segunda-feira, 10 de julho de 2017

ESTUDO DO LIVRO DO PROFETA JEREMIAS - CAPITULO 26

CAPÍTULO 26

Dando continuidade ao estudo do livro do profeta Jeremias, adentramos no vigésimo sexto capítulo. Confesso que ao meditar nesse capítulo fiquei estarrecido com os acontecimentos nefastos vividos pelo profeta Jeremias.

Pude observar o quão difícil era pregar a Palavra de Deus no período da idade média e início da contemporânea. O próprio livro de Jeremias mostra as dificuldades que ele enfrentou para anunciar o evangelho naquela época.

No capítulo 12 vimos que Jeremias estava cansado de pregar a verdade e ver os rebeldes continuarem numa boa. Já no capítulo 15 assistimos a aflição que ele passou por causa das perseguições. Dúvidas e medo lhe assolavam. No capítulo 16, notamos o sofrimento de Jeremias por causa da proibição de constituir família. Ali o profeta foi compelido a conviver com a solidão. No capítulo 20, observamos a injustiça sofrida pelo profeta, que chegou até a ser preso em um tronco e chicoteado durante 24 horas.

Agora, neste capítulo 26, versículo 8, observa-se que ele encarou a morte por causa da Palavra de Deus: “Tendo Jeremias acabado de falar tudo quanto o SENHOR lhe havia ordenado que dissesse a todo o povo, lançaram mão dele os sacerdotes, os profetas e todo o povo, dizendo: Serás morto”.

Pois bem. Deus havia dado uma ordem a Jeremias para anunciar a palavra de arrependimento àquele povo rebelde, afim de livrá-los do inferno e mesmo assim eles não quiseram dar ouvidos à voz do homem de Deus.

Quando Jeremias acabou de falar, os profetas e os sacerdotes logo o condenaram a pena de morte (versículo 11): “Então, os sacerdotes e os profetas falaram aos príncipes e a todo o povo, dizendo: Este homem é réu de morte, porque profetizou contra esta cidade, como ouvistes com os vossos próprios ouvidos”.

Observe que não foram os incrédulos que conspiraram contra ele, foram os supostos crentes que armaram contra a sua vida.

No versículo 12, Jeremias fez a sua defesa nos seguintes termos: “Falou Jeremias a todos os príncipes e a todo o povo, dizendo: O SENHOR me enviou a profetizar contra esta casa e contra esta cidade todas as palavras que ouvistes”.

Diante disso, nota-se no versículo 16, que os não crentes, ou seja, os de fora, atuaram em sua defesa com a seguinte tese: “Então, disseram os príncipes e todo o povo aos sacerdotes e aos profetas: Este homem não é réu de morte, porque em nome do SENHOR, nosso Deus, nos falou”.

Diante de todo esse julgamento, verifica-se que a sentença final só saiu no versículo 24, quando ele só escapou da pena de morte porque Deus usou um homem chamado AICÃO, para interceder de uma vez por todas por ele nos seguintes termos: “Porém a influência de Aicão, filho de Safã, protegeu a Jeremias, para que o não entregassem nas mãos do povo, para ser morto”.

Pois bem. Meditando nesse vigésimo sexto capítulo, conclui-se que é muito triste saber que o simples fato de pregar a Palavra, pode levar o homem de Deus à pena de morte, pelos que supostamente professam a mesma fé.

Os que condenaram Jeremias à morte foram os sacerdotes e profetas, ou seja, os que supostamente eram evangélicos. Graças a Deus que pelo menos aqui no Brasil, não se tem registro de acontecimentos dessa natureza.

Temos visto mortes de cristãos no oriente médio por integrantes de seitas nazistas e satânicas, mas não por parte das pessoas que professam a mesma fé no Senhor Jesus.

Que Deus nos livre dos falsos crentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário