terça-feira, 7 de novembro de 2017

ESTUDO DO LIVRO DO PROFETA JEREMIAS - CAPÍTULO 51

A última mensagem de Jeremias. Profecia contra as imagens de esculturas e contra os idólatras.

Neste quinquagésimo primeiro capítulo, a mensagem do Senhor, através de Jeremias, é direcionada, além da continuidade da destruição da Babilônia, para a destruição das imagens de esculturas.

A cidade mãe, como era conhecida, podre por causa da prostituição espiritual; tinha como foco principal, a adoração aos deuses pagãos, através das imagens de esculturas. Anu (o Deus do céu), Enlil (o Deus da terra, do ar e da tempestade) e Ea (o Deus que presidia as águas). Além deles ainda havia Deus-lua, Sin, do Deus-sol, Xamaxe, e da Deusa da fertilidade Ishtar.

Tinha como principal deles, o deus protetor Marduque. O povo era completamente idólatra e esse foi um dos motivos principais para que o povo de Israel também se tornasse idólatra, trazendo a ira do Criado sobre eles.

Toda essa situação irritava a Deus: “...Embrutecido é todo o homem, no seu conhecimento; envergonha-se todo o artífice da imagem de escultura; porque a sua imagem de fundição é mentira, e nelas não há espírito. Vaidade são, obra de enganos; no tempo da sua visitação perecerão...” (versículos 17 e 18).

Logicamente que isso não ia ficar impune. Deus iria se vingar de todos os idólatras e dos deuses pagãos, representados pelas imagens de esculturas: “...Portanto, eis que vêm dias, em que farei juízo sobre as imagens de escultura de babilônia, e toda a sua terra será envergonhada, e todos os seus mortos cairão no meio dela. Portanto, eis que vêm dias, diz o Senhor, em que farei juízo sobre as suas imagens de escultura; e gemerão os feridos em toda a sua terra...” (versículos 47 e 52).

Pois bem. Apesar de Deus ter cumprido a Sua Palavra e exterminado aquela cidade e todos os idólatras, hoje não a história se repete.

Ao olharmos ao nosso redor, vemos muitos babilônicos/idólatras, se perpetuarem no tempo. A grande meretriz, detentora dos direitos autorais dos deuses pagãos e das imagens de esculturas, hoje atua de forma sorrateira, enganando os incautos, provocando a ira do Senhor.

A Babilônia física caiu, mas a espiritual permanece de pé, provocando a fúria do Senhor com os cultos às imagens de santos.

A mensagem de Jeremias neste capítulo é voltada para esse alerta. Deus está alertando você amigo internauta que gosta de adorar algum tipo de santo, através das imagens de esculturas.

Se você tem em casa alguma imagem de escultura, saiba que Deus abomina esse tipo de coisa e te ordena neste instante que deixes imediatamente essa prática satânica.

Quem é de Deus obedece à Sua Palavra e não age dessa forma. Se você entendeu esta mensagem e de fato e de verdade largar esses deuses católicos, com certeza há uma promessa para você. Deus jamais te abandonará: “...Porque Israel e Judá não foram abandonados do seu Deus, do Senhor dos Exércitos, ainda que a sua terra esteja cheia de culpas contra o Santo de Israel...” (versículo 5).

O Senhor usou a Babilônia como um instrumento para punir o Seu povo quando eles se afastavam dEle. A Bíblia também nos diz que no futuro o Senhor castigará a babilônia espiritual, tal como fez no passado.

Esta foi a última mensagem do profeta Jeremias contida em seu livro, não deixe de aproveitá-la. Amanhã pode ser tarde demais: “...até aqui são as palavras de Jeremias...” (versículo 64).

Nenhum comentário:

Postar um comentário