quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

A ATITUDE DE NEEMIAS FEZ COM QUE ELE NÃO ABANDONASSE A OBRA DE DEUS

Esta palavra vai para você amigo que um dia estava firme com Deus e por causa das palavras alheias, sim, por causa  da interferência de terceiro se deixou abater e hoje está caído, longe do caminho do Senhor Deus.

 Baseado na passagem descrita no Capítulo 06, do Livro do Profeta Neemias, o Espírito Santo me trouxe uma revelação e eu vou dividir com o amigo leitor com o fito de mostrar que quando a pessoa está na fé, firmada na Palavra e, por conseguinte, bem com Deus, nada e ninguém consegue detê-la.

Pois bem. Diz o texto sagrado:

"Tendo ouvido Sambalate, Tobias, Gesém, e o resto dos nossos inimigos que eu tinha edificado o muro e que nele já não havia brecha nenhuma, ainda que até este tempo não tinha posto as portas nos portais, Sambalate e Gesém mandaram dizer-me: Vem, encontremo-nos, nas aldeias, no vale de Ono. Porém intentavam fazer-me mal. Enviei-lhes mensageiros a dizer: Estou fazendo grande obra, de modo que não poderei descer; por que cessaria a obra, enquanto eu a deixasse e fosse ter convosco? Quatro vezes me enviaram o mesmo pedido; eu, porém, lhes dei sempre a mesma resposta. Então, Sambalate me enviou pela quinta vez o seu moço, o qual trazia na mão uma carta aberta, do teor seguinte: Entre as gentes se ouviu, e Gesém diz que tu e os judeus intentais revoltar-vos; por isso, reedificas o muro, e, segundo se diz, queres ser o rei deles, e puseste profetas para falarem a teu respeito em Jerusalém, dizendo: Este é rei em Judá. Ora, o rei ouvirá isso, segundo essas palavras. Vem, pois, agora, e consultemos juntamente. Mandei dizer-lhe: De tudo o que dizes coisa nenhuma sucedeu; tu, do teu coração, é que o inventas. Porque todos eles procuravam atemorizar-nos, dizendo: As suas mãos largarão a obra, e não se efetuará. Agora, pois, ó Deus, fortalece as minhas mãos. Tendo eu ido à casa de Semaías, disse ele: Vamos juntamente à Casa de Deus, ao meio do templo, e fechemos as portas do templo; porque virão matar-te; aliás, de noite virão matar-te. Porém eu disse: homem como eu fugiria?  E quem há, como eu, que entre no templo para que viva? De maneira nenhuma entrarei. Então, percebi que não era Deus quem o enviara; tal profecia falou ele contra mim, porque Tobias e Sambalate o subornaram. Para isto o subornaram, para me atemorizar, e para que eu, assim, viesse a proceder e a pecar, para que tivessem motivo de me infamar e me vituperassem".

De acordo com o que acabamos de ler, Neemias foi um grande homem de Deus e sempre viveu na fé. Por causa isso, Deus contava com ele e lhe deu uma missão: construir o muro em torno da cidade.

Como o comportamento e as atitudes de Neemias chamavam a atenção de todos, já que este fazia a obra de Deus de todo o coração, com toda a sua força, despertou inveja naqueles que se diziam amigos do altar.Três sujeitos chamados Sambalate, Tobias, Gesém, amigos de Neemias, movidos de inveja, tentaram de toda forma parar o homem de Deus.

A primeira revolta dos invejosos foi quando souberam que Neemias havia fechado as brechas em torno do grande muro. Note que quando ficaram sabendo que não havia mais como eles ingressar na cidade pelas brechas, ficaram revoltados e armaram uma cilada para matar o profeta.

Planejaram levá-lo ao vale de Ono com o intuito de matá-lo (versículo 2). Como Neemias era um homem de Deus e estava na fé, na mesma hora percebeu que se tratava de uma cilada e mandou dizer aos invejosos que jamais iria parar o que estava fazendo para ir ao encontro de ninguém. Percebeu a cilada de satanás na mesma hora.

Ora, com isso entendemos que quando a pessoa está na fé, bem com Deus, não importa os convites que venham do mundo, não importa as palavras que ouve, nada consegue parar porque o seu espírito está voltado para a obra que Deus lhe confiou.

Tentaram parar Neemias logo depois que ele fechou as brechas, mas ele foi forte e corajoso para dizer não ao diabo. Percebeu que aquele convite não partia de Deus. Rejeitou a oferta de satanás. Será que o amigo leitor está bem espiritualmente para perceber quando uma proposta vem do diabo ou será que na primeira tentativa ele já conseguiu lhe parar? Será que existem brechas abertas em sua vida ou você já fechou todas para não ser surpreendido pelos inimigos?

O diabo não é burro, mas também não é inteligente porque se fosse não teria perdido a sua salvação. Ele vai continuar tentando até que consiga parar o homem de Deus. Note que mesmo depois das brechas terem sido fechadas ele não desistiu de Neemias e por quatro vezes mandou o mesmo convite mundano para ele e todos foram rejeitados de imediato (versículo 4).

Quantos convite você já recebeu de seus próprios familiares ou amigos com o intuito de tirá-lo da obra? Talvez as tentações estejam lhe sufocando a ponto de você estar prestes a parar a obra que lhe Deus lhe confiou. Mas saiba que se isto está acontecendo é porque o amigo leitor não está na fé, porque se estivesse, daria a mesma resposta que Neemias.

Veja que as propostas do diabo não parou por aí não. Ele não desistiu fácil de Neemias. Pela quinta vez o endemoniado Sambalate enviou uma carta, desta feita contendo uma mentira contra o homem de Deus. A carta dizia que Neemias era um mentiroso e que só estava fazendo aquela grande obra para dar um golpe de estado contra o rei, com o fito de assumir o trono.

Veja que como o diabo não havia conseguido, até então, parar o homem de Deus, usou da mentira caluniosa para intimidá-lo e jogá-lo contra o povo. A mentira mais sagaz que podia acontecer. Mas o que me chamou a atenção nesta cena foi a atitude do homem de Deus diante de mais uma intimidação. Neemias não se intimidou e respondeu a altura dizendo que tudo não passava de uma mentira fantasiosa (versículo 8).

Essa é a atitude de uma pessoa de Deus, não se abalar com as calúnias, injúrias e difamações. Se a pessoa está na fé Deus é com ela e nada lhe abala. Será que a sua reação diante dos problemas e das afrontas tem sido a mesma de Neemias? Reflita e veja se o diabo já não conseguiu lhe parar.

Todo mundo era contra Neemias porque ele estava fazendo a obra de Deus e por causa disso queriam pará-lo a todo preço. Inveja, pura inveja. Ma ele fez uma oração ao Todo Poderoso pedindo forças para que suas mãos não vacilassem (versículo 9).

Como o diabo não conseguiu lhe intimidar com as afrontas mentirosas desta vez usou um suposto crente/sacerdote chamado Semaías, amigo de Neemias que lhe propôs um plano de fuga imediata.

A sugestão de Semaías foi para que Neemias fugisse e se escondesse dentro do templo porque naquela noite os inimigos iriam tentar matá-lo (versículo 10). Mais uma armadilha do diabo com o objetivo de intimidar e parar o profeta.

É aqui que quero fazer um adendo. Note que das outras vezes as intimidações, as invejas, as mentiras e as afrontas partiram de pessoas amigas de Neemias, mas que estavam fora da igreja. Desta feita a intimidação veio de dentro da igreja, do irmão chamado Semaías.

Será que você já passou por isso? Será que esse teu" irmão da fé" não conseguiu te parar com mentiras, enganos ou até mesmo afrontas? Será que você não carrega dentro de si uma mágoa provocada por uma pessoa de dentro da igreja? Veja que Neemias foi afrontado fora e dentro da igreja, mas como era um homem de Deus soube resistir e dizer não.

Veja no versículo 11 qual foi a reação dele. Na mesma hora ele respondeu a Semaías: " homem como eu fugiria? E quem há, como eu, que entre no templo para que viva? De maneira nenhuma entrarei...' Isso é muito forte meu nobre. Na mesma hora percebeu que tudo se passava de mais um plano diabólico para lhe parar e lhe tirar a vida. Deus lhe reveleou que Semaías havia sido subornado por Tobias e Sambalate (versículo 12). Um crente que se vendeu dentro da igreja. Que vergonha. Quantos Semaías não existem dentro das igrejas hoje em dia? Muitos. Mas Neemias era um homem guerreiro e como tal não fugiu da batalha, pelo contrário a enfrentou porque sabia que Deus o protegia

Esse é o objetivo do diabo. Parar o homem de Deus. Quanto obreiros e pastores que um dia foram escolhidos por Deus para fazer a sua obra, pregar a Palavra da Salvação Eterna e que hoje já não estão mais nessa fé? Foram parados pelo diabo e se encontram estagnados porque nunca foram nascidos do Espírito. A verdade é essa. Quando a pessoa é nascida de Deus não para, não desiste jamais, pelo contrário, parte pra cima do diabo e das adversidades porque sabe que Deus é com ela e que tem que terminar a obra que Ele lhe confiou.

Tenho encontrado crentes desviados que na primeira carta, na primeira afronta do diabo esmoreceram e desistiram da fé. Covardes, fracos de espírito, que voltaram para o mundo como se isso fosse resolver o problema dele. O verdadeiro homem de Deus não retrocede; busca forças em Deus, parte pra cima e vence as adversidades.

Essa passagem bíblica descrita em Neemias capítulo 06 serve pra mostrar a trajetória de um cristão, evangelista, obreiro e pastor comprometido com a obra que Deus lhe confiou e sobretudo com a sua salvação.

Se você parou a obra que Deu lhe confiou ou está pensando em parar, preste atenção e saiba que  essa atitude não irá resolver os seus problemas, pelo contrário, só irá piorar. Siga na mesma direção que Neemias, tome as mesmas decisões e complete a carreira que Deus lhe confiou.

É o que tem a dizer,


Eudes Borges 

Nenhum comentário:

Postar um comentário