Sem medo de dizer a verdade

segunda-feira, 10 de julho de 2017

ESTUDO DO LIVRO DO PROFETA JEREMIAS - CAPITULO 26

CAPÍTULO 26

Dando continuidade ao estudo do livro do profeta Jeremias, adentramos no vigésimo sexto capítulo. Confesso que ao meditar nesse capítulo fiquei estarrecido com os acontecimentos nefastos vividos pelo profeta Jeremias.

Pude observar o quão difícil era pregar a Palavra de Deus no período da idade média e início da contemporânea. O próprio livro de Jeremias mostra as dificuldades que ele enfrentou para anunciar o evangelho naquela época.

No capítulo 12 vimos que Jeremias estava cansado de pregar a verdade e ver os rebeldes continuarem numa boa. Já no capítulo 15 assistimos a aflição que ele passou por causa das perseguições. Dúvidas e medo lhe assolavam. No capítulo 16, notamos o sofrimento de Jeremias por causa da proibição de constituir família. Ali o profeta foi compelido a conviver com a solidão. No capítulo 20, observamos a injustiça sofrida pelo profeta, que chegou até a ser preso em um tronco e chicoteado durante 24 horas.

Agora, neste capítulo 26, versículo 8, observa-se que ele encarou a morte por causa da Palavra de Deus: “Tendo Jeremias acabado de falar tudo quanto o SENHOR lhe havia ordenado que dissesse a todo o povo, lançaram mão dele os sacerdotes, os profetas e todo o povo, dizendo: Serás morto”.

Pois bem. Deus havia dado uma ordem a Jeremias para anunciar a palavra de arrependimento àquele povo rebelde, afim de livrá-los do inferno e mesmo assim eles não quiseram dar ouvidos à voz do homem de Deus.

Quando Jeremias acabou de falar, os profetas e os sacerdotes logo o condenaram a pena de morte (versículo 11): “Então, os sacerdotes e os profetas falaram aos príncipes e a todo o povo, dizendo: Este homem é réu de morte, porque profetizou contra esta cidade, como ouvistes com os vossos próprios ouvidos”.

Observe que não foram os incrédulos que conspiraram contra ele, foram os supostos crentes que armaram contra a sua vida.

No versículo 12, Jeremias fez a sua defesa nos seguintes termos: “Falou Jeremias a todos os príncipes e a todo o povo, dizendo: O SENHOR me enviou a profetizar contra esta casa e contra esta cidade todas as palavras que ouvistes”.

Diante disso, nota-se no versículo 16, que os não crentes, ou seja, os de fora, atuaram em sua defesa com a seguinte tese: “Então, disseram os príncipes e todo o povo aos sacerdotes e aos profetas: Este homem não é réu de morte, porque em nome do SENHOR, nosso Deus, nos falou”.

Diante de todo esse julgamento, verifica-se que a sentença final só saiu no versículo 24, quando ele só escapou da pena de morte porque Deus usou um homem chamado AICÃO, para interceder de uma vez por todas por ele nos seguintes termos: “Porém a influência de Aicão, filho de Safã, protegeu a Jeremias, para que o não entregassem nas mãos do povo, para ser morto”.

Pois bem. Meditando nesse vigésimo sexto capítulo, conclui-se que é muito triste saber que o simples fato de pregar a Palavra, pode levar o homem de Deus à pena de morte, pelos que supostamente professam a mesma fé.

Os que condenaram Jeremias à morte foram os sacerdotes e profetas, ou seja, os que supostamente eram evangélicos. Graças a Deus que pelo menos aqui no Brasil, não se tem registro de acontecimentos dessa natureza.

Temos visto mortes de cristãos no oriente médio por integrantes de seitas nazistas e satânicas, mas não por parte das pessoas que professam a mesma fé no Senhor Jesus.

Que Deus nos livre dos falsos crentes.

quinta-feira, 6 de julho de 2017

ESTUDO DO LIVRO DO PROFETA JEREMIAS - CAPÍTULO 25

CAPÍTULO 25

Percorrendo com o estudo do livro do profeta Jeremias, discorreremos hoje sobre o vigésimo quinto capítulo.

Certamente você deve saber o que é um cálice de vinho. Há pessoas que se embriagam com o vinho; outras faz dele uma bebida diária na hora do almoço; enquanto que algumas o bebem em momentos especiais.

O que muitos não sabem é que existe um cálice de vinho do Senhor que é amargo e que causa angústia e sofrimento.

Nesse vigésimo quinto capítulo Deus fez todo o povo de Israel saber da existência desse vinho e os fez experimentar (versículo 15): “Porque assim me disse o SENHOR, o Deus de Israel: Toma da minha mão este cálice do vinho do meu furor e darás a beber dele a todas as nações às quais eu te enviar”.

Aqui começou a revoltada Deus para com aquele povo rebelde, idólatra e traidor. Durante os capítulos anteriores Deus usou Jeremias para anunciar a palavra da salvação e de arrependimento. Agora, no capítulo 25, Ele começa a dar de beber do seu vinho a todos os rebeldes e traidores.

Está escrito que todos foram obrigados a tomar do vinho do Senhor e que não podia haver recusa (versículo 28): “Se recusarem receber o cálice da tua mão para beber, então, lhes dirás: Assim diz o SENHOR dos Exércitos: Tereis de bebê-lo”.

Pois bem. Trazendo para os dias atuais, temos que essa palavra é voltada para todos que se encontram na rebeldia, na idolatria e nos prazeres desse mundo.

Todos que se encontra nessa situação, tal qual aquele povo do passado, provarão do cálice de vinho do Senhor. Não pense que é brincadeira. A Palavra de Deus é séria e irreversível. O cálice de vinho do Senhor é amargo e danoso, não duvide.

Talvez você seja até um admirador de vinho tinto, seco, suave, de mesa ou seja o tipo que for e nunca tenha ouvido falar no cálice de vinho do Senhor. Saiba que se você não se converter, cedo ou tarde será obrigado a prová-lo.

Assim como aquele povo tomou, não tenha dúvida que você também irá tomá-lo. Está escrito. Não haverá escapatória nem para os pastores. Não pense que o título de bispo, pastor, presbítero irá livrá-lo da prova desse vinho (versículos 35 e 36): “Não haverá refúgio para os pastores, nem salvamento para os donos dos rebanhos. Eis o grito dos pastores, o uivo dos donos dos rebanhos! Porque o SENHOR está destruindo o pasto deles”.

O cálice de vinho do Senhor. Essa é a palavra contida no vigésimo quinto capítulo. Que Deus nos livre dessa prova.

segunda-feira, 3 de julho de 2017

ESTUDO DO LIVRO DO PROFETA JEREMIAS - CAPÍTULO 24

CAPÍTULO 24

Dando andamento ao estudo do livro do profeta Jeremias, concluiremos hoje o vigésimo quarto capítulo.

Neste capítulo Deus revelou a Jeremias a existência de dois cestos de figos. Um cesto contendo figos bons e outro cesto contendo figos estragados, impróprios para o consumo (versículos 1 e 2): “Fez-me ver o SENHOR, e vi dois cestos de figos postos diante do templo do SENHOR, depois que Nabucodonosor, rei da Babilônia, levou em cativeiro a Jeconias, filho de Jeoaquim, rei de Judá, e os príncipes de Judá, e os artífices, e os ferreiros de Jerusalém e os trouxe à Babilônia. Tinha um cesto figos muito bons, como os figos temporãos; mas o outro, ruins, que, de ruins que eram, não se podiam comer”.

Observe que Deus levou Jeremias para um determinado lugar e o fez enxergar esses dois tipos de figos. Essa revelação foi para que Jeremias soubesse o que iria acontecer com aquele povo que havia sido levado cativo pelo rei Nabucodonosor, para a Babilônia, por ter abandonado a fé no Deus de Israel.

Pois bem. Como já discorremos nos capítulos anteriores, Deus permitiu que os hebreus fossem feitos cativos porque eles haviam lhe traído, em detrimento dos deuses pagãos. Mas, como em todo o lugar do mundo, no meio daquele povo hebreu haviam pessoas boas e más; pessoas que não se corromperam e, por conseguinte, não deixaram de servir ao Senhor e existiam também pessoas más, que tinham abandonado a fé no Deus vivo e estavam servindo e adorando aos deuses dessa terra.

Deus mostrou isso a Jeremias e lhe disse que iria tomar duas atitudes: A primeira era agir favoravelmente na vida dos bons que não tinham se corrompido. Prometeu mudar aquela situação de cativeiro e lhes dá a vitória, trazendo-os de volta a sua terra natal (versículos 4 a 7): “A mim me veio a palavra do SENHOR, dizendo: Assim diz o SENHOR, o Deus de Israel: Do modo por que vejo estes bons figos, assim favorecerei os exilados de Judá, que eu enviei deste lugar para a terra dos caldeus. Porei sobre eles favoravelmente os olhos e os farei voltar para esta terra; edificá-los-ei e não os destruirei, plantá-los-ei e não os arrancarei. Dar-lhes-ei coração para que me conheçam que eu sou o SENHOR; eles serão o meu povo, e eu serei o seu Deus; porque se voltarão para mim de todo o seu coração”.

A segunda atitude a ser tomada pelo Soberano era destruir todos os figos ruins, ou seja, os traidores e corruptos que haviam abandonado a fé Nele. Esse grupo de pessoas iria pagar o preço da traição e do abandono (versículos 8 ao 10): “Como se rejeitam os figos ruins, que, de ruins que são, não se podem comer, assim tratarei a Zedequias, rei de Judá, diz o SENHOR, e a seus príncipes, e ao restante de Jerusalém, tanto aos que ficaram nesta terra como aos que habitam na terra do Egito. Eu os farei objeto de espanto, calamidade para todos os reinos da terra; opróbrio e provérbio, escárnio e maldição em todos os lugares para onde os arrojarei. Enviarei contra eles a espada, a fome e a peste, até que se consumam de sobre a terra que lhes dei, a eles e a seus pais”.

Em resumo Deus mostrou que os figos bons iriam ter uma chance, enquanto que os figos estragados iriam ser exterminados.

Pois bem. O que essa Palavra tem a ver conosco? Tudo. A Palavra de Deus não muda. Ele é Deus do passado, do presente e do futuro. Essa palavra nos diz exatamente o que vai acontecer com a humanidade.

A sociedade é constituída por dois tipos de figos: OS BONS E OS RUINS. Os bons são os verdadeiros cristãos que não se contaminaram com os deuses desse mundo e ainda guardam a fé no Deus vivo, servindo a Jesus. A esse grupo Deus está dizendo que cuidará dele e que haverá salvação.

Todavia, com relação aos figos ruins e estragados, que são todos que rejeitaram o sacrifício da cruz e que servem aos deuses desse mundo e que não querem um compromisso com Deus, serão castigados e receberão a recompensa que merecem, conforme se verifica nos versículos 8 ao 10 citados.


Pois é meu amigo e minha amiga. A revelação que Jeremias teve de Deus neste vigésimo quarto capítulo foi essa: A salvação para os figos bons e a condenação para os figos estragados. Que tipo de figo você é? Responda para si mesmo.