quarta-feira, 14 de fevereiro de 2018

QUANDO SE TEM A CABEÇA DURA

O mundo está cheio de pessoas teimosas, que fazem as coisas ao seu bel prazer, sem levar em conta a razão e, acima de tudo, as consequências de seus atos teimosos.

Quantas são as pessoas que estão no caminho errado e que não aceitam conselhos de seus pais, de seus irmãos ou de seus amigos? Muitas.

O cabeça dura é tão burro que ele acha que todo mundo está errado e que só ele está certo. Eis o motivo de tantas decepções e fracassos das pessoas teimosas.

Deus fala uma coisa e o cabeça dura faz outra; Deus mostra uma direção e ela segue outra; enfim, só ela é a experta.

Um exemplo clássico é o de uma pessoa que é de Deus, mas que está se deixando levar por uma paixão, um namoro com outra pessoa que não tem nada a ver com Deus, com a fé que ela professa e que todo mundo lhe dá conselho para não levar esse relacionamento à frente, mas ela não escuta e segue à diante.

Lá na frente vai quebrar a cara e vai pagar o preço; o preço da rebeldia. A Palavra de Deus, no livro de Provérbios, capítulo 1, versículos 24 ao 30 diz: “...Mas, porque clamei, e vós recusastes; porque estendi a mão, e não houve quem atendesse; antes, rejeitastes todo o meu conselho e não quisestes a minha repreensão; também eu me rirei na vossa desventura, e, em vindo o vosso terror, eu zombarei, em vindo o vosso terror como a tempestade, em vindo a vossa perdição como o redemoinho, quando vos chegar o aperto e a angústia. Então, me invocarão, mas eu não responderei; procurar-me-ão, porém não me hão de achar. Porquanto aborreceram o conhecimento e não preferiram o temor do SENHOR; não quiseram o meu conselho e desprezaram toda a minha repreensão...”.

Pois bem. Deus sempre fala conosco através da razão, que é a nossa consciência, nos mostrando o caminho certo a seguir; nos orientando a tomar sempre a decisão correta, mas o cabeça dura, o teimoso, sempre deixa de ouvir a voz de Deus, em detrimento das suas próprias emoções. Resultado? Vai ter que pagar o preço, o preço da dor.

O cabeça dura chamado Jacó também teve que pagar o preço por causa de sua teimosia e de sua “esperteza”. Diz a Bíblia em Gênesis capítulo 32, versículo 25 que: “...vendo este que não podia com ele, tocou-lhe na articulação da coxa; deslocou-se a junta da coxa de Jacó, na luta com o homem...”

Jacó teve que ser ferido para acordar, ou seja, sentiu a dor na pele para mudar de postura. Ele, depois de tomar decisões movido pela emoção, traiu o irmão, tomando-lhe o direito de primogenitura, depois de enganar seu pai, Esaú.

Como consequência, pagou o preço de ter que fugir para não morrer; destruiu sua família, já que ficou longe de seu pai e de sua mãe, trabalhando feito um condenado para seu tio, para só depois de ser ferido pelo anjo, ou seja, depois de pagar o preço, reconhecer o erro e voltar a fazer a coisa certa.

Tem pessoa que é assim. Ela sabe que a decisão que está tomando vai lhe custar caro; sabe que o caminho que está trilhando vai lhe levar à ruína, mas o orgulho não a deixa voltar atrás, não a deixa se arrepender e pedir ajuda.

Há um ditado popular que diz que “se conselho fosse bom não se dava; se vendia”. Adágio esse proclamado por satanás e aceito por muitos.

Ora meu amigo e minha amiga. A Bíblia é a nossa bússola; Deus é o nosso conselheiro. Através de sua Palavra, conseguimos tudo para a nossa vida. Os conselhos de Deus são justos e verdadeiros e dão sabedoria aos símplices; “são mais desejáveis do que ouro depurado; e são mais doces do que o mel e o destilar dos favos” (Salmos 19, v. 10).

Diante de tudo que foi exposto, tem-se que a rebeldia só leva a caminhos amargos. Ser cabeça dura só vai te conduzir a desilusões e fracassos. Não pague pra vê.

Nenhum comentário:

Postar um comentário