Sem medo de dizer a verdade

segunda-feira, 3 de julho de 2023

A HISTÓRIA DE MEFIBOSETE E AS CINCO REFLEXÕES QUE DEUS TEM PRA FALAR COM A GENTE

         A meditação deste estudo será extraída dos capítulos 4 e 9, do Livro de Segunda Samuel. E esses dois capítulos mostram pra gente a história de um rapaz chamado Mefibosete.

É muito importante você prestar atenção no que o Espírito Santo vai falar, porque a história desse cara tem tudo a ver com a gente e vai trazer algumas reflexões que vão falar muito conosco.

E é justamente no capítulo 4, versículo 4, de 2ª Samuel, que começa a história de Mefibosete. veja o que diz o referido versículo: “Jônatas, filho de Saul, tinha um filho aleijado dos pés. Era da idade de cinco anos quando chegaram as notícias da morte de Saul e de Jônatas; então, sua empregada o tomou e fugiu; sucedeu que, apressando-se ela a fugir, ele caiu e ficou aleijado. Seu nome era Mefibosete”.

Pois bem. Mefibosete era neto de Saul e filho de Jônatas. Saul, como todos sabem, foi o primeiro rei de Israel e reinou por muitos anos. Só que ele se desviou do caminho do Senhor e começou a fazer o que era mau e por isso, foi rejeitado por Deus.

E esse versículo mostra pra gente que em um determinado dia, Israel saiu para guerrear contra os filisteus e foi derrotado. Os filisteus não só venceram a guerra, como também mataram Saul e Jônatas.

Israel foi totalmente destruído e a casa de Saul, também. E quando esse fato aconteceu, a bíblia mostra pra gente que Mefibosete tinha apenas cinco anos de idade e quando a notícia de morte chegou no palácio real, uma das empregadas pegou Mefibosete e fugiu com ele, com a intenção de livrá-lo da morte, já que os filisteus iriam acabar com tudo e com todos.

Só que no meio do caminho, Mefibosete sofreu um grave acidente que o deixou aleijado dos pés. A carroça quebrou, a moça tropeçou, o menino caiu e ficou aleijado dos pés.

Veja bem. A intenção dessa moça, aparentemente, foi a melhor. Ela tentou ajudar Mefibosete, mas na verdade, desgraçou a vida do menino, tornando-o deficiente.

Veja que tragédia: a criança era saudável, rica e tinha de tudo, mas de uma hora pra outra se tornou órfã, pobre e deficiente dos pés.

As vezes isso acontece com muita gente. O Espírito Santo quer mostrar pra gente, com essa primeira reflexão da história de Mefibosete, que as vezes a gente passa por isso.

As vezes somos vítimas de pessoas como essas. Pessoas que aparecem na nossa vida, com a intenção de nos ajudar, mas na verdade só atrapalham, só trazem desgraças pro nosso caminho.

Talvez você mesmo já tenha sido vítima, ou está sendo vítima da “serva de Mefibosete”. Isso mesmo. Essa amizade que apareceu na tua vida, com a intenção de te ajudar, na verdade só tem te levado à ruína.

Veja o que o Espírito Santo está nos mostrando com essa primeira reflexão: cuidado com certas ajudas. Cuidado com as pessoas que aparecem na tua vida com boas intenções. O inferno está cheio de pessoas bem intencionadas.

Cuidado com a aparência. Não confie nessas amizades. As vezes o que parece bom aos nossos olhos, na verdade, está disfarçado de maldade e pode desgraçar a tua vida lá na frente. Tome muito cuido com gente assim.

A ajuda que Mefibosete recebeu de sua babá desgraçou a sua saúde e o levou à Lodebar, nossa próxima reflexão.

Veja o que diz o capítulo 9 de 2ª Samuel: “Disse Davi: Resta ainda, porventura, alguém da casa de Saul, para que use eu de bondade para com ele, por amor de Jônatas? Havia um servo na casa de Saul cujo nome era Ziba; chamaram-no que viesse a Davi. Perguntou-lhe o rei: És tu Ziba? Respondeu: Eu mesmo, teu servo. Disse-lhe o rei: Não há ainda alguém da casa de Saul para que use eu da bondade de Deus para com ele? Então, Ziba respondeu ao rei: Ainda há um filho de Jônatas, aleijado de ambos os pés. E onde está? Perguntou-lhe o rei. Ziba lhe respondeu: Está na casa de Maquir, filho de Amiel, em Lodebar. Então, mandou o rei Davi trazê-lo de Lodebar, da casa de Maquir, filho de Amiel. Vindo Mefibosete, filho de Jônatas, filho de Saul, a Davi, inclinou-se, prostrando-se com o rosto em terra. Disse-lhe Davi: Mefibosete! Ele disse: Eis aqui teu servo! Então, lhe disse Davi: Não temas, porque usarei de bondade para contigo, por amor de Jônatas, teu pai, e te restituirei todas as terras de Saul, teu pai, e tu comerás pão sempre à minha mesa. Então, se inclinou e disse: Quem é teu servo, para teres olhado para um cão morto tal como eu? Chamou Davi a Ziba, servo de Saul, e lhe disse: Tudo o que pertencia a Saul e toda a sua casa dei ao filho de teu senhor. Trabalhar-lhe-ás, pois, a terra, tu, e teus filhos, e teus servos, e recolherás os frutos, para que a casa de teu senhor tenha pão que coma; porém Mefibosete, filho de teu senhor, comerá pão sempre à minha mesa. Tinha Ziba quinze filhos e vinte servos. Disse Ziba ao rei: Segundo tudo quanto meu senhor, o rei, manda a seu servo, assim o fará. Comeu, pois, Mefibosete à mesa de Davi, como um dos filhos do rei. Tinha Mefibosete um filho pequeno, cujo nome era Mica. Todos quantos moravam em casa de Ziba eram servos de Mefibosete. Morava Mefibosete em Jerusalém, porquanto comia sempre à mesa do rei. Ele era coxo de ambos os pés”.

Observe que os quatro primeiros versículos mostram pra gente que Mefibosete foi parar em Lodebar.

Lodebar era uma cidade de extrema miséria e foi justamente para lá que Mefibosete foi levado e lá viveu sua infância, adolescência e grande parte de sua vida adulta.

A história mostra que em Lodebar só havia fome, desemprego, doença e miséria total. Uma cidade de extrema pobreza, mas foi justamente para lá que a suposta ajuda da empregada o levou. Não era vontade de Mefibosete estar em Lodebar, mas as circunstâncias da vida o levam até lá.

Um cara que tinha de tudo, era o possível sucessor do trono da monarquia de Israel e que de repente se viu aleijado, pobre, doente e totalmente sem perspectivas de dias melhores. Imagina como deve ter sido os dias de Mefibosete em Lodebar?

Meus amigos e a segunda reflexão que podemos extrair dessa história de Mefibosete é justamente essa: as vezes somos levados à Lodebar.

Muitas são as pessoas que neste exato momento estão vivendo em Lodebar. Pessoas que tinham de tudo, gozavam de uma certa estabilidade financeira e de uma saúde espetacular, mas infelizmente o destino o levou à Lodebar.

Talvez você também seja essa pessoa e esteja vivendo o mesmo dilema de Mefibosete. As falsas amizades te levaram à Lodebar e hoje você está com a vida destruída. Tua condição espiritual está totalmente apagada e você se encontra agonizando em uma Lodebar espiritual.

Na Lodebar espiritual só tem depressão, síndrome do pânico, tristeza, falta de paz, angústia, sentimento de inferioridade, opressão mental, vontade de morrer, vontade de matar todo mundo e de se matar depois, vazio na alma, desemprego, miséria, briga familiar, enfim, não há como ser feliz em Lodebar.

Não era vontade de Mefibosete ir morar em Lodebar, o destino o levou até lá. Talvez você se encontre na mesma condição. As circunstâncias te levaram à Lodebar e hoje você se encontra sozinho, abandonado, doente, vazio, depressivo e não sabe mais o que fazer.

Mas o Espírito Santo mostra pra gente, que Lodebar não é terra de homem de Deus, não é terra de mulher de Deus. Você não vai morrer em Lodebar, você vai sair dessa situação de vexame, que o diabo te colocou.

Se te levaram à Lodebar; se as circunstâncias fizeram com que você fosse parar em Lodebar, o Espírito Santo está te mostrando que tudo isso aconteceu na tua vida para que você amadurecesse e pudesse enxergar que sem Deus você não é nada.

Você confiou em muita gente, menos em Deus, por isso as coisas saíram do lugar na tua vida, por isso você foi parar em Lodebar.

Mas a bíblia mostra pra gente que Mefibosete não morreu em Lodebar. Deus se lembrou de Mefibosete e o tirou de lá e essa será a nossa próxima reflexão.

 Veja o que dizem os versículos 1/5: “Disse Davi: Resta ainda, porventura, alguém da casa de Saul, para que use eu de bondade para com ele, por amor de Jônatas? Havia um servo na casa de Saul cujo nome era Ziba; chamaram-no que viesse a Davi. Perguntou-lhe o rei: És tu Ziba? Respondeu: Eu mesmo, teu servo. Disse-lhe o rei: Não há ainda alguém da casa de Saul para que use eu da bondade de Deus para com ele? Então, Ziba respondeu ao rei: Ainda há um filho de Jônatas, aleijado de ambos os pés. E onde está? Perguntou-lhe o rei. Ziba lhe respondeu: Está em Lodebar. Então, mandou o rei Davi trazê-lo de Lodebar”.

Observe que está escrito que Deus fez Davi se lembrar de Mefibosete e o usou para resgatá-lo de Lodebar, para mudar a vida do filho de Jônatas, seu verdadeiro amigo.

Nessa ocasião Davi já havia estabelecido o seu reinado em Israel. A bíblia mostra pra gente que depois de muitos anos e de muitas lutas, Davi foi o sucessor de Saul e reinou em seu lugar, conforme Deus havia estabelecido ao profeta Samuel.

E a gente vê nesse capítulo 9 que a amizade que Davi tinha com o pai de Mefibosete fez com que Deus se lembrasse dele. Deus havia se lembrado de Mefibosete e usou Davi para tirá-lo de Lodebar e mudar a história de sua vida.

Ora meu amigo e minha amiga. É justamente sobre isso que o Espírito Santo quer falar com a gente nesta terceira reflexão: Deus se lembrou de você e vai te tirar de Lodebar, mas você precisa se cercar de pessoas que te aproximam de Deus.

Mefibosete não tinha mais perspectivas de dias melhores; Mefibosete nem havia conhecido Davi pessoalmente, até então, mas a amizade que o pai dele tinha com Davi, moveu a mão de Deus e fez com que Deus usasse Davi para mudar a sua vida e o seu destino.

Aprendemos com isso que as boas amizades nos aproximam de Deus.  A amizade que Davi tinha com Jônatas, trouxe Mefibosete para perto de Deus e mudou a história de sua vida.

Selecione melhor suas amizades. Se cerque de pessoas que te levem para perto de Deus e se afaste de gente que só te fasta de Deus.

Ultimamente você não tem vigiado e só tem se relacionado com pessoas que não tem nada a ver com a tua fé cristã. Por isso você está cada vez mais longe do caminho do Senhor.

Até o teu linguajar mudou; até as tuas vestimentas mudaram e você sabe que tem feito coisas que até mesmo você estranha. Veja a direção que o Espírito Santo está te dando. Vigia.

Afaste-se dessas amizades e volta à prática das primeiras obras. A amizade de Davi e Jônatas era a amizade verdadeira e essa amizade os aproximava de Deus, tanto é que depois de muitos anos, mesmo Davi sendo o cara mais rico de Israel; mesmo exercendo a mais alta posição social daquela nação, ele se lembrou dessa amizade e mandou chamar Mefibosete até o palácio real.

O Espírito Santo está mostrando também que Deus se lembrou de você e vai te tirar de Lodebar. Você não vai morrer nessa situação de miséria e de sofrimento.

O Espírito Santo quer que você entenda que Ele não só vai te tirar de Lodebar, Ele também vai restituir tudo aquilo que o diabo tirou de você. Essa será a nossa quarta reflexão.

Observe que Davi mandou que o seu homem de confiança fosse até Lodebar e resgatasse Mefibosete da vida de miséria. E quando isso aconteceu Mefibosete ficou sem entender nada. Ficou com até medo, porque no primeiro momento ele pensou que se tratava de uma armadilha.

Ele imaginou, inicialmente, que Davi estava querendo eliminar o único descendente vivo de Saul. Por isso quando ele chegou na presença do rei se humilhou. Ele se ajoelhou e se comparou a um cão morto (verso 8).

Mas a intenção de Davi era restituir tudo aquilo que o diabo havia tirado de Mefibosete. Isso é muito forte meu amigo. Isso é glorioso, minha amiga!

E assim foi feito. Davi assinou um decreto, restituindo à Mefibosete, todas as terras e bens que por direito pertenciam ao seu avô Saul e, por conseguinte, ao seu pai, Jônatas.

De pobre, pedinte e miserável, Mefibosete agora havia se tornado em um homem rico, próspero e respeitado. Esse foi o trabalho de Deus na vida de Mefibosete. A mudança de vida foi notória e gloriosa!

E é justamente isso que o Espírito Santo quer falar com a gente nesta quarta reflexão: Deus vai restituir tudo aquilo que o diabo tirou da tua vida.

Não importa o estado que você se encontra. Não importa se você de uma pra outra foi parar em Lodebar, a palavra de Deus mostra que haverá restituição na tua vida, assim como houve na vida de Mefibosete.

Não importa nem até mesmo se você crer ou não, até porque a bíblia não mostra se Mefibosete cria, a bíblia mostra apenas que Deus fez e pronto.

Então, não pergunte como Deus vai fazer, até porque o como é com Deus. A restituição foi feita na vida de Mefibosete e está registrado. Essa história verídica não foi colocada na bíblia à toa. A palavra de Deus nunca será à toa, até porque está escrito que ela nunca volta vazia (Isaías 55/11).

Mefibosete hoje está morto e essa palavra é pra mim e pra você, ou seja, pra gente. Então creia em dias melhores; creia que Deus está falando com você e vai restituir tudo aquilo que você perdeu, tudo aquilo que o diabo tirou de você.

Além de restituir tudo aquilo que o diabo tomou de você, Deus também vai fazer você sentar à mesa com os príncipes. Deus vai transformar a vergonha em dupla honra e essa é a nossa quinta e última reflexão deste estudo.

Pois bem. Está escrito nos versículos 7/13, que além de Davi restituir todos os bens materiais que Mefibosete havia perdido, ele ainda o honrou e o convidou a morar no palácio e a comer todos os dias na sua mesa. Mefibosete passou a desfrutar das riquezas do rei.

Isso é muito glorioso e mostra pra gente a forma como Deus trabalha. O cara além de ter ficado rico de uma hora pra outra, ainda foi honrado na presença de todos e adquiriu o direito de comer na mesa do rei durante o resto de sua vida. Deus transformou a vergonha em dupla honra.

Você pegou o Espírito meu amigo? Você tem noção do que o Espírito Santo está querendo te mostrar, minha amiga? Ele vai transformar a tua vergonha em honra.

Você ainda vai voltar a comer na mesa com os príncipes. Você ainda vai dar grandes testemunhos. As pessoas ainda vão bater palmas para o teu testemunho. Você não vai morrer em Lodebar.

Quando Deus te tirar de Lodebar, Ele vai restituir tudo aquilo que o diabo tirou da tua vida e vai te honrar na presença de todos os teus inimigos, para que você possa testemunhar a grandeza desse Deus; para que todos possam ver o agir de Deus na tua vida, como aconteceu naquele dia em que Mefibosete foi honrado na presença de todos.

Entretanto, quando Deus te curar, quando Deus restituir a tua saúde de volta; quando Deus restabelecer a tua vida financeira de volta, quando Ele libertar o teu familiar das drogas; quando Deus restituir a tua família, o teu casamento, quando tudo isso acontecer, não deixe a timidez te dominar, testemunhe o que Deus fez na tua vida, para que muitas almas sejam ganhas com o teu testemunho.

Aprenda com os ensinamentos dessa palavra. Tome posse do que Deus falou contigo através dessa história de Mefibosete e coloque em prática tudo aquilo que você aprendeu aqui, porque dentro de pouco tempo, você vai sair de Lodebar e o diabo vai ser envergonhado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEM MEDO DE DIZER A VERDADE