos que Deus é Vivo e que jamais se tornará omisso com relação as coisas que acontecem em Seu nome. Na mesma hora mandou Jeremias voltar à igreja e anunciar a Sua Palavra ao mentiroso Hananias, diante de todos, nos seguintes termos: “Disse Jeremias, o profeta, ao profeta Hananias: Ouve agora, Hananias: O SENHOR não te enviou, mas tu fizeste que este povo confiasse em mentiras. Pelo que assim diz o SENHOR: Eis que te lançarei de sobre a face da terra; morrerás este ano, porque pregaste rebeldia contra o SENHOR”.

Pois bem. Conforme Jeremias anunciou, só podemos saber se uma pessoa é de Deus, através de seus frutos, ou seja, quando o que ela está falando em nome de Deus vier a se confirmar.

Isso é muito sério porque a maioria dos crentes não têm observado esse detalhe e passam a acreditar em todas as baboseiras que são pregadas nas igrejas. É bíblico, só acredite se aquilo que o bispo, pastor ou obreiro está falando é verdade se a Palavra pregada se cumprir na tua vida.

O versículo final do capítulo 27 comprova que Jeremias era um homem de Deus e que as palavras que saíam de sua boca eram verdadeiras porque eram advindas do Senhor.  Observe que o que ele profetizou contra Hananias aconteceu. Hananias morreu no mês de julho daquele mesmo ano.

Pois bem. Essa Palavra vem justamente abrir os nossos olhos espirituais a fim de que não caiamos nas armadilhas dos mensageiros do diabo que se encontram infiltrados dentro das igrejas evangélicas.

Bispos, pastores, obreiros e evangelistas que pregam heresias em nome do Senhor, levando os incautos ao engano. Tem-se visto, em grande escala, igrejas cheias de pregações agradáveis, generosas, com o intuito exclusivo de angariar adeptos.

Tais pastores não passam de falastrões, verdadeiros Hananias, que irão pagar com a vida, por causa das palavras agradáveis e mentirosas que falam em nome do Senhor.

Aquele povo estava vivendo dias cruéis, dias de exílio e de sofrimento, por isso estavam sensíveis as palavras agradáveis do pastor Hananias. Mas as coisas não são como queremos, elas são do jeito de Deus, ou seja, como Ele quer.

Se Deus permitiu que o seu povo passasse por todo aquele sofrimento exílico, foi porque eles estavam colhendo o fruto de seu próprio plantio, ou seja, estavam pagando o preço da rebeldia, por terem virado as costas para Deus, como já estudamos nos capítulos anteriores.

Não seriam palavras agradáveis que iria mudar aquele sofrimento. Da mesma forma meu amigo e minha amiga, não são palavras deleitosas que vão mudar a tua situação. A tua vida só vai mudar através da fé. É esse o instrumento de guerra do cristão, que muda toda e qualquer situação.


Por isso, não caia nos enganos de Hananias. Meça as palavras do suposto homem de Deus e lembre-se: se a Palavra vier da parte de Deus, ela tem que se cumprir na tua vida; do contrário, é apenas heresia de Hananias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário