segunda-feira, 1 de maio de 2017

ESTUDO DO LIVRO DE JEREMIAS

Capítulo 1

Hoje, 01 de maio de 2017, iniciei o estudo do livro do Profeta Jeremias. A partir de então, meditarei um capítulo por dia e trarei um resumo do que Deus me revelar, a fim de colaborar com o amigo internauta, com o estudo da Palavra, ajudando-lhe no crescimento espiritual Por isso, peço que o amigo leitor acompanhe através de sua Bíblia, para juntos compartilharmos do alimento que vem do céu.

Pois bem. Uma coisa me chamou a atenção logo no início: Naquela ocasião, o povo de Israel estava no quinto mês do exílio babilônico. Sofrimento, dor e angustia assolavam a todos, pois haviam se afastado do caminho do Senhor.

Não tinha um homem que usasse a fé para mudar aquela situação, já que o povo havia dado as costas para Deus e por isso sofriam.

Mas, apesar de tudo isso, havia um escolhido: Jeremias. Homem que Deus o designara para pregar a sua Palavra aos rebeldes. Essa escolha ocorreu mesmo antes de ele nascer (vers. 5/10). Isso é o que mais me chamou a atenção. Deus escolhe o seu servo mesmo antes de ele existir.

No versículo terceiro Deus falou ao profeta Jeremias e mostrou a sua boa, perfeita e agradável vontade.

Mesmo sem querer ser usado por Deus, a princípio o profeta retrucou e tentou se esquivar da responsabilidade eclesiástica, alegando que não tinha capacidade espiritual para cumprir tal mister. Mas quando Deus escolhe uma pessoa não tem pra ninguém. Ele o capacita e dá condições de a pessoa fazer a sua obra. O escolhido faz a diferença, ninguém pode com ele.

Por isso meu amigo e minha amiga, a Palavra de Deus nesse início de estudo nos revela que quem é escolhido de Deus é e acabou. Este permanece firme e forte até o fim desta vida.

Todavia, quem não é escolhido, não permanece. Pelo contrário, dá muito trabalho na igreja até que venha ser expurgado pelo Espírito Santo. (v. 5/10).

O primeiro capítulo nos mostra também que a pessoa que se afasta de Deus paga o preço da rebeldia. Naquela ocasião o povo estava longe da presença de Deus e por isso o Próprio havia falado com Jeremias que iria castigar os rebeldes (v. 13/16).

É verdade meu nobre. Quem se afasta de Deus automaticamente se aproxima do diabo e, por conseguinte, se torna Seu inimigo. Assim estava o povo de Israel no quinto mês do exílio na Babilônia.

       Com isso, aprendi neste primeiro capítulo, que Deus quer que você obreiro, pastor, bispo, seja lá o título que tiver, pregue a verdade, o que a Palavra diz, sem mais, mais; sem fábulas ou ajeitadinhos. Não prevarique, pois você é um escolhido. Ele quer que sejamos verdadeiros pregadores tal qual ele falou pra Jeremias.

       Até o segundo capítulo. Que Deus o abençoe.

       Eudes Borges

Nenhum comentário:

Postar um comentário