sábado, 16 de setembro de 2017

ESTUDO DO LIVRO DO PROFETA JEREMIAS - CAPÍTULO 35

O Teste de Deus.

Passando por este capítulo, percebe-se uma coisa inusitada.  Deus dá uma ordem para que um determinado grupo religioso beba vinho: “...Vai à casa dos recabitas, e fala com eles, e leva-os à casa do Senhor, a uma das câmaras e dá-lhes vinho a beber...” (versículo 2).

Ora, a princípio quando lemos esse versículo, de cara ficamos sem entender o porquê de beber vinho. Contudo, ao debruçar sobre os demais versículos, logo vemos a resposta para esse meu questionamento humano.

Pois bem. A ordem foi dada a Jeremias para que se dirigisse à casa dos recabitas, que nada mais eram do que uma ordem religiosa nômade fundada por Jonadabe, filho de Recabe, durante o século IX, antes de Cristo e que não moravam em casas (versículos 9 e 10).

Assim foi feito. Jeremias os conduziu até o templo com o fito de que todos bebessem vinho. Ocorre que os recabitas não usavam qualquer produto da videira, ou seja, por tradição e obediência a Jonadabe, nunca haviam tomado vinho. A recusa foi imediata: “…Não beberemos vinho, porque Jonadabe, filho de Recabe, nosso pai, nos ordenou, dizendo: Nunca jamais bebereis vinho, nem vós nem vossos filhos...” (versículo 6).

Vejam em que situação eles se meteram. Tiveram sua fé provada. Obedecer ou não à voz do profeta, em detrimento de sua convicção religiosa?

Não hesitaram e provaram que eram fiéis no cumprimento de uma palavra. Não estavam desobedecendo a ordem de Deus, pelo contrário, estavam mostrando fidelidade na execução de sua fé.

Note que eles explicaram que estavam em Jerusalém por ocasião do “destino”, ou seja, em face do medo dos exércitos dos caldeus e dos sírios: “...Sucedeu, porém, que, subindo Nabucodonosor, rei de babilônia, a esta terra, dissemos: Vinde, e vamo-nos a Jerusalém, por causa do exército dos caldeus, e por causa do exército dos sírios; e assim ficamos em Jerusalém...” (versículo11).

Eles não eram habitantes de Jerusalém por natureza. Estavam naquela cidade, mas mantinham a fidelidade religiosa. Isso foi o suficiente para agradar a Deus, que por sua vez, os preservou em sua presença diária. Foram privilegiados e recompensados por causa da fidelidade: “...E à casa dos recabitas disse Jeremias: Assim diz o Senhor dos Exércitos, o Deus de Israel: Pois que obedecestes ao mandamento de Jonadabe, vosso pai, e guardastes todos os seus mandamentos, e fizestes conforme tudo quanto vos ordenou, Portanto assim diz o Senhor dos Exércitos, Deus de Israel: Nunca faltará homem a Jonadabe, filho de Recabe, que esteja na minha presença todos os dias...” (versículos 18 e 19).

Veja o quão interessante é esta passagem bíblica contida neste capítulo 35. Não se trata de beber ou não vinho, como havíamos pensado inicialmente. Aqui se trata de fidelidade. Não de corrupção material e espiritual.

Aquela recusa ao vinho não foi em vão. Eles foram recompensados e privilegiados, por meio da fé. Enquanto que os que eram filhos naturais e herdeiros correspondentes de Deus, perderam a benção, porque eram desobedientes ao Soberano: “...Por isso assim diz o Senhor Deus dos Exércitos, o Deus de Israel: Eis que trarei sobre Judá, e sobre todos os moradores de Jerusalém, todo o mal que falei contra eles; pois lhes tenho falado, e não ouviram; e clamei a eles, e não responderam...” (versículo 17).

Por isso meu amigo e minha amiga, não se corrompa espiritualmente. Mantenha a sua fé íntegra na Palavra de Deus. Seja um cristão autêntico e verdadeiro. Não haja como muitos teólogos fariseus, pastores e obreiros que não passam de sepulcros caiados.


Viva a fé genuína na Palavra de Deus. Seja um recabita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário