Sem medo de dizer a verdade

sábado, 28 de outubro de 2023

A MALDIÇÃO HEREDITÁRIA

         No estudo de hoje iremos abordar um assunto muito importante que vai abençoar a vida de muitas pessoas. Iremos falar sobre a maldição hereditária e a força de sua atuação na vida do ser humano.

Através dessa mensagem o Espírito Santo vai falar com a gente, por isso é muito importante você ler o estudo até o final, porque a história desses personagens bíblicos que foram vítimas da maldição hereditária tem tudo a ver com a nossa vida.

Pois bem. Quando Deus criou o ser humano, o criou à sua imagem e semelhança. Só que, através do pecado, o diabo conseguiu entrar na vida do ser humano e tem deixado suas marcas, com destruições e problemas.

A bíblia mostra pra gente que Abraão foi o primeiro homem vítima da maldição, conforme está escrito no livro de Gênesis, capítulo 12, do versículo 10 ao 20: “E havia fome naquela terra; e desceu Abrão ao Egito, para peregrinar ali, porquanto a fome era grande na terra. E aconteceu que, chegando ele para entrar no Egito, disse a Sarai, sua mulher: Ora, bem sei que és mulher formosa à vista; E será que, quando os egípcios te virem, dirão: Esta é sua mulher. E matar-me-ão a mim, e a ti te guardarão em vida. Dize, peço-te, que és minha irmã, para que me vá bem por tua causa, e que viva a minha alma por amor de ti. E aconteceu que, entrando Abrão no Egito, viram os egípcios a mulher, que era mui formosa. E viram-na os príncipes de Faraó, e gabaram-na diante de Faraó; e foi a mulher tomada para a casa de Faraó. E fez bem a Abrão por amor dela; e ele teve ovelhas, vacas, jumentos, servos e servas, jumentas e camelos. Feriu, porém, o Senhor a Faraó e a sua casa, com grandes pragas, por causa de Sarai, mulher de Abrão. Então chamou Faraó a Abrão, e disse: Que é isto que me fizeste? Por que não me disseste que ela era tua mulher? Por que disseste: É minha irmã? Por isso a tomei por minha mulher; agora, pois, eis aqui tua mulher; toma-a e vai-te. E Faraó deu ordens aos seus homens a respeito dele; e acompanharam-no, a ele, e a sua mulher, e a tudo o que tinha”.

Esses versículos mostram pra gente que Abraão, com medo de morrer, inventou essa mentira para Faraó e a partir daí a bíblia relata que essa maldição da mentira se tornou hereditária e passou de pai para filho e assim sucessivamente.

Lá na frente, essa mesma maldição acompanhou Abraão e ele continuou alimentando a mentira, com o medo de morrer. Veja o que diz o Capitulo 20 de Gênesis: “E partiu Abraão dali para a terra do sul, e habitou entre Cades e Sur; e peregrinou em Gerar. E havendo Abraão dito de Sara, sua mulher: É minha irmã; enviou Abimeleque, rei de Gerar, e tomou a Sara. Deus, porém, veio a Abimeleque em sonhos de noite, e disse-lhe: Eis que morto serás por causa da mulher que tomaste; porque ela tem marido. Mas Abimeleque ainda não se tinha chegado a ela; por isso disse: Senhor, matarás também uma nação justa? Não me disse ele mesmo: É minha irmã? E ela também disse: É meu irmão. Em sinceridade do coração e em pureza das minhas mãos tenho feito isto. E disse-lhe Deus em sonhos: Bem sei eu que na sinceridade do teu coração fizeste isto; e também eu te tenho impedido de pecar contra mim; por isso não te permiti tocá-la. Agora, pois, restitui a mulher ao seu marido, porque profeta é, e rogará por ti, para que vivas; porém se não lhe restituíres, sabe que certamente morrerás, tu e tudo o que é teu. E levantou-se Abimeleque pela manhã de madrugada, chamou a todos os seus servos, e falou todas estas palavras em seus ouvidos; e temeram muito aqueles homens. Então chamou Abimeleque a Abraão e disse-lhe: Que nos fizeste? E em que pequei contra ti, para trazeres sobre o meu reino tamanho pecado? Tu me fizeste aquilo que não deverias ter feito. Disse mais Abimeleque a Abraão: Que tens visto, para fazer tal coisa? E disse Abraão: Porque eu dizia comigo: Certamente não há temor de Deus neste lugar, e eles me matarão por causa da minha mulher. E, na verdade, é ela também minha irmã, filha de meu pai, mas não filha da minha mãe; e veio a ser minha mulher; E aconteceu que, fazendo-me Deus sair errante da casa de meu pai, eu lhe disse: Seja esta a graça que me farás em todo o lugar aonde chegarmos, dize de mim: É meu irmão. Então tomou Abimeleque ovelhas e vacas, e servos e servas, e os deu a Abraão; e restituiu-lhe Sara, sua mulher. E disse Abimeleque: Eis que a minha terra está diante da tua face; habita onde for bom aos teus olhos. E a Sara disse: Vês que tenho dado ao teu irmão mil moedas de prata; eis que ele te seja por véu dos olhos para com todos os que contigo estão, e até para com todos os outros; e estás advertida. E orou Abraão a Deus, e sarou Deus a Abimeleque, e à sua mulher, e às suas servas, de maneira que tiveram filhos; Porque o Senhor havia fechado totalmente todas as madres da casa de Abimeleque, por causa de Sara, mulher de Abraão”.

