quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

AS ESPOSAS DO REI DAVI

De acordo com a Bíblia Sagrada Davi foi um homem polígamo. Teve oito esposas e mais de 20 filhos. Mas o interessante dessa história é que cinco delas eram originárias e as demais foram tomadas de outros homens. Vamos aos nomes das cônjuges do rei Davi.

Mical foi a primeira e única esposa singular de Davi. Filha do Rei Saul, casou-se com Davi quando ele ainda não era rei (1ª Samuel capítulo 18, vers. 20 em diante e cap. 19, vers. 11).

Pois bem. Como Saul queria matar Davi porque Deus havia entregue o reinado nas mãos dele, Mical ficou sabendo do plano assassino de seu pai e avisou tudo para ele, que fugiu de madrugada para não morrer e sua esposa ficou, em respeito ao seu pai. Para se vingar, Saul acabou com o casamento entre Davi e Mical, entregando-a para um outro homem chamado Palti. (1ª Samuel, cap. 25. vers. 44).

Mical amava demais a Davi e sofreu muito com a separação. Infelizmente Davi não teve filhos com ela porque o casamento durou pouco tempo.

A segunda esposa de Davi se chamava Abigail. Ora, Abigail foi casada com Nabal, um homem rico e muito avarento que desafiou o rei Davi. Nabal morreu doente e Davi se apoderou da mulher dele e se casou com ela (1ª Samuel cap. 25, versículo 36 em diante).

Desse relacionamento nasceu Quileabe (2ª Samuel, cap. 3, vers. 3).

A terceira esposa de Davi foi Ainoã.  O interessante dessa história é que Ainoã era esposa de Saul (1ª Samuel, cap. 14, vers. 50) e quando ficou viúva, já que Saul se matou, Davi a tomou por mulher (1ª Samuel cap. 25, vers. 43).

Como não podia ser diferente, desse matrimônio nasceu Amnon, a primeira vergonha de Davi (2ª Samuel cap. 3, vers. 2). Amnon cometeu incesto e estuprou a própria irmã Tamá. Por causa disso foi assassinado pelo irmão Absalão (2ª Samuel 13, vers. 7 em diante). Mais um casamento de derrota do rei Davi e o primeiro filho problemático do rei.

O quarto casamento de Davi foi com Eglá e está registrado em 2ª Samuel, cap. 3, vers. 5. O interessante é que a Bíblia não diz como se iniciou esse relacionamento e nem como terminou.

Desse quarto relacionamento nasceu Itreão (2ª Samuel, cap. 3, vers. 5).

O quinto matrimônio de Davi foi com Maaca e está registrado em 2ª Samuel, cap. 3, vers. 3. Desse casamento nasceram dois filhos: Absalão e Tamá. Absalão  foi o segundo filho que envergonhou o pai.

Pois bem. Tamá era uma mulher muito bonita e formosa e foi estuprada pelo irmão Amnon, filho de seu pai com Ainoã. Amnon era o filho mais velho de Davi e possivelmente era quem iria assumir o trono com a morte do rei. Mas essa tragédia já era prevista porque Davi se apoderou da viúva de Saul e por isso coisa boa não poderia vir dessa união.

O rei Davi ficou muito irado quando soube do estupro, mas nada fez porque sempre defendeu o seu filho querido Amnon. Mais outra tragédia familiar estava para acontecer: era a vingança de Absalão.

Por dois anos Absalão tratou Amnom friamente sem lhe dirigir palavra. Ao final deste período ele viu a oportunidade de executar o seu plano premeditado, pois Davi já teria dado o caso do estupro por encerrado.

Pois bem. Absalão resolveu fazer justiça com as próprias mãos e se  vingou de Amnom, matando-o e, por conseguinte, vingando o crime praticado contra sua também irmã.

A Bíblia diz que os irmãos Absalão e Amnon nunca se deram bem. A inveja sempre imperou entre eles, já que Absalão nunca havia aceitado uma possível sucessão do trono por parte do irmão mais velho Amnon.

Depois de cometer o crime de assassinato Absalão se refugiou na casa de seu avô materno Talmai, rei de Gesur.

Davi pranteava a morte do seu filho Amnom todos os dias e perseguiu Absalão por três anos. Ao fim deste período, mediante uma arapuca, Joabe conseguiu que ele perdoasse Absalão, permitindo sua volta a Jerusalém. Esse foi mais um erro fatal cometido por Davi, que pagou caro pela indulgência que mostrou para com este filho.

Passados três anos, Absalão também se rebelou contra o pai, tentando destroná-lo e matá-lo. Com a ajuda Aitofel, homem de confiança de Davi, tentou dar um golpe de estado para assumir o trono.

Pois é. Ele começou a roubar a simpatia do povo se fazendo de amigo de todos e foi para Hebrom e ali se declarou rei, contando com o apoio de muita gente, inclusive do homem de confiança de Davi, Sr. Aitofel.

A partir de então Davi teve que deixar Jerusalém para se proteger e planejar sua resistência. Quando Absalão soube que Davi tinha deixado Jerusalém foi para a cidade e se apoderou do trono de seu pai.

Pra piorar a situação, Absalão cometeu imensa torpeza ao se relacionar sexualmente com as esposas de Davi, em frente de todo o povo de Israel (2ª Samuel, cap. 16, vers. 20/23). Mais uma vergonha para o pai. Mas veja que Absalão era filho de Davi com a viúva de Saul. Só podia dar nisso. Pagou caro pelas besteiras que fez.

Mas essa história não ficou assim. Davi era um homem de guerra e por mais que lhe doesse, era preciso derrotar seu próprio filho Absalão. Joabe, que era o comandante do exército de Davi, organizou a resistência e atraiu Absalão e seus seguidores à floresta de Efraim e ali os derrotou. Absalão fugiu montado numa mula, mas seus belos cabelos ficaram presos nos galhos de uma árvore.

Davi tinha dado ordens para não matarem seu filho, mas não foi obedecido e Absalão foi atingido por Joabe  e depois morto por dez homens. Estava morto o rebelde Absalão. Tudo está escrito em 2ª Samuel do capítulo 13 ao 18.

Fiz questão de escrever um pouco mais sobre esses dois filhos de Davi porque foram filhos da vergonha, de um casamento usurpador que começou errado e só poderia ter trazido consequências trágicas. Amnon e Absalão, dois filhos problemáticos, fruto de casamentos errados de Davi, um homem polígamo.

A sexta esposa de Davi se chamava Hagite. Não se tem muita informação desta mulher, mas alguns registros dão conta de que ela era uma dançarina muito bonita e Davi se encantou por ela. O início do relacionamento está registrado em 2ª Samuel, cap. 3, vers. 4

 Desse casamento nasceu Adonias (2ª Samuel, cap. 3, vers. 4). O terceiro filho problemático de Davi. O que tentou se apoderar do trono de Israel quando seu pai estava velho (1ª Reis, cap. 1).

Diz a Bíblia que com a morte de Amnon e Absalão, Adonias passou a ser o filho mais velho de Davi e o primeiro na ordem sucessiva. Era ele quem deveria assumir o trono quando Davi falecesse.

Acontece que, quando Davi já estava bem velhinho e sem condições físicas de reinar, já que a saúde não permitia, seu filho Adonias vendo aquela situação resolveu usurpar o trono e assumiu o reinado, mesmo sem o consentimento do pai (1ª Reis, cap. 1).

Só que, conforme irei descrever no oitavo casamento de Davi, Betsaba não aceitou essa situação e fez seu esposo jurar por Deus que o rei seria seu filho Salomão. Com isso, Adonias foi destronado e quem assumiu foi realmente seu irmão Salomão.

Por causa disso, Adonias foi assassinado pelo irmão Salomão. Mais uma tragédia na família de Davi. O terceiro filho da perdição. Irmão matando irmão (1ª Reis, cap. 2, vers. 13 ao 25).

O sétimo casamento de Davi ocorreu com Habital. Esse matrimônio está registrado em 2ª Samuel, cap. 3, vers. 4 e da mesma forma a Bíblia não diz como se iniciou esse relacionamento.

Dessa união nasceu Sefatias (2ª Samuel, cap. 3, vers. 4).


E por fim, o oitavo casamento de Davi se deu com Betsaba. Essa mulher era esposa de Urias, soldado fiel de Davi e a que mais o encantou. Veja que Davi já havia se casado sete vezes e mesmo assim não era feliz.

De olho no corpo escultural de Betsaba Davi tramou a morte do esposo da mesma (Urias) para enfim, ter relação sexual com ela e depois se casar.

Dessa relação sexual ilícita nasceu o quarto filho da perdição e a partir daí a vida do rei só piorou, pois Deus não aceitou esse pecado e matou o filho de Davi (2ª Samuel, cap. 11, versículo 26 em diante). Toda a sua família foi destruída pelo mal, como exposto acima.

Desse oitavo e último casamento nasceram: a criança que morreu e que a bíblia não diz o nome, Simeia, Sobabe, Natã e Salomão. (a criança sem nome foi o quarto filho problemático de Davi e Salomão foi o quinto).

Pois bem. Como a vida conjugal e familiar de Davi nunca foi das melhores, já que cinco de seus filhos foram desonra para a sua história, não restou alternativa na escolha de seu sucessor no trono. Ele amava Absalão e Amnon e este último era o possível sucessor monarca já que era o primogênito, mas ambos estavam mortos, conforme foi explicado acima.

Deste modo o caminho ficou livre para Betsaba, que sem sombra de dúvidas influenciou decisivamente Davi na sucessão do trono. Ela queria que seu filho Salomão fosse rei e conseguiu.

Só que Adonias era agora o filho mais velho de Davi e pela lógica seria o seu sucessor no trono. E assim agiu. Sabendo que seu pai estava velho e sem condições físicas para reinar, resolveu usurpar o trono antes que Salomão assumisse (1ª Reis, cap. 1).

Mas Betsaba não queria saber disso. O trono era do filho dela e acabou-se. Era assim que ela queria. Com a ajuda do profeta Natã apelou para os sentimentos de Davi, fazendo-o jurar pelo Deus dele que o rei seria seu filho Salomão. Com isso, Adonias foi destronado e quem assumiu foi realmente seu irmão Salomão e como primeiro ato mandou assassinar Adonias. Mais uma tragédia na família de Davi. Irmão matando irmão (1ª Reis, cap. 2, vers. 13 ao 25).

Observe que, diferentemente do que aconteceu com o seu pai,  Salomão não foi escolhido por Deus para reinar sobre Israel. Ele foi colocado no trono por ocasião do destino, ou seja, com a ajuda de sua mãe Betsaba e do profeta Natã, já que na ordem sucessiva os filhos mais velhos de Davi foram mortos e não puderam reinar em seu lugar.

É importante ainda registrar que de acordo com 1ª Crônicas, capítulo 3, Davi teve 20 filhos, dos quais, alguns foram citados acima.

Diante do exposto, conclui-se que no início Davi era um homem de Deus e por isso foi escolhido para reinar, mas com o passar do tempo agiu praticamente pior que seu antecessor Saul, já que das oito esposas que teve, três delas (Abgail, Ainoã e Betsaba) foram tomadas de outros homens e desses três relacionamentos nasceram filhos perturbados e amaldiçoados que cometeram incesto (Amnon), tentativa de assassinado contra o pai (Absalão), assassinatos entre eles (Absalão e Salomão) e estupros contra as mulheres do pai (Absalão).

O tempo, ao invés de amadurecer, apodreceu a Davi, tornando-o um homem ganancioso, tomador da mulher alheia, polígamo,  indulgente aos filhos e sem condições de castigá-los, quando ele próprio havia falhado desastrosamente na área da imoralidade sexual.

Desviou-se do caminho de Deus quando deixou o poder falar mais alto que a razão e os desígnios do Soberano, já que não valorizou sua primeira esposa Mical, passando a ter várias mulheres, sem nenhum escrúpulo moral, ético e social.

Talvez o amigo leitor faça a seguinte pergunta: "Mas naquela época a poligamia não era a regra"? A resposta é sim, mas poligamia com mulher alheia não meu nobre. Note que a partir do momento que Davi tomou as esposas de Urias, Saul e Nabal, a desgraça lhe sobreveio. Cinco filhos problemáticos nasceram e destruíram seu reinado, sua família e acima de tudo a sua comunhão com Deus.

Oito esposas e nenhum casamento feliz. Um conhecedor da Palavra que se perdeu com o tempo.

É o que tem a dizer,


Eudes Borges

177 comentários:

  1. Você diz em seu post que Salomão não foi escolhido por Deus:
    "Observe que, diferentemente do que aconteceu com o seu pai, Salomão não foi escolhido por Deus para reinar sobre Israel. Ele foi colocado no trono por ocasião do destino, ou seja, com a ajuda de sua mãe Betsaba e do profeta Natã, já que na ordem sucessiva os filhos mais velhos de Davi foram mortos e não puderam reinar em seu lugar."
    Porém em 1 Crônicas 22:9-10 deixa claro que Deus o escolhei sim... também em 1 Reis 1:15, o próprio Adonias admite que o Senhor escolheu Salomão.
    Queria somente deixar essa observação, pois sua publicação me foi muito util. Obrigada. Ass: Bruna

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo17/8/16

      Gostei das palavras sao sabias e me fizeram aprender mais sobre a biblia realmente Davi rei ungido por Deus mas um servo desmantelado mas sabemos q foi um dos maiores rei de Israel Rei Davi⭐⭐

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Oiii gloria Deus!

      Excluir
    4. Na verdade deus afirmou a David q Salomão seria o seu sucessor e David contou a bateria que apenas o fez relembrar dessa orientação divina... Leia melhor amigo!!! Ademais com exceção de batseba todas as outras mulheres eram viúvas. Logo o laço de casamento estava rompido... Ele não pegou de ninguém... Elas não eram mais esposas... Só vejo distorção da verdade... A tragédia familiar de David estava relacionada a seu pecado de omissão e de adultério como o profeta declarou no dia do confronto a respeito do pecado...não tinha a ver com as esposas...assim como muitos homens se dedicam ao trabalho, os homens de guerra não estão em casa observando os filhos...quando as consequências da omissão chega se torna até injusto aplicar penas severas visto que o maior culpado é o pai ausente.... Meu irmão! A palavra diz: misericórdia quero e não sacrifício... Diz tb que aquele que trata com.misericordia, misericórdia receberá... Esse seu texto destila julgamento!

      Excluir
    5. Adorei o site muita informação importante parabéns Eudes ferreira.

      Excluir
    6. Calma aí chefe o texto apresenta partes que estão mal interpretada pelo o autor( mas muito valioso, parabéns ao autor). Quando vc se referiu sobre as mulheres que eram viúvas; cuidado! Davi forçou a viuvez delas ok. Obrigado. Continue assim observador das coisas. Deus precisa de pessoas como vc.

      Excluir
    7. Vc deu duas mães para Absalão.
      leia o testo.

      Excluir
    8. A onde diz que Deus tinha escolhido Salomão como Rei?Essa eu quero ler

      Excluir
    9. A Bíblia relata a vida e experiência de Davi, com todas as suas fraquezas como cada um de nós, isto é um fato. todos os casamentos de Davi aconteceram por circunstâncias de suas fugas e batalhas com seus compatriotas (Saul) e seus inimigos: filisteus e outros inimigos. Foram bem relatadas as fraquezas físicas e sexuais de Davi, quanto aos casamentos. Parece que pelas perseguições vividas por Davi, este só se lembrava de escape e orava a DEUS que o livrasse de seus inimigos. É assim que satanás faz com quem quer servir a DEUS! Tira-lhe a respiração; só entendemos isso quando lemos os Salmos de Davi. Pois em nenhuma de suas orações ele pode uma esposa e sim livramento. Leiam os Salmos de Davi e entenderás o que escrevi!

      Excluir
    10. Na minha humilde opinião, o antigo testamento deveria ser abolido e desconsiderado das escrituras bíblicas, pois são tantos os absurdos relatados nesse testamento, que muito cristãos acabam se desvirtuando por seguir tais escrituras... Por exemplo, todos acham um absurdo os extremistas islâmicos pela interpretação que eles tem das escrituras e por considerarem outros povos maus, e que esses povos contaminam a terra e por isso devem ser exterminados. E devido a esse entendimento eles cometerem as atrocidades que todos ja sabem... Mas muitos de nós usamos como base um testamento onde, era da vontade de Deus matar o povo de Canaã pq eles eram maus, e contaminaria o povo de Israel se convivesse junto deles...

      Excluir
    11. A minha ou a sua opinião nunca irá invalidar a Palavra de Deus. Ela é soberana e independe da opinião da criatura. Peça perdão ao Senhor Jesus por ter blasfemado contra a bíblia (1ª João, capítulo 1, verso 9).

      Excluir
    12. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  2. Você diz em seu post que Salomão não foi escolhido por Deus:
    "Observe que, diferentemente do que aconteceu com o seu pai, Salomão não foi escolhido por Deus para reinar sobre Israel. Ele foi colocado no trono por ocasião do destino, ou seja, com a ajuda de sua mãe Betsaba e do profeta Natã, já que na ordem sucessiva os filhos mais velhos de Davi foram mortos e não puderam reinar em seu lugar."
    Porém em 1 Crônicas 22:9-10 deixa claro que Deus o escolhei sim... também em 1 Reis 1:15, o próprio Adonias admite que o Senhor escolheu Salomão.
    Queria somente deixar essa observação, pois sua publicação me foi muito util. Obrigada. Ass: Bruna

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não existem contradições na Palava de Deus minha amiga. Confira se o que escrevi está Bíblia e pronto. É assim que Deus nos revela.Fica na paz

      Excluir
    2. Amigo Deus tinha feito promessa à Davi que não lhe faltaria sucessor para assumir o trono e reinar em seu lugar , por isso Salomão era sim destinado por Deus

      Excluir
    3. Tá certinha Bruna oque disse o Senhor dara o trono do pai a Salomão 1 crônicas 22:9,10

      Excluir
    4. Pergunta-se quantas esposas e concubinas, teve o Rei Davi. A resposta vem se referindo a Salomão. Porém Davi, segundo os relatos Bíblicos, que constatei, teve 08 esposas e 10 concubinas, salvo melhor juízo. As concubinas se encontram em 2a Samuel- 16-vs. 20 a 22

      Excluir
    5. vamos concordar que Tanto Davi como Salomão, por muito tempo tem sido pregado na igreja, como os santos da Bíblia, e na minha opinião, pra mim nem Salomão nem Davi são exemplos a serem seguidos, acho que homens na Bíblia a serem seguidos são, Paulo, Barnabé, Estevão, e porque não dizer o próprio Cristo, a quem o apóstolo Paulo se inspelhava,o Eudes não está de todo errado, lei é pra ser seguida se os irmãos mais velhos de Salomão não tivessem morrido? O Eudes está baseando sua reflexão na lei, e a lei era o Irmão mais velho que assume o trono, ele não está de todo errado.

      Excluir
    6. Muito bom eu amei o estudo e sobre as viúvas está na lei de Moisés seria bom que despojasem as viúvas para q elas não passem nesecidade ou fosse tomada os bens do falecido pois as viúvas nada tinha direitos e e Davi casando se com ela erdaria e cresceria o reinado

      Excluir
    7. Gostei da.historia detalhada sobre o Rei davi

      Excluir
  3. Se Salomão não foi escolhido por Deus pra ser rei, mas aceitou quando se tornou rei, porque Salomão pediu a Deus sabedoria para governar e Deus lhe concedeu o seu pedido, e tronou-se o rei mais sábio da época.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza Deus o amou. o estudo tem o intuito de mostrar a justiça de Deus na vida dos que os servem. Errou, pagou. Aquilo que o homem plantar, ceifará. A lei da ação e reação, isso é justiça, independente de ser o homem segundo o coração de Deus. Moisés também era, mesmo assim, pagou o preço de não entrar na terra prometida. Não leia a bíblia com o olhar de fanatismo, leia com inteligência e só assim, Deus revelará seu conteúdo espiritual. Fica na paz

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Amei a propsta, e a visão do irmão em resaltar com riqueza uma vida tão polemica que foi a do rei Davi,bem como os comentários, e as observações dos amados, só serviram para agregar mais valor ao conteúdo abordado, só tenho à agradecer!

      Excluir
  4. Não concordo com sua análise. Davi era o homem segundo o coração de Deus. Não podemos dissociar os erros que cometeu do poder absoluto que ele possuía. O Rei de Isarael tinha poder de vida e de morte sobre seus súditos. Acredito que ele tenha falhado como pai.Na relação com Deus, o que pode ser imputado a ele é a situação Urias e Bateseba/Betsaba. Mas não podemos esquecer do poder que Davi tinha sobre as pessoas, fato tentado para qualquer mortal. Também discorda da sua análise sobre Salomão, rei sábio pela graça de Deus. A vontade de Deus é muito mas ampla e infinita do que você tentou demonstrar no texto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sabemos,que para um filho hrdar o trono de seu pai,o mesmo teria que morre,e depois ele poderia assumir o trono.....Mais Davi,influenciado pelo profeta e sua esposa,e também por ser filho escolhido por Deus,ele jaio logo com sabedoria mandando ungir antes da sua morte..... Ele sabia que se eles não agise logo,poderia ter acontecido mais morte na família,...adorei os comentários.aqui fica uma alerta para quem tem muitos bens,dividir em vida,para que não haja confusão depois da morte

      Excluir
    2. Amigo paulo Lamancha. Jamais tenho condições ou intenção de denegrir a imagem do maior rei de Israel. Meu estudo foi feito com o intuito de mostrar a justiça de Deus na vida dos que os servem. Errou, pagou. Aquilo que o homem plantar, ceifará. A lei da ação e reação, isso é justiça, independente de ser o homem segundo o coração de Deus. Moisés também era, mesmo assim, pagou o preço de não entrar na terra prometida. Não leia a bíblia com o olhar de fanatismo, leia com inteligência e só assim, Deus revelará seu conteúdo espiritual. Fica na paz

      Excluir
    3. A terceira esposa de Davi foi Ainoã. O interessante dessa história é que Ainoã era esposa de Saul (1ª Samuel, cap. 14, vers. 50) e quando ficou viúva, já que Saul se matou, Davi a tomou por mulher (1ª Samuel cap. 25, vers. 43). Elas nao eram a mesma pessoa que estudo sem proveito. voce so ta certo sobre o final e esse seu estudo nao tem coerencia.

      Excluir
    4. Anônimo18/4/17

      Olá querida, se você estudasse mais chegaria a conclusão que está errada. A maioria dos estudiosos bíblicos dizem que se trata de uma mesma pessoa sim, porque em 2Samuel 12:8 Deus diz a Davi por meio do Profeta Natã “ dei-te a casa do teu senhor e as mulheres de teu senhor em teus braços”, isso sugere que Davi levou Ainoã de Saul.E que o termo “mulheres de teu senhor” significa que Davi herdou o harém de Saul, como era comum entre os reis daquela época. Esse estudo é proveitoso sim, se achou que não tinha coerência foi por que não estudou.

      Excluir
    5. Davi sem dúvidas foi um grande rei, embora tenha errado como qualquer um de nos teve muitas qualidades e atributos que não foram ditos acima.

      Excluir
    6. Anônimo26/1/18

      Davi não tomou a esposa de Saul e nem tão pouco Abigail foi tomada,elas eram viúvas e David ficou com elas.Quanto BetSebá,essa sim,foi tomada decido o assassinato de Urias,seu esposo.

      Excluir
    7. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  5. Não sou mto entendida da Palavra pra discutir mais a fundo...mas como uma pessoa como Salomao não é o escolhido e tem tamanha sabedoria a ponto de deixar registrado Provérbios....Além disso. Seu texto já eh confuso qdo vc troca os nomes dos filhos e mãe...releiam e veja...por aí já fica o descrédito....

    ResponderExcluir
  6. Não sou mto entendida da Palavra pra discutir mais a fundo...mas como uma pessoa como Salomao não é o escolhido e tem tamanha sabedoria a ponto de deixar registrado Provérbios....Além disso. Seu texto já eh confuso qdo vc troca os nomes dos filhos e mãe...releiam e veja...por aí já fica o descrédito....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que está faltando aquela aula de português no que se refere a interpretação de texto amiga Suzete. Jamais tenho condições ou intenção de denegrir a imagem do maior rei de Israel. Meu estudo foi feito com o intuito de mostrar a justiça de Deus na vida dos que os servem. Errou, pagou. Aquilo que o homem plantar, ceifará. A lei da ação e reação, isso é justiça, independente de ser o homem segundo o coração de Deus. Moisés também era, mesmo assim, pagou o preço de não entrar na terra prometida. Não leia a bíblia com o olhar de fanatismo, leia com inteligência e só assim, Deus revelará seu conteúdo espiritual. Fica na paz

      Excluir
    2. Penso que há algumas contradições. Como Davi teria tomado a mulher de Saul se este estava vivo. Em I Samuel está escrito que Davi pegou Abigail viúva de Nabal e Ainoã uma mulher jizreelita e seguiu fugindo de Saul.

      Excluir
    3. Tambem gostei do texto...mas realmente o autor não se atentou para o erro ..numa parte ele acertou quando disse sobre a mãe de amon..mas depois fez confusão com nomes de mães e filhos....contudo o texto exposto ficou bom

      Excluir
  7. Essa Ainoã que Davi se casou não era a a esposa de Saul.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro que era. Está na Bíblia

      Excluir
    2. Em I Samuel 25:43 está escrito que essa Ainoã desposada por Davi era uma mulher jezreelita. Além do mais Saul ainda estava vivo quando isso aconteceu. E a esposa de Saul tinha idade pra ser mãe de Davi.

      Excluir
    3. Onde? Por favor cite para podermos nos certificar. Pois em I Samuel 25:43 está escrito que a Ainoã desposada por Davi era uma jezreelita. Além do mais Saul ainda era vivo quando isso aconteceu. Basta seguir com a leitura daquele ponto em diante. Muito estranho também Davi ter tomado a sua ex sogra e mãe do seu melhor amigo por esposa.

      Excluir
    4. Com certeza!sem sentido nenhum essa interpretação e a bíblia e clara em 1 Samuel 25:43 que ela era Jezreel. E cada uma que vemos.

      Excluir
    5. O irmão errou feio ,as 2 ainoã são pessoas diferentes

      Excluir
    6. I Samuel 25.43 E 44. Davi já tinha pego aionã quando cortou a capa de Saul e só ficou com aionã como esposa pelo fato de Saul ter dado Mical para Paltí.

      Excluir
    7. Apenas coloquei o livro a cima, agora a citação foi um resmu de minha parte

      Excluir
  8. Nem David se perdeu. Após o seu arrependimento, particularmente no caso de Batseba, voltou a ser considerado o homem segundo o coração de Deus. Não devemos colocar a ênfase sobre os pecados no que se refere à salvação, mas sim sobre o ARREPENDIMENTO sincero. As consequências dos nossos erros permanecerão, mas não a culpa. Essa ser-nos-à perdoada por Cristo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Assunto polêmico esse que eu trouxe. Por isso as igrejas não têm coragem de trazer a tona.Fica na paz.

      Excluir
    2. Concordo com você duas vezes: 1º Que Salomão foi escolhido por Deus para reinar em lugar de seu pai Davi. Bíblia ARA 1 Cronicas 22 9 Eis que te nascerá um filho, que será homem de repouso; porque lhe darei repouso de todos os seus inimigos ao redor; portanto Salomão será o seu nome, e eu darei paz e descanso a Israel nos seus dias. 10 Ele edificará uma casa ao meu nome. Ele me será por filho, e eu lhe serei por pai, e confirmarei o trono de seu reino sobre Israel para sempre.
      e Em 2º Que apesar dos erros de um homem o que faz com que Deus se agrade dele é seu genuíno arrependimento é aí que está o grande significado da palavra Graça. Ef. 2:8

      Excluir
    3. Agora achei a resposta certa pois Salomão realmente foi escolhido por Deus,a irmã citou a passagem de 1 crônicas Cap.22 vers.8e9 que diz que Deus escolheu sim Salomão como Rei.A paz do Senhor Jesus para todos

      Excluir
    4. É isso mesmo...o importante foi que Davi foi perdoado,a ponto de Deus dizer que o coracão dele(Davi) era segundo o de Deus....oxalá eu tivesse o coração segundo o do SenhorDeus...quanto a questão das duas aionã....esquisito mesmo Davi ter se apossado da da mãe de Saul...o qual Davi tinha o maior respeito e da vó do melhor amigo...alguêm poderia exclarecer isso aí ?

      Excluir
    5. Amigo Deus tinha feito promessa à Davi que não lhe faltaria sucesso , por isso Salomão era sim destinado por Deus.

      Excluir
  9. Olha meu querido quando o ser humano tem a intenção de difamar alguém, faz como vc fez procura os rastros das pessoas comente mas n invente, e outra coisa se eram viúvas Ainoã e Abigail? Por que vc uniu junto o pecado de bate-seba? Que houve homicídio e traição porque eu não tenho teologia, mas observei na bíblia que essas desgraças vieram de um único caminho adultério n tem nada haver com o fato de se casar com viúvas. Pensamento meu. 2 Samuel Cap 12 v 10 ao 14.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que você percisa da dierção de Deus para entender masi sobre a Sua Palavra. Jamais tenho condições ou intenção de denegrir a imagem do maior rei de Israel. Meu estudo foi feito com o intuito de mostrar a justiça de Deus na vida dos que os servem. Errou, pagou. Aquilo que o homem plantar, ceifará. A lei da ação e reação, isso é justiça, independente de ser o homem segundo o coração de Deus. Moisés também era, mesmo assim, pagou o preço de não entrar na terra prometida. Não leia a bíblia com o olhar de fanatismo, leia com inteligência e só assim, Deus revelará seu conteúdo espiritual. Fica na paz

      Excluir
    2. Será mesmo revelação ou interpretação pessoal?

      Excluir
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    4. Nossa, tantas mulheres, misericórdia...

      Excluir
  10. II SAMUEL 12:24
    "Depois Davi consolou sua mulher Bate-Seba e deitou-se com ela, e ela teve um menino, a quem Davi deu o nome de Salomão. E o Senhor o amou."

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oque q tem o amor de Deus com escolha. Natãn o falso profeta DEUS não tinha enviado para ungir Salomão assim fez o profeta Samuel que ungiu a Saú DEUS permitiu mais não foi a vontade de Deus.

      Excluir
    2. A resposta mais certa até agora, realmente uma coisa diferente de outra"permissão e a vontade de Deus"

      Excluir
  11. Só uma coisa se Deus perdoou Davi, quem somos nós para julga-lo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deus perdoa,qualquer um ser humano que se arrependa..... para Deus não importa o tamanho do pecado,mais sim se realmente se arrependeu,por isso grandes e pequenos homens foro perdoado por Deus,e com nós não é diferente.......Ele perdoa qualquer pecado,...

      Excluir
    2. Jamais tenho condições ou intenção de denegrir a imagem do maior rei de Israel, Sra. Andnatha. Meu estudo foi feito com o intuito de mostrar a justiça de Deus na vida dos que os servem. Errou, pagou. Aquilo que o homem plantar, ceifará. A lei da ação e reação, isso é justiça, independente de ser o homem segundo o coração de Deus. Moisés também era, mesmo assim, pagou o preço de não entrar na terra prometida. Não leia a bíblia com o olhar de fanatismo, leia com inteligência e só assim, Deus revelará seu conteúdo espiritual. Fica na paz

      Excluir
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    4. Sinto muito meu caro mais tá muito claro que você ataca o rei Davi, já no inoiní de seu texto chamando o mesmo de polígamo.

      Excluir
  12. Ainoa,mulher de Saul,era filha de Aimaaz 1 Samuel 14.50. A Sonia,mulher de Davi,era filha de Jizreel (1 Samuel 25.43). Saul,estava vivo é ainda persseguia Davi. O jovem se perdeu no texto.


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que não amigo. É só ver as citações bíblicas que fiz. Está tudo lá. Qunado a pessoa tem a mente cauterizada, não aceita nada que venha de Deus. Fica na paz

      Excluir
    2. Era isso que eu ia falar, davi quando tomou Ainoã de Jezreel como esposa saul ainda era vivo, ele se perdeu um pouco.

      Excluir
    3. tenha calma e sabedoria irmao eudes o assunto e polemico e ja deveria saber que criticas e visoes divergentes viriam a ser citadas. a palavra de DEUS nao tem lugar para brigas e grosserias.fika na paz ...mas na paz do senhor

      Excluir
  13. Acho que você denegriu um pouco a imagem de Davi por observar a vida dele pela perspectiva religiosa evangélica atual, e se esqueceu que apesar de tudo Davi foi um Homem segundo o coração de Deus , e que fez parte protagonizam entendi dá descendência do Messias, Deus não nos vê com olhos condenativos mas sim misericordiosos. Não podemos ver somente as falhas das pessoas mas sim um todo, isso prova o quanto Deus se comove com nosso sincero arrependimento, assim como foi com Davi.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jamais tenho condições ou intenção de denegrir a imagem do maior rei de Israel. Meu estudo foi feito com o intuito de mostrar a justiça de Deus na vida dos que os servem. Errou, pagou. Aquilo que o homem plantar, ceifará. A lei da ação e reação, isso é justiça, independente de ser o homem segundo o coração de Deus. Moisés também era, mesmo assim, pagou o preço de não entrar na terra prometida. Não leia a bíblia com o olhar de fanatismo, leia com inteligência e só assim, Deus revelará seu conteúdo espiritual. Fica na paz.

      Excluir
    2. Desculpe. Mas o seu estudo é muito "pobre" de conteúdo.
      Sugiro ao senhor estudar história pra saber melhor como funciona a questão de casamentos na idade média. Vou lhe deixar uma boa sugestão de livro: " A HISTÓRIA DA RIQUEZA DO HOMEM" Leia, com certeza abrirá a mente. Salomão foi sim um homem escolhido por DEUS. Não foi a vontade de bate-sebá que prevaleceu e ponto final como o senhor relata no seu texto. O que prevaleceu foi a vontade de DEUS. Observe, DEUS também não escolheu o filho mais velho, escolheu Davi que era o caçula. O mesmo ele fez com o filho de Davi.

      Excluir
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  15. "Mas veja que Absalão era filho de Davi com a viúva de Saul. Só podia dar nisso. Pagou caro pelas besteiras que fez."
    A mae de Absalao era Maaca.
    A ex mulher de Saul era Ainoã.
    Entao, aqui houve um engano!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kkk ....era isso que tinha reparado...o varão aí...ñ deveria se irritar quando recebe criticas...seu texto realmente deixa dúvidas....Deus vos abençoe...

      Excluir
  16. vc entra em contradição, primeiro diz que Amnon e Absalão são filhos de mães diferentes, depois diz que são filhos da mesma mãe!

    ResponderExcluir
  17. Vc tem que saber que devemos ler a biblia por e com espirito e no com essa sabedoria que voce fala, e so pelas resposta que vç deu pra algumas pessos percebi que é vç que nao tem espirito na direço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Daine ....é vc e não vç...fique com Deus

      Excluir
  18. Muito bom, porém uma visão muito pessoal sua para um rei que foi segundo o coração de Deus e que Jesus o Messias foi gerado de sua linhagem ,leia os 150 salmos

    ResponderExcluir
  19. Não concordei com o comentário de que Davi pegou mulher "alheia". Pois no caso de Ainoã e Abigail, ambas eram viúvas e o texto diz inclusive que Davi pretendia usar de benevolência com as duas. Somente no caso de Betsaba que tomou de outro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pegou nadinha o inocente.

      Excluir
    2. Davi nem se casou com a Ainoã a esposa de Saul.
      A Ainoã que se casa com Davi e diferente da esposa de Saul.
      Elas são pessoas diferentes.

      Excluir
  20. Obrigado pelos comentários amigos

    ResponderExcluir
  21. Mesmo assim Davi se arrependia de todo o coração. É verdade talvez Davi fosse um homem cheio de potência sexual, portanto o apetite dele era maior, mesmo assim ele não era inocente por isso, mas ele sabia se arrepender e pagava justamente a culpa de seu pecado, e nunca atribuía culpa a Deus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Potência sexual é a mesma desculpa que usavam para Maomé detalhe.

      Excluir
  22. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  23. Muito bom e muito útil.

    ResponderExcluir
  24. Primeiro, a bíblia diz em 2°Samuel 12.8 que foi o próprio Deus que deu as mulheres de Saul a Davi, assim como todas as suas riquezas.
    Segundo, Davi não cometeu nenhum erro em tomar as mulheres de Saul por esposa já que o mesmo havia morrido, elas eram viúvas.
    Terceiro, a ira de Deus veio sobre Davi,por conta que ele tomou Bate-seba por mulher sendo esta casada, e seu marido estava vivo, e quando soube que a mesma estava grávida Davi planejou então a morte de Urias seu marido para que podesse ficar com ela, já que ficaria viuva, e a mulher viúva nao é considerada adúltera se for de outro homem.Todas essas tragédias que ocorreram na vida de Davi, se deu por causa do seu adultério com Bate-seba e a morte de Urias. 2Samiel 12:7-12.
    Num vou nem comentar sobre Salomão.
    😒

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É o q eu entendo tb. Lei da semeadura. Deus perdoa os nossos pecados mas não apaga as consequências dele😇

      Excluir
    2. Ou seja Deus não apaga nossas consequências....mas perdoa nossos pecados....

      Excluir
    3. Davi nem se casou com a esposa de Saul.
      Essas duas Ainoã são pessoas diferentes.
      A esposa de Saul Ainoã é filha de Aimaás,enquanto a esposa de Davi Ainoã é uma mulher de Jezreel,duas pessoas diferentes.

      Excluir
  25. Então disse Natã a Davi: Tu és este homem. Assim diz o Senhor Deus de Israel: Eu te ungi rei sobre Israel, e eu te livrei das mãos de Saul;
    E te dei a casa de teu senhor, e as mulheres de teu senhor em teu seio, e também te dei a casa de Israel e de Judá, e, se isto é pouco, mais te acrescentaria tais e tais coisas.
    2 Samuel 12:7,8
    Vejam essa passagem; parece relacionar as mulheres do rei Saul que foram tomadas pelo sucessor, será que Ainoã não está entre elas...

    ResponderExcluir
  26. Bom dia. Queridos, afinal quais eram os filhos de Davi e a viúva de Saul? Amnon ou Absalão? O autor no início cita q Amnon, e no fim ressalta q as atitudes de Absalão só poderiam ter dado o q deu por ser fruto de Davi e a viúva..... Obrigada.

    A graça e a paz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Davi nem se casou com a esposa de Saul.
      Davi se casou com uma outra mulher com o mesmo nome.
      Elas são pessoas diferentes.

      Excluir
  27. Eu estou de pleno acordo com o autor deste estudo, todo seu relato tem embasamento do Tanach.

    ResponderExcluir
  28. A primeira mulher de Davi (Ainoã), não tem relação alguma com a esposa de Saul. Só se Davi, ao fugir de Saul tivesse levado essa mulher. Davi teve uma mulher com o mesmo nome da mulher de Saul. A de Saul era filha de Aimaás (1 Samuel 14:50) e a de Davi era de Jezreel (1 Samuel 25:43). O filho de Ainoã (mulher de Davi) nasceu em Hebrom (1 Crônicas 3:1). Davi ficou com as mulheres de Saul após a sua morte, mas, associar a mesma pessoa não tem nada haver. Li alguns comentários que as pessoas disseram que a resposta esta na bíblia. Li a reli a bíblia e não achei concordância entre esse argumento. Porque não mostrar uma resposta autêntica ao invés de só argumentar que a resposta esta na bíblia ?

    ResponderExcluir
  29. Caro irmão Eudes
    Mencionas afirmativamente que a "poligamia era a regra".
    Só para registro lembremos que podia ser "regra" de homens mas sempre em desobediência à Lei de D's. O Criador jamais autorizou ou aprovou poligamia. Confrontado pelos fariseus sobre a autorização de MOISÉS para o divórcio,(talvez como meio de evitar catástrofe social) Jesus asseverou que era por causa da dureza do coração dos homens. Por equivalência aplica-se este princípio a diversas outras leis cerimoniais, penais, alimentares, comerciais, de familiar etc.
    A Paz do Senhor.

    ResponderExcluir
  30. Jente a paz do senhor agradesso a todos esses comentários porque aprendi coisas maravilhosas e pra minha vida espiritual mais sem ofender os meus irmãos em vez de ficar discutindo a respeito da vida de davi porque cada um de nós iremos evangelizar a palavra de Deus amo a todos não conheço vcs mais amo em Cristo Jesus as almas estão morrendo e Deus irar cobrar de nós pesso perdão se magoei alguém pois pesquisei um pouco sobre davi e aprendi, amo evangelizar pois foi a ordem que me fez o obedecer paz pra todos.

    ResponderExcluir
  31. So gostaria de esclerecer que independente da época a lei de Deus dizia e diz que todo homen deve ter apenas uma mulher Davi foi infiel nesse quisito e conforme o estudo a justiça Deus foi feita.

    ResponderExcluir
  32. Retirei do wikipédia :
    O nome é utilizado na bíblia para se referir a dois indivíduos:
    A filha de Ahimaaz, que se tornou esposa de Saul (1 Samuel 14:50).
    Uma mulher de Jezreel, que foi capturada por David enquanto ele estava na guerra com, e se tornou esposa dele. (1 Samuel 25:43 e 1 Samuel 27:3).

    ResponderExcluir
  33. Que loucura achar que a Ainoã que foi esposa de Davi foi a mesma esposa de Saul. Embora a bíblia não deixe claro, é óbvio que havia outra mulher chamada Ainoã, essa sim foi esposa de Davi. Provavelmente Ainoã esposa de Saul, morreu quando os filisteus invadiram Israel quando ocorreu a derrota do exército de Israel na qual Saul e Jônatas morreram.

    ResponderExcluir
  34. Muito texto sem nenhuma coerência minha gente a palavra de Deus nao volta atrás a pessoa fala eacreve os versículos e vcs ainda ficou teimando vão pedir sabedoria assim como o rei Salomão pediu p discernir através de Deus o que está na bíblia
    Lembrando que so Deus pode dar sabedoria o homem nao
    Paz a todos

    ResponderExcluir
  35. Gostei muito do seu texto e entendi plenamente infelizmente é que muitos não gosta de falar sobre os erros deles mad quando mencionados ajuda sim mostrar que são homens pecadores como nos mas que viveram e espero taram a mesma graça que nós, assim tbm quanto aos homens que falham e gostam de falar somente das falhas mas não das qualidades ...
    Mesmo segundo o coração de Deus davi teve sim grandes defeitos assim como vejo a história de sanção e vejo qualidades nele e qndo muitos no ministram sobre ele falam sobre os defeiros ...
    Não sou tão estudada sobre o assunto mas acabo só descorsando sobre Salomão
    1 Cronicas 22 9 Eis que te nascerá um filho, que será homem de repouso; porque lhe darei repouso de todos os seus inimigos ao redor; portanto Salomão será o seu nome, e eu darei paz e descanso a Israel nos seus dias. 10 Ele edificará uma casa ao meu nome. Ele me será por filho, e eu lhe serei por pai, e confirmarei o trono de seu reino sobre Israel para sempre.
    Mas amei seu texto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpe pelos erros gráficos corrigindo Sansão...

      Excluir
  36. Anônimo26/1/18

    Ter várias mulheres nunca foi pecado,eu desafio a provar o contrário.Os pecados de David,foram assassinato e adultério.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade, a poligamia não estava nos planos de Deus, mas era, digamos, tolerada.

      Excluir
  37. https://www.biblegateway.com/passage/?search=2+Samuel+12&version=NVI-PT

    Estudo excelente isso é a realidade da vida do rei Davi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bom, mas ele errou qnto a as duas ainoã, são duas pessoas diferentes.

      Excluir
  38. Ainoã não era a mesma de Saul, sempre que a Bíblia se refere a ela, usa a sua cidade de origem, Jezreel. Quando Davi toma Ainoã de Jezreel Saul ainda estava vivo, Davi fugiu para terra dos felisteus, em Gate, e ficou lá um ano e quatro meses. Depois desses fatos que Saul veio a morrer. Como Davi sempre respeitou o ungido do Senhor, não se justifica ele tomar a esposa do então rei como sua.

    ResponderExcluir
  39. o mais triste é ver que pra os cristaos a mulher nunca passou de uma parideira e objeto de satisfação sexual,tamar sofreu estupro do próprio Irmão o rei davi foi totalmente negligente ao ocorrido e o Irmão o único que pareceu querer honra lá novamente é dado como vilão .que triste ....e vão meu dizer q foi tao somente a vontade de deus .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para os cristãos?Essa história ocorreu há alguns séculos antes de Cristo!

      Excluir
  40. Amigo, pelo amor de Deus... Ainoã filha de Ahimaaz, que se tornou esposa de Saul (1 Samuel 14:50) não era a mesma Ainoã mulher que habitava no vale de Jezreel, que foi capturada por David enquanto ele estava na guerra, e se tornou esposa dele. (1 Samuel 25:43 e 1 Samuel 27:3).
    Pela ordem cronológica dos fatos, é impossivel elas serem as mesmas pessoas. Perceba o q a biblia diz em 1 samuel 27:3. Esse trecho descreve Davi, seu povo e suas duas mulheres indo para Ziclague fugindo do Rei Saul que no caso, ainda estava vivo... Pouco antes disso, Davi era casado com a filha de Saul, Mical. kkkkkkkkkkkkkkkk... To rido mas to preocupado com sua analogia bíblica. Deus abençoe...

    Ass. Miquéias Pereira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eudes,moises não entrou na terra mas foi para junto de Deus! Davi pecou mas se arrependeu e confessou assumiu o pecado diante do profeta e toda corte, não endureceu o coração e chorou diante do Senhor, a criança que nasveu e morreu foi a conveniência do pecado de adultério.
      Deus o perdoou...

      Excluir
  41. Parabéns pelo estudo, ótimo, objetivo, direto e eficaz.
    É muito bom quando saímos da alienação, e do proselitismo.
    Jesus disse que conhecereis a verdade e a verdade vos libertará.
    Quando há um estudo falando do lado crítico da personalidade dos personagens da bíblia, é muito importante, pois podemos analisar os erros e os defeitos cometidos, e por tais fatos, é necessário que aprendemos a não cometermos os mesmos erros.
    Deus o abençoe em nome de Jesus.

    ResponderExcluir
  42. Enfim,as mulheres sao usadas como escravas dos homens,serviam so para sexo e procriar pelo jeito.Que Deus e esse que so deu privilégios so para os homens.
    Acredito que tudo isso e invenção do proprio homen so p levar vantagem na vida.Deus nao ia ser tao cretino assim.Os personagens Bíblicos sao na maioria putos,bígamos ,assassinos e estrupadores

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Irmão existe sim YHWH a bíblia foi adulterada e mudada por constantino me chama no Whatsapp q te envio a bíblia sem adulterações, sem mudanças, e o livro de Enoque pelo Whatsapp.

      Excluir
  43. Realmente é um bom estudo e bastante polêmico, principalmente quando discutimos com fanatismo religioso. parabéns pela coragem, Que o Eterno te abençoe!

    ResponderExcluir
  44. Acho lógica em seus estudos. Davi toda sua geração Caio em desgraça sua desendedesce com morte violenta .

    ResponderExcluir
  45. Sabemos que Deus perdou Davi,mais falou para Davi wue nunca mais a espada sairia de sis casa,Deus perdou mais o wue o irmão está dizendo e que o que você plantou de erredo irá colheer.

    ResponderExcluir
  46. Sabemos que Deus perdou Davi,mais falou para Davi que nunca mais a espada sairia de sua casa,Deus perdou mais o que o irmão está dizendo é que o que você plantou de erredo irá colheer.

    ResponderExcluir
  47. Tudo fora de contexto, estuda um pouquinho mais.

    ResponderExcluir
  48. Gostaria de fazer uma pergunta.
    Porque Deus não deixou davi fazer o templo pra guardar a arca porque Davi derramou muito sangue .
    Mas porque ele deixou Salomão construir sendo que ele matou Adonias e derramou sangue do mesmo sangue.
    Não entendo também se Deus não gostava que derramava sangue porque quando Davi o consultava ele ia com a presença dele é até a arca ia pras guerras?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Apesar de Davi ter cometido todos os erros citados na bíblia, sem dúvidas Deus o tinha como amigo e filho. Davi tinha o coração segundo o de Deus. Só quis mostrar esse lado de Davi neste estudo. Sem dúvidas Davi foi um grande homem de Deus.

      Excluir
  49. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  50. Rei Davi cometeu vários erros, mas foi reconhecido como homem segundo coração de Deus, que errava e se arrependia de verdade e se derramava na presença de Deus sem contar que fez parte da genealogia de Jesus, e as promessas de Deus se cumpriram na vida dele.

    ResponderExcluir
  51. Rei Davi cometeu vários erros, mas foi reconhecido como homem segundo coração de Deus, que errava e se arrependia de verdade e se derramava na presença de Deus sem contar que fez parte da genealogia de Jesus, e as promessas de Deus se cumpriram na vida dele.

    ResponderExcluir
  52. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  53. Irmão eu discordo totalmente dessa que a Ainoa mulher de Davi e a mesma de Saul primeiro a bíblia e clara quando Davi casar com ela ele está fugindo de Saul como ele poderia tomar sua esposa sendo que Davi era tão leal a Saul. E totalmente sem anexo. Acho melhor você pesquisar bem.

    ResponderExcluir
  54. Parabéns, ótimo estudo, concordo perfeitamente.
    Deus o abençoe em nome de Jesus.

    ResponderExcluir
  55. Concordo com os comentários dos colegas sobre Ainoã.
    No seu texto, no trecho “A terceira esposa de Davi foi Ainoã. O interessante dessa história é que Ainoã era esposa de Saul (1ª Samuel, cap. 14, vers. 50) e quando ficou viúva, já que Saul se matou, Davi a tomou por mulher (1ª Samuel cap. 25, vers. 43).”, você diz que Ainoã, esposa de Davi era mesma esposa de Saul.
    A esposa de Saul é citada em 1 Samuel 14:50 “E o nome da mulher de Saul, Ainoã, filha de Aimaás; e o nome do capitão do exército, Abner, filho de Ner, tio de Saul.”
    No final do capítulo 20 e início do capítulo 21, Davi já começa a fugir de Saul, que queria matá-lo. “...assim entendeu Jônatas que já seu pai tinha determinado matar a Davi.” (1 Samuel 20:33)
    Você mencionou que “já que Saul se matou, Davi a tomou por mulher”. Davi toma por mulher Ainoã no capítulo 25, quando cita que Abigail também se tornou sua mulher. “Também tomou Davi a Ainoã de Jizreel; e ambas foram suas mulheres.” (1 Samuel 25:43)
    Só que Saul só morre no capítulo 31. “Assim faleceu Saul, e seus três filhos, e o seu pajem de armas, e também todos os seus homens morreram juntamente naquele dia.” (1 Samuel 31:6). Portanto a Ainoã, esposa de Davi (Ainoã de Jizreel) não teria como ser a viúva de Saul (Ainoã filha de Aimaás), já que ela ainda não era viúva quando Davi tomou a outra Ainoã por mulher.
    Considerando o respeito que Davi tinha por Saul, mesmo quando esse queria o matar, como podemos ver no trecho “O Senhor me guarde, de que eu estenda a mão contra o ungido do Senhor. (1 Samuel 26:11), Davi não tomaria a sua esposa por mulher. Se Davi estava fugindo de Saul, ele dificilmente chegaria perto de onde a esposa de Saul estava.
    Temos que ler artigos com muita atenção, confirmando as informações para ver se batem com o que está escrito na bíblia.

    ResponderExcluir
  56. ue o cristao fala em pecado mais dizem que davi era segundo coraçao de deus e mesmo assim ele pegou mae e filha putz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainoã esposa de davi não era a mesma ainoã esposa de saul pois uma era hebreus e a outra jezreelita. (1 Samuel 25:43)

      Excluir
  57. Uma pena que o homem segundo o coração de Deus cometeu tantas falhas isso tudo serve para nos hoje e se tivermos amanha tambem serve de exemplo para nos não cairmos nos mesmo erros valeu a pena ler.

    ResponderExcluir
  58. Ainoã esposa de Davi não era a mesma que a de Saul. Embora tenham o mesmo nome,não encontrei respaldo bíblico para tal afirmativa.

    ResponderExcluir
  59. Não tentemos fazer de Davi um santo, pois, na verdade, ele era um grande mau caráter. A trama urgida por ele e por Joab, para provocar a morte de Urias, soldado de seu exército e marido de Betsabá, faz de Davi não somente um omisso, um adúltero, mas, sobretudo, um cruel criminoso, frio e calculista.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Graça, pura graça.
      1 Reis 15: 5. Porque Davi fez o que era reto aos olhos do Senhor e não se desviou em nada daquilo que o Senhor lhe havia ordenado, em todos os dias da sua vida, a não ser no caso de Urias, o heteu.
      https://bibliajfa.com.br/app/naa/11O/15/5

      Excluir
  60. Nao era mulher de Saul era outra mais com o mesmo nome. 1samuel 30.5.

    ResponderExcluir
  61. Tem uma coisa errada nessa descrição bíblica. Pois a mãe de ambos não era a esposa de saul de fato o nome era o mesmo mais, ainoã esposa de saul era hebreia. Enquanto ainoã esposa de davi era jezreelita,constatando-se que eram pessoas diferentes.

    ResponderExcluir
  62. Leu seu texto. Não concordo com tudo. Preciso concordar com a palavra de Deus.

    1 Reis 15: 5. Porque Davi fez o que era reto aos olhos do Senhor e não se desviou em nada daquilo que o Senhor lhe havia ordenado, em todos os dias da sua vida, a não ser no caso de Urias, o heteu.
    https://bibliajfa.com.br/app/naa/11O/15/5

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agora vejamos Salomão
      1 Reis 11 Almeida Revista e Corrigida 2009 (ARC)

      A idolatria de Salomão e a ira de Deus contra ele

      11 E o rei Salomão amou muitas mulheres estranhas, e isso além da filha de Faraó, moabitas, amonitas, edomitas, sidônias e heteias, 2 das nações de que o Senhor tinha dito aos filhos de Israel: Não entrareis a elas, e elas não entrarão a vós; de outra maneira, perverterão o vosso coração para seguirdes os seus deuses. A estas se uniu Salomão com amor. 3 E tinha setecentas mulheres, princesas, e trezentas concubinas; e suas mulheres lhe perverteram o coração. 4 Porque sucedeu que, no tempo da velhice de Salomão, suas mulheres lhe perverteram o coração para seguir outros deuses; e o seu coração não era perfeito para com o Senhor, seu Deus, como o coração de Davi, seu pai, 5 porque Salomão andou em seguimento de Astarote, deusa dos sidônios, e em seguimento de Milcom, a abominação dos amonitas. 6 Assim fez Salomão o que era mau aos olhos do Senhor e não perseverou em seguir ao Senhor, como Davi, seu pai. 7 Então, edificou Salomão um alto a Quemos, a abominação dos moabitas, sobre o monte que está diante de Jerusalém, e a Moloque, a abominação dos filhos de Amom. 8 E assim fez para com todas as suas mulheres estrangeiras, as quais queimavam incenso e sacrificavam a seus deuses.
      9 Pelo que o Senhor se indignou contra Salomão, porquanto desviara o coração do Senhor, Deus de Israel, o qual duas vezes lhe aparecera. 10 E acerca desta matéria lhe tinha dado ordem que não andasse em seguimento de outros deuses; porém não guardou o que o Senhor lhe ordenara. 11 Pelo que disse o Senhor a Salomão: Visto que houve isso em ti, que não guardaste o meu concerto e os meus estatutos que te mandei, certamente, rasgarei de ti este reino e o darei a teu servo. 12 Todavia, nos teus dias não o farei, por amor de Davi, teu pai; da mão de teu filho o rasgarei; 13 porém todo o reino não rasgarei; uma tribo darei a teu filho, por amor de meu servo Davi e por amor de Jerusalém, que tenho elegido.

      Excluir
    2. Fica tranquilo, não sou dono da verdade, apenas um pregador insignificante. Deus usa os que nada são para envergonhar os que são. Se o espirito Santo não falou contigo e não te revelou, não tenha pressa. Que a misericórdia Dele possa alcançar o grande profeta velho que pula e não gosta das partes da bíblia que mostram os vacilos e os lados ruins dos grandes homens de Deus do passado. Nunca disse que Davi não era um homem de Deus, apenas a bíblia nos mostra a grande besteira que ele fez e do preço que pagou. Tudo isso para nos abrir os olhos para não cometermos os mesmos erros que eles. Fica na paz grande profeta.

      Excluir
  63. Uma observação, essa Ainoã a jisraelita, jamais poderia ser mulher de saul, sendo que saul ainda vivia quando Davi a tomou por mulher, isso seria terrível, adultério, e jamais saul aceitaria.

    ResponderExcluir
  64. Muito bom esse estudo,aprendi muito,até mesmo nos comentários aprendemos muita coisa. Parabens

    ResponderExcluir
  65. A biblia mostra claramente que o único pecado e,injustiça , erro de Davi foi o de ter adulterado com bateseba e depois matar Urias e essa foi a unica causa de todas as tragédias na familia dele.E a única das mulheres que era comprometida era bateseva as outras era viúvas não tinham mais marido e até hoje Deus permite as viúvas se casarem de novo ,não é pecado o homem casar com uma viúva então Davi não roubo nenhuma das primeiras mulheres dele ele só roubou oitava a bate seba foi apartir daí que Deus repreendeu Davi e começou a castiga-lo ,e Davi não provocou a viuvez de nenhuma das mulheres dele foi Deus quem matou nabal o marido de abigail 1samuel 25:39 e Saul morreu pela sua própria espada e entende-tambem foi por castigo de Deus

    ResponderExcluir
  66. Desde quando a poligamia deixa de ser ética,social e moral.
    Social: pode-se tirar uma mulher da prostituição.
    Ética: A Esposa poderá e não ter relações rotineiras.
    Moral: Variar de mulher é um sonho que todo homem que gosta de mulher tem. Jamais a poligamia denigrirá a suave imagem. Religiosos usam textos bíblicos porque não podem atirar com a armar então atirar palavras pra matar a Alma. Revejam seus conceitos e leia mais Lutero que sendo propagador do Evangelho permitiu aos seus seguidores a Poligamia. Ass:Ceeelly

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Achei bem interessante o seu texto, isso por si só já resolveria muitos problemas sociais. Chama Cesarkj no telegram, eu gostaria que você falasse mais sobre isso

      Excluir
  67. Eu gostaria de saber o que tem de grande mal ele ter casado com viuvas? Eu lembro de Paulo falando que é permitido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tem pecado algum casar com viúva. O problema de Davi foi que ele provocou, foi o responsável direto pelo assassinato de Urias. Daí Betasaba foi uma viúva tomada por um crime de Davi, por isso Deus não aprovou o casamento dele. Consequências danosas vieram sobre Davi por causa desse ato, como já explicado no texto. Deus te abençoe. Fica na paz.

      Excluir
    2. Li todos os comentários, e todos foram úteis pra mim. Obrigada.

      Na minha opinião, não vejo nenhuma intenção do autor do artigo em denigrir a imagem do rei Davi. A lição que tiro pra mim é que nossas escolhas tem consequências boas ou ruins. Mesmo que seja um rei.
      Que desprezar a palavra do Senhor quando se conhece a mesma, desagrada a Deus.

      Tenho uma observação, que não foi comentada por ninguém, deixo claro que foi o que eu entendi, e que posso estar errada.

      Mas Davi a princípio não tinha o objetivo de matar Urias, ele quiz repara um erro com outro, se vc ler o 2 Samuel cap. 11 inteiro, quando ele tem relação com Bati-Seva, e depois recebe a notícia de que ela estava grávida, ele manda chamar Urias pra passar uns dias em casa, pra dormir com sua esposa, e dar a entender que o filho NÃO era dele e mas de Urias, Davi tb lhe manda um presente pra ele, que não é relatado, Urias não vai pra casa, pq ele era leal.

      Davi embebeda Urias com a intenção de que ele fosse pra casa, mas, uma vez Urias não vai.

      Se Davi tivesse reconhecido seu erro não só a vida de Urias teria sido poupada, mas a de soldados e talvez do seu filho com Bate-Seba.

      Aprendo que nem Davi, que matou um urso e um leão, que quando tocava sua harpa, o espírito que atormentava o rei Saul ia embora, e que matou o gigante, estão livres de errar. Tenho ainda outras observações, mas paro por aqui.

      Muitas lições pode ser aprendidas.

      Deus abençoe a todos.

      Excluir
  68. Eudes diz que o rei Salomão foi escolhido pelo destino , não conheço esse deus chamado destino!

    ResponderExcluir
  69. Não foi o destino, foi Deus que escolheu, e ainda deu o nome de Salomão. Só essa correção.. Fora isso.. gostei muito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda bem que você pegou o Espírito. Quem ler o texto entende o significado de destino. Foram as circunstâncias da vida, as escolhas que fazemos. A vida é assim. Deus não interfere em nossas escolhas. Ele respeita o livre árbitro instituído por Ele mesmo.

      Excluir
  70. Vejo o texto do irmão..e fiquei com mais vontade de ler...não intendo como pode um homem como Davi ser segundo o coração 💓💓💓 de Deus.... sério um homem altamente carnal... vingativo, não consigo acociar ele com Deus...

    ResponderExcluir
  71. Sigam a Jesus, somente.

    ResponderExcluir
  72. Muito edificante o texto,depois vou ler com mais atenção,
    Mas o fato de Deus perdoar os nossos pecados não implica que não colheremos as consequências,tomemos cuidado pq os frutos podem ser muito ruins,
    E eu gostaria de saber quanto a Davi,se ele foi salvo?

    ResponderExcluir
  73. Aonde existe esta proibição na biblia, de que viúvas são proibidas de ser casar após o falecimento de seus maridos????
    Abgail e Ainoa eram viúvas quando Davi as desposaram..
    Betsaba sim foi adultério, pois ela era casada quando Davi a chamou no castelo e a engravidou.
    Depois, ainda assassinou Urias para encobrir o adultério.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem duas Ainoã.
      Uma é filha de Aimaás a esposa de Saul.
      E a outra é uma mulher de Jezreel que é a esposa de Davi.

      Excluir
  74. Ainoã (da cidade de Jezreel, capturada na guerra e esposa de Davi)
    Ainoã (filha de Aimaás , esposa de Saul (sogra de Davi), mãe Mical.
    Não são a mesma pessoa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O triste de tudo é sabe que você não leu a mensagem e nem entendeu, porque se tivesse lido não viria com Aionoã diferente. Observe as citações bíblicas cm atenção.

      Excluir
    2. Você que não entendeu.
      Não existe somente uma Ainoã.
      E a esposa de Saul seria muito velha para se casar com Davi.
      E essa esposa que Davi se casou com o mesmo nome é uma mulher diferente com o mesmo nome da esposa de Saul.
      È você que não entende esta lendo a bíblia de cabeça pra baixo,então leia de forma correta.

      Excluir
  75. Meus amigos tudo isso descritos teve ,suas importância na época q a velha aliança estava vigente .mas agora o cordeiro de Deus se encarnou,planíficou abesolutiso, consumol. Tudo isso ficou obsoleto vencido.morto,sem valida, porque todos esses homens viviam ainda na sombra doque haveria de vir. Esse je Jesus. O único q devemos seguir simples assim,!!

    ResponderExcluir
  76. 8 esposas só não,tinha várias concubinas também, foi o homem segundo o coração de Deus, e isso não mudou nada a relação dos dois,vc vai ver posteriormente Deus relembrando e honrando a aliança deles,sem falar que Deus nunca reclamou com ele sobre esse monte de mulher, a não ser pela morte de urias

    ResponderExcluir
  77. que pena tentei compartilhar no Zap para alguns amigos não consequi. Amei o artigo.

    ResponderExcluir
  78. Com todo o respeito são várias incoerências nesse texto. Em ICr 22 9,10 Deus diz que Salomão seria o sucessor de Davi e confirma seu trono. Em II Sm 12,8 Deus disse que deu a Davi as mulheres de Saul, a casa dele e, Israel e Judá e se isso fosss pouco ele teria dado mais. Abigail se tornou mulher após a morte de Naba, e por aí a fora.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Duas Ainoã diferentes.
      Uma é filha de Aimaás,enquanto a outra é uma mulher de Jezreel.

      Excluir
  79. Nessa publicação há uma série de informações válidas sobre a Bíblia, porém existe também uma série de informações totalmente errôneas sobre a vida das mulheres de Davi e sobre seus filhos, tais informações devem ser corrigidas.

    ResponderExcluir
  80. Ainoã ou com Abigail. Sobre isso, a posição mais aceita é a de que Davi se casou primeiro com Ainoã e depois se casou com Abigail.

    Quem pensa assim chega a essa conclusão pelo fato de que na maioria das passagens bíblicas em que as duas mulheres são citadas juntas, Ainoã sempre é mencionada primeiro — apesar de o casamento de Davi com Abigail ser citado antes do casamento de Davi com Ainoã. Além disso, Ainoã foi a mãe de Amnom, o primeiro filho de Davi; enquanto que Abigail foi a mãe de Quileabe, o segundo filho de Davi (2 Samuel 3:1-3). Considerando tudo isso, fica claro que Ainoã, esposa de Saul, e Ainoã, esposa de Davi, eram pessoas diferentes.

    ResponderExcluir
  81. Davi tinha quantos anos , quando Deus rejeitou Saul?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A bíblia não faz essa referência, mas as evidências lógicas nos levam a crer que Davi tinha entre 16 a 17 anos de idade quando Deus rejeitou Saul e quando ele foi ungido pela primeira vez (mesma idade quando enfrentou Golias). O que se sabe de verdade é que ele assumiu o trono quando tinha 30 anos (2ª Samuel capítulo 5, verso 4).

      Excluir