quarta-feira, 20 de dezembro de 2017

QUANDO A PELEJA É DE DEUS

Atualmente estamos vivendo tempos difíceis. A falta de amor, de respeito ao próximo é notória, sendo esse o fator essencial para tantas traições e enganos.

A vida não está nada fácil. E apesar de tudo, mesmo a pessoa estando dentro da igreja, sendo considerada evangélica, não está livre das tribulações.

As vezes a pessoa está passando por um momento difícil, onde o medo e a angustia são seus únicos companheiros.

Pois bem. Ontem estava lendo o capítulo 20 de 2ª Crônicas e vi algo muito forte e que me chamou a atenção. Deus falou comigo e me revelou algo, que neste momento gostaria de dividir com o amigo leitor. Trata-se do problema de Josafá.

Diz a história que Josafá estava cercado por inimigos e prestes a ter seu reinado tomado pelos povos amonitas e pelos sírios. A perda total e a morte eram inevitáveis, já que uma multidão de inimigos cercou Israel (2ª Crônicas cap. 20, vers. 1 e 2).

Ocorre que, quando a pessoa está bem com Deus, pode vir quem vier; pode se levantar quem quiser que não prevalece contra quem é de Deus.

Foi o caso de Josafá. Sabendo da emboscada armada pelos inimigos, Josafá teve medo e se pôs a buscar ao Senhor, apregoando um jejum em todo o reino de Judá (2 Crônicas 20, v3).

Todo o povo atendeu ao chamado de Josafá e na mesma fé, buscaram a resposta no altar de Deus: “...E pôs-se Josafá em pé na congregação de Judá e de Jerusalém, na casa do Senhor, diante do pátio novo. E disse: Ah! Senhor Deus de nossos pais, porventura não és tu Deus nos céus? Não és tu que dominas sobre todos os reinos das nações? Na tua mão há força e potência, e não há quem te possa resistir. Porventura, ó nosso Deus, não lançaste fora os moradores desta terra de diante do teu povo Israel, e não a deste para sempre à descendência de Abraão, teu amigo? ...” (2ª Crônicas 20, v. 5-7)

A resposta de Deus veio imediatamente: “...Dai ouvidos todo o Judá, e vós, moradores de Jerusalém, e tu, ó rei Josafá; assim o Senhor vos diz: Não temais, nem vos assusteis por causa desta grande multidão; pois a peleja não é vossa, mas de Deus; Nesta batalha não tereis que pelejar; postai-vos, ficai parados, e vede a salvação do Senhor para convosco, ó Judá e Jerusalém. Não temais, nem vos assusteis; amanhã saí-lhes ao encontro, porque o Senhor será convosco...” (2ª Crônicas, 20, vers. 15 e 17).
                                
É aqui que quero discorrer acerca do tema. Meu amigo e minha amiga, o que está escrito no versículo 15 é muito forte. Aqui Deus deixou claro que aquela peleja era Dele e não de Josafá.

Isso nos faz crer que existem pelejas, ou seja, problemas que são nossos, mas existem problemas/pelejas que são de Deus. Foi o que aconteceu no presente caso. A vitória veio em seguida e todos os inimigos de Josafá foram derrotados. É o que se confere nos versículos 22 e 30 do mesmo capítulo.

Quando a pessoa está bem com Deus, não deve temer a nada e a ninguém, pois o Soberano é seu protetor. Toda pessoa que se levantar contra o ungido do Senhor, torna-se maldito e, por conseguinte, tem Deus como adversário.

Isso é muito importante, pois como dito, existem pelejas que são nossas, ou seja, aquelas que provocamos de forma desnecessárias, mas tem pelejas que são de Deus, ou seja, igual a essa mostrada no capítulo 20 de 2ª crônicas.

Quando você não provoca ninguém e mesmo assim é vítima de inveja, de injustiça, pode ter certeza meu amigo, essa peleja é de Deus e se você cobrar isso Dele, como o povo cobrou com Josafá, a resposta vem imediatamente.

A Palavra de Deus não muda e nem pode ser invalidada. É uma questão de fé inteligente. Se buscar e crer, tem-se a resposta, é o que está escrito na parte final do versículo 20, do mesmo capítulo 20 de 2ª Crônicas: “...Crede no Senhor vosso Deus, e estareis seguros; crede nos seus profetas, e prosperareis...”

2 comentários: