quarta-feira, 22 de março de 2017

QUANDO DEUS REJEITA UM SERVO SEU

Quando o ser humano resolve, de livre e espontânea vontade, entregar a sua vida ao Senhor Jesus e, a partir de então, fazer a Sua vontade, no início as coisas vão muito bem. Tudo é novidade; a fé está em alta e o que se aprende na igreja, logo o novo seguidor de Cristo coloca em prática. Para ele não tem tempo ruim, o primeiro amor está ativo e ele é pau para toda obra.

Funciona mais ou menos assim:

Ninguém vem ao Pai se Este não o tiver escolhido antes (João 15, versículo 16). Há um chamado de Deus e em seguida uma capacitação para que o novo convertido siga em frente, no caminho da salvação, levando a Palavra de Deus para as outras pessoas.

Eu me lembro de quando o Senhor Jesus me tirou de um centro de macumba e me trouxe para o Seu Caminho, dando-me paz, saúde e uma nova vida. Passei 25 anos de minha vida servindo aos encostos e, por conseguinte, tendo uma vida totalmente destruída por eles. Obsessão, doenças, brigas, desempregos, dores, enfim, era um sofrimento diário.

Quando recebi o chamado de Deus, logo obtive vida, saúde, paz e, acima de tudo, salvação. Assim é a vida da pessoa que aceita o sacrifício feito pelo Senhor Jesus na cruz e entrega sua vida para Ele, renunciando a sua própria vontade.

A Bíblia mostra um personagem que aceitou entregar a sua vida para o Senhor dos Exércitos e, logo em seguida foi escolhido pelo povo como sendo o primeiro rei dos Judeus. Esse homem se chamava Saul (1ª Samuel 9).

Saul recebeu a unção de Deus e, por conseguinte, a capacitação para liderar o povo de Israel em toda a sua trajetória.

No início ele era pau para toda obra, fazia a vontade de Deus e obedecia às ordens dadas pelo Profeta Samuel, que era o líder religioso da época.

Mas como acontece com 99% dos evangélicos, o tempo foi passando e Saul foi se achando alguma coisa. Pois é. Ele achava que o simples fato de Deus o ter feito rei já era o suficiente para ele se achar o cara e pensar que não precisava mais obedecer às ordens advindas do Soberano (1ª Samuel 15).

O tempo é o maior inimigo do homem de Deus. Ele faz a pessoa se sentir alguma coisa; faz com que o esfriamento sobrevenha; faz com que o primeiro amor se esfrie; faz com que a fé se apague, ou seja, o tempo é o verdadeiro inimigo do homem de Deus.
Talvez o amigo leitor discorde da minha colocação, mas tenho como parâmetro, os fatos descritos na Bíblia e, principalmente no dia-a-dia da jornada cristã. As estatísticas estão aí, na nossa frente, basta ver na sua própria igreja ou na sua casa, se você mesmo continua sendo aquele mesmo crente de quando iniciou a fé. Duvido!

Na maioria das vezes o orgulho é tão grande que a pessoa que está na situação de Saul toma como primeira atitude discordar dessa colocação, ao invés de admitir que está doente espiritual e que precisa de ajuda.

Saul também era assim. Passou a discordar dos conselhos de Samuel e começou a fazer as coisas do jeito dele. Isso foi o início da sua queda.

Quando a pessoa chega nessa situação, imediatamente há uma rejeição por parte de Deus. Isso mesmo, Deus rejeita o seu escolhido (1ª Samuel 15, vers. 22 e 23).

A pior coisa que pode acontecer na vida de um escolhido é a rejeição. Chego até a chorar só em pensar nessa hipótese. Peço a Deus todos os dias de minha vida, pela sua misericórdia, para que eu não venha me tornar um Saul.

Sei que não estou livre disso, basta apenas deixar o orgulho entrar para que isso possa acontecer. Que Deus me livre; tenho medo só de pensar nessa presunção. Mas faz parte do cotidiano cristão. As igrejas estão cheias de Saul; crentes rejeitados por Deus porque deixaram ser contaminados pelo tempo.

Observe que Saul foi tão contaminado pelo tempo que mesmo com a repreensão e o aviso de Samuel ele não quis reconhecer que estava mal espiritualmente e não se arrependeu, pelo contrário, o orgulho era tão grande, por causa do status que possuía, que ele tentou persuadir o profeta Samuel para que fingisse que nada estava acontecendo com ele e que aparecesse de mãos dadas com ele perante o povo, para que ninguém soubesse de sua rejeição e de sua queda espiritual (1ª Samuel 15, vers. 30 e 31).

O tempo meu amigo e minha amiga. Esse é o grande inimigo do homem de Deus, acredite você ou não.

Quando servi aos encostos, vi, muitas vezes, o demônio chamado exu do tempo falar: “eu tenho a maior paciência do mundo para trabalhar na queda de um servo do homem de branco (ele não falava o nome de Jesus e se referia a ele como homem de branco); não é à toa que me chamo exu do tempo, eu sei esperar” e finalizava com uma enorme gargalhada.

Por isso meu amigo, vamos lutar para que não estejamos nesse percentual de caídos, mas vamos ser humildes para pedir, diariamente, a misericórdia de Deus para que venhamos ser esse 1% dos que continuam na fé, no primeiro amor, obedientes à Palavra de Deus e as ordens dos profetas.

Não deixe que o orgulho estrague o seu chamado e, por conseguinte, a sua salvação. Não cometa os mesmos erros que Saul, para que não venhais a ser rejeitado por Deus.

É o que tem a dizer,

Eudes Borges

11 comentários:

  1. Não me ajudou em nada!A pergunta e porque Deus me rejeitou? e o único exemplo e de Sau ! Eu não me afastei da presença de Deus, mas tudo o que fiz foi orar e buscar a Deus direção. A unica resposta foi : tudo o que eu tentei fazer deu errado! a palavra de deus diz: trazei o dizimo a casa do Senhor. Eu sempre levei, e só vejo o devorador atuar em todas as áreas da minha vida! orei ppor uma porta de emprego que continuasse a fazer a obra, e a unica porta que abriu foi de trabalhar de quarta até domingo, não permitindo que faça parte de nada dos trabalhos da igreja! Meu companheiro foi embora depois de 13 anos orando pelo nosso casamento. fiquei um ano em monte consagração e jejum para que Deus restaurasse minha família , e depois de um ano eu soube que ele tinha se casado com outra! Vou repetir, Por que Deus me rejeitou ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá não sei quem é você mas ao ler seu depoimento vi o quanto de dificuldades você está enfrentando. Os dias ruins e as dores dessa vida sobrecaem em todos servos ou não servos do Senhor.
      Pode parecer fácil falar mas acredite em mim já lhe dei com muita dor tbm.
      Permaneça firme em Deus leia a Bíblia ore constantemente e mostre a Deus o quanto é grande tua dor através das tuas lágrimas.

      O inimigo veio para matar,roubar e destruir, mas Deus irá lhe dar vida e vida em abundância tenha fé ❤️ abraços

      Excluir
    2. À irmã que escreveu sobre se sentir rejeitada, há dois motivos pelos quais passamos por problemas: Ou Deus quer te ensinar algo, te preparar para algo e a provação é a escola de Deus. Ou, há pecado. A palavra de Deus diz que "quem confessa e deixa, alcança misericórdia, mas quem esconde nunca prosperará" faça uma análise da sua vida. Você tem sido fiel em todas as áreas a Deus? Você tem a consciência limpa? Caso "sim" continue sendo fiel e a vitória virá. Caso "não" faça o que diz a Bíblia "arrependa-se e volte ao primeiro amor"

      Excluir
    3. Cara irmã
      A resposta que te dou nessa situação que vc tire o seu foco das coisas que estão acontecendo e foque em Jesus Cristo. A bíblia fala para buscar em primeiro lugar o reino de Deus e sua justiça e as outras coisas vos serão acrescentadas. Busca intimidade com Deus em orações, jejum e suplicas para conhecer primeiro o abençoador e ele vai te dar a direção em tudo na sua vida. Sei que não é fácil mais quando tiramos os olhos dos nossos problemas e começamos a buscar a Deus de verdade o Espírito Santo nos consola, orienta e nos dá paz. O sangue de Jesus nos purifica e somos perdoados então vc não foi rejeitada por Deus, somente mude seu foco para ter intimidade com Deus e saber qual é a vontade dele não a sua.

      Excluir
    4. Rejeitar não quer dizer que ele não nós ama.
      Tudo é um aprendizado..como uma escola ..não ficamos de recuperação ou fomos reprovados momentaneamente ? Depois temos que fazer tudo certo de novo ?.E mais ou menos isto ..
      Porém a luta não é fácil..
      Perdas nem sempre são castigos ou rejeições...são as vezes livramentos.
      Continue a perseverar ..
      DEUS te abençoe..

      Excluir
    5. QUERIDA Irma a palavra de Deus diz entrega tudo ao Senhor e Confia NeLE O MAIS ELE Tudo fará!! Confiar é a chave para a Resposta confiança totall.

      Excluir
    6. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    7. Como você está atualmente?

      Excluir
  2. Gastei muito do posicionamento do autor do texto, quanto dos comentários. Deus é fiel, mas nós somos, as vezes, muito inconstantes.

    ResponderExcluir
  3. Hoje em oração pedi pra Deus me dá algumas passagens da sua Sagrada Escritura para mim, e veio Jeremias - 8, e Oséias - 5, ambos falando sobre rejeição e castigo, não sou perfeito, erro muito e tenho muito o que consertar na minha vida, principalmente por está voltando agora pra uma congregação, mais Deus me deu essas passagens e foi como uma faca entrando no meu peito, estou muito triste .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc não foi rejeitado por Deus pq Cristo deu o seu sangue para nos justificar perante o Pai. Todo aquele que clamar pelo nome de Jesus será salvo! Porém vc tem que mudar de vida pq o Senhor está te dando uma nova chance, se vc esta tendo consciência que seus caminhos são maus perante os olhos do Senhor e deseja do seu coração mudar então aproveita essa oportunidade, abandona os seus maus caminho e volte para Deus com um coração quebrantando e arrependido e peça peça perdão e abandone essa vida pq se vc continuar desse jeito vc pode morrer espiritualmente dai é esperar a morte física. Se arrependa e conserte a sua vida.

      Excluir