sábado, 13 de fevereiro de 2016

OS VALENTES DE DAVI - A HISTÓRIA CONTADA DE UMA FORMA ATUALIZADA

Muito se tem escrito sobre a história dos valentes de Davi, mas poucos doutrinadores têm entrado em detalhes sobre esses homens e a relação que tinham com o rei. Com o intuito de esclarecer o amigo leitor, trago neste estudo, alguns fatos, de forma mais detalhada e atualizada, para mostrar a importância da lealdade e do comprometimento do ser humano de boa índole.

A história dos valentes de Davi está escrita em dois Livros da Bíblia: 1ª Crônicas e 2ª Samuel. O primeiro, elenca com mais precisão a vida dos valentes e da forma como eles serviam a Davi. Já o segundo, que foi escrito pelo Profeta Samuel, não trás maiores detalhes de suas ações.

Pois bem. Em 1ª Crônicas, cap. 10, fala dos últimos dias do reinado de Saul. Saul foi o primeiro rei da história de Israel e com o passar do tempo deixou de se submeter as ordens de Deus, desviando-se para outra religião e por conta disso foi defenestrado do trono pelo Todo Poderoso.

Ao participar de uma guerra, suicidou-se depois de se ver acuado, derrotado e sem saída. Matou-se com a espada de seu escudeiro de confiança (1ª Crônicas, cap. 10, vers. 4).

Com a morte do rei de Saul, os filisteus tomaram a cidade e habitaram nela (vers.7). Saul teve sua cabeça decapitada e colocada sobre a imagem do deus Dagon (vers. 10). É aqui que começa a história dos valentes.

Diz a Bíblia que ao saber da notícia da morte e decapitação de Saul, alguns homens que faziam parte do exército, denominados de valentes, foram atrás do corpo de Saul e o trouxeram de volta, sem a cabeça (1ª Crônicas, cap. 10, vers. 12).

Por causa da morte de Saul, Davi foi ungido e eleito o novo rei de Israel (1ª Crônicas, cap. 11, vers. 1/3). Davi cresceu em poder porque Deus era com ele e seu reinado floresceu (cap. 11, vers. 9).

A partir de então, formou o seu exército e como toda força armada precisa de líderes e comandantes de confiança, Davi elegeu trinta homens de sua total credibilidade. Eis os nomes deles (2ª Samuel, cap. 23. vers. 2/39):

Asael; Elanã; Sama; Elica; Heles; Ira; Abiezer; Mebunai; Zalmom; Maarai; Helebe; Itai; Benaia; Hidai; Abi-Albom; Azmavete; Eliaba; Jônatas; Aião; Elifelete; Eliã; Hezrai; Paarai; Igal; Bani; Zeleque; Naarai; Ira; Garebe e Urias.

Pois bem. Depois de ter formado o seu exército de confiança partiu para resgatar a arca da aliança, onde a colocou na casa de Obede-Edon (1ª Crônicas, cap. 13, vers. 5/14). Durante sua vida enfrentou várias guerras com a participação de seus valentes.

No meio dos trinta valentes, três se destacavam, eis seus nomes:

1)    JOSEBE-BASSEBETE
Diz a Bíblia em 2ª Samuel, cap. 23, vers. 8, que este comandante da guarda do exército de Davi era muito experiente com sua lança e em uma determinada guerra matou oitocentos homens com essa arma.

2)    ELEAZAR
Era o segundo na sucessão hierárquica do exercito de Davi. Ele era mestre no manuseio da espada. Tipo um espada-man.

Diz a Bíblia em 2ª Samuel, cap. 23, ver. 9/10, que esse guerreiro lutava ao lado de Davi em uma determinada guerra contra os filisteus e não se cansava. Naquele dia ele lutou tanto que teve uma espécie de câimbra na mão, a ponto de mesmo cansado, não conseguiu largar a espada. Foi o dia que Deus lhes proporcionou um grande livramento e uma vitória extraordinária.

O Terceiro comandante da guarda se chamava SAMA.
Ele era mestre em estratégia de guerra. Usava a sua inteligência de combate para pegar o inimigo em armadilhas.

Diz a Bíblia que em uma determinada guerra na cidade de Leí, o povo de Israel enfrentou os filisteus e esse comandante se infiltrou no meio da terra e matou todos os inimigos. Naquele dia também houve uma grande vitória. Deus foi honrado (2ª Samuel, cap. 23, vers. 11/12).

Esses três homens eram tão leais ao rei Davi que arriscaram suas vidas em favor do rei da seguinte forma:

Era o tempo da colheita e Davi estava na fortaleza que ficava localizada na caverna na cidade de Adulão. Adulão estava cercada pelos inimigos de Davi (Filisteus) e ficava vizinha a cidade de Belém.

Davi desejava possuir a cidade de Belém, que estava cercada pelos filisteus, admirando-a de longe, ocasião em que desejou beber a água de um poço que ficava próximo à entrada daquela cidade.

Ao ouvir Davi dizer que queria beber a água daquele poço, os três comandantes leais e fieis citados acima partiram imediatamente para atender o desejo do rei, arriscando as suas vidas perante os inimigos que rodeavam a cidade de Adulão e trouxeram o líquido precioso para ele.

Como Davi não estava com sede coisa nenhuma, já que estava em sua fortaleza e ali havia água, ao ver que os seus súditos cumpriram a missão, recusou bebê-la, achando-se indigno e a ofereceu ao Todo Poderoso como oferta de libação (2ª Samuel, cap. 23, vers. 13/17).

Veja que o próprio Davi se recusou a beber aquela água porque não necessitava dela. Ficou surpreso com a atitude daqueles homens leais que eram compromissados com o seu comandante e rei.

Hoje dificilmente se encontra uma pessoa com as qualidades de Josebe-Bassebete, Eleazar e Sama. Homens leais e obedientes que arriscavam suas vidas em favor da missão que lhes era confiada. Verdadeiros valentes que ficaram marcados e entraram para a história.

Cuida registrar, que ainda se destacaram como valentes de Davi os guerreiros Abisai, que também era nobre e mestre no manuseio de lança. Este homem em uma determinada guerra matou trezentos soldados com sua arma (2ª Samuel, cap. 23, vers. 18/19); Benaia, que também era nobre e mestre com o cajado. Este homem era muito valente e chegou a matar um leão e um gigante egípcio (2ª Samuel, cap. 23, vers. 20/23).

Estes são os feitos desses soldados valentes que demonstraram coragem, força, perseverança, fidelidade, amor e honra, sendo instrumentos de Deus para estabelecer o reinado de Davi.

O mundo está carente de pessoas com essas qualidades. A igreja do Senhor Jesus precisa de pessoas valentes como esses guerreiros que entraram para a história com os seus nomes escritos nos livros dos reis de Israel e principalmente na Bíblia Sagrada.

Hoje temos visto obreiros e pastores carentes dessa valentia, menosprezadores de seus ministérios. Não colocam força naquilo que Deus lhes confia. Relaxos, interesseiros, covardes.

A lealdade e fidelidade mencionada nos valentes de Davi não existe mais na atualidade, o que temos visto são ministros medrosos que se acovardam na primeira luta e perseguição que enfrentam.

Quem dera a obra de Deus tivesse pessoas que, a exemplo de Eleazar, não largasse a espada (missão) que lhe foi confiada e desse a sua vida em favor de seu chamado. E outras a exemplo de Josebe-Bessebete, que usasse a sua lança, que é a autoridade, para ferir o diabo, mandando-o para o seu devido lugar, que é o inferno. E para terminar, pessoas a exemplo de Sama, que fossem mestres na Palavra, para levar a salvação aos que estão perdidos no terreno do inimigo, sem medo de morrer.

Davi foi um homem honrado e feliz porque convivia com pessoas de caráter ilibado, guerreiros e valentes que fizeram sua história e são lembrados até hoje. E você? Valente ou covarde de espírito? Em que exército você se enquadra?

Eis a história dos valentes de Davi.


Eudes Borges

35 comentários:

  1. Excelente texto, eu e meu filho aprendemos muito!!!

    ResponderExcluir
  2. bom texto preciso da coragem desses homens para derrotar meus inimigos .

    ResponderExcluir
  3. Muito bom o comentário foi o mais claro que já li até o dia de hoje parabéns e que Deus continui te abençoando e te usando.

    ResponderExcluir
  4. Estubenda é a Palavra de DEUS

    ResponderExcluir
  5. Estupemda é a Palavra de Deus

    ResponderExcluir
  6. Palavra poderosa , que se levantem os valentes de Deus nos dias de hoje!

    ResponderExcluir
  7. Nossa forte ensinamento

    ResponderExcluir
  8. Muito boa as observações... texto muito rico...
    Parabéns irmão Eudes Borges. Deus continue te usando.

    ResponderExcluir
  9. Seu estado é edificante DEUS abençoe

    ResponderExcluir
  10. Parabens amado sua plausividade foi ótima e agradável au meu entender.

    ResponderExcluir
  11. Parabens amado sua plausividade foi ótima e agradável au meu entender.

    ResponderExcluir
  12. Excelente a narrativa da história desses homens, que com lealdade e fidelidade, honraram a seu seu senhor naquilo que lhes foi confiado.
    Nos ajuda a entender mais sobre os valentes de Davi.parabens meu irmão.

    ResponderExcluir
  13. Como crentes,temos a maior de todas causas a salvação das pessoas.Se formos valentes,determinados e fies,outros serão atraídos a trabalhar conosco.

    ResponderExcluir
  14. Que explicação! Hoje entendo muito mais sobre os Valentes de Davi.
    Deus continue te abençoando sempre irmão Eudes

    ResponderExcluir
  15. Glória a Deus
    Bela palavras
    Ensinamento que me alegrou o coração
    O senhor seje louvado
    Amém

    ResponderExcluir
  16. Muito bom estudo....só me ficou uma duvida q é"oque eram esse homens antes de serem guerreiro"?eram apenas cidadãos ou oq?....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Q estudo abençoado, precisamos ser como esses valentes!!!!

      Excluir
  17. Porque em 2 Samuel jabesao matou 800 homens e em 1 crônicas matou 300?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Josebe matou 800 2 Samuel 23:8
      E Abisai matou 300 2 Samuel 23:18,19

      Excluir
    2. Faz parte de algumas contradições existentes no texto sagrado. É normal. Existem outras passagens que também se contradizem. Foi erro do escritor da época.

      Excluir
  18. AMEI MEU IRMÃO ; MAS POR FAVOR ESTOU COM MUITA DUVIDA EU VI PASTOR ABILIO SANTANA PREGANDO SOBRE AS 5 PEDRAS DE DAVI ; ELE DISSE QUE AS QUATRO PEDRAS QUE SOBRARAM ERA PARA GRANJEAR 4 AMIGOS ; POR FAVOR ME AJUDA É FATO ? QUANTOS AMIGOS DAVI TINHA POR FAVOR ME AJUDE É MUI IMPORTANTE PARA MIM ; DEUS VOA ABENÇOE ; GRAÇA E PAZ SOU O MISSIONARIO BENTO MORO EM SÃO JOSÉ DO RIO PRETO ; S.P [ ZAP; 17 .991954945

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga ou amigo, tome muito cuidado com os pseudos reveladores que usam versículos isolados da Palavra de Deus para declarar a sua própria verdade. Isso é muito perigoso.
      A passagem das 5 pedras está descrita em 1ª Samuel, capítulo 17, do versículo 40 até o 58, contudo, é de suma importância você ler o texto completo do capítulo 17, que narra a história verdadeira da peleja de Davi contra Golias.
      Pois bem. Note que a Bíblia relata nesse capítulo 17, da afronta que o povo de Israel estava passando por causa do gigante Filisteu Golias. Todo o povo, inclusive o exército de Saul estavam amedrontados, acuados e acovardados com as ameaças de Golias.
      Foi a partir de então que surgiu Davi, ainda um adolescente, mas munido de um Espírito de fé e de coragem, já que Deus era com ele.
      Davi resolveu enfrentar o gigante e por um fim àquela humilhação. Observe que o rei Saul capacitou o jovem com a vestimenta de um soldado guerreiro, inclusive com espada, couraça e armadura (vers. 38 e 39). Mas Davi, apesar de não ter nenhuma experiência com armamento de guerra, rejeitou os artifícios e resolveu usar as suas próprias armas. Ele tinha um badoque (uma arma que é um pedaço de forquilha de madeira com um estilingue), o qual lança uma pedra à distância, com bastante força.

      Foi aí que escolheu cinco pedras lisas do ribeiro e as colocou em seu alforje. Por que ele pegou cinco pedras? Lógico que foi para se prevenir, pois podia errar o primeiro tiro e assim poderia atirar mais outras vezes.
      Acontece que foi a fé de Davi no Deus Vivo que resolveu o problema. Não foi a pedrada na testa que matou o gigante Golias. O que matou Golias foi a confiança e a certeza que Davi tinha em Deus (veja o versículo 47).

      Quando Davi acertou a testa de Golias com uma das pedras lisas do ribeiro, em seguida o matou com sua espada, arrancando-lhe a cabeça (vers. 51).

      Israel venceu os filisteus com a coragem e a fé de Davi e o nome de Deus foi glorificado. As pedras foram meros instrumentos usados para combater o inimigo. Por que ele pegou cinco e não apena uma pedra? Por precaução. Isso significa que devemos sempre estar precavidos contra as adversidades e não relaxados sem nos municiar o suficiente contra as adversidades.
      Davi só usou uma pedra, mas poderia ter usado as demais, caso Golias não caísse com o primeiro lançamento. As cinco pedras relatam a história de vitória de Davi, nada tendo a ver com revelação ou coisa parecida. Espero ter esclarecido sua dúvida.

      Excluir
  19. Ótima narrativa, de fato pude absorver uma gama de conhecimento através desse conteúdo. Obrigado amigo.

    ResponderExcluir
  20. Comentário esclarecedor

    ResponderExcluir
  21. Deus abencoe lindo estudo.

    ResponderExcluir
  22. Linda demais,uma lição de vida, não só espiritual mas também material, financeira,que possamos sermos os valentes de hoje.

    ResponderExcluir
  23. Muito maravilhoso esse estudo.

    ResponderExcluir
  24. Gente, a palavra de Deus já foi revelada, e só ler ... esses pseudos reveladores, ficam pegando textos fora de contextos ,gerando diversas distorções "heresias" bíblicas e históricas. Acontece que muitos " necios " e " neófitos " e " indoutos" , no geral crentes " pentecostais " alimentam esse tipo de " profeta " que insatisfeitos com o revelado , criam suas próprias verdades com a intensão mais provável de fama e lucro. Pronto falei

    ResponderExcluir
  25. Muito bom aprende muito

    ResponderExcluir
  26. parabéns Deus continue abençoado grandemente

    ResponderExcluir