sábado, 15 de julho de 2017

ESTUDO DO LIVRO DO PROFETA JEREMIAS - CAPÍTULO 27

CAPÍTULO 27

Continuando com o estudo do livro do profeta Jeremias, finalmente chegamos ao vigésimo sétimo capítulo.

Queria enfatizar que trarei neste capítulo um assunto meio que polêmico, mas com certeza muito forte e que vai ajudar os que realmente creem na Palavra de Deus como ela é e não como eles querem.

Enfatizo que poucos pastores têm coragem de enfrentar um tema dessa natureza, motivo que leva este autor a abrir o campo dos comentários, para que o amigo leitor possa explanar a sua opinião sobre a direção contida neste capítulo.

Trata-se da entrega de poder ao inimigo dos hebreus para que este os oprimisse e os tornassem seus escravos. A bíblia diz taxativamente, no versículo 6, que Deus chamou Nabucodonosor de servo: “Agora, eu entregarei todas estas terras ao poder de Nabucodonosor, rei da Babilônia, meu servo; e também lhe dei os animais do campo para que o sirvam”.

Pois bem. Nabucodonosor foi considerado o rei mais poderoso do império babilônico. Foi o carrasco do povo hebreu e mesmo assim foi considerado servo do Deus Vivo.

A história mostra que ele destruiu o templo de Deus e arrasou Jerusalém, conforme se vê em 2ª Reis, capítulo 25, versículo 8 ao 10: “No sétimo dia do quinto mês, do ano décimo nono de Nabucodonosor, rei da Babilônia, Nebuzaradã, chefe da guarda e servidor do rei da Babilônia, veio a Jerusalém. E queimou a Casa do SENHOR e a casa do rei, como também todas as casas de Jerusalém; também entregou às chamas todos os edifícios importantes”.

Consta ainda em Daniel, capítulo 3, que ele construiu uma imagem de ouro para que todos o adorasse, ocasião em que por causa da recusa, mandou jogar na fornalha, Mesaque, Sadraque e Abedenego, todos servos de Deus.

Diz a bíblia ainda, no capítulo 4 de Daniel, que Nabucodonosor padeceu de uma doença mental justamente por causa da perseguição que fazia ao povo hebreu: “No mesmo instante, se cumpriu a palavra sobre Nabucodonosor; e foi expulso de entre os homens e passou a comer erva como os bois, o seu corpo foi molhado do orvalho do céu, até que lhe cresceram os cabelos como as penas da águia, e as suas unhas, como as das aves”.

Enfim, esse cara era de todo inimigo do povo de Deus. Mas o que teria levado Deus a fazer do inimigo de seu povo, um servo Seu? Por qual motivo, causa ou circunstância, Deus resolveu tirar a benção de seu povo, as conquistas centenárias, para dar ao rei considerado inimigo de seu povo? Consta lá em Jeremias 27, nos versículos 6 ao 8 que isso aconteceu: “Agora, eu entregarei todas estas terras ao poder de Nabucodonosor, rei da Babilônia, meu servo; e também lhe dei os animais do campo para que o sirvam. Todas as nações servirão a ele, a seu filho e ao filho de seu filho, até que também chegue a vez da sua própria terra, quando muitas nações e grandes reis o fizerem seu escravo. Se alguma nação e reino não servirem o mesmo Nabucodonosor, rei da Babilônia, e não puserem o pescoço debaixo do jugo do rei da Babilônia, a essa nação castigarei com espada, e com fome, e com peste, diz o SENHOR, até que eu a consuma pela sua mão”.

A resposta é simples meu amigo: Quando os escolhidos rejeitam a benção, o inimigo toma posse dela. Naquela ocasião os hebreus haviam rejeitado as bênçãos, quando traíram a Deus e passaram a adorar outros deuses pagãos.

Deus permite que as bênçãos rejeitadas pelos seus servos passem para os incrédulos e neste caso Ele mesmo a retirou e a deu ao seu algoz.

Deus fez do incrédulo e adversário Nabucodonosor um possuidor das bênçãos que eram de seus escolhidos. Fez dele seu servo, em detrimento dos escolhidos. Isso é muito forte e ao mesmo tempo polêmico, porque certos pastores tidos como teólogos/orgulhosos não aceitam essa passagem bíblica como sendo real e por isso a deixam de fora de suas pregações.

Isso é muito sério. Nabucodonosor foi chamado de servo de Deus. Não vou avançar na biografia de Nabucodonosor porque o intuito deste estudo é voltado para o capítulo 27 do livro do profeta Jeremias, estudo este que estou concluindo diariamente, mas farei em outra ocasião e já adianto que ele terminou se convertendo depois de ter sido curado de sua doença mental (Daniel 4, versículos 36 e 37): “Tão logo me tornou a vir o entendimento, também, para a dignidade do meu reino, tornou-me a vir a minha majestade e o meu resplendor; buscaram-me os meus conselheiros e os meus grandes; fui restabelecido no meu reino, e a mim se me ajuntou extraordinária grandeza. Agora, pois, eu, Nabucodonosor, louvo, exalço e glorifico ao Rei do céu, porque todas as suas obras são verdadeiras, e os seus caminhos, justos, e pode humilhar aos que andam na soberba”.

Diante do exposto, conclui-se que esta palavra é voltada única e exclusivamente para o povo evangélico. Sim, para você que professa uma fé no Deus Vivo. Se você trair a Deus e O abandonar, você irá se tornar escravo do incrédulo, do diabo.

Deus vai fazer do teu inimigo servo Dele para que você se torne seu escravo. O que você conquistou quando estava na fé, vai ser repassado para o teu inimigo, assim como Ele fez nos versículos 6, 7 e 8.

O inimigo do povo hebreu que se tornou servo de Deus. A retirada das bênçãos das mãos dos escolhidos para as mãos do inimigo. Essa é a revelação contida nesse vigésimo sétimo capítulo. Até o próximo.

2 comentários: