segunda-feira, 4 de setembro de 2017

ESTUDO DO LIVRO DO PROFETA JEREMIAS - CAPÍTULO 33

Uma atenção especial consta nesse trigésimo terceiro capítulo. E reside no versículo 12: “...Assim diz o Senhor dos Exércitos: Ainda neste lugar, que está deserto, sem homem nem animal, e em todas as suas cidades, haverá uma morada de pastores, que façam repousar aos seus rebanhos...”

Talvez o amigo já tenha lido várias vezes este capítulo e não tenha ainda atentado para a particularidade deste versículo.

Aqui o Senhor assegura mudança total e plena da situação nefasta que o homem esteja vivendo, para uma situação plenamente favorável.

É certo e verdadeiro que o cristão passará por seu deserto. Assim como Cristo passou pelo deserto, todos nós um dia iremos passar por ele. Situações nefastas, dificuldades, enfim, dias de aflições todo mundo um dia vai passar.

Mas a garantia que temos, que nos assegura uma saída radical e real dos dias maus, está neste versículo. Deus garante que no mesmo lugar que estamos vivendo, ou seja, não precisa mudar de cidade, estado ou país, a situação vai mudar para melhor. Ele vai transformar essa terra inabitável e deserta, em uma terra habitável e deleitosa, onde possa repousar os seus rebanhos, que somos nós.

O interessante é que o versículo primeiro diz que essa Palavra veio à Jeremias quando ele se encontrava encarcerado no pátio da guarda, ou seja, quando o mundo desabou na cabeça do profeta. “...E veio a palavra do SENHOR a Jeremias, segunda vez, estando ele ainda encarcerado no pátio da guarda...”.

Ali se iniciava o deserto na vida de Jeremias. O encarceramento era a porta de entrada do seu deserto. Deserto esse que se estendeu por vários capítulos, conforme iremos meditar mais adiante.

Mas quando a pessoa é verdadeiramente de Deus ela não se deixa abater pelas dificuldades, pelo contrário, tem a convicção que a resposta vem do altar, mediante o uso da fé.


Nenhum comentário:

Postar um comentário