Sem medo de dizer a verdade

segunda-feira, 25 de setembro de 2023

RESOLVE O TEU PROBLEMA COM DEUS

        A nossa meditação de hoje será extraída do capítulo 32 do livro de Gênesis, onde falaremos sobre a importância de a gente resolver o nosso problema com Deus, baseado na experiência de Jacó.

Por isso, é de suma importância você meditar neste estudo até o final, porque o Espírito Santo vai falar muito com a gente; a história de Jacó tem tudo a ver com o que Deus quer falar conosco.

Veja o que diz o capítulo 32 de Gênesis: “...Então, Jacó enviou mensageiros adiante de si a Esaú, seu irmão, à terra de Seir, território de Edom, e lhes ordenou: Assim falareis a meu senhor Esaú: Teu servo Jacó manda dizer isto: Como peregrino morei com Labão, em cuja companhia fiquei até agora. Tenho bois, jumentos, rebanhos, servos e servas; mando comunicá-lo a meu senhor, para lograr mercê à sua presença. Voltaram os mensageiros a Jacó, dizendo: Fomos a teu irmão Esaú; também ele vem de caminho para se encontrar contigo, e quatrocentos homens com ele. Então, Jacó teve medo e se perturbou; dividiu em dois bandos o povo que com ele estava, e os rebanhos, e os bois, e os camelos. Pois disse: Se vier Esaú a um bando e o ferir, o outro bando escapará. E orou Jacó: Deus de meu pai Abraão e Deus de meu pai Isaque, ó Senhor , que me disseste: Torna à tua terra e à tua parentela, e te farei bem; sou indigno de todas as misericórdias e de toda a fidelidade que tens usado para com teu servo; pois com apenas o meu cajado atravessei este Jordão; já agora sou dois bandos. Livra-me das mãos de meu irmão Esaú, porque eu o temo, para que não venha ele matar-me e as mães com os filhos. E disseste: Certamente eu te farei bem e dar-te-ei a descendência como a areia do mar, que, pela multidão, não se pode contar. E, tendo passado ali aquela noite, separou do que tinha um presente para seu irmão Esaú: duzentas cabras e vinte bodes; duzentas ovelhas e vinte carneiros; trinta camelas de leite com suas crias, quarenta vacas e dez touros; vinte jumentas e dez jumentinhos. Entregou-os às mãos dos seus servos, cada rebanho à parte, e disse aos servos: Passai adiante de mim e deixai espaço entre rebanho e rebanho. Ordenou ao primeiro, dizendo: Quando Esaú, meu irmão, te encontrar e te perguntar: De quem és, para onde vais, de quem são estes diante de ti? Responderás: São de teu servo Jacó; é presente que ele envia a meu senhor Esaú; e eis que ele mesmo vem vindo atrás de nós. Ordenou também ao segundo, ao terceiro e a todos os que vinham conduzindo os rebanhos: Falareis desta maneira a Esaú, quando vos encontrardes com ele. Direis assim: Eis que o teu servo Jacó vem vindo atrás de nós. Porque dizia consigo mesmo: Eu o aplacarei com o presente que me antecede, depois o verei; porventura me aceitará a presença. Assim, passou o presente para diante dele; ele, porém, ficou aquela noite no acampamento. Levantou-se naquela mesma noite, tomou suas duas mulheres, suas duas servas e seus onze filhos e transpôs o vau de Jaboque. Tomou-os e fê-los passar o ribeiro; fez passar tudo o que lhe pertencia, ficando ele só; e lutava com ele um anjo, até ao romper do dia. Vendo este que não podia com ele, tocou-lhe na articulação da coxa; deslocou-se a junta da coxa de Jacó, na luta com o anjo. Disse este: Deixa-me ir, pois já rompeu o dia. Respondeu Jacó: Não te deixarei ir se me não abençoares. Perguntou-lhe, pois: Como te chamas? Ele respondeu: Jacó. Então, disse: Já não te chamarás Jacó, e sim Israel, pois como príncipe lutaste com Deus e com os homens e prevaleceste. Tornou Jacó: Dize, rogo-te, como te chamas? Respondeu ele: Por que perguntas pelo meu nome? E o abençoou ali. Àquele lugar chamou Peniel, pois disse: Vi a Deus face a face, e a minha vida foi salva. Nasceu-lhe o sol, quando ele atravessava Peniel; e manquejava de uma coxa. Por isso, os filhos de Israel não comem, até hoje, o nervo do quadril, na articulação da coxa, porque o homem tocou a articulação da coxa de Jacó no nervo do quadril”.

Pois bem. Essa passagem bíblica mostra pra gente o momento exato em que antecederam as etapas da reconciliação de Jacó e seu irmão.

Jacó era filho de Isaque e irmão de Esaú e diz o texto sagrado, lá no capítulo 27 do mesmo livro de Gênesis, que Jacó brigou com o seu irmão e por causa dessa discussão, ele fugiu de casa para não ser assassinado por ele.

A bíblia mostra pra gente que Jacó era um cara enganador, trapaceiro e enrolação. Vivia enganado as pessoas para ter sucesso na vida. Passar por cima dos outros, pra ele, era uma coisa natural e corriqueira.

E diz o texto sagrado que depois dessa briga familiar ele fugiu de casa e foi morar em uma outra cidade, na casa de seu tio e lá ele constituiu família e estabilizou a sua vida financeira.

Só que apesar de ter conseguido ficar rico, sua vida daí em diante virou um inferno. Distante de seus pais, ele não tinha paz e não era feliz, principalmente porque vivia longe do caminho do Senhor. Havia um vazio dentro dele que o amargurava e lhe impedia de ser feliz. A consciência pesada lhe acusava diariamente, sobre o mal que ele havia feito ao seu irmão Esaú.

A bíblia diz que o tempo passava e ele articulava uma maneira de voltar para casa de seus pais e de se reconciliar com o seu irmão. Mas como fazer isso sem um verdadeiro arrependimento? Como fazer isso sem haver um novo nascimento? Impossível, até porque a velha criatura gritava diariamente dentro dele e lhe impedia de mudar.

Mas mesmo assim, um dia, ele resolveu largar tudo e voltar pra casa de seus pais e é justamente isso que mostra o capítulo 32 de Gênesis, objeto de nossa meditação.

Pois bem. Por continuar sendo aquele cara enrolão, trapaceiro e vigarista, ele tentou usar da sua riqueza para comprar o seu irmão. Na cabeça de Jacó, se ele desse um bom presente para o seu irmão, o problema dele estaria resolvido.

E os versículos 3/5 mostram exatamente isso. Veja o que dizem esses versículos: “Então, Jacó enviou mensageiros adiante de si a Esaú, seu irmão, e lhes ordenou: Assim falareis a meu irmão Esaú: Teu servo Jacó manda dizer isto: Como peregrino morei com Labão, em cuja companhia fiquei até agora. Tenho bois, jumentos, rebanhos, servos e servas; mando comunicá-lo a meu senhor, para lograr mercê à sua presença”.

Observe que a velha criatura ainda ardia dentro de Jacó, por isso ele continuava agindo como antes. Ele tentou comprar o seu irmão com presentes caros pensando que isso ia resolver o problema dele.

Até aqui Jacó ainda não tinha entendido que precisava primeiro resolver o problema dele com Deus, para depois resolver o problema que ele tinha com o irmão.

Entretanto, apesar de estar com muito medo, a bíblia mostra no versículo 07 que ele continuou com o seu plano interesseiro e seguiu adiante.  Dividiu a sua tropa em dois bandos e prosseguiu com aquela estratégia mercenária.

Mas, felizmente, naquele mesmo dia, ao cair da noite, um milagre aconteceu. Jacó entendeu que havia chegado a hora de ele resolver o seu problema com Deus, antes de encarar o seu irmão Esaú.

A ficha havia caído e finalmente ele havia entendido que o seu problema era de ordem espiritual e precisava ser resolvido primeiramente com Deus. Foi então que ele resolveu buscar a Deus em oração, conforme consta nos versículos 09/11: “E orou Jacó: Deus de meu pai Abraão e Deus de meu pai Isaque, ó Senhor, que me disseste: Torna à tua terra e à tua parentela, e te farei bem; sou indigno de todas as misericórdias e de toda a fidelidade que tens usado para com teu servo; pois com apenas o meu cajado atravessei este Jordão; já agora sou dois bandos. Livra-me das mãos de meu irmão Esaú, porque eu o temo, para que não venha ele matar-me e as mães com os filhos”.

Agora sim ele havia entendido que precisava se consertar com Deus primeiro, para depois prosseguir em direção à sua terra natal e viver uma nova vida com os seus familiares.

A palavra de Deus mostra pra gente, nos versículos 24/32, que ele teve sua experiência pessoal com Deus e, finalmente, nasceu da água e do Espírito. Veja como isso aconteceu: “ficando ele só; e lutava com ele um anjo, até ao romper do dia. Vendo este que não podia com ele, tocou-lhe na articulação da coxa; deslocou-se a junta da coxa de Jacó, na luta com o anjo. Disse este: Deixa-me ir, pois já rompeu o dia. Respondeu Jacó: Não te deixarei ir se me não abençoares. Perguntou-lhe, pois: Como te chamas? Ele respondeu: Jacó. Então, disse: Já não te chamarás Jacó, e sim Israel, pois como príncipe lutaste com Deus e com os homens e prevaleceste. Tornou Jacó: Dize, rogo-te, como te chamas? Respondeu ele: Por que perguntas pelo meu nome? E o abençoou ali. Àquele lugar chamou Peniel, pois disse: Vi a Deus face a face, e a minha vida foi salva. Nasceu-lhe o sol, quando ele atravessava Peniel; e manquejava de uma coxa. Por isso, os filhos de Israel não comem, até hoje, o nervo do quadril, na articulação da coxa, porque Deus tocou a articulação da coxa de Jacó no nervo do quadril”.

Pois bem. Observe que essa madrugada com Deus mudou a vida de Jacó. Agora ele havia tido um verdadeiro encontro com Deus. Agora ele havia trocado de identidade e se passou a chamar Israel. Naquela noite ele resolveu o problema dele com Deus e tudo se fez novo, a partir de então.  

E essa palavra fala muito com a gente. A história de Jacó tem tudo a ver com a gente, porque hoje em dia tem muita gente precisando dessa cura espiritual. O Espírito Santo está mostrando com essa história que você precisa resolver o seu problema com Deus, igual fez Jacó.

Quem sabe você é uma pessoa que tem o coração carrancudo, cheio de mágoas, cheio de mal ressentimentos. Você e uma pessoa que vive na prática da mentira, enganando os outros, igual a Jacó.

Quem sabe você tem sido essa pessoa que vive querendo levar vantagem em tudo. Você vive o tempo todo mentindo, só pra se sair bem nas coisas, só pra levar vantagem nas coisas.

Você sabe que o teu caráter não é bom. Você na frente dos outros é um docinho de coco; você na igreja, é uma santinha, mas quando está sozinha, o bicho pega, porque só você, Deus e o diabo sabem o que você tem feito na clandestinidade. Veja o que o Espírito Santo está te alertando hein? Essa história de Jacó tem tudo a ver com você.

Você precisa resolver o teu problema com Deus. Não adianta fazer corrente na igreja; não adianta devolver o dízimo; não adianta dar uma boa oferta; não adianta fazer votos no altar, se o teu caráter não é bom; se o teu coração está podre, tudo isso é perda de tempo.

Jacó se enganou por muitos anos e só percebeu que precisava mudar quando as coisas apertaram. Quando a ficha caiu, ele entendeu que precisava nascer de Deus; que precisava ter um encontro verdadeiro com o Senhor Jesus e esse encontro aconteceu lá no Vau de Jaboque, naquela madrugada inesquecível.

Então presta atenção no que Deus está falando através dessa palavra. Não adianta alimentar esse espírito enganador que está aí dentro. Você fala pra todo mundo que até é batizado com o Espírito Santo, mas quem olha pra você, vê que você é batizado com o espírito de um santo; quem olha pra você vê a presença do diabo através dos frutos podres que você apresenta.

Você é uma pessoa rebelde com os teus pais; você é uma pessoa que mente todos os dias descaradamente; você é uma pessoa que vive roubando as coisas dentro de casa, está namorando escondido, está traindo tua esposa, teu esposo e ainda diz que tem Deus? Que deus é esse que você serve? Que deus é esse que você diz ter? Deixa de se enganar.

Jacó era assim, antes de ter o encontro dele com Deus. Jacó também era assim, mas um dia ele entendeu que precisava resolver o problema dele com Deus e assim o fez.

A bíblia mostra pra gente que depois desse dia, a vida de Jacó se transformou. Ele realmente mudou de caráter e passou a se comportar como um homem de Deus e por causa disso, foi um cara muito feliz e bem-sucedido em tudo o que fez.

O capítulo 33 mostra que depois que Jacó resolveu o problema dele com Deus, ele conseguiu resolver o problema dele com o seu irmão Esaú. Ele voltou feliz para a sua terra natal e se reconciliou com os seus pais e com a sua família.

Isso mostra pra gente a importância de a gente fazer o mesmo. Quando muda o espírito, muda o jeito de agir; quando muda o caráter, muda tudo aqui fora. Mudou dentro, mudou fora.

Então, meu amigo, que o Espírito Santo possa ter conseguido falar contigo e possa ter feito você entender sobre a importância que tem o novo nascimento; sobre a necessidade de termos um encontro com Deus. Então, resolve logo o teu problema com Deus. Não fica adiando mais não.

Para de enganar os outros e de se enganar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEM MEDO DE DIZER A VERDADE