segunda-feira, 3 de julho de 2017

ESTUDO DO LIVRO DO PROFETA JEREMIAS - CAPÍTULO 24

CAPÍTULO 24

Dando andamento ao estudo do livro do profeta Jeremias, concluiremos hoje o vigésimo quarto capítulo.

Neste capítulo Deus revelou a Jeremias a existência de dois cestos de figos. Um cesto contendo figos bons e outro cesto contendo figos estragados, impróprios para o consumo (versículos 1 e 2): “Fez-me ver o SENHOR, e vi dois cestos de figos postos diante do templo do SENHOR, depois que Nabucodonosor, rei da Babilônia, levou em cativeiro a Jeconias, filho de Jeoaquim, rei de Judá, e os príncipes de Judá, e os artífices, e os ferreiros de Jerusalém e os trouxe à Babilônia. Tinha um cesto figos muito bons, como os figos temporãos; mas o outro, ruins, que, de ruins que eram, não se podiam comer”.

Observe que Deus levou Jeremias para um determinado lugar e o fez enxergar esses dois tipos de figos. Essa revelação foi para que Jeremias soubesse o que iria acontecer com aquele povo que havia sido levado cativo pelo rei Nabucodonosor, para a Babilônia, por ter abandonado a fé no Deus de Israel.

Pois bem. Como já discorremos nos capítulos anteriores, Deus permitiu que os hebreus fossem feitos cativos porque eles haviam lhe traído, em detrimento dos deuses pagãos. Mas, como em todo o lugar do mundo, no meio daquele povo hebreu haviam pessoas boas e más; pessoas que não se corromperam e, por conseguinte, não deixaram de servir ao Senhor e existiam também pessoas más, que tinham abandonado a fé no Deus vivo e estavam servindo e adorando aos deuses dessa terra.

Deus mostrou isso a Jeremias e lhe disse que iria tomar duas atitudes: A primeira era agir favoravelmente na vida dos bons que não tinham se corrompido. Prometeu mudar aquela situação de cativeiro e lhes dá a vitória, trazendo-os de volta a sua terra natal (versículos 4 a 7): “A mim me veio a palavra do SENHOR, dizendo: Assim diz o SENHOR, o Deus de Israel: Do modo por que vejo estes bons figos, assim favorecerei os exilados de Judá, que eu enviei deste lugar para a terra dos caldeus. Porei sobre eles favoravelmente os olhos e os farei voltar para esta terra; edificá-los-ei e não os destruirei, plantá-los-ei e não os arrancarei. Dar-lhes-ei coração para que me conheçam que eu sou o SENHOR; eles serão o meu povo, e eu serei o seu Deus; porque se voltarão para mim de todo o seu coração”.

A segunda atitude a ser tomada pelo Soberano era destruir todos os figos ruins, ou seja, os traidores e corruptos que haviam abandonado a fé Nele. Esse grupo de pessoas iria pagar o preço da traição e do abandono (versículos 8 ao 10): “Como se rejeitam os figos ruins, que, de ruins que são, não se podem comer, assim tratarei a Zedequias, rei de Judá, diz o SENHOR, e a seus príncipes, e ao restante de Jerusalém, tanto aos que ficaram nesta terra como aos que habitam na terra do Egito. Eu os farei objeto de espanto, calamidade para todos os reinos da terra; opróbrio e provérbio, escárnio e maldição em todos os lugares para onde os arrojarei. Enviarei contra eles a espada, a fome e a peste, até que se consumam de sobre a terra que lhes dei, a eles e a seus pais”.

Em resumo Deus mostrou que os figos bons iriam ter uma chance, enquanto que os figos estragados iriam ser exterminados.

Pois bem. O que essa Palavra tem a ver conosco? Tudo. A Palavra de Deus não muda. Ele é Deus do passado, do presente e do futuro. Essa palavra nos diz exatamente o que vai acontecer com a humanidade.

A sociedade é constituída por dois tipos de figos: OS BONS E OS RUINS. Os bons são os verdadeiros cristãos que não se contaminaram com os deuses desse mundo e ainda guardam a fé no Deus vivo, servindo a Jesus. A esse grupo Deus está dizendo que cuidará dele e que haverá salvação.

Todavia, com relação aos figos ruins e estragados, que são todos que rejeitaram o sacrifício da cruz e que servem aos deuses desse mundo e que não querem um compromisso com Deus, serão castigados e receberão a recompensa que merecem, conforme se verifica nos versículos 8 ao 10 citados.


Pois é meu amigo e minha amiga. A revelação que Jeremias teve de Deus neste vigésimo quarto capítulo foi essa: A salvação para os figos bons e a condenação para os figos estragados. Que tipo de figo você é? Responda para si mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário