Sem medo de dizer a verdade

sexta-feira, 15 de abril de 2022

O IRMÃO DO FILHO PRÓDIGO

         Lucas capítulo 15, versículos 27/32 diz assim: “E ele informou: Veio teu irmão, e teu pai mandou matar o novilho cevado, porque o recuperou com saúde. Ele se indignou e não queria entrar; saindo, porém, o pai, procurava conciliá-lo. Mas ele respondeu a seu pai: Há tantos anos que te sirvo sem jamais transgredir uma ordem tua, e nunca me deste um cabrito sequer para alegrar-me com os meus amigos; vindo, porém, esse teu filho, que desperdiçou os teus bens com meretrizes, tu mandaste matar para ele o novilho cevado. Então, lhe respondeu o pai: Meu filho, tu sempre estás comigo; tudo o que é meu é teu. Entretanto, era preciso que nos regozijássemos e nos alegrássemos, porque esse teu irmão estava morto e reviveu, estava perdido e foi achado”.

Essa passagem fala a história do filho pródigo. Um filho que queria deixar de ser filho e se dirigiu ao pai e pediu a antecipação de sua parte que cabia na herança e foi gastar tudo com prostitutas; foi viver dissolutamente.

Ele gastou toda a sua parte da herança com bebidas e prostitutas e caiu na desgraça e quando chegou no fundo do poço resolveu voltar pra pedir ajuda do pai.

Só que quando esse filho mais novo voltou pra casa arrependido, o irmão mais velho, ao invés de ficar feliz porque seu irmão havia voltado, ele simplesmente ficou indignado porque o pai havia mandado matar um animal pra fazer uma festa em comemoração.

Ele achou injusta a atitude do pai, mas o pai teve que explicar pra ele que na verdade a atitude que ele tomou em relação ao filho pródigo foi uma atitude de justiça, porque o seu filho havia recobrado o juízo e voltado para casa.

Em outras ocasiões eu já expliquei com detalhes sobre essa história do filho pródigo, mas hoje eu queria falar sobre o irmão do filho pródigo, que ao invés de se alegrar com o outro irmão que voltou pra casa, ficou indignado porque o pai simplesmente decidiu receber o filho com alegria.

Ele se sentiu indignado porque nunca havia saído da casa do pai e o pai nunca havia matado um animal pra ele festejar com seus amigos. Aí o pai dá uma lição tremenda pra esse filho mais velho dizendo que tudo o que ele tem já era dele.

A gente não pode ter essa atitude desse filho mais velho. O fato de você estar na casa do Pai e não ter feito o que outras pessoas fizeram, saindo da casa do Pai e vendendo tudo, não te torna melhor do que elas. O fato de você não agir como elas não te torna melhor do que elas.

Nós não somos melhores porque ficamos. Nós não somos melhores porque não vendemos a herança do Pai. Você precisa entender que a mesma graça que alcançou o filho pródigo também precisa te alcançar. Dependemos dessa graça. O mesmo amor do Pai pelo filho mais novo é o mesmo amor pelo filho mais velho.

Isso aqui traz pra gente uma grande lição, porque o filho mais novo saiu, se perdeu e depois se frustrou, mas descobriu que era bom voltar pra casa do Pai. O filho mais novo descobriu a importância de estar perto do Pai. E o filho mais velho, que tinha tudo, já estava ao lado Pai. Não saiu, mas estava indignado, com sentimentos ruins em seu coração.

Pois é. Enquanto alguns se desviam e saem da casa do Pai, tem gente que se desvia e fica. De que adianta dizer que está na casa do Pai e continuar carregando sentimentos que só te distancia de Deus?

O sentimento tanto distanciou o filho mais velho do Pai que o versículo 28 mostra que ele não participou da festa. Ele ficou indignado e se recusou a participar da festa que o Pai fez para o irmão mais novo que havia voltado.

Ao invés de o irmão mais velho ficar participando da festa que o Pai havia feito para receber o seu irmão, ele simplesmente resolveu se distanciar.

Ele se achava melhor do que o irmão mais novo, pelo fato de o seu irmão ter feito tudo o que fez e ele nunca ter feito nada daquilo. Mas do que adianta não fazer o que o irmão mais novo fez, e em compensação ficar mantendo sentimentos contrários?  A mesma graça que salva o mais novo é a mesma graça que salva o mais velho.

Quanta gente dentro da igreja que fica vivendo da mesma forma como o filho mais velho? Pessoas que ficam mantendo o mesmo sentimento e não se alegram com aqueles que voltam e que se arrependem?

Tem muita gente que se diz cristã, mas não tem prazer na salvação na vida das pessoas e fica condenando, da mesma forma que esse filho mais velho da parábola. Já pensou se Jesus não perdoasse o pecador que se arrepende dos pecados? A gente estaria perdido.

O que a gente precisa aprender como cristão é não ter essa atitude do filho mais velho. Quando alguém voltar, receba com alegria e com amor.

Agente precisa rever as nossas atitudes. Precisamos aprender com esse texto para termos a atitude certa para aqueles que estão perdidos.

Pare de ter o mesmo costume do irmão do filho pródigo. Pare de apontar, de condenar e de criticar quem está precisando de apoio.

Tenha uma atitude de somar e de edificar a vida de alguém. A gente precisa aprender com essa lição. A gente precisa se alegrar com aquele que volta pra casa do Pai e que se arrepende de seus pecados.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEM MEDO DE DIZER A VERDADE