segunda-feira, 22 de junho de 2015

A Receita de Ezequias

Fazendo uma meditação no livro de 2ª Crônicas, mais precisamente no capítulo 29, recebi uma revelação de Deus que serviu para reedificar a minha fé. Foi a seguinte:

O povo de Israel havia quebrado a aliança que tinha feito com Deus, por causa de um rei endemoniado chamado Acaz, que fechou o Templo do senhor e passou a seguir ao diabo, adorado-o, o que veio a causar a prisão de todo o povo que fora levado cativo pelo rei da Síria.

Acaz morreu e foi sepultado como indigente. Em seu lugar assumiu Ezequias, seu filho. Diferentemente do pai, Ezequias foi um homem que se voltou para Deus e chamou o feito para si e mudou a história do povo de Israel, naquela ocasião.

Ele fez uma aliança com Deus e sua primeira atitude como rei foi reabrir o Templo do Senhor, que havia sido fechado pelo rei Acaz (versículo 3).

O povo não tinha mais aliança com Deus e a ordem de Ezequias foi para que todos os sacerdotes se santificassem e depois fizessem o mesmo com o Templo. Foi o que fizeram (versículo 5). Isso é muito forte meu caro! Aqui eu aprendi que mesmo que você tenha quebrado a sua aliança com Deus, há uma chance de restaurá-la. Olha a receita que Ezequias deixou para nós. Vamos aos passos que devemos dar:

1) Tem que haver uma limpeza completa. Tirar toda a imundícia de dentro de si. Arrancar os maus olhos, a malícia, o medo, enfim, o pecado. Deve existir em primeiro lugar, um descarrego total das mazelas colocadas pelo tempo (versículo 16).

2) Depois de estar limpo, o segundo passo é santificar-se. Pois é. A ordem de Ezequias foi para que todos os sacerdotes se santificassem em seguida (versículo 5). A unção só vem para quem se santificar com Deus. Veja o propósito de consagração que eles fizeram naquela oportunidade. Funcionou.

Eles se consagraram durante oito dias consecutivos para receberem a unção de Deus (versículo 17). Pois é meu nobre. O obreiro tem que se consagrar primeiro para poder trabalhar no salão, que é o Templo.

 Temos visto obreiros trabalhando de qualquer forma e por isso se dão mal. A unção só vem pela consagração e isso tem sido deixado de lado por muitos, sendo esse um dos principais motivos da queda espiritual.

Veja que depois de se consagrarem durante os 8 dias, logo após eles consagraram o Templo pelo mesmo período de oito dias. Por quê foi preciso consagrar o Templo naquela ocasião? Ora, foi preciso porque o Templo havia sido fechado pelo endemoniado rei Acaz. Acaz havia fechado o Templo e retirado todos os utensílios da casa de Deus e os sacrificou na casa do diabo. Por isso o templo perdeu a consagração.Voto quebrado, tem que ser renovado.

O período de consagração durou 16 dias (8 dias para os obreiros e 8 dias para o Templo). Tudo foi feito e Deus novamente os aceitou como servos e filhos. Ezequias foi o homem que, usado por Deus, reaproximou o povo à fé verdadeira.

Hoje não é diferente meu caro. Se você quebrou a sua aliança com Deus e está longe Dele, sem forças para voltar, saiba que existe uma saída, uma solução: A receita de Ezequias. Reabrir o templo que foi fechado por você mesmo.

Tire tudo o que não presta de dentro de si e depois se consagre durante 8 dias seguidos. Refaça a aliança novamente que, com certeza, você voltará a ser aquele homem ou aquela mulher ungida de antes. Vamos fazer esse propósito?

A aliança de Ezequias foi refeita e Deus aprovou e aceitou de novo o seu povo. Hoje o Ezequias somos nós e Deus continua sendo é o mesmo. Só basta querer.

É o que tem a relatar,


Eudes Borges

Nenhum comentário:

Postar um comentário