Como não podia ser diferente, essa maldição se tornou hereditária e passou para seu filho Isaque, que também alimentou a mesma mentira de que Rebeca era a sua irmã, conforme podemos ver no capítulo 26, do versículo 01 ao 10, do mesmo livro de Gênesis: “E havia fome na terra, além da primeira fome, que foi nos dias de Abraão; por isso foi Isaque a Abimeleque, rei dos filisteus, em Gerar. E apareceu-lhe o Senhor, e disse: Não desças ao Egito; habita na terra que eu te disser; Peregrina nesta terra, e serei contigo, e te abençoarei; porque a ti e à tua descendência darei todas estas terras, e confirmarei o juramento que tenho jurado a Abraão teu pai; E multiplicarei a tua descendência como as estrelas dos céus, e darei à tua descendência todas estas terras; e por meio dela serão benditas todas as nações da terra; Porquanto Abraão obedeceu à minha voz, e guardou o meu mandado, os meus preceitos, os meus estatutos, e as minhas leis. Assim habitou Isaque em Gerar. E perguntando-lhe os homens daquele lugar acerca de sua mulher, disse: É minha irmã; porque temia dizer: É minha mulher; para que porventura (dizia ele) não me matem os homens daquele lugar por amor de Rebeca; porque era formosa à vista. E aconteceu que, como ele esteve ali muito tempo, Abimeleque, rei dos filisteus, olhou por uma janela, e viu, e eis que Isaque estava brincando com Rebeca sua mulher. Então chamou Abimeleque a Isaque, e disse: Eis que na verdade é tua mulher; como, pois disseste: É minha irmã? E disse-lhe Isaque: Porque eu dizia: Para que eu porventura não morra por causa dela. E disse Abimeleque: Que é isto que nos fizeste? Facilmente se teria deitado alguém deste povo com a tua mulher, e tu terias trazido sobre nós um delito”.

Observe que a mesma maldição iniciada em Abraão, agora havia passado para o seu filho Isaque. O mesmo problema do pai acompanhou o filho. Ele mentiu e afirmou que Rebeca era sua irmã, quando na verdade, ela era sua esposa. O medo de morrer fez com que essa maldição da mentira acompanhasse Isaque.

Como não podia ser diferente a maldição foi passando de pai para filho e lá na frente chegou até a vida de Jacó, conforme está escrito em Gênesis 27, do versículo 01 ao 41: “E aconteceu que, como Isaque envelheceu, e os seus olhos se escureceram, de maneira que não podia ver, chamou a Esaú, seu filho mais velho, e disse-lhe: Meu filho. E ele lhe disse: Eis-me aqui. E ele disse: Eis que já agora estou velho, e não sei o dia da minha morte; agora, pois, toma as tuas armas, a tua aljava e o teu arco, e sai ao campo, e apanha para mim alguma caça. E faze-me um guisado saboroso, como eu gosto, e traze-me, para que eu coma; para que minha alma te abençoe, antes que morra. E Rebeca escutou quando Isaque falava ao seu filho Esaú. E foi Esaú ao campo para apanhar a caça que havia de trazer. Então falou Rebeca a Jacó seu filho, dizendo: Eis que tenho ouvido o teu pai que falava com Esaú teu irmão, dizendo: Traze-me caça, e faze-me um guisado saboroso, para que eu coma, e te abençoe diante da face do Senhor, antes da minha morte. Agora, pois, filho meu, ouve a minha voz naquilo que eu te mando: Vai agora ao rebanho, e traze-me de lá dois bons cabritos, e eu farei deles um guisado saboroso para teu pai, como ele gosta; E levá-lo-ás a teu pai, para que o coma; para que te abençoe antes da sua morte. Então disse Jacó a Rebeca, sua mãe: Eis que Esaú meu irmão é homem cabeludo, e eu homem liso; porventura me apalpará o meu pai, e serei aos seus olhos como enganador; assim trarei eu sobre mim maldição, e não bênção. E disse-lhe sua mãe: Meu filho, sobre mim seja a tua maldição; somente obedece à minha voz, e vai, traze-me. E foi, e tomou-os, e trouxe-os a sua mãe; e sua mãe fez um guisado saboroso, como seu pai gostava. Depois tomou Rebeca os vestidos de gala de Esaú, seu filho mais velho, que tinha consigo em casa, e vestiu a Jacó, seu filho menor; E com as peles dos cabritos cobriu as suas mãos e a lisura do seu pescoço; E deu o guisado saboroso e o pão que tinha preparado, na mão de Jacó seu filho. E foi ele a seu pai, e disse: Meu pai! E ele disse: Eis-me aqui; quem és tu, meu filho? E Jacó disse a seu pai: Eu sou Esaú, teu primogênito; tenho feito como me disseste; levanta-te agora, assenta-te e come da minha caça, para que a tua alma me abençoe. Então disse Isaque a seu filho: Como é isto, que tão cedo a achaste, filho meu? E ele disse: Porque o Senhor teu Deus a mandou ao meu encontro. E disse Isaque a Jacó: Chega-te agora, para que te apalpe, meu filho, se és meu filho Esaú mesmo, ou não. Então se chegou Jacó a Isaque seu pai, que o apalpou, e disse: A voz é a voz de Jacó, porém as mãos são as mãos de Esaú. E não o conheceu, porquanto as suas mãos estavam cabeludas, como as mãos de Esaú seu irmão; e abençoou-o. E disse: És tu meu filho Esaú mesmo? E ele disse: Eu sou. Então disse: Faze chegar isso perto de mim, para que coma da caça de meu filho; para que a minha alma te abençoe. E chegou-lhe, e comeu; trouxe-lhe também vinho, e bebeu. E disse-lhe Isaque seu pai: Ora chega-te, e beija-me, filho meu. E chegou-se, e beijou-o; então sentindo o cheiro das suas vestes, abençoou-o, e disse: Eis que o cheiro do meu filho é como o cheiro do campo, que o Senhor abençoou; Assim, pois, te dê Deus do orvalho dos céus, e das gorduras da terra, e abundância de trigo e de mosto. Sirvam-te povos, e nações se encurvem a ti; sê senhor de teus irmãos, e os filhos da tua mãe se encurvem a ti; malditos sejam os que te amaldiçoarem, e benditos sejam os que te abençoarem. E aconteceu que, acabando Isaque de abençoar a Jacó, apenas Jacó acabava de sair da presença de Isaque seu pai, veio Esaú, seu irmão, da sua caça; E fez também ele um guisado saboroso, e trouxe-o a seu pai; e disse a seu pai: Levanta-te, meu pai, e come da caça de teu filho, para que me abençoe a tua alma. E disse-lhe Isaque seu pai: Quem és tu? E ele disse: Eu sou teu filho, o teu primogênito Esaú. Então estremeceu Isaque de um estremecimento muito grande, e disse: Quem, pois, é aquele que apanhou a caça, e me trouxe? E comi de tudo, antes que tu viesses, e abençoei-o, e ele será bendito. Esaú, ouvindo as palavras de seu pai, bradou com grande e mui amargo brado, e disse a seu pai: Abençoa-me também a mim, meu pai. E ele disse: Veio teu irmão com sutileza, e tomou a tua bênção. Então disse ele: Não é o seu nome justamente Jacó, tanto que já duas vezes me enganou? A minha primogenitura me tomou, e eis que agora me tomou a minha bênção. E perguntou: Não reservaste, pois, para mim nenhuma bênção? Então respondeu Isaque a Esaú dizendo: Eis que o tenho posto por senhor sobre ti, e todos os seus irmãos lhe tenho dado por servos; e de trigo e de mosto o tenho fortalecido; que te farei, pois, agora, meu filho? E disse Esaú a seu pai: Tens uma só bênção, meu pai? Abençoa-me também a mim, meu pai. E levantou Esaú a sua voz, e chorou. Então respondeu Isaque, seu pai, e disse-lhe: Eis que a tua habitação será nas gorduras da terra e no orvalho dos altos céus. E pela tua espada viverás, e ao teu irmão servirás. Acontecerá, porém, que quando te assenhoreares, então sacudirás o seu jugo do teu pescoço. E Esaú odiou a Jacó por causa daquela bênção, com que seu pai o tinha abençoado; e Esaú disse no seu coração: Chegar-se-ão os dias de luto de meu pai; e matarei a Jacó meu irmão”.

Veja que a maldição acompanhou essa família por muito tempo. Por causa de uma mentira, o diabo sujou toda a família por muitos anos, até a quarta geração.

Vimos agora que a mentira também entrou na vida de Jacó, que usando da mesma malandragem, enganou o seu irmão Esaú, fazendo com que essa família fosse totalmente esfacelada pelo diabo.

Está escrito que pra não morrer, Jacó fugiu de casa e foi morar em outra cidade, na casa de seu tio Labão. Só que a bíblia mostra pra gente que essa maldição hereditária só foi quebrada com José, o filho de Jacó, depois de muitos anos.

O capítulo 39 e seguintes, de Gênesis, mostram pra gente que José quebrou essa maldição. Ele não se permitiu viver na mentira. Quando foi provado, assumiu a sua fé no Senhor e mostrou que tinha caráter e essa maldição hereditária foi quebrada.

Apesar de sofrer toda a injustiça; apesar de ter sido acusado de uma tentativa de estupro que ele não havia cometido; apesar de ter sido lançado na prisão, injustamente, José se manteve fiel a Deus e isso lhe foi imputado para justiça. José optou por andar na verdade, diferente dos seus antepassados.

Por meio de José, Deus quebrou a maldição da família de Abraão. José mostrou pra gente, que só carrega a maldição quem quer.

E essa atitude de José mostra pra gente que é possível andar na verdade e na justiça. José mostrou para o mundo o poder da quebra da maldição.

Agora, os mesmos problemas vividos por Abraão, Isaque e Jacó, não iriam destruir a vida de José. A libertação aconteceu em sua vida e a maldição foi de fato quebrada.

E essa história tem tudo a ver com a gente, porque ainda hoje muitas pessoas carregam a mesma maldição hereditária dessa família.

Talvez você que está lendo esta mensagem seja essa pessoa que tem carregado essa maldição hereditária e não sabe como se libertar disso.

Você tem carregado os mesmos problemas que teus pais carregaram no passado. Quem sabe você está passando pelo mesmo problema que a tua mãe passou no casamento e isso é uma maldição que tem te acompanhado e tem tirado a tua paz. Você não é feliz na vida sentimental, igual a tua mãe.

Quem sabe você tem sido vítima da mesma doença que a tua mãe teve. Quem sabe você tem carregado a mesma doença que o teu pai teve. Quem sabe você carrega no teu corpo a pressão alta, a diabetes, ou seja até mesmo um câncer e você acha que isso é normal? Lógico que não é.

O Espírito Santo está tentando te mostrar que essa amarração na tua vida financeira é fruto de uma maldição que tem acompanhado a tua família de geração em geração, mas chegou a hora de você se libertar disso aí.

José quebrou a maldição hereditária da família dele e isso mostra pra gente que você pode quebrar essa maldição hereditária da tua família também.

Esse espírito de vício que entrou na tua vida vem acompanhando os teus antepassados há anos e você não deve aceitar transferi-lo para os teus filhos. Chegou a hora de mandar esse demônio de volta para o lugar de onde ele nunca deveria ter saído, que é o inferno.

Jesus Cristo é o único que tem o poder de quebrar essa maldição hereditária que tem te acompanhado desde o dia em que você nasceu. Hoje somente através do nome de Jesus a maldição pode ser quebrada.  

Os evangelhos estão cheios de testemunhos que podem comprovar isso. Mas para isso você tem que pagar um preço: aceitar Jesus como o único salvador da tua alma e ter um compromisso com Ele diariamente. Essa é a condição.

Quando você fizer essa aliança com Deus e assumir a sua fé em Jesus e, pegar firme com Ele, pode ter certeza que essa maldição hereditária é quebrada na mesma hora e a tua vida será outra.

Não estou dizendo que a partir daí você terá uma vida de facilidades e sem problemas; não é isso que o Espírito Santo está te mostrando não; até porque quem pensa que vida de cristão é fácil é porque não entende nada de bíblia.

O que o Espírito Santo quer que você entenda é que quando você assumir a tua fé em Jesus, o diabo não terá mais domínio sobre a tua vida e, a partir daí, você passará a ser propriedade exclusiva do Senhor.

O próximo passo é buscar o batismo com o Espírito Santo, para que você possa obter a condição física e espiritual de continuar na caminhada da fé até o final, que é a entrada no reino dos céus, quando a tua alma descolar do teu corpo, na hora da morte física.

Os problemas virão, as perseguições e as injustiças virão, mas agora você terá forças para lutar e vencer todas as barreiras que se levantarem contra ti.

O diabo não terá mais acesso à tua vida e muito menos a da tua família. Ao invés de maldição, você será a própria benção e, por conseguinte, você abençoará até os que se dizem ser teus inimigos.

Então, que essa palavra possa ter despertado a tua fé e possa ter aberto o teu entendimento e que a partir de agora você tome uma atitude para sair dessa situação de vexame que você se encontra.

Que você possa colocar em prática tudo aquilo que você aprendeu aqui. Chega de carregar essa maldição hereditária! Jesus Cristo te liberta ainda hoje, basta apenas você querer. Procure uma igreja evangélica mais próxima da tua casa e se entrega de verdade pra Ele.

Que Deus te abençoe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEM MEDO DE DIZER A VERDADE