sábado, 20 de junho de 2015

Quando se está Mal

Quando a pessoa está muito mal, distante de Deus, as coisas do mundo para ela parecem ser normais. Nada do que representa a fé inteligente é levado em consideração.

Quando se inicia na fé, procura-se sempre fazer tudo da melhor maneira, para assim agradar a Deus. A Bíblia, as mensagens, as músicas, a pregação, enfim, tudo serve de alimento para nutrir o desenvolvimento da salvação.

 Mas, com o passar do tempo, muitos têm se desviado da obediência santa e esse tem sido o motivo da paralisia espiritual que se tem visto no mundo evangélico.

Na maioria das vezes temos visto até abominações praticadas por pessoas que outrora eram da fé, que provocam à ira de Deus e que escandalizam os descrentes.

Foi o que aconteceu com ACAZ. Aos 25 anos de idade foi ungido rei na sucessão hereditária e fez coisas piores do que o seu antecessor e pai Jotão (2ª Crônicas 28).

Acaz foi rebelde e sagaz com a fé. Deixou de adorar a Deus e passou a reverenciar os deuses pagãos daquela época, como os baaalins (versículos 2 ao 4). Por causa dele, todo o povo gemeu. Pagou caro. Toda a nação foi levada cativa pelos próprios irmãos (Israel).

Naquele tempo, haviam dois reinados entre o povo de Deus. Eram o reinado de Judá e o reinado de Israel. Todos pertenciam ao mesmo Deus, o Todo Poderoso, mas por causa da política e do poder, houve uma separação entre eles e cada um elegeu um rei para si.  Nesse tempo o rei de Judá era ACAZ e o rei de Israel se chamava PECA.

PECA, rei de Israel, era um forte aliado do rei da Síria, REZIN e juntos venceram a guerra contra o rei ACAZ, que é o nosso personagem de estudo (versículos 05 ao 07).

Por causa da rebeldia de ACAZ, todo o povo de Judá gemeu e foi levado como escravo pelos seus próprios irmãos, os filhos de Israel.

Esse fato, ao invés de fazer com que ACAZ se arrependesse de sua perversão idólatra, serviu para piorar ainda mais a sua maldade. A partir de então, assumiu a sua revolta contra Deus e fez uma aliança com o diabo. Pegou os objetos sagrados do Templo e deu de bandeja pro diabo. Passou a sacrificar para satanás (versículos 16 ao 22).

É o que acontece com os cristãos pervertidos. Por causa da frieza espiritual, do pecado, do afastamento de Deus, rebelam-se e se tornam aliados de lúcifer. A consequência? Destruição total. Morte espiritual e física certa.

O sofrimento do povo de Judá só não foi maior porque naquela cidade havia um homem de Deus chamado ODEDE. Esse profeta, sem temer a sua própria vida, interveio com sua autoridade espiritual perante o exército de Israel que havia levado cativos seus irmãos JUDÁ e pediu para que, em nome de Deus, libertassem a todos (versículos 9 ao 15). Foi o que aconteceu, até porque o culpado de todo esse sofrimento não era o povo, mas sim o rei ACAZ.

É o que acontece hoje dia. Mesmo sabendo da existência de pessoas assim no meio evangélico, que um dia eram de Deus e com o passar do tempo se rebelaram contra Ele, ainda assim têm profetas que permanecem de pé, firmes, que vão ser usados por Deus para interceder por quem cair e se rebelar.

ODEDE era um profeta de fé e usou a sua comunhão com Deus para ajudar o povo que fora levado como escravo pelos seus irmãos. Resultado? Deus atendeu a sua oração e usou ele para salvar os que haviam sido levados presos.

Só quem não quis ouvir a voz de Deus e a do profeta foi o endemoniado rei ACAZ que, vendo a autoridade de Deus, irou-se e se rebelou ainda mais cometendo maiores transgressões (versículo 22).

O seu fim foi trágico, pois gemeu até o final de sua vida. Quando morreu, nem teve o privilégio de ser enterrado no cemitério dos reis. Foi tratado como um qualquer, sepultado em cova de indigente (versículo 27).

Com isso aprendemos que, andar com Deus, ser obediente a Ele é a melhor escolha. Ser rebelde não é uma atitude inteligente. Ainda que o tempo tenha esse poder de tentar esfiar a fé de muitos, cabe a cada um de nós vigiar e praticar coisas que nos aproximem mais da fé.

ACAZ foi um desobediente e teve um final de dor; não teve paz e gemeu até a hora de sua morte, porque sempre esteve mal com Deus. E você vai querer seguir o exemplo ruim dele ou vai procurar a cada dia se aproximar de Deus, mantendo-se na integridade da fé?

É o que tem a relatar,


Eudes Borges

Nenhum comentário:

Postar um comentário