domingo, 7 de janeiro de 2018

VOCÊ TEM CONDIÇÕES DE SEGUIR JESUS?

Grandes multidões o acompanhavam, e ele, voltando-se, lhes disse: Se alguém vem a mim e não aborrece a seu pai, e mãe, e mulher, e filhos, e irmãos, e irmãs e ainda a sua própria vida, não pode ser meu discípulo. E qualquer que não tomar a sua cruz e vier após mim não pode ser meu discípulo. Pois qual de vós, pretendendo construir uma torre, não se assenta primeiro para calcular a despesa e verificar se tem os meios para a concluir? Para não suceder que, tendo lançado os alicerces e não a podendo acabar, todos os que a virem zombem dele, dizendo: Este homem começou a construir e não pôde acabar. Ou qual é o rei que, indo para combater outro rei, não se assenta primeiro para calcular se com dez mil homens poderá enfrentar o que vem contra ele com vinte mil? Caso contrário, estando o outro ainda longe, envia-lhe uma embaixada, pedindo condições de paz. Assim, pois, todo aquele que dentre vós não renuncia a tudo quanto tem não pode ser meu discípulo. (Lucas, capítulo 14, versículos 25/33).

Ao meditarmos no texto sagrado, logo chegamos ao entendimento de que nem todo mundo que se diz cristão está apto a seguir Jesus. Ser cristão exige renúncia, sacrifício e acima de tudo planejamento.

O texto acima é um ensinamento do próprio Jesus acerca  da visão que deve ter o seu pretenso seguidor.

Todo bom empreendedor, antes de abrir um negócio ou uma empresa, deve, antes de tudo, fazer um breve estudo acerca do ramo que ele pretende comercializar. Deve se preparar naquela área, estudar os riscos e as vantagens, se capacitar para tal, porque senão o fracasso empresarial será inevitável. São as aulas que aprendemos no SENAI / SEBRAE, etc. Conhecer do negócio é essencial para o empreendedor.

Pois bem. Foi fazendo essa comparação que Senhor Jesus, ao perceber que grande multidão o seguia, mas não sabia que o caminho era difícil. Pensavam que para serem chamados de cristãos, bastavam apenas estar acompanhando Jesus e na verdade, não é bem assim.

Ter muita gente com nome de cristão não quer dizer que todos são de Cristo. O Mestre deixou isso bem claro ao reunir a todos e adverti-los de que eles estavam ali, mas na verdade nem sabiam o que queriam.

O seguidor de Cristo deve, antes de tudo, estudar os riscos que a fé exige e saber das condições exatas para se andar com Deus e ter  o título de cristão.

Assim como o bom empreendedor deve fazer um estudo prévio sobre o negócio que pretende abrir, o pretendente a seguir Jesus deve também, saber que a vida cristã não é fácil. Sacrifício diário, renúncia, perseguições e desafios farão parte da jornada.
Enganam-se os que pensam que ser cristão é ter uma vida sem problemas e cheia de facilidades; ah, se enganam mesmo! O tomar a cruz, descrito no versículo 27  deixa claro isso.

Jesus não veio ser senhor deste mundo. Seu seguidor deve ter essa consciência e saber de logo que a recompensa maior será herdar um lugar no Reino dos Céus quando partir para a eternidade.

A salvação da alma é o objetivo principal para o seguidor de Cristo.  

O mesmo acontece nos dias atuais. As igrejas estão repletas de multidões à procura das bênçãos de Jesus. Todavia, a maioria não tem o conhecimento dessa realidade descrita pelo próprio Jesus, em Lucas 14, versículos 25 ao 33.

Não adianta ter a igreja cheia de pessoas mal intencionadas e interesseiras, se as mesmas não tiverem o conhecimento das condições necessárias para se alcançar a salvação, o entendimento de que para se andar com Cristo é necessário renunciar a sua própria vida e aos seus entes queridos.

Medite, calcule, estude amplamente as condições exigidas para ser de fato e de verdade um fiel seguidor da doutrina de Cristo. Não seja mais um em meio à multidão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário