segunda-feira, 22 de maio de 2017

ESTUDO DO LIVRO DO PROFETA JEREMIAS - CAPÍTULO 12

CAPÍTULO 12

Continuando com o estudo do livro do profeta Jeremias, hoje iremos discorrer sobre o décimo segundo capítulo. Nesse capítulo Jeremias apresenta a sua queixa. É o capítulo da revolta do homem de Deus.

Pois bem. Cansado de ver as injustiças acontecerem diariamente com os que andavam dignamente, já que os que aborreciam ao Senhor continuavam numa boa, sem castigo, Jeremias se revoltou e resolveu cobrar de Deus uma atitude.

Percebendo que o julgo era desigual, resolveu abrir a boca em seu próprio favor (v. 1 ao 4). É aqui que quero adentrar no detalhe da Palavra.

Pois bem. Meditando nesses versículos, logo chegamos à conclusão que o tempo passou e a história não mudou. Há muito se tem ouvido falar que estamos vivendo os últimos dias e que aquelas pessoas que não querem nada com Deus vão padecer e pagar o preço do afastamento e da rebeldia.

Na prática isso não tem acontecido e aos olhos humanos até parece que os que não têm um compromisso sério com Deus estão se dando bem, em detrimento dos que servem a Jesus e têm uma vida separada e privada das coisas da terra.

É muito comum vermos evangélicos se queixar com Deus com esse tipo de comparação, ou seja, colocando-se em julgo desigual com os incrédulos.

Jeremias também passou por isso. Cansou de fazer o bem, de ser aquele cara direitinho e se comparou com os que não queriam nada com Deus. Deixou de olhar para a sua vida e passou a olhar para a vida dos outros, como muitos se encontram hoje em dia.

Pois é. Até parece justo, mas isso não agrada a Deus e não deve ser levado em conta por nós que servimos a Ele. Observe que quando Jeremias acabou de fazer a oração de revolta, na mesma hora Deus lhe respondeu dizendo que ele era um fraco e que não deveria estar olhando para a vida dos outros. (v. 5).

Pensar dessa forma é agir como um derrotado. O Próprio Deus o advertiu dizendo que se ele estava cansado por estar competindo com a pessoa que anda a pé, como ele poderia competir com a que vai a cavalo? (v. 5).

É verdade meu amigo. O pensamento de quem serve a Deus tem que estar lá na frente e não atrás. Não pode jamais o servo do Senhor estar se comparando com os incrédulos. Isso é um pensamento colocado pelo diabo para atingir a sua fé. Não permita que isso torne a ocorrer em sua vida.

Se você está cansado por estar enfrentado esse probleminha que insiste em ficar na tua vida, como irás suportar uma aflição maior amanhã? Foi isso que Deus falou pra Jeremias no versículo 5.

Não fique olhando para a vida dos outros. Na hora que você olha para a vida deles, você esquece da sua. Pode acreditar, não há injustiça da parte de Deus. Todos que não querem nada com Ele irão pagar caro, ainda nessa vida, isso é fato.

Essa palavra é para abrir os teus olhos espirituais. Deus está te dizendo para nunca se colocar em julgo desigual com os incrédulos. Você é de Deus e pronto. Não deixe que o diabo contamine a sua fé.

Deixe a vida os outros de lado e viva a sua. Cuide de você.

Nenhum comentário:

Postar um comentário