Sem medo de dizer a verdade

quarta-feira, 24 de maio de 2023

DA VIDA NÃO LEVO NADA

         A mensagem de hoje vai trazer pra gente um alerta de Deus sobre um erro comum que muita gente comete, que é valorizar as coisas materiais, em detrimento das coisas espirituais.

A meditação de hoje será no capítulo 9, versículo 10, do livro de Eclesiastes, onde consta um ensinamento muito interessante deixado por Salomão, que vai edificar a nossa fé.

Por isso, vale a pena você ler a mensagem até o final, porque o Espírito Santo vai falar profundamente conosco sobre esse tema, para que a gente não mais cometa esse erro grosseiro.

Pois bem. Assim está escrito em Eclesiastes capítulo 9, verso 10: “Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças, porque na sepultura, para onde tu vais, não há obra nem projeto, nem conhecimento, nem sabedoria alguma”.

Palavra forte essa, não é? O Espírito Santo é tremendo, não é? Ele está trazendo um alerta de salvação para nossa vida no dia de hoje, porque essa é a finalidade do evangelho, salvar a nossa alma.

Então, vamos entender o que Ele tem pra falar com a gente, através dessa passagem bíblica?

Pois bem. Quando Deus criou o ser humano e soprou do seu Espirito em suas narinas, o mesmo passou a ser alma vivente (Gênesis 2, verso 7). O objetivo de Deus foi espiritualizar o ser humano para que ele valorizasse a sua vida espiritual e colocasse Deus acima de todas as coisas.

Entretanto, a cobra surgiu e desgraçou a vida do ser humano, conforme já estudamos no capítulo 03 do livro de Gênesis. A partir de então, a vaidade e a ambição pela conquista dos bens materiais tomaram conta do ser humano e ele se tornou escravo do dinheiro, do poder e da sua posição social.

A vida espiritual ficou em segundo plano e a ganância pelas conquistas, pelos bens materiais e pelo dinheiro, passou a dominar a mente do homem e da mulher.

Entretanto, Salomão, que foi um homem de Deus muito rico, sábio e poderoso (2ª Crônicas 9, verso 22), já no final de sua vida, em plena velhice, no cume da experiência, constatou que tudo nessa vida não passa de vaidade.

Esse ensinamento bíblico que acabamos de ler em Eclesiastes 09, verso 10, foi dito justamente por Salomão e mostra pra gente o perigo de se viver apegado aos bens materiais.

Conforme você pode conferir nas escrituras sagradas, Salomão foi o filho de Davi, que assumiu o reinado de Israel, após a morte de seu pai (1ª Reis, capítulo 2, versículo 12).

Salomão foi um cara que teve de tudo nessa vida e que, usado pelo Espírito Santo, deixou esse ensinamento para que a gente pudesse refletir sobre o verdadeiro objetivo de nossa passagem aqui nessa terra.

É uma reflexão muito interessante, porque principalmente nos dias atuais, a gente tem visto que o ser humano tem colocado toda a sua força em busca da realização de seus objetivos pessoal, ou seja, ele tem colocado toda sua força na busca incansável pelo dinheiro e pelo poder.

Hoje é assim: quanto mais o cara tem dinheiro, mais ele quer. Carros, casas, apartamentos, fazendas, dinheiro no banco, esse tem sido o foco do ser humano desde sempre.

Deus tem ficado em segundo plano e a maioria das pessoas nem atentam para isso. A ambição pelos bens materiais tem tomado o tempo do ser humano e quanto mais ele tem, mais quer.

Só que agora, aparece Salomão e mostra pra gente, através dessa passagem bíblica, que quando a gente morrer, não vai levar nada dessa terra, porque caixão não tem gaveta. Só que todo mundo já conhece esse ditado popular e mesmo assim, continuamos extremamente materialistas.

Pois é. Você pode ter um milhão na tua conta bancária. Você pode ter dez carros na tua garagem. Você pode ter dez apartamentos. Você pode ter 10 casas. Você pode ter mil fazendas. Você pode ter até mil pares de sapatos, mas quando tu morrer, tu não vai levar nada.

Quando tu morrer, tudo isso vai ficar pro inventário judicial ou extrajudicial. Tudo isso vai gerar uma briga de família em busca da melhor partilha de bens, porque na sepultura, para onde tu vais, tu não poderá levar nada. É isso que o Espírito Santo está nos ensinado, através dessa mensagem.

Observe que ultimamente você não tem nem mais tempo pra curtir a vida com a tua família, porque você só pensa em trabalhar e ganhar dinheiro. Teu tempo é só pra isso hoje em dia. Veja no “monstro” que você se transformou por causa da tua ambição pelas coisas dessa terra.

Deus quer que a gente valorize mais a nossa vida espiritual, porque a nossa passagem aqui na terra é muito curta. O tempo está passando muito rápido e se você não colocar a tua força nas coisas espirituais, você vai se decepcionar quando chegar a tua hora de partir para a eternidade.

Você sabe que você tem investido todo o teu tempo somente em busca de bens materiais, somente em busca da realização de teus sonhos, mas o Espírito Santo está trazendo esse alerta para que você desperte do sono da morte e dê preferência a tua vida espiritual, a tua salvação (Efésios 5, verso 14).

Você é uma alma que habita dentro de um corpo, e essa alma não morre, ela um dia vai voltar para a eternidade e as coisas materiais vão ficar aqui nessa terra, não tem jeito e você sabe disso, mas mesmo assim você não para de pensar só em ganhar dinheiro.

Ultimamente você só tem se preocupado em ganhar dinheiro, em trabalhar e tem se esquecido da tua alma, da tua salvação. Só que o tempo está passando e você precisa acordar para essa realidade que o Espírito Santo está nos alertando, através de Salomão.

Isso não quer dizer que é errado você conquistar os bens materiais e comer do bom e do melhor, não é isso que o Espírito Santo está falando, até porque essa é uma promessa que o Senhor Jesus fez pra gente em João capítulo 10, verso 10.

O que Deus está mostrando pra gente é que não devemos colocar isso acima da nossa salvação, mas é justamente isso o que você está fazendo.

Jesus nos ensinou que devemos priorizar a nossa salvação e que as demais coisas serão acrescentadas (Mateus 6, verso 33). Ele nos ensinou que o Reino de Deus é mais importante do que qualquer coisa perecível.

Então, nunca valerá a pena você investir mais do teu tempo nas coisas desse mundo, do que na tua salvação.

Aproveite o pouco tempo que lhe resta de vida para investir na tua vida espiritual, porque disso depende a tua salvação. Valorize mais a tua família, a tua saúde, vise o teu bem-estar e cuide da tua alma, porque ela é o teu único bem de valor inestimável. O resto não passa de vaidade.

Que o Espírito Santo possa ter conseguido falar contigo através dessa mensagem e que você coloque em prática aquilo que Ele nos ensinou através dessa passagem bíblica, porque na sepultura, para onde tu vais, não há obra nem projeto, nem conhecimento, nem sabedoria alguma. Tudo o que você conquistar de bens materiais, vai ficar aqui nessa terra.

Que Deus te abençoe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEM MEDO DE DIZER A VERDADE