quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

OS FILHOS DE ELI


Havia no passado um homem chamado Eli. Ele era sacerdote, escolhido e ungido por Deus, cuja história e relato se encontram registrados na Bíblia Sagrada, no Livro de 1ª Samuel, do capítulo 2 ao 5.

Ele tinha dois filhos, Hofni e Finéias.

Esses dois filhos, apesar de terem um pai exemplar, não possuíam bom caráter, pois se valiam da condição de filhos do sacerdote, ou seja, do homem mais respeitado entre as tribos de Israel e líder religioso, e faziam coisas absurdas, contrárias aos bons costumes e aos ensinamentos de Deus.

Eles, por serrem filhos do sacerdote, se achavam cheios de direitos e por isso começaram a se desviar pelo caminho do mal e a fazer coisas absurdas contra Deus e contra o povo de Deus. O primeiro erro que cometeram foi se apossar das coisas de Deus.

Pois bem.

Eles eram sacerdotes auxiliares de seu pai, Eli e por isso tinham acesso livre aos rituais de sacrifícios que eram ofertados naquela época.

Diante disso, passaram a ficar com as carnes dos animais que eram oferecidos a Deus em sacrifício, passando a desconsiderar o próprio Deus e a roubar as suas ofertas de manjares.

Eles metiam o garfo gigante com três dentes (tridente) dentro da panela sacrificial e retiravam os melhores pedaços das carnes que eram oferecidas para Deus naquela época como ritual do sacrifício de animais.

Eram profanos, desprezavam as coisas de Deus e não se contentavam com o seu salário, pois tomavam para si aquilo que pertencia a Deus, explorando o povo, fazendo comércio da coisas de Deus, desonrando assim seu ofício sacerdotal.

Diante disso, o Próprio Deus repreendeu a Eli, para que este tomasse uma atitude contra os seus filhos e os admoestassem, colocando um ponto final nessa situação nefasta.

Mas Eli amava os seus filhos e, ao invés de tomar uma atitude lógica e radical contra eles, passou as mãos nas cabeças deles e fez de conta que não sabia de nada.

Desprezou o  conselho de Deus em prol do amor que tinha pelos seus filhos, mesmo sabendo que estes faziam tais aberrações contra Deus e contra o povo, pois eles ficavam com a carne dos animais para si.

Com essas atitudes, os filhos de Eli roubavam a Deus e ao povo que ali deixavam as suas ofertas.

Inconformados com tais práticas malditas, os dois filhos de Eli ainda continuaram com as suas maldades e, além de roubarem a oferta de Deus, ou seja, além de ficarem com a carne gorda que era oferecida como sacrifício, eles também passaram a estuprar as mulheres que ali compareciam para oferecer o sacrifício de manjares.

Pois é. De ladrões, mau caráter, a estupradores; essas eram as maldades praticadas diariamente pelos dois filhos de Eli, Hofni e Finéias. E qual foi atitude do pai deles? Acobertar a safadeza de seus filhos, apesar de ter autoridade de por um fim a essa situação, mas o amor pelos filhos fez o esquecer do amor de Deus e da sua responsabilidade de sacerdote maior.

Deus havia o exortado por várias vezes, mas Eli preferiu fingir não enxergar os males cometidos pelos seus dois filhos e não tomou nenhuma atitude contra eles.

Como consequência, os pecados de Eli e de seus filhos levaram o povo a afastar-se também de Deus e como resultado, Deus prometeu extinguir da terra toda a família e descendência de Eli e assim o fez.

Os referidos rapazes, Hofni e Finéias foram assassinados pelos inimigos e o seu pai Eli morreu aos 98 anos de idade, cego, após cair da cadeira e ter o pescoço quebrado ao receber a notícia da morte de seus dois filhos.

O amor de Eli para com os seus dois filhos endemoniados era tão grande que mesmo sabendo pelo Próprio Deus que iria perder os mesmos, ao receber a notícia ficou chocado e teve o seu pescoço quebrado pela queda da cadeira de balanço.

Por conseguinte, Deus escolheu e colocou em seu lugar, uma pessoa honesta, de bom caráter, fiel e temente, o rapaz SAMUEL, que veio a se tornar o maior profeta da história de Israel.

Devido a sua presteza em obedecer ao Senhor, Deus fez de Samuel um verdadeiro profeta, que, após a morte de Eli, Ofni e Finéias, tornou-se naturalmente o líder de Israel.

Na vida é assim. Ou agente obedece a Deus e faz a coisa certa, ou Ele coloca outro em nosso lugar, para continuar com os seusprojetos na terra.

Nós sem Deus não somos nada, mas Deus sem a gente continua sendo Deus. É uma questão de lógica, por isso, nunca devemos colocar o amor que temos pela família acima da razão como Eli colocou, ao desobedecer a Deus, em detrimento do amor que sentia pelos seus filhos.

Cada um de nós iremos colher amanhã os frutos que plantarmos hoje, por isso, se seu filho está fazendo coisas erradas, não passe as mãos em sua cabeça, mas o corrija para que ele deixe de cometer tais erros e comece a fazer  coisa certa, ou seja, aquilo que Deus quer que façamos.

Eli escolheu os seus filhos ao invés de escolher a Deus, e você, quem escolherá, Deus ou o seu filho?

Só tome cuidado para não ter o mesmo fim que Eli e seus filhos tiveram.

É o que tem a dizer,

Eudes Borges

38 comentários:

  1. Gostei muito deste texto fala claramente sobre a omissão dos pais nos erros, ,falta de disciplina,através da correção mostramos o tamanho de nosso amor pelos filhos; e obediência ao Senhor.Mostre ao filho o quanto vc o ama,não o deixe errar inconciente mostre a ele onde esta errando.amém.

    ResponderExcluir
  2. Que clareza das palavras,excelente o que aprendi com essa historia com certeza passarei adiante dos que assim com Eli tem omitido os erros dos filhos e desobedecendo ao Senhor.

    ResponderExcluir
  3. Que clareza das palavras,excelente o que aprendi com essa historia com certeza passarei adiante dos que assim com Eli tem omitido os erros dos filhos e desobedecendo ao Senhor.

    ResponderExcluir
  4. Muito boa a lição
    Deus abençoe

    ResponderExcluir
  5. Muito boa a lição
    Deus abençoe

    ResponderExcluir
  6. A paz do Senhor. Com todo respeito ao autor do texto. Eli não era pai exemplar. Ele era conivente e omisso. E mais, foi incapaz de discernir uma oração vinda da alma (Ana) e a teve por embriagada. Talvez o ofício tivesse se tornado para ele algo enfadonho e que poderia ser feito de qualquer jeito, sem o mesmo tom do primeiro amor. No mais, o texto está bom. Que Deus continue abençoando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gratidão por esse texto maravilhoso e rico em ensinamento, Senti Deus aqui, Deus abençoe poderosamente 🙌🙏

      Excluir
  7. Muito bom o texto, mas como o irmão disse Eli não era exemplar, pois se todos os pastores fossem hj exemplares como eles a nossa igreja iria ser destruída, outro ponto importante é que nunca entendi que os filhos estupravam as mulheres. Que Deus te abençoe, pois essa lição de vida é extremamente importante.

    ResponderExcluir
  8. Que bênção, ótima mensagem, devemos corrigir os nossos filhos hoje pra não chorarmos por eles amanhã. Só um pequeno detalhe: Eli não morreu por saber que seus filhos haviam morrido e sim, quando ele soube que a Arca havia sido roubada. ISm 4:17-18.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo plenamente com a resposta de que ele morreu ao saber que a arca tinha sido Roubada.pois essa resposta encontra-se na bíblia.

      Excluir
  9. Que bênção, ótima mensagem, devemos corrigir os nossos filhos hoje pra não chorarmos por eles amanhã. Só um pequeno detalhe: Eli não morreu por saber que seus filhos haviam morrido e sim, quando ele soube que a Arca havia sido roubada. ISm 4:17-18.

    ResponderExcluir
  10. Jaciane tive a oportunidade de ministrar essa palavra maravilhosa no culto de crianças. Os pais não deve encobrir os pecados dos filhos mais sim reaprender pois a Bíblia diz que a vara ficou para a costa do tolo e Deus já deu autoridade para vc pai repreendeer seu filho tenhá sabedoria de Deus para colocar sua casa em ordem.Bela mensagem que Deus continue te usando.

    ResponderExcluir
  11. Onde esta escrito que eles estupravam as mulheres?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 1º Samuel 2:22 Eli, já bem idoso, ficou sabendo de tudo o que seus filhos faziam a todo o Israel e que eles se deitavam com as mulheres que serviam junto à entrada da Tenda do Encontro.

      Excluir
    2. 1º Samuel 2:22 Eli, já bem idoso, ficou sabendo de tudo o que seus filhos faziam a todo o Israel e que eles se deitavam com as mulheres que serviam junto à entrada da Tenda do Encontro.

      Excluir
  12. 1samuel,2.27,28 relata que Deus revelou_se as país de Eli e que escolheu ele em todo Israel pra ser o seu sacerdote.. gostaria de saber se alguém me indicaria em outro livro essa passagem.. postagem maravilhosa

    ResponderExcluir
  13. Apredi bastante. Vale lembrar no entanto, que, tanto Eli como Samuel foram pais negligentes. Os filhos de Samuel foram corruptos como juizes sobre Israel (1@ Samuel 8). A igreja, seu ofício e ministério não devem vir em primeiro lugar e sim a FAMÍLIA, esse sim é o primeiro e mais importante ministério. Se as famílias vão bem, a agreja tbm irá. A igreja só existe por causa da família e não o contrário. Pois como disse o ap. Paulo "Pode alguém governar a casa de Deus sem governar bem a sua própria casa?.

    Toninho Araujo_ discipulo de Cristo em Montes Claros - MG

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom e Jesus que deu a vida pro nos .amo Jesus.

      Excluir
  14. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  15. Infelizmente meu esposo segue o mesmo que Eli

    ResponderExcluir
  16. Maravilhosa, que Deus o abençoe

    ResponderExcluir
  17. Isso tudo é muito fascinante à luz da compreensão da história do Antigo Testamento. Ou seja tudo que aconteceu nesse período está acontecendo agora. Há muitas comparações de pessoas com o mesmo comportamento dos filhos de Eli. Mas Deus na sua infinita sabedoria e inteligência resolveu acabar com tudo isso e colocar um sucessor de Eli: Samuel. Devemos ter o caráter da geração de Samuel. Hj não há mais espaço pra vc ficar sobre o muro e fechar os olhos pra situações dos da geração de Eli. Vamos acima de tudo colocar Deus na frente e evangelizar. Hj temos poder, apoio do Espírito Santo ( quer coisa melhor), voz e a midia pra divulgar nossos projetos de evangelizar. porque só através disso é que venceremos em nome de Jesus!!

    ResponderExcluir
  18. Por favor alguém sabe informar quem era a esposa de Eli e como era o seu relacionamento com a mesma?

    ResponderExcluir
  19. Exatamente!
    Não somente em relação a filhos meus irmãos, mas em relação a desobediência, fazer a vontade de Deus é prioridade temos que alcançar os propósitos do Senhor fazendo o que Ele nos manda, exercer aquele que Ele nos confiou por isso, Eli foi cobrado pois não foi a boa obra até o fim, pecou ao passar as mãos na cabeça de seus filhos, honrou a seus filhos e não a Deus . Isso é um perigo ....

    ResponderExcluir
  20. Boa palavra vale lembrar também do texto qui estávamos meditando Que nos Diz Que os filhos de eli estava engordando através das oferta e dos sacrifício Qui era para o senhor i não para os sacerdote, explicando Quantos sacerdote não ta engordando nas costa do povo de Deus ficando rico com dízimos e oferta engordando enquanto os fieis estão perecendo lobos Devoradores, mais a justiça de Deus vai chegar....

    ResponderExcluir
  21. O único erro de Eli foi como pai,nessa conduta ele realmente fracassou.É a única parte que eu concordo.

    ResponderExcluir
  22. Muito boa a reflexão, mas não podemos culpar somente Eli pelo fracasso dos seus filhos. Ele tentou aconselha-los mas eles não quiseram ouvir. "Mas eles não ligavam ao que o pai lhes dizia; por isso, o Senhor tinha já decidido tirar-lhes a vida." 1Sm 2.25

    ResponderExcluir
  23. Muito bom esse ensinamento !
    Que Deus nos abençoe

    ResponderExcluir
  24. Por favor, onde está o escrito na bíblia, que os filhos de Eli roubavam?
    Eu preciso para explicar alguém. Obrigada.

    ResponderExcluir
  25. Minha irmã, quando eles 'tomavam' as carnes do sacrificio. Tomavam o que ia na caldeira, na panela e até o que havia na marmita do ofertante. Uma vez que eles assim faziam, eles estavam roubando o sacrificio e isso é muitíssimo sério. Eram ladrões do sacrificio alheio.1Sm.2:12-17

    ResponderExcluir

  26. Glória a Deus palavra forte

    ResponderExcluir