Sem medo de dizer a verdade

domingo, 11 de junho de 2023

NINGUÉM DÁ VALOR A MINHA PREGAÇÃO

         No estudo de hoje iremos falar sobre um fato muito triste que aconteceu com o Senhor Jesus dentro da sua casa, ou seja, no seu meio familiar.

Isso mesmo. Hoje vamos meditar no evangelho de João, capítulo 7, do versículo 01 ao 09, que mostra pra gente a história do salvador da humanidade, que viveu momentos de tristeza e de desprezo em sua casa e em sua terra natal.

A palavra de hoje vai mostrar pra gente que um profeta nunca terá valor em sua cidade, em sua família.

Por isso, é muito importante você ler a mensagem até o final, porque o Espírito Santo vai trazer uma palavra de conforto e de fé pra todos que têm vivido dentro de casa, o mesmo problema que Jesus viveu, quando foi confrontado pelos seus familiares e pelos seus conterrâneos.

Vejamos o que está escrito em João, capítulo 07, do verso 01 ao 09:

1 - E depois disto Jesus andava pela Galiléia, e já não queria andar pela Judéia, pois os judeus procuravam matá-lo.

2 - E estava próxima a festa dos judeus, a dos tabernáculos.

3 - Disseram-lhe, pois, seus irmãos: Sai daqui, e vai para a Judéia, para que também os teus discípulos vejam as obras que fazes.

4 - Porque não há ninguém que procure ser conhecido que faça coisa alguma em oculto. Se fazes estas coisas, manifesta-te ao mundo.

5 - Porque nem mesmo seus irmãos criam nele.

6 - Disse-lhes, pois, Jesus: Ainda não é chegado o meu tempo, mas o vosso tempo sempre está pronto.

7 - O mundo não vos pode odiar, mas ele me odeia a mim, porquanto dele testifico que as suas obras são más.

8 - Subi vós a esta festa; eu não subo ainda a esta festa, porque ainda o meu tempo não está cumprido.

9 - E, havendo-lhes dito isto, ficou na Galiléia.

Pois bem. Diz a escritura sagrada que Deus enviou Jesus a este mundo, para salvar a alma da humanidade que estava sob o domínio do diabo, por causa do pecado cometido por Adão e Eva lá no livro de Gênesis (João capítulo 03, verso 16).

Está escrito também que Deus criou o ser humano e lhe soprou do seu Espírito nas narinas e este passou a ser alma vivente (Gênesis capítulo 02, versículo 07).

Só que o tempo passou e o ser humano entregou a sua alma para o diabo, depois daquele bate papo com a cobra (Gênesis capítulo 03). Sobre isso a gente já meditou em outros estudos anteriores.

A partir de então a alma do ser humano passou para o domínio de satanás e este obteve o controle da humanidade. A escolha errada de Adão trouxe consequências espirituais severas para a humanidade.

Só que Deus não ficou inerte a esse acontecimento e fez de tudo para resgatar a alma do ser humano das garras do diabo.

Por milhares de anos, enviou seus profetas com essa finalidade, cujos nomes estão registrados no antigo testamento (Isaias, Jeremias, Elias, Ezequiel, etc). Entretanto, não obteve êxito, porque o ser humano sempre foi rebelde, desobediente e ingrato. Prefere acreditar em tudo que é palpável, menos nos ensinamentos de Deus.

Pois bem. Por não mais restar alternativa, então Deus resolveu enviar o seu único filho, Jesus, para que através do sacrifício de morte e ressurreição na cruz, retomasse o domínio sobre a alma do ser humano, que até aquele momento estava nas mãos do diabo.

E assim foi feito. Somente os que reconhecerem esse sacrifício e se entregarem de verdade ao Senhor Jesus, terão seus nomes inscritos no Livro da Vida e serão salvos quando morrerem, ou seja, quando a sua alma descolar desse corpo algum dia (João 03/16).

Enquanto que os que não reconhecerem e não se entregarem a Jesus de verdade, não terão direito de serem salvos quando partirem desse mundo terreno para o mundo espiritual. (João 03, verso 18).

Com o sacrifício de Jesus o resgate da alma foi feito e a partir desse episódio, Deus obteve de volta o domínio sobre a alma do ser humano, que havia sido perdido lá no jardim do éden, por Adão e Eva. Essa história verídica todo mundo já sabe. Esse é o resumo do evangelho e do cristianismo.

Pois bem.  E essa passagem bíblica que acabamos de ler em João capítulo 07, do verso 1 ao 9, mostra pra gente um fato muito triste que ocorreu com o Senhor Jesus dentro da sua casa e que infelizmente acontece com a gente também nos dias de hoje.

Diz o referido texto sagrado que a gente acabou de ler, que em um determinado dia, Jesus retornou para a sua cidade natal e teve uma grande decepção com seus familiares.

O texto mostra pra gente que quando Jesus chegou em sua cidade Belém da Galileia, e retornou para a sua casa, os seus irmãos de sangue não o receberam com muita simpatia.

Os familiares de Jesus fizeram de tudo para que ele saísse da presença deles e voltasse para a Judeia, porque não acreditavam em sua pregação.

Só que a fama de Jesus havia se espalhado por toda a terra e os judeus religiosos da Judeia queriam matar Jesus e mesmo sabendo disso, os irmãos dele o expulsaram de sua casa e de sua cidade e mandaram ele voltar para a Judeia, para ser morto pelos seus inimigos.

Pois é. A própria família de Jesus não acreditava que ele era o salvador da humanidade. Os irmãos de Jesus não valorizavam os seus ensinamentos e a sua pregação. Achavam que ele era mais um perturbado, travestido de profeta.

Vejam bem. Quem deveria apoiar Jesus estava rejeitando, estava desvalorizando a chance que Deus havia lhes dado de ser irmão do salvador da humanidade e de ter o privilégio de conviver com ele. Que família ingrata essa, não é?

Eles enxergavam Jesus como sendo um perturbado, como um louco, como um qualquer. Não davam valor as suas palavras; não acreditavam no que ele falava.

Eles tiveram o privilégio de conviver com o Filho de Deus, mas rejeitaram essa chance de ouro.

E isso acontece muito com a gente hoje em dia. As vezes sentimentos na pele esse mesmo dilema que Jesus viveu com seus familiares.

A nossa família não valoriza aquilo que a gente faz pra Deus. Eles não enxergam em nós, pregadores do evangelho, o dom que Deus nos concedeu de levar a palavra da salvação para eles. Por isso desvalorizam o que você faz, por isso nem te dão atenção quando você fala de salvação.

Eles preferem ouvir um desconhecido qualquer, do que ouvir aquilo que Deus tem pra falar com eles, através da gente. Você já deve ter passado por isso ou quem sabe, você está passando por isso aí dentro da tua casa, com os teus familiares.

Na tua família ninguém te valoriza; ninguém te enxerga com um homem ou uma mulher de Deus e isso tem te entristecido, da mesma forma como entristeceu Jesus, naquela ocasião.

O fato é que a tua família não dá a mínima para o que você fala, para o que você prega, igual fizeram com Jesus nessa ocasião registrada em João capitulo 07.

Não sei se por inveja ou descrença mesmo, mas o fato é que a nossa família não valoriza a nossa pregação, apesar do nosso bom testemunho dentro e fora de casa.

Quantas vezes você foi usado por Deus para trazer uma mensagem de fé e de salvação para os teus familiares, mas quando você começou a abrir a boca, logo logo eles começaram a trocar de assunto, começaram a menosprezar aquilo que você estava tentando falar? Acredito que foram muitas as vezes que isso aconteceu.

Esquenta com isso não. Isso é normal. Jesus também passou por isso e deixou claro que um profeta não tem valor na sua cidade. Ele deu o exemplo do médico que não cura a si mesmo. Deixou claro que um profeta nunca será bem recebido na sua cidade (Lucas 4, versos 23 e 24).

É muito triste, mas é a pura realidade. Os nossos familiares nunca darão valor as nossas pregações. Nunca nos enxergarão como profetas de Cristo. Isso é bíblico, você acabou de ver. Jesus sentiu essa dor da injustiça na pele também.

Eles sempre vão preferir dar ouvidos a uma pessoa estranha, do que a nós, que convivemos lado a lado com eles. Essa é uma artimanha do diabo, utilizada há milhares de anos, justamente pra entristecer a gente que prega a palavra de Deus; pra entristecer nós, que somos ministros da palavra de Deus.

Por isso, não deixe que esse tipo de situação afete o teu relacionamento com Deus e nem diminua o teu chamado e nem tão pouco afete o teu relacionamento com a tua família.

Você é uma pessoa escolhida por Deus para ganhar almas. Você faz parte do exército de Cristo e precisa prosseguir com o teu chamado. Outras almas serão resgatadas das mãos do diabo através de você.

Você é um ministro da palavra de Deus experiente e como tal, deve saber que na tua casa você vai passar por esse tipo de situação. É isso que o Espírito Santo está mostrando pra gente no dia de hoje.

Não esquente a cabeça. Vá em busca das almas que estão lá fora, porque se Jesus passou por isso, com a gente não vai ser diferente.

Que o Espírito Santo possa ter falado profundamente contigo e que você coloque em prática o que aprendeu com esse ensinamento de hoje.

Deus te abençoe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEM MEDO DE DIZER A VERDADE