sexta-feira, 2 de março de 2018

A VOZ DA ALMA


Este é o dever de que te encarrego, ó filho Timóteo, segundo as profecias de que antecipadamente foste objeto: combate, firmado nelas, o bom combate, mantendo fé e boa consciência, porquanto alguns, tendo rejeitado a boa consciência, vieram a naufragar na fé (1ª Timóteo, capítulo 1, versículos 18 e 19).

Muitos não sabem, mas a nossa vida está constituída sob três fundamentos: CORPO, ALMA E ESPÍRITO.

O corpo é a matéria, a carcaça, o que nos sustenta fisicamente aqui nesta terra. Depende de alimentação e de cuidados para estar saudável.

O espírito é a razão, o intelecto, o saber. Depende de aprendizado, de desenvolvimento, para que o ser humano possa ser bem-sucedido e contribua, de alguma forma, para o progresso da humanidade e da sua própria vida.

Já a ALMA, o objeto do nosso estudo, diz respeito aos sentimentos, a parte emotiva do ser humano. Ela se alimenta de sentimentos e de prazeres.

Pois bem. Muitas pessoas passam a alimentar os dois primeiros fragmentos do ser humano, que são o corpo e a alma e acham que isso é o suficiente. Enganam-se. O mundo está cheio de pessoas emotivas, que a todo o momento seguem os desígnios do coração, em detrimento da razão, e isso tem sido o motivo principal de tantas desilusões.

A consciência é a voz dirigida a alma. Ela fala em nome da razão. Ninguém a ouve, só a própria pessoa.

Quando a consciência fala com a alma e a pessoa dá ouvidos à essa voz, com certeza ela toma decisões acertadas que só irão lhe conduzir ao sucesso e as vitórias. Vai lhe aproximar de Deus.

Do contrário, quando a alma não dá ouvidos à voz da consciência, o fracasso e as desilusões são inevitáveis. É só uma questão de tempo.

Observe que a pessoa emotiva está sempre quebrando a cara.  As decepções e as desilusões são constantes em sua vida, haja vista estar longe de Deus.

A voz da consciência aniquila os sentimentos produzidos pela alma e, por conseguinte, alimenta o espírito, fortalecendo-o. A voz da consciência é a voz de Deus, por isso devemos ter sempre a boa consciência, assim como está escrito na passagem bíblica acima.

Que a nossa consciência possa estar limpa, para assim, estarmos bem com Deus e com a humanidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário