sexta-feira, 22 de julho de 2016

O MEDO DE JOSUÉ



O MEDO DE JOSUÉ
(22/07/2016)

Medo: Sentimento de grande inquietação ante a noção de um perigo real ou imaginário, de uma ameaça; susto, pavor, temor, terror. (fonte: Dicionário Aurélio)


Antes da morte de Moisés, Deus havia escolhido o guerreiro Josué para sucedê-lo após o seu falecimento (Números 27, v. 18 ao 23). Essa passagem bíblica deixa claro que Josué foi apresentado ao povo como sucessor de Moisés e eles haviam aceitado.

 Moisés havia ouvido de Deus que não iria entrar na terra prometida e que em pouco tempo partiria para o Seu Reino.

Passou-se o tempo e Moisés subiu ao Monte Nebo para ser recolhido aos céus. Não se sabe ao certo se ele morreu ali ou se foi arrebatado, mas o que se compreende é que ele sumiu naquele monte santo.

O povo estava atônito com o sumiço de Moisés e não acreditava que ele havia morrido. Moisés subiu ao monte e simplesmente desapareceu e nunca mais foi visto.

 Por causa disso, o povo de Israel estava incontrolável, nervoso, com a ausência de Moisés e com a falta de informação sobre seu paradeiro.

Pois bem. Com o sumiço de Moisés, quem deveria assumir a liderança do povo? JOSUÉ, já que havia sido escolhido como seu sucessor. Mas o guerreiro José teve medo de iniciar a liderança e isso lhe custou caro.

A rebeldia era notória entre os líderes das doze tribos que, persuadidos por Acan, não queriam se submeter ao comando de Josué.

Então, os complexos inferiores e o medo de enfrentar a rebeldia dos líderes das tribos lhe faziam ficar inerte. Um homem sem voz ativa e sem poder de comando. Este era Josué após o falecimento de Moisés.

O tempo passava e nada de Josué mostrar liderança e capacidade. Foi aí que Deus lhe apareceu e lhe chamou à responsabilidade para que iniciasse logo a liderança que lhe foi confiada. (Josué cap. 01, v. 1/03).

A partir de então, o novo líder tinha de assumir imediatamente essa condição e levar adiante a missão de guiar o povo à conquista da terra prometida (Jericó).

Só que, Josué era um homem cheio de complexos e de incertezas. O medo era seu companheiro. Um homem de Deus, íntegro, reto, temente ao Altíssimo, mas cheio de medos interiores. Josué não acreditava em si mesmo e na sua condição.

Apesar de Deus o ter escolhido e lhe dado a missão de suceder a Moisés, não acreditava que iria lograr êxito.

Ele sabia o quão inconstante os filhos de Israel eram. Ele tinha visto eles amarem e reverenciarem Moisés quando tudo estava indo bem. Mas, ele também os tinha visto tornarem-se rebeldes quando as coisas iam mal. Pois é. Teve que lidar com o medo da rejeição daqueles que ele amava tanto.

O medo final que Josué enfrentou foi o medo do inimigo. Ele tinha ido à terra prometida como espia. Ele e Calebe tinham voltado e dito a Moisés: "Sem problemas. Claro que há gigantes na terra, mas eles não são páreo para o nosso Deus". Foi fácil falar isso quando Moisés estava na liderança. Mas, agora Josué era o líder e ele tinha que fazer ou desistir.

Mas uma coisa me chamou à atenção: Deus o abençoou de tal maneira que chegou a ponto de dizer Ninguém conseguirá resistir a você todos os dias da sua vida. Assim como estive com Moisés, estarei com você; nunca o deixarei, nunca o abandonarei” (cap. 01, ver. 05).

Isso é muito forte meu amigo e minha amiga.  O Próprio Deus apareceu para Josué lhe assegurando que ele seria o cara. Mas mesmo assim a missão que ele tinha pela frente não era nada fácil: conquistar a poderosa cidade de Jericó e isso era mais forte em sua mente, o que lhe traziam as dúvidas.

Por causa disso, Deus foi obrigado a “puxar a sua orelha” e mandou ele deixar de ser fraco e medroso (cap. 01, v. 6, 7 e 9): “...Não fui eu que ordenei a você? Seja forte e corajoso! Não se apavore nem desanime, pois, o Senhor, o seu Deus, estará com você por onde você andar...”.

Essa era a ordem de Deus para Josué acabar com os seus medos: sê forte e corajoso.

Esse era o ponto final que faltava para que Josué vencesse os seus medos, assumisse a condição de líder e realmente levasse o povo à conquista da terra prometida.

O medo foi vencido pela Palavra de Deus. Pela certeza de que Suas promessas iriam se cumprir em sua vida. Aleluia! Não há nada como as promessas de Deus para nos capacitar a enfrentar nossos medos e desafios.

A obediência à Palavra de Deus lança fora o medo, traz a certeza da vitória e a convicção de que nada e ninguém pode nos deter.

Se Deus te escolheu como líder, não temas, vença o medo e parta pra cima do diabo.

É o que tem a dizer,

Eudes Borges