terça-feira, 2 de maio de 2017

ESTUDO DO LIVRO DO PROFETA JEREMIAS - CAPÍTULO 2

CAPÍTULO 2

Dando continuidade ao estudo do livro do profeta Jeremias, adentramos no capítulo segundo e de pronto percebemos uma revolta de Deus para com o seu povo. Há uma visível indignação de Deus para com os hebreus, que por sua vez havia lhe virado as costas e se tornado idólatras.

É muito revoltante saber que depois que Deus abençoa o homem e depois que este está bem; depois que o tempo passa, o mesmo se esquece de Deus. Dói na alma saber disso!

A pior ingratidão que possa ocorrer é a pessoa se esquecer de onde Deus lhe tirou. O povo de Israel estava assim. Deus lhes tirou do Egito, lhes deu vitórias nas guerras, lhes deu terras, bênçãos e o tempo fez aquela geração nova se esquecer de tudo isso.

Deus, revoltado com tamanha ingratidão fez o profeta Jeremias lembrá-los de todas as bênçãos que eles obtiveram quando estavam sob a sua direção (v. 1 ao 7). Que injustiça! Quanta ingratidão dos hebreus! (v. 11/13).

Trazendo para os dias atuais, logo verificamos que a história se repete. Deus muda a vida da pessoa e lá na frente ela se esquece de onde saiu e abandona a fé. Peço a Deus todos os dias em minhas orações para que isso não ocorra comigo.

E o pior de tudo, os pastores daquela época prevaricavam diariamente e deixavam o povo cair na idolatria. As igrejas de hoje estão assim também. Pastores que só pensam em dinheiro; homens fraudulentos, gananciosos que deixaram o evangelho genuíno de lado, fazendo com que o povo caia na idolatria mundana (v. 8).

Essa era a revolta de Deus naquela ocasião e Jeremias foi escolhido para exortar o povo e mudar aquela situação nefasta. Mas, ninguém queria nada com Deus. A idolatria era manifesta e inabandonável. A abdicação das cosias de Deus era comum, por isso a revolta do Soberano.

Por isso meu amigo e minha amiga, eu te faço essas perguntas: quer abandonar a fé? Vai deixar o Senhor? Saiba que irás pagar o preço. A pessoa que retrocede na fé e deixa o evangelho, vai gemer. Vai pagar caro (v. 18 e 19). O povo de Israel pagou caro por ter abandonado a Deus naquela época. 

Cuidado meu amigo, isso é muito sério.  Não brinque com Deus. Se você brincar com o diabo você terá Deus como aliado para vencê-lo, mas se o teu problema for com Deus, você estará perdido, não haverá ninguém capaz de te ajudar. Muita atenção, não brinque.

Deixar a Deus é se tornar um baalin, é se tornar um idólatra. Não faça isso; não cometa os mesmos erros que o povo de Israel cometeram. É o que Jeremias está nos dizendo neste capítulo 2.  

Que Deus tenha misericórdia de nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário