sábado, 6 de maio de 2017

ESTUDO DO LIVRO DO PROFETA JEREMIAS - CAPÍTULO 5

CAPÍTULO 5

Prosseguindo com o estudo do livro do profeta Jeremias, vamos meditar hoje no quinto capítulo. Nesse capítulo Deus mostra a sua indignação para com os profetas e sacerdotes.

Como é sabido, naquela ocasião o povo estava exilado na Babilônia. A Palavra de Deus era escassa. A culpa era de quem? Dos líderes espirituais, dos profetas e sacerdotes que tinham a obrigação de levar a Palavra de Deus para todos.

Pois bem. Quando Deus escolhe uma pessoa para ser obreiro, pastor ou bispo, há de se observar que não há mais volta. O ministério do homem de Deus deve ser desenvolvido diariamente. Tem que haver uma preparação espiritual todos os dias.

A consagração e a santificação são elementos indispensáveis para que a autoridade espiritual esteja apta para ajudar o povo e fazer a obra de Deus. O pastor deve dá a vida pelas ovelhas. Essa é a missão que vem do alto.

Naquela ocasião, os líderes espirituais haviam se desviado do caminho do Senhor, mesmo estando dentro da igreja (v. 12 e 13). Eles haviam se pervertido e não mais estavam na fé. Tornaram-se fariseus. Pregavam da boca para fora, mas não praticavam nada, pelo contrário, eram fraudulentos e enganadores (v. 31).

Hoje em dia não é diferente. Temos visto pastores falsos; homens enganadores. Na igreja se apresentam como homens de Deus, mas fora do altar são piores que os incrédulos.

Com isso o povo fica à mercê do diabo, sem direção e, como consequência, acaba se pervertendo, e se tornam baalins.

A cena hoje se repete. O que se tem são pastores picaretas, enganadores e falsos. Milhares de “ministérios” criados para enganar o povo. Esse é o panorama da atual igreja de Cristo. Não há nenhuma diferença dos dias atuais para aqueles dias vividos no capítulo 5 de Jeremias. Deus continua revoltado com todos os falsos sacerdotes.

Por isso, meu amigo pastor e obreiro. Você que é um desse falsos sacerdotes, pagará caro, pois Deus abomina o profeta estelionatário, que enriquece às custas da Palavra de Deus e que prevarica no seu ministério (v. 27/29).

Aqui vai o alerta de Deus para nós que fazemos a Sua obra: não prevariquemos, sejamos verdadeiros pregadores para não nos tornarmos os falsos sacerdotes constantes no capítulo 5. Esta é a revelação do quinto capítulo do Livro de Jeremias.

Deus abençoe a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário