terça-feira, 2 de agosto de 2011

Convênio vai agilizar retirada de armas de fóruns


Até que em fim o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) informou na última segunda-feira, que vai firmar convênio com os ministérios da Defesa e da Justiça para transferir ao Exército as armas guardadas em fóruns de justiça.

O Comando do Exército se encarregará da destruição das armas. Com essa atitude, que já deveria ser tomada antes, as armas não voltarão a alimentar o ciclo vicioso do crime, explicou, pois, o que temos visto, é que as armas apreendidas ficam estocadas nos fóruns da situação, no aguardando serem furtadas, como estamos vendo nos últimos dias, sem eu os presidentes dos tribunais tomassem qualquer iniciativa de reverter a situação, com uma simples medida de encaminhá-las a um setor especializado no fórum da capital..

Conforme divulgou o CNJ, o Ministério da Justiça participará por meio da Polícia Federal, que ajudará na logística do transporte das armas. O convênio regulamentará resolução aprovada em junho pelo plenário do referido CNJ que deu aos tribunais prazo de 180 dias para encaminhar as armas e munições em seu poder ao Comando do Exército para destruição.

A minuta do convênio foi enviada pelo presidente do Conselho, ministro Cezar Peluso, ao ministro da Justiça para finalização do texto.

É importante ressaltar, que esse convênio não tem data definida para ser assinado, mas esperamos que realmente esta medida saia do papel, pois do jeito que está ao á pra continuar.

Segundo levantamento feito pelo próprio CNJ, os tribunais apontam a existência de cerca de 755 mil armas guardadas nos fóruns da Justiça.

Só poderão ser mantidas em poder do fórum ou tribunal armas que forem imprescindíveis ao processo. Mesmo assim, será preciso despacho judicial fundamentado, informou o Presidente Cezar Peluzzo.

Vamos aguardar pra ver aonde isso vai dar.

É o que tem a dizer,

Eudes Borges

Nenhum comentário:

Postar um comentário