quarta-feira, 24 de junho de 2015

O SILÊNCIO DE DEUS

Quem nunca passou por um momento na vida em que parece que todo mundo o abandonou? Há situações que passamos em que nem mesmo Deus não nos responde. Oramos, fazemos propósitos, jejuamos, buscamos, ofertamos, sacrificamos e mesmo assim Deus não nos atende em certa área da vida.

Por causa disso as forças se acabam, ficamos desanimados, sem fé e abatidos. É nessa hora em que o diabo aparece para nos provocar e nos fazer enxergar que Deus nos abandonou. Creio que todo cristão já viveu ou está passando por um momento parecido. É o chamado silêncio de Deus.

Mas o que fazer para sair dessa situação e obter a resposta?  Pois bem. Estava lendo a Bíblia, mais precisamente o Livro de Daniel, Capítulo 10 e vi que situação idêntica viveu Daniel.

Daniel passou por um momento difícil na vida, onde parecia que não tinha mais jeito. Foi abandonado por todos. Jejuou, orou, buscou a resposta de Deus durante três semanas. Ele era um homem muito amado, santo e mesmo assim Deus silenciou na sua vida por 21 dias.

A Bíblia diz que ele, por volta do vigésimo primeiro dia do jejum perdeu as forças, ficou fraco e sem esperança, porque Deus não lhe respondia. Ele buscava a resposta para aquela situação, mas o Todo Poderoso continuava em silêncio.
                                       
Somente no vigésimo primeiro dia Deus rompeu o silêncio e voltou a falar com ele. Houve resposta para o seu propósito (versículo 4).

Quando o Anjo lhe apareceu, deixou claro que Deus havia ouvido a sua súplica desde o primeiro dia em que ele O buscou, mas o diabo havia atrapalhado, interferido (versículos 12 e 13). Houve um propósito de humilhação, de busca e de perseverança e por isso o diabo se levantou contra Daniel, tentado impedir a sua vitória.

É mesmo assim que acontece hoje em dia. Nós fazemos de tudo e parece que quanto mais “rezamos”, mais assombração aparece, ou seja, parece que a batalha está sendo vã.  Deus continua inerte. Não há resposta. É o chamado silêncio de Deus.

O diabo usa seus filhos para jogar na nossa cara que a luta é vã e que não há saída para a situação que estamos enfrentando. O mesmo ele fez com Daniel. Retirou as suas forças, abalou o seu coração, mas foi justamente nessa hora que Deus enviou o seu Anjo para recuperar as forças e tirá-lo da situação de derrota e de desânimo. O silêncio foi rompido, houve resposta, resultado.

O nosso pecado nos afasta de Deus, mas as vezes, virão momentos em que mesmo não estando vivendo na prática do pecado, Deus se afastará e ficará em silêncio.

Aconteceu com Daniel e também com o Senhor Jesus. Pois é. O Senhor Jesus também provou do chamado silêncio de Deus (Mateus Capítulo 27, versículos 45 e 46). O silêncio de Deus em sua vida se iniciou pela madrugada da sexta-feira quando foi preso no Getsêmani. Ali sentiu a dor do abandono e já quando estava sendo crucificado, desabafou, reclamando do abandono divino. O silêncio durou mais três horas, até que a resposta veio (Mateus 27, versículo 51).

Pois é meu amigo. Desde a prisão de Jesus até a hora da crucificação houve o silêncio de Deus na sua vida e mesmo assim ele não desistiu, pois sabia que cedo ou tarde esse silêncio seria rompido. Foi o que aconteceu. Jesus triunfou sobre a morte e recebeu a coroa da vida. Aleluia!

É meu nobre, não tem jeito. Tem hora que Deus trabalha em silêncio e cabe a nós suportar essa falta de resposta, para obtermos as vitórias que estão por vir. Não devemos vacilar na fé, temos que continuar lutando, perseverando, pois um dia Deus responderá o nosso clamor.

Daniel era muito amado, mas mesmo assim sentiu do amargo silêncio de Deus em sua vida. Jesus era o próprio filho, mas também provou do silêncio de Deus. Será que nós somos melhores que Daniel e Jesus? De forma alguma.

Ainda que nos faltem forças; ainda que tudo e todos se levantem contra nós; ainda que o silêncio de Deus pareça não ter fim, devemos continuar nos humilhando perante Ele, buscando-O e perseverando, porque com certeza, assim como Daniel e Jesus obtiveram a resposta de Deus, nós obteremos também.

O silêncio de Deus pode até demorar, mas não durará para sempre. Vou lutar até o fim.

É o que tem a dizer,

Eudes Borges


Um comentário:

  1. Sua reflexao eh alem de excelente Eudes Borges, eh uma inspiracao para mim.
    Obrigado!

    ResponderExcluir