domingo, 27 de setembro de 2015

A CAVERNA DE CADA UM

Neste estudo pretendo mostrar ao amigo leitor, baseado no Livro de 1ª Reis, os dois aspectos da vida: o bom e o ruim. A caverna de cada um. O primeiro, é o natural e o mais almejado, pois viemos a esse mundo para sermos felizes e desfrutar do bom e do melhor.

Quando tudo vai bem, quando estamos felizes e bem-sucedidos, a acomodação da fé parece ser natural e há um certo relaxamento, haja vista a desnecessidade de maiores esforços. Amigos, festas, prazeres e alegrias, são os companheiros de quem está bem. É o lado bom da vida, o mais almejado por todos.

Já o segundo, é o mais indesejável, haja vista que ninguém veio o mundo para sofrer e passar por humilhações. Mas é inevitável que durante toda a nossa vida passemos pelos dois aspectos. Não adianta o amigo leitor estranhar, é a pura realidade, provaremos dos dois, não tenha dúvida.

Pois bem. O livro de 1ª Reis mostra que Elias era um grande homem de Deus e através de sua vida, o nome do Todo-Poderoso foi glorificado vária vezes. Deus falava através de Elias e com isso o povo o considerava como um verdadeiro profeta (1ª Reis, capítulo 17, versículo 24). O que ele falava acontecia (1ª Reis, capítulo 17, versículos 14 ao 16).

Já o capítulo 18, mostra o auge da vida de Elias (o lado bom). Vitorioso, mostrou o poder de Deus e venceu os profetas de Baal no monte Carmelo. Maravilhas aconteceram e Elias ia bem de vida. É o capitulo da conquista.

Ocorre que, a desgraça de Elias começa a vir no capítulo 19 (o lado ruim). A partir daí ele é ameaçado de morte por Jezabel e foge para não morrer. A situação vexatória é tão grande, que no caminho ele pede a Deus que o mate, pois não aguenta mais sofrer (1ª Reis, cap. 19, versículos 1 ao 4).

Já desfalecido, o próprio Deus manda um anjo o socorrer e o fortalecer, dizendo-lhe que a jornada seria longa (versículo 7). Com isso, ele segue viagem pelo deserto, caminhando durante 40 dias e 40 noites. Dor, sofrimento, solidão e angustia foram os companheiros dele nesse momento.

O homem de Deus que, depois de provar do lado bom da vida, passou por um momento difícil e provou do desprezo e do abandono das pessoas. A partir de então, com medo, ele resolve se esconder em uma caverna (Capítulo 19, versículo 9).

Quantas são as pessoas que quando provam do amargo da vida, resolvem se isolar e se esconder na caverna?  Só que, três fenômenos acontecem na vida de quem está na caverna: O vento, o terremoto e o fogo. O diabo aparece em forma de problemas. Foi o que aconteceu com Elias. Na caverna, o mal se levantou. Na caverna, Elias foi afrontado por um grande e forte vento, que fendiam os montes e quebrava as penhas (Capítulo 19, versículo 11).

Note que não era o vento do Espírito, pois o Senhor não estava no vento. Era o próprio diabo que apareceu soprando nos ouvidos do escolhido do Senhor. Ventos de apostasia, de acusações, de mentiras. Ventos que são soprados trazendo mensagens do tipo "você não vai conseguir", "quem é você", "com os outros acontece, menos contigo".

Esses ventos, na verdade, são lembranças do passado, acusação do passado, sentimento de solidão, de esquecimento, ventos grandes e fortes que objetivam estragar tudo aquilo que está dentro de nós. Elias provou desse vento, dentro da caverna.

Pensa que parou por aqui? Não, lógico que não! Em seguida, a Bíblia diz que lhe sobreveio um terremoto. Pois é. Elias mal saiu da afronta do vento satânico e foi vítima de um terremoto (mesmo versículo 11).

Observe que no terremoto, tudo sai do lugar, tudo parece que vai cair, o que estava arrumado vira uma bagunça, o chão parece que vai se abrir e sugar tudo, o que está em pé vai ao chão. Pois é.  Esta nova afronta tenta jogar o profeta ao chão e derrubá-lo. Elias era um homem de Deus, mas mesmo assim, não foi poupado das adversidades, do dia mal, ou seja, da caverna.

Esse é o tipo de problema que tenta fazer com que venhamos cair. O terremoto da vida tenta colocar em desordem tudo aquilo que você tem lutado com tanto esforço para arrumar e, de uma hora para outra, tudo vira uma bagunça.

Depois que toda a vida de Elias tinha sido colocada ao chão, pelo terremoto que lhe sobreveio na caverna, agora, para piorar a situação, lhe sobrevém um fogo (capítulo 19, versículo 12). Quando Elias pensava que as coisas iam melhorar, pelo contrário, aparece um fogo para piorar a situação.

É meu amigo. No fogo as coisas fogem do controle. Começa de uma pequena situação e, em pouco tempo vira algo destrutivo. Toda a vida boa de Elias foi queimada pelo fogo e virou cinzas. Antes, desfrutava das maravilhas de Deus e agora, fugitivo e morador de uma caverna, tem sua vida transformada em cinzas.

Uma coisa é certa amigo leitor. É na caverna que tudo acontece. Todo mundo um dia vai passar pela caverna e quando ela chegar, temos que estar preparados, pois é ali que Deus aparece na vida do ser humano para mostrar a saída para a situação adversa.

Lembre-se que somente há uma saída na caverna, que é o mesmo lugar por onde se entra. Que significa a volta para o lugar de origem. Foi na caverna que Deus apareceu pra Elias. Aleluia!  Depois de todas essas tribulações (vento, terremoto e fogo), veio a voz de Deus repreendendo Elias (1ª Reis, capítulo 19, versículos 13 e 15).

Pois é. Deus deu um puxão e orelha em Elias e mandou que ele deixasse de se esconder e saísse daquela caverna. O medo de Elias não foi mais forte que a resposta de Deus. Ele era um profeta, um ungido e escolhido de Deus e jamais deveria estar escondido em uma caverna.

Note que em todos os capítulos anteriores ao 19, Elias confiava na Palavra de Deus e a partir da ameaça de Jezabel, ele passou a confiar em sua própria palavra e não mais na de Deus e por isso foi se esconder em uma caverna. Aceitou aquela situação.

Isso pode acontecer com qualquer um de nós, mas existe um pequeno detalhe que talvez o amigo leitor não tenha percebido ainda. O detalhe é que a caverna que Elias se escondeu ficava localizada no Monte de Deus. É justamente no Monte Horebe que Elias foi se esconder. Não foi em qualquer lugar.

Isso tem que ficar registrado. Ele não foi para o mundo como muitos vão quando vêm as dificuldades da vida. Ele não foi para um lugar que traria desonra a Deus. Ele foi ao monte de Deus. Ele foi ao monte Sinai. Isso é muito forte amigo. Passou pela caverna, mas não saiu do monte.

Elias era um homem de Deus e mesmo passando por um momento de dor, sofrimento e de angústia, escolheu o altar para se refugiar. Estava na caverna? Sim, mas foi lá mesmo que veio a resposta de Deus, na hora certa.

Como Elias, hoje existem muitos que estão na mesma situação. Na caverna, passando por uma situação terrível, que só Deus pode resolver, mas se permanecer firme, se confiar e não abandonar o próprio ambiente religioso, com certeza a resposta divina virá e dias melhores surgirão.

Muitos têm se escondido na caverna do mundo e por isso não conseguem sair da situação adversa e não obterão a resposta de Deus, mas se você estiver passando pelos dias maus, semelhantes aos de Elias, não permita que os ventos atinjam teu coração, não caia na prova do terremoto e não seja destruído pelo fogo.

Acima de tudo, saiba que depois das provas, Deus vai te tirar dessa caverna, na hora certa e no tempo certo. Pode acreditar.

É o que tem a dizer,


Eudes Borges

Nenhum comentário:

Postar um comentário