quinta-feira, 6 de julho de 2017

ESTUDO DO LIVRO DO PROFETA JEREMIAS - CAPÍTULO 25

CAPÍTULO 25

Percorrendo com o estudo do livro do profeta Jeremias, discorreremos hoje sobre o vigésimo quinto capítulo.

Certamente você deve saber o que é um cálice de vinho. Há pessoas que se embriagam com o vinho; outras faz dele uma bebida diária na hora do almoço; enquanto que algumas o bebem em momentos especiais.

O que muitos não sabem é que existe um cálice de vinho do Senhor que é amargo e que causa angústia e sofrimento.

Nesse vigésimo quinto capítulo Deus fez todo o povo de Israel saber da existência desse vinho e os fez experimentar (versículo 15): “Porque assim me disse o SENHOR, o Deus de Israel: Toma da minha mão este cálice do vinho do meu furor e darás a beber dele a todas as nações às quais eu te enviar”.

Aqui começou a revoltada Deus para com aquele povo rebelde, idólatra e traidor. Durante os capítulos anteriores Deus usou Jeremias para anunciar a palavra da salvação e de arrependimento. Agora, no capítulo 25, Ele começa a dar de beber do seu vinho a todos os rebeldes e traidores.

Está escrito que todos foram obrigados a tomar do vinho do Senhor e que não podia haver recusa (versículo 28): “Se recusarem receber o cálice da tua mão para beber, então, lhes dirás: Assim diz o SENHOR dos Exércitos: Tereis de bebê-lo”.

Pois bem. Trazendo para os dias atuais, temos que essa palavra é voltada para todos que se encontram na rebeldia, na idolatria e nos prazeres desse mundo.

Todos que se encontra nessa situação, tal qual aquele povo do passado, provarão do cálice de vinho do Senhor. Não pense que é brincadeira. A Palavra de Deus é séria e irreversível. O cálice de vinho do Senhor é amargo e danoso, não duvide.

Talvez você seja até um admirador de vinho tinto, seco, suave, de mesa ou seja o tipo que for e nunca tenha ouvido falar no cálice de vinho do Senhor. Saiba que se você não se converter, cedo ou tarde será obrigado a prová-lo.

Assim como aquele povo tomou, não tenha dúvida que você também irá tomá-lo. Está escrito. Não haverá escapatória nem para os pastores. Não pense que o título de bispo, pastor, presbítero irá livrá-lo da prova desse vinho (versículos 35 e 36): “Não haverá refúgio para os pastores, nem salvamento para os donos dos rebanhos. Eis o grito dos pastores, o uivo dos donos dos rebanhos! Porque o SENHOR está destruindo o pasto deles”.

O cálice de vinho do Senhor. Essa é a palavra contida no vigésimo quinto capítulo. Que Deus nos livre dessa prova.

Nenhum comentário:

Postar um comentário