sábado, 10 de julho de 2010

CASO DO GOLEIRO BRUNO. QUE PAIS É ESSE?


Nos últimos dias temos visto e ouvido várias matérias sobre o caso do Goleiro Bruno. Segundo informações trazidas pela imprensa, o referido jogador, teria tido um relacionamento amoroso com a garota de programa Eliza Samudio e projetado o seu assassinato.

Vários aspectos pairam sobre esse tema e é justamente nesses pontos que quero expressar o meu ponto de vista, logicamente analisando como um brasileiro racional e acima de tudo como um Acadêmico do Direito, para assim, deixar claro, como devemos nos ater em casos semelhantes.

Segundo narra a imprensa brasileira, o referido goleiro teria tido um relacionamento extraconjugal com a referida atriz pornô e garota de programa (que agora estão denominando-a de modelo), relacionamento este em que teria nascido uma criança.

Informa-se que o referido goleiro teria sido o autor intelectual do possível sequestro e morte da garota de programa Eliza Samudio.

Pois bem.

Ao longo do tempo, temos sempre observado o comportamento da imprensa sensacionalista brasileira, que emite opiniões e matérias reprováveis, e que denigrem a imagem das pessoas, mostrando a sua versão nefasta, como se Juiz fosse.

É bom salientar, que de acordo com a Constituição da República Federativa do Brasil, ninguém poderá ser considerado culpado, sem o devido processo legal, assim como sem a sentença transitar em julgado. Essa é uma premissa que vale para todos, não importa a classe social ou o suposto crime que a pessoa tenha cometido.

Dessa maneira, temos visto o contrário. Primeiro se mostra a imagem da pessoa, sem a devida autorização legal; em seguida, mostra-se a matéria veiculada de forma parcial, para assim, comover a sociedade com o sensacionalismo que vende e que dá audiência, condenando a pessoa, perante a opinião pública, sem antes se passar pelo devido processo legal.

Ora! Sabemos que fatos como esses são perigosíssimos para o sistema democrático de Direito em que vivemos. Esse comportamento da imprensa fere, conforme dissemos acima, alguns princípios constitucionais, tais quais:

a) Inviolabilidade da imagem da pessoa (Artigo 5º, Inciso X)
b) Presunção da inocência (Artigo 5º, Inciso LVII)
c) Contraditório e ampla defesa (Artigo 5º, Inciso LV)
d) Devido processo legal (Artigo 5º, Inciso LIV)
e) Publicidade dos atos processuais (Artigo 5º, Inciso LX)

Desse modo, pelo que temos visto ao longo das reportagens veiculadas, todos esses direitos individuais e coletivos que a Constituição brasileira assegura ao cidadão, são violados diariamente com as matérias sensacionalistas veiculadas nos meios de comunicações.

Os meios de comunicações brasileiros, tem-se apresentado como verdadeiros Juízes, fazendo com que a sociedade aja de forma parcial, achando que todo mundo é um crápula, um monstro, sem direito de defesa perante a opinião pública.

Quantas pessoas já foram vítimas da imprensa e que tiveram suas imagens mostradas sem autorização, sendo denegridas perante a opinião pública e com o passar do tempo, quando o processo chegou ao Judiciário e foi devidamente apreciado, essas pessoas foram julgadas e absolvidas?

Suas imagens foram mostradas novamente, demonstrando a sua inocência? Lógico que não, pois a mídia quer é vender o sensacionalismo, para assim obter audiência, custe o que custar.

In casu, quantas pessoas já estão julgando, como se Juiz fosse, a pessoa do goleiro Bruno, chamando-o de monstro, assassino cruel, porque simplesmente se tem mostrado todos os dias, as manchetes, demonstrando que o mesmo é um assassino frio?

Sabemos que a Polícia já está devidamente cuidando do caso, mas mesmo assim, a imprensa continua em querer mostrar ao mundo que o goleiro Bruno é um monstro. Ela (imprensa) faz parte da Justiça é?

Não estou com isso querendo afirmar que o referido goleiro é inocente. Nem o conheço pessoalmente, mas estou querendo demonstrar, ao amigo internauta, que essa atitude da imprensa é reprovável e contrária à lei.

Se o amigo internauta colocar a mente pra funcionar um pouco, logo notará, que casos semelhantes já foram demasiadamente demonstrados no passado, com outros atores e de repente os mesmos jornalistas nem tocam mais no assunto. A exemplo do caso da família Nardones, do Promotor Rossini, dos Kombeiros, do Menino João Hélio, do Jornalista Pimenta Neves, o caso do dinheiro na cueca dos políticos, o caso da corrupção do Distrito Federal, entre outros.

Observe que de repente e tão mais que de repente, a imprensa sensacinalista sai do caso e não fala mais sobre o assunto. Em todos os casos, tentou-se mostrar à sociedade que tais personagens eram cruéis, monstros, mas depois, nem voltou mais a tocar no assunto.

A mesma coisa vai acontecer com esse caso do goleiro Bruno. Depois de mostrar ao mundo que Bruno é um assassino cruel e um monstro, de repente essa mesma imprensa sensacionalista não irá mais tocar no assunto daqui a algum tempo.

Por isso, devemos sempre olhar os acontecimentos com os olhos da racionalidade e da razão, e não com os olhos da emocionalidade, pois se agirmos assim, com certeza seremos influenciados pela mídia corrupta que temos instalada aqui no Brasil.

Com certeza, se o goleiro Bruno foi o autor intelectual do assassinato da atriz pornô Eliza Samudio, certamente ele será julgado pelo órgão competente (Poder Judiciário) e será condenado pelo crime que cometeu, assim como todos os partícipes do assassinato.

Assim sendo, não cabe a nenhum de nós estarmos tomando o lugar do Poder Judiciário para decretarmos a nossa sentença condenatória ao referido jogador, pois se assim agirmos, estaremos incorrendo em erro, pois não devemos nos deixar contaminar pelas manchetes manipuladoras que temos visto todos os dias.

Lembre-se. Hoje é o goleiro Bruno quem está sendo bombardeado pelo poder nefasto da imprensa sensacionalista brasileira, mas amanhã poderá ser qualquer um de nós que vier a ser suspeito de cometer algum deslize, pois quem é que está sujeito a não cometer erros nessa vida? Lembre-se disso.

Que pais é esse?

Um abraço a todos os amigos internautas.

Eudes Borges

Nenhum comentário:

Postar um comentário