segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Ecumenismo disfarçado


A título de alerta, queremos chamar a atenção dos cristãos sinceros. Cuidado com o ecumenismo disfarçado!

A guerra das eleições acabou. Entre salvos e perdidos, o maior prejudicado foi o Reino de Deus. Isso porque se viu alguns líderes, supostamente convertidos, unindo-se de corpo, alma e espírito à liderança romana em favor do candidato das elites. Se tivessem se entregado ao Senhor Jesus da mesma forma como abraçaram a campanha política, jamais e em tempo algum se submeteriam a tamanha heresia.

A gravidade do problema não está apenas nos interesses pessoais, mas, colocá-lo acima dos interesses do Reino de Deus. O servo de Deus serve a Jesus, não a si mesmo. E, se alguém Me servir, o Pai o honrará. João 12.26. A pergunta que se faz agora, após os resultados da eleição é: cadê a honra dos profetas velhos?

Por conta da vocação, a obrigação do pastor é se sacrificar para conduzir seu rebanho aos pastos verdejantes. Essa é a nossa obrigação diante de Deus e do mundo; não abrir a porta do aprisco e conduzir as indefesas ovelhas para a matilha de lobos.

Posto que miríades de pessoas se aglomeraram, a ponto de uns aos outros se atropelarem, passou Jesus a dizer, antes de tudo, aos Seus discípulos: Acautelai-vos do fermento dos fariseus, que é a hipocrisia. Lucas 12.1.

Quem estará do lado de Dilma ou do lado do bem?

Cuidado amigos pastores deputados para não se corromperem.

É o que tem a dizer,

Eudes Borges

domingo, 27 de fevereiro de 2011

A única vez que Jesus cantou


A única vez que a Bíblia relata que Jesus cantou foi na noite em que Ele foi traído (Mateus 26.30), na mesma ocasião em que menciona que Sua alma estava profundamente triste (v38).

Provavelmente, essa não foi a única vez que Ele cantou, mas é interessante que a única vez que isso é mencionado na Bíblia seja exatamente quando Ele Se sentia extremamente triste na alma. A música é algo essencialmente emocional, e aquela noite foi, sem dúvida, muito emocional para Ele.

Note, porém, que o Seu cantar não O ajudou a passar por aqueles momentos difíceis, mas o Seu espírito sim. (v41)

Música é algo muito bom. Música é algo excelente, maravilhoso. Mas, quando o assunto é vencer batalhas, é a fé que ajuda, nada mais. Portanto, tenha cuidado com as suas emoções, pois numa guerra, elas podem lhe levar à derrota.

Autor: Eudes Borges

sábado, 26 de fevereiro de 2011

VAIDADE


Uma mulher foi levada às pressas para o CTI de um hospital. Lá chegando, teve a chamada “quase morte”, que é uma situação pré-coma, e neste estado, encontrou-se com a morte:

– Que é isso? – perguntou – Eu morri?

– Não, pelos meus cálculos você morrerá daqui a 43 anos, 8 meses, 9 dias e 16 horas.

Ao voltar a si, refletindo quanto tempo ainda tinha de vida, resolveu ficar ali mesmo, naquele hospital, e fez uma lipoaspiração, uma plástica de restauração dos seios, plástica no rosto, correção no nariz, na barriga, tirou todos os excessos, as ruguinhas e tudo mais que podia mexer para ficar linda e jovial.

Após alguns dias de sua alta médica, ao atravessar a rua, veio um veículo em alta velocidade e a atropelou, matando-a na hora.

Ao encontrar-se de novo com a morte, ela perguntou, irritada:

– Puxa, você me disse que eu tinha mais 43 anos de vida. Por que morri depois de toda aquela despesa com cirurgias plásticas???

E a morte aproximou-se bem dela e, olhando-a diretamente nos olhos, respondeu:

– CRIATURA , NÃO TE RECONHECI !!!

Por isso está escrito: ... não atentando nós nas coisas que se veem, mas nas que se não veem; porque as que se veem são temporais, e as que se não veem são eternas.
2 Coríntios capítulo 4, versículo18.

Cuidado. Muito cuidado com o pouco tempo de vida que ainda te resta meu amigo e minha amiga.

É o que tem a dizer,

Eudes Borges.

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

O EGOÍSTA


O essencial da vida pode ser resumido em uma palavra: dar. O Senhor Jesus resume todos os mandamentos a apenas dois: “Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças, e de todo o teu entendimento, e ao teu próximo como a ti mesmo.” Amar a Deus sobre TODAS as coisas é dar-se por inteiro ao seu Criador. Amar ao próximo como a si mesmo é dar-se a alguém sem esperar nada em troca, pelo pleno exercício de amar por obediência a Deus.

Não são atitudes fáceis para qualquer mortal. Mas, para os egoístas, isso é praticamente impossível. O egoísta vê apenas a si próprio como centro de todas as coisas, acreditando que tudo e todos existem por ele e para ele.

O mundo orbita em torno do umbigo do egoísta, e isso, obviamente, limita sua visão a apenas um palmo de diâmetro em volta de si mesmo. Daí, podemos concluir que o egoísta se torna deus de si próprio. Ele se basta, por isso jamais conseguirá reconhecer um Deus soberano, Criador de todas as coisas, simplesmente porque não lhe passa pela cabeça que haja algo ou alguém, acima dele mesmo, que seja relevante para o mundo.

Um dos lemas mais comuns do egoísta é: “O importante é ser feliz, não importa como!” Isso quer dizer que para ele não faz diferença se sua felicidade custe a tristeza ou infelicidade de alguém. A felicidade do egoísta mora na alma e não no espírito, por isso, as Leis e Mandamentos Divinos não podem jamais cercear o prazer que agrada a carne.

A política é um dos cenários que reúne mais exemplos de homens egoístas. Quando este tipo de gente se elege e tem poder público, dentro deles há uma voz que os estimula: “Agora ninguém me segura! O povo é que se dane.” Mas, infelizmente, este comportamento se repete aos montes em diversos perfis de pessoas: os corruptos, os desonestos, os infiéis, os traidores, os criminosos, entre tantos outros, independente de classe social.

Compartilhar, dividir, doar, entregar, sacrificar, proteger...não são verbos que o egoísta conjugue. Sobre estas pessoas, o Espírito de Deus disse: “Sabe, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos difíceis. Porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos, sem afeto natural, irreconciliáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, sem amor, traidores, obstinados, orgulhosos, mais amigos do mundo do que amigos de Deus.” (II Timóteo 3:1-4.

É o que tem a dizer,

Eudes Borges

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

A cultura brasileira em prol do Big Brother Brasil


Amigos, em homenagem ao princípio da organização familiar, assim como em obediência ao princípio da divulgação das notícias construtivas, estou divulgando no meu blog uma matéria bastante interessante feita por Luiz Fernando Veríssimo, que nos mostra a falta de “cultura” de uma sociedade manipulada por um meio de comunicação que não está preoculpado com a família brasileira. Segue o texto na íntegra:

“Que me perdoem os ávidos telespectadores do Big Brother Brasil (BBB), produzido e organizado pela nossa distinta Rede Globo, mas conseguimos chegar ao fundo do poço...A décima primeira (está indo longe!) edição do BBB é uma síntese do que há de pior na TV brasileira. Chega a ser difícil,... encontrar as palavras adequadas para qualificar tamanho atentado à nossa modesta inteligência.

Dizem que em Roma, um dos maiores impérios que o mundo conheceu, teve seu fim marcado pela depravação dos valores morais do seu povo, principalmente pela banalização do sexo. O BBB é a pura e suprema banalização do sexo. Impossível assistir, ver este programa ao lado dos filhos. Gays, lésbicas, heteros... todos, na mesma casa, a casa dos “heróis”, como são chamados por Pedro Bial. Não tenho nada contra gays, acho que cada um faz da vida o que quer, mas sou contra safadeza ao vivo na TV, seja entre homossexuais ou heterosexuais. O BBB é a realidade em busca do IBOPE...

Veja como Pedro Bial tratou os participantes do BBB. Ele prometeu um “zoológico humano divertido” . Não sei se será divertido, mas parece bem variado na sua mistura de clichês e figuras típicas.

Pergunto-me, por exemplo, como um jornalista, documentarista e escritor como Pedro Bial que, faça-se justiça, cobriu a Queda do Muro de Berlim, se submete a ser apresentador de um programa desse nível. Em um e-mail que recebi há pouco tempo, Bial escreve maravilhosamente bem sobre a perda do humorista Bussunda referindo-se à pena de se morrer tão cedo.

Eu gostaria de perguntar, se ele não pensa que esse programa é a morte da cultura, de valores e princípios, da moral, da ética e da dignidade.

Outro dia, durante o intervalo de uma programação da Globo, um outro repórter acéfalo do BBB disse que, para ganhar o prêmio de um milhão e meio de reais, um Big Brother tem um caminho árduo pela frente, chamando-os de heróis. Caminho árduo? Heróis?

São esses nossos exemplos de heróis?

Caminho árduo para mim é aquele percorrido por milhões de brasileiros: profissionais da saúde, professores da rede pública (aliás, todos os professores), carteiros, lixeiros e tantos outros trabalhadores incansáveis que, diariamente, passam horas exercendo suas funções com dedicação, competência e amor, quase sempre mal remunerados..

Heróis, são milhares de brasileiros que sequer têm um prato de comida por dia e um colchão decente para dormir e conseguem sobreviver a isso, todo santo dia.

Heróis, são crianças e adultos que lutam contra doenças complicadíssimas porque não tiveram chance de ter uma vida mais saudável e digna.

Heróis, são aqueles que, apesar de ganharem um salário mínimo, pagam suas contas, restando apenas dezesseis reais para alimentação, como mostrado em outra reportagem apresentada, meses atrás pela própria Rede Globo.

O Big Brother Brasil não é um programa cultural, nem educativo, não acrescenta informações e conhecimentos intelectuais aos telespectadores, nem aos participantes, e não há qualquer outro estímulo como, por exemplo, o incentivo ao esporte, à música, à criatividade ou ao ensino de conceitos como valor, ética, trabalho e moral.

E ai vem algum psicólogo de vanguarda e me diz que o BBB ajuda a "entender o comportamento humano". Ah, tenha dó!!!

Veja o que está por de tra$$$$$$$$$$$$$$$$ do BBB: José Neumani da Rádio Jovem Pan, fez um cálculo de que se vinte e nove milhões de pessoas ligarem a cada paredão, com o custo da ligação a trinta centavos, a Rede Globo e a Telefônica arrecadam oito milhões e setecentos mil reais. Eu vou repetir: oito milhões e setecentos mil reais a cada paredão.

Já imaginaram quanto poderia ser feito com essa quantia se fosse dedicada a programas de inclusão social: moradia, alimentação, ensino e saúde de muitos brasileiros?

(Poderiam ser feitas mais de 520 casas populares; ou comprar mais de 5.000 computadores!)

Essas palavras não são de revolta ou protesto, mas de vergonha e indignação, por ver tamanha aberração ter milhões de telespectadores.

Em vez de assistir ao BBB, que tal ler um livro, um poema de Mário Quintana ou de Neruda ou qualquer outra coisa..., ir ao cinema..., estudar... , ouvir boa música..., cuidar das flores e jardins... , telefonar para um amigo... , visitar os avós.. , pescar..., brincar com as crianças... , namorar... ou simplesmente dormir.

A ssistir ao BBB é ajudar a Globo a ganhar rios de dinheiro e destruir o que ainda resta dos valores sobre os quais foi construída nossa sociedade”.

Autor: Luiz Fernando Veríssimo

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Prisão por alimentos não depende de decisão transitada em julgado


A existência de recursos pendentes de julgamento não impede a prisão por falta de pagamento de pensão alimentícia, decidiu a Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ao analisar pedido de habeas corpus apresentado em um caso de prisão civil ocorrido no estado de São Paulo. De acordo com o colegiado, a garantia constitucional de que “ninguém será considerado culpado até o trânsito em julgado de sentença penal condenatória” não se aplica à execução de prestações alimentares.

O relator do habeas corpus, ministro Paulo de Tarso Sanseverino, disse que “a prisão civil, diferentemente da penal, possui natureza eminentemente coercitiva, e não punitiva”. Segundo ele, exigir o trânsito em julgado da decisão, não é a melhor atitude jurídica a ser tomada neste caso; o que determinou a prisão, para só então se poder cumpri-la, “iria de encontro à sua finalidade, qual seja, compelir o devedor ao imediato adimplemento de sua obrigação alimentar”.

A ação de execução de alimentos foi ajuizada em abril de 2001. Decretada a prisão do devedor pelo juiz, sua defesa entrou com recurso no Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP), que manteve a decisão da primeira instância. No pedido de habeas corpus dirigido ao STJ, alegou-se que a decisão do tribunal estadual não poderia ter sido cumprida pelo juiz antes do trânsito em julgado – quando já não haveria mais possibilidade de recurso.

O habeas corpus foi negado de forma unânime pela Terceira Turma, conforme a proposta do relator. O ministro Sanseverino observou, ainda, que no processo não se discute; prova de que tenham sido pagas as três prestações anteriores ao início da ação, nem as que venceram depois. A Súmula 309 do STJ diz que "o débito alimentar que autoriza a prisão civil do alimentante é o que compreende as três prestações anteriores ao ajuizamento da execução e as que vencerem no curso do processo".

Fonte: Superior Tribunal de Justiça

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Drogas e criminalidades no meio social

O crack consome cerca de 600 mil jovens e deixa outros 25 mil correndo sério risco de morte

Sinal de trânsito da Agamenon Magalhães. Um rapaz ajoelhado,implora por dinheiro. A camisa rasgada está completamente molhada. Visivelmente drogado, o menino esfrega no rosto o sangue que escorre do nariz e ensopa roupa e chão. As pessoas passam e o máximo que fazem é balançar a cabeça negativamente

Assim como ele, outras dezenas de garotos e garotas andam pelas ruas do centro da capital recifense confundidos com zumbis. Se esse rapaz for ajudado, pode ser que até os seus 19 anos ele consiga sobreviver, já que o Índice de Homicídios na Adolescência (IHA) estima que até 2012, em torno de 33 mil pessoas entre 12 e 18 anos serão vítimas de assassinatos. Entre as causas está o uso de drogas e tráfico.

Pelas ruas das cidades, é cada vez maior o número de crianças e adolescentes que têm debaixo de viadutos e marquises o ponto de encontro oficial para utilização de drogas de todo tipo. O crack, a mais cruel delas, consome cerca de 600 mil jovens, e deixa outros 25 mil correndo um sério risco de morte, segundo o Ministério da Saúde.

Motivos para isso não faltam, visto que a maioria dos problemas que envolvem a juventude recai na maior parte das vezes sobre a família. Em muitos casos, a falta de planejamento familiar, a miséria, o abandono e os maus tratos expulsam as crianças do convívio em família para as ruas, onde serão vítimas de outras formas de violência e estarão expostas ao crime e vícios. E como esse ciclo só tende a fechar com a morte, para o Ministérios da Saúde, 50,5% da mortalidade entre adolescentes são conseqüências de agressão e homicídio.

Uma das soluções para a diminuição desse índice alarmante, o exemplo dos pais é muito importante na educação dos filhos. Apesar disso, muitos ainda insistem em levar as crianças para bares, fazendo com que os pequenos tenham a primeira experiência com álcool na presença dos seus responsáveis. É o que diz uma pesquisa realizada pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), a qual relata que 46% dos adolescentes tiveram o primeiro consumos de álcool ainda em casa. O pior é que muitos pais ignoram o fato de que bebida alcoólica também merece atenção, principalmente porque o álcool também é considerado um tipo de droga, apesar de lícita. Mesmo assim, ela é a mais consumida entre os jovens e a que é usada mais cedo, com média de idade de 12,5 anos.

O uso cada vez mais cedo deste tipo de drogas lícitas ou não pode estar envolvido com o tipo de amizade ou companhia do adolescente, falta de orientação e de estrutura familiar, em que os pais mostram-se longe da realidade dos filhos o que tange aos perigos escondidos por detrás de músicas, artistas, filmes e festas que fazem apologia ao uso de entorpecentes.

Talvez seja pessimista a ideia de que a juventude está se reduzindo, aos poucos, em pó, álcool, comprimidos, tabaco e cachimbo. Mas, se o retrato do futuro for a imagem do rapaz dosemáforo, será difícil pensar que o futuro do País estará em boas mãos, se os jovens estão se deteriorando cada vez mais cedo. A não ser que a sociedade repense o que de fato é válido como conceito, valor e princípio, para que opiniões proselitistas e dogmáticas não dominem a mente e a inteligência das pessoas, fazendo-as acreditar que Deus está por trás de todas as desgraças e mazelas da humanidade. O que não é verdade.

Cuidado com os sues filhos e familiares. Coloque-os sempre no caminho da Luz, para que o futuro deles não seja de trevas. Jesus Cristo é a solução.

Um abraço a todos os amigos do bem, é o eu deseja,

Eudes Borges

domingo, 20 de fevereiro de 2011

A glória da tribulação da vida


Tanto para os nascidos quanto para os que estão sendo gerados pelo Espírito Santo as tribulações são tremendamente importantes no desenvolvimento da fé cristã. Se assim não fosse, Deus mesmo as eliminaria do meio dos Seus filhos.

O que é tribulação?

Doenças, enfermidades, problemas financeiros ou familiares nada têm a ver com as tribulações.

As tribulações envolvem problemas relacionados exclusivamente à fé cristã. Perseguições, injustiças, humilhações, fofocas, traições e calúnias de irmãos são algumas situações que atingem diretamente a fé.

O Espírito Santo tem orientado Seus filhos a não se gloriarem apenas na esperança da salvação. Mas também se gloriarem no prêço a pagar por essa glória!

Ou seja, se há alegria e gozo na certeza da salvação da alma, também tem de haver alegria e gozo quando se vivencia as tribulações da fé! Romanos 5.1-2.

Muitas vezes o cristão semeia o que não presta e colhe seus frutos podres. Depois fica lamentando sua “cruz pesada”.

É o caso de casamentos errados, prostituições, mentiras, calúnias e uma série de frutos da carne. Tudo isso gera conflitos, tristezas e dores. Mas não relacionados à fé!

As verdadeiras tribulações sempre trazem benefícios para os da fé. E Deus as permite para o nosso bem.

O Senhor enfatizou duplamente a glória dos atribulados pela causa da fé quando disse:

Bem-aventurados os perseguidos por causa da justiça… Não por causa do pecado ou da injustiça cometida!...

Bem-aventurados sois quando, por minha causa, vos injuriarem, e vos perseguirem, e, mentindo, disserem todo mal contra vós.

"Regozijai-vos e exultai, porque é grande o vosso galardão nos céus…" ( Mateus 5.10-12 )

A glória dessa tribulação é o que produz perseverança, experiência e esperança. Virtudes indispensáveis na manutenção da salvação da alma.

É o que tem a dizer,

Eudes Borges

sábado, 19 de fevereiro de 2011

Tomar vergonha na cara


Pior do que os limites da miséria é ter provado os manjares da vida e, depois, viver de suas migalhas. Assim deve ser com os que um dia participaram da alegria da salvação, mas, devido aos cuidados do mundo, perderam de vista os valores espirituais.

“Ah, meu Deus! Quero voltar, mas não tenho forças. Ore por mim.” Como se oração fosse resolver seu problema. Não, não vai.

Que tipo de oração vai impor atitude?

Que tipo de oração vai obrigar o caído se levantar?

Jesus deu ordem ao paralítico: Levanta-te, toma o teu leito e vai… Marcos 9.6

Ele não orou. Apenas, mandou levantar, tomar o leito e ir para casa. Levantar, tomar e ir são atitudes individuais. Exige ação pessoal.

Mas, a maioria dos crentes caídos e fisicamente perfeitos querem mais. Querem ser carregados com suas respectivas cruzes. São indolentes e acomodados na fé. Querem alcançar os céus sem abrir mão do mundo. Vivem pedindo oração como se esta fizesse mágica e os colocasse de novo nos trilhos da fé.

E por que não oram por si mesmos, tomem vergonha na cara e voltem com suas próprias pernas?

Porque, no fundilho do coração, têm desprezado o sacrifício do Filho de Deus.

Ó Senhor, Esperança de Israel! Todos aqueles que Te deixam serão envergonhados; o nome dos que se apartam de Mim será escrito no chão; porque abandonam o Senhor, a Fonte das águas vivas. Jeremias 17.13.

Volta enquanto ainda é tempo meu amigo e minha amiga.

É o que tem a dizer,

Eudes Borges

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

O primeiro amor


O número sete tem sido interpretado como o número da perfeição. As sete igrejas compõem a Igreja do Senhor Jesus Cristo como um todo. Ou seja, Uma única Igreja – Corpo do Senhor.

Mas a referência a sete igrejas trata dos sete tipos diferentes de cristãos. Qualquer que seja a fé ou denominação cada discípulo está enquadrado nela.

Éfeso – A favor desse tipo de cristão o Senhor Jesus reconhece obras, perseverança, rejeição ao mal, paciência, suporta provas por causa do Seu Nome e não desanima. Além disso odeia as obras dos nicolaítas, uma facção pervertida e idólatra no meio da Igreja em Éfeso.

Mas contra si há o abandono ao primeiro amor.

Aos olhos do Senhor os feitos são anulados pelo abandono ao primeiro amor.

O que isto significa para pesar tanto no risco da perda da salvação imediata?

A gente pode viver duzentos anos, mas jamais esquece o primeiro amor da juventude. Muito além disso é em relação ao encontro com Deus.

Somente os nascidos do Espírito podem avaliar o verdadeiro sentido do primeiro amor. Não há como esquecer os primeiros momentos desse relacionamento.

Lágrimas de alegria, pureza, dedicação, louvor, obediência e atenção à vontade de Deus são constantes. Não há um só momento em que os pensamentos se afastem dEle.

Por causa desse Grande Amor o fiel abandona não só o pecado, mas também aqueles que o praticam. Abre mão dos amigos do mundo para manter-se ligado na amizade de Deus.

Autor: Eudes Borges

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Salvador sim, Senhor não!


Jesus tem sido como um bondoso salva-vidas num domingo ensolarado na praia. Mas, depois do susto do afogamento, voltam à rotina dos riscos novamente. Essa tem sido a tônica da maioria dos cristãos. Querem-No como servo, não como Senhor. Usam-No como objeto de suas vontades, não como servos de Sua vontade.

Que tipo de Pessoa tem sido Jesus para você, leitor amigo? Salvador ou Senhor?

Desgraçadamente, Ele tem sido, de forma injusta e cruel, rejeitado como Senhor. Não querem abrir mão de suas vontades, mesmo que para isso tenham de conviver com sua vida velha e arruinada. Querem ser limpas, mas não querem abandonar o chiqueiro apinhado de porcos. E ainda têm a cara de pau de recitar Suas promessas, como se isso resolvesse.

Nem suas mazelas os têm despertado do sono da morte eterna!

Por conta disso, carregam em si o espírito dos profetas velhos e da hipocrisia.

É possível continuarem nos seus delitos e pecados e nascerem do Espírito Santo? Não, não é. Que diferença há entre eles e os demais religiosos?

Serpentes, raça de víboras! Como escapareis da condenação do inferno? Mateus 23.33

Aos verdadeiros servos, minha sugestão é: guardem pura a consciência para que a fé de vocês não seja hipócrita e sejam também considerados como raça de víboras.

É o que tem a dizer,


Eudes Borges

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

A VERDADEIRA FÉ

Uma coisa é a fé para pertencer ao Reino de Deus, outra coisa é a fé para conquistar os benefícios do Reino de Deus.

Antes de nascer de novo, por alguns momentos, Pedro teve fé para andar sobre as águas. Mas, não teve fé para manter-se sobre elas. As ondas do mar afogaram sua débil fé e começou afundar. Após seu novo nascimento, a fé o levou a enfrentar o Império Romano.

Infelizmente, a maioria cristã tem fé apenas para dar os primeiros passos sobre as águas. O pior é que esses passos dão a sensação de posse do poder total. Contudo, ao sinal da primeira ondinha, afundam com fé e tudo. Daí vêm as frustrações espirituais e o surgimento de crentes endemoninhados.

Só experimentando o novo nascimento se é capaz de evitar tal tragédia. Pois, uma vez nascido do Espírito Santo, a pessoa se torna espírito e sua natureza é espiritual. Isso significa ser nascido de Deus, ser de Deus, POSSUIR a natureza Divina. Por conta disso, nem o mundo inteiro é capaz de derrubá-lo. …porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo. I João 5.4

Esse é o poder que vence o mundo, a fé que conquista e mantém-se no Reino de Deus.

Autor: Eudes Borges

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

A FÉ CEGA


Como sistema corruptor da fé, as religiões, incluindo a evangélica, conseguem transferir a fé do campo racional para o emocional. Assim sendo, obrigam suas vítimas a tomar decisões de acordo com o coração. Resultado: vidas sem qualidade e, pior, maus testemunhos para os demais.

O espírito religioso na religião evangélica tem impedido suas vítimas de meditar na Palavra de Deus. E, para compensar, as tem feito pensar que o vasto conhecimento e a decoreba de versículos bíblicos são suficientes para agradar o Altíssimo.

Contudo, comunhão com Deus só é possível na base espiritual. Isto é, no seu intelecto. Ele não é Deus de fanáticos ou desequilibrados emocionais. Antes, Ele busca verdadeiros adoradores que O adorem em espírito e em verdade. Desprovidos de sensacionalismos ou oba-oba.

O primeiro e maior objetivo das religiões é barrar a entrada de pessoas pensantes no Reino de Deus. Em seguida, manter os já “fisgados”, acomodados na fé emotiva.

Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. Romanos 12.1

Diante disso, seja indigente. Afaste-se da religião e apegue-se à Deus, utilizando-se de uma fé inteligente e racional, para que a tua vida seja abençoada.

É o que tem a dizer,

Eudes Borges

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Seguradora deve indenizar pais de nascituro morto em acidente de trânsito


A Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) determinou, por maioria, o pagamento de indenização pelo Seguro DPVAT (Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre) aos pais de um nascituro morto em um acidente de trânsito. A mãe, grávida de uma menina, conduzia uma bicicleta em via pública quando se envolveu em um acidente com um veículo automotor. A filha faleceu quatro dias depois, ainda no ventre materno.

No voto-vista, o ministro Paulo de Tarso Sanseverino ponderou que o cerne da discussão jurídica situa-se em estabelecer se o caso se enquadra na expressão “indenizações por morte”, do artigo 3º da Lei n. 6.194/1974, que definiu com mais precisão os danos pessoais a serem cobertos pelo seguro. Consta no dispositivo: “Os danos pessoais cobertos pelo seguro estabelecido no artigo 2º desta lei compreendem as indenizações por morte, por invalidez permanente, total ou parcial, e por despesas de assistência médica e suplementares (...)”.

Segundo o ministro, a interpretação mais razoável da lei, centrada na proteção dos direitos fundamentais, “é no sentido de que o conceito de ‘dano-morte’, como modalidade de ‘danos pessoais’, não se restringe ao óbito da pessoa natural, dotada de personalidade jurídica, mas alcança, igualmente, a pessoa já formada, plenamente apta à vida extrauterina, que, embora ainda não nascida, por uma fatalidade, acabara vendo sua existência abreviada em acidente automobilístico”.

Com 35 semanas de vida intrauterina, nono mês de gestação, o ministro concluiu, com base em conceitos científicos, que a menina era plenamente hábil à vida pós-uterina, autônoma e intrinsecamente dotada de individualidade genética, emocional e sentimental. Sanseverino afirmou ainda que não vê espaço “para se diferenciar o filho nascido daquele plenamente formado, mas ainda no útero da mãe, para fins da pretendida indenização”.

O ministro entendeu que os pais da vítima seriam beneficiários da indenização, não herdeiros. Com isso, determinou que a Liberty Paulista Seguros S/A pagasse a indenização – acrescida de juros e correção monetária – e arcasse com as custas e honorários advocatícios do procurador dos autores, que arbitrou em 15% sobre o valor da condenação.

Acompanharam o voto do ministro Paulo de Tarso Sanseverino a ministra Nancy Andrighi, o ministro Sidnei Beneti e o desembargador convocado Vasco Della Giustina. Ficou vencido o ministro Massami Uyeda, relator original do recurso.

Eudes Borges

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

E você; é uma Estátua de Sal?


É incrível como nossas mentes nos fazem viajar. Muitas vezes, paramos para pensar em algo e podemos nos transportar. Isso pode virar um grande problema, principalmente para as mulheres, pois muitas dessas viagens, que geralmente se voltam ao passado, podem destruir seu presente e futuro.

Eu conheço uma senhora que quando jovem namorou um rapaz, engravidou dele e depois se separaram. Hoje, mais de 20 anos depois, ela ainda vive no passado, pensando nele, pensando em como foram felizes, nas coisas que faziam, nas coisas que conversavam, etc.

Ela não consegue ser feliz com o marido atual, não consegue amá-lo, pois o fantasma do passado ainda ronda sua mente a todo instante.

Aposto que hoje, ela ainda pensa nele como um rapaz, pois é assim que ela lembra dele.

Não passa pela cabeça dela que ele já mudou e não é mais o mesmo, que provavelmente não tomaria as mesmas atitudes, já não pensa da mesma forma e que com certeza já deve estar barrigudo, caolho e careca!

Ela não é a única. Muitas mulheres estão vivendo este problema.

Talvez ela esteja casada e ainda pensando no primeiro namorado que conheceu em 1921. Ela não consegue ser feliz, pois o passado a atormenta.

Por isso, amiga, as aconselho: parem de viajar ao passado, pois quem vive de passado é museu e você poderá virar uma estátua!

Não foi exatamente isso que aconteceu com a mulher de Ló? (leia Gênesis 19).

Deus ordenou que saíssem da cidade e não olhassem para trás, mas ela não resistiu e virou estátua de sal.

Passado bom ou passado ruim? Não importa. Viva no presente e faça dele uma benção sempre!

É o que tem a dizer,

Eudes Borges

domingo, 6 de fevereiro de 2011

Os dois tipos de pessoas


Há dois tipos de pessoa que frequentam a igreja. A PRIMEIRA PESSOA é aquela que vê dificuldades em tudo. Na realidade, as dificuldades existem dentro dela e a visão desta pessoa é uma visão pessimista. Ela é incrédula por não acreditar que possa vencer o inferno em forma de barreiras que se encontra entre ela e a promessa de Deus. Iludida, pensa que a frequência à igreja, o conhecimento bíblico, somados a jejuns e orações, são suficientes para ela tome posse das promessas de Deus. Enquanto ela não tomar uma atitude, jamais tomará posse das promessas divinas. É como diz o texto: “Com efeito, tendes necessidade de perseverança, para que havendo feito a vontade de Deus, alcanceis a promessa” (Hebreus 10:36).

As promessas têm que ser alcançadas por mim, e a vontade de Deus é que eu tome atitudes, que eu lute contra os inimigos que se opõem contra mim, impedindo-me de alcançá-las.

O OUTRO TIPO DE PESSOA que vem à igreja é aquela que vê a vitória, mesmo em uma situação que humanamente falando é impossível de se ver a solução. Sua visão é a visão da Fé. Ela tem consciência da atitude que tem que tomar para vencer as barreiras intransponíveis existentes entre ela e a promessa de Deus. A certeza que ela tem dentro de si é a certeza que Calebe e Josué tinham, como diz o texto: “Eia! Subamos, e possuamos a terra, porque certamente prevaleceremos contra ela” (Números 13:30).

Não há barreiras que a atitude de Fé vista num desafio não possa derrubar. Eu creio que está na hora de tomar posse, E VOCÊ?

Autor: Eudes Borges

sábado, 5 de fevereiro de 2011

Como preencher o vazio da alma


Não é falta de amor ou dos supérfluos da vida. Não é tristeza, nem alegria. Mas, a sensação é incômoda, desconfortável e cruel. Parece um buraco no peito, crescente a cada instante. A alma estufa como um balão. Nem mesmo a excelente condição social minimiza sua dor. Não fosse o semblante triste e caído, a vítima não teria o que reclamar. Alguns chamam isso de angústia, depressão ou mesmo vazio.

Do ponto de vista espiritual, o vazio da alma não é nada além da sede de Deus.

Assim como um automóvel precisa de combustível para andar; alguns aparelhos precisam de eletricidade para funcionar; e o corpo precisa de alimentos para manter-se de pé, é a presença de Deus que preenche a alma e dá sentido à vida.

O carro não anda com feijão; aparelhos elétricos não funcionam com gasolina e o corpo não sobrevive com descarga elétrica. Do mesmo modo, a alma sem Deus perece.

Seu vazio sinaliza grito desesperador. Onde achará refúgio e medicina que satisfaça suas necessidades?

A Palavra de Deus tem a resposta:

A lei do Senhor restaura a alma. Salmo 19

Como suspira a abelha pela flor, assim, por Ti, ó Deus, suspira a minha alma.

A minha alma tem sede de Deus, do Deus Vivo. Salmo 42

Por isso, meu amigo e minha amiga, Deus está sempre de braços abertos te espertando para preencher AA tua alma com a presença do Espírito Santo, basta apenas você O procurar.

Procure preencher esse vazio que está dentro de você, indo à igreja, para buscar à Deus.

Aquele papo furado de que Deus se busca em qualquer lugar, não ta com nada, pois se assim fosse a sua vida não estaria desse jeito, apesar de você crer na existência Dele.

Um abraço a todos os amigos, é o que deseja,

Eudes Borges.

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Veja o que Lula fez com o consumidor da CELPE

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou, nesta quarta-feira (20/1), a lei 12.212/2010 que destina o desconto da Tarifa Social de Energia à população de baixa renda. Para ter acesso à redução na conta de luz, que varia entre 10% e 65%, os moradores com renda per capita de até meio salário mínimo terão que se inscrever no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal. O cadastro é base de dados do Bolsa Família e outros programas do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). Atualmente, o desconto da Tarifa Social é automático para residências com consumo automático de até 80 kWh/mês.

A nova lei acaba com o desconto automático. O objetivo da mudança é assegurar que as reduções sejam direcionadas para a população de baixa renda. O critério automático, previsto na Lei 10.438 de 2002, acabava beneficiando com a Tarifa Social moradores de flats e casas de veraneio.

Com as novas regras, os beneficiários passam a ser famílias com renda de até meio salário mínimo per capita, que devem estar inscritas no Cadastro Único. Também passa a ter direito quem recebe o Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social, ou seja, idosos e deficientes cujas famílias têm renda inferior a um quarto do salário mínimo. As famílias que, além de se enquadrarem em uma dessas condições, sejam indígenas ou quilombolas, terão isenção total da conta de luz até o limite de 50 kWh/mês. Esse desconto será custeado pela Conta de Desenvolvimento Energético. A Tarifa Social vai beneficiar ainda portadores de doença que necessitam usar continuamente aparelhos com elevado consumo de energia. Nesse caso, o critério é de três salários mínimos de renda total da família e ela deve também ser cadastrada.

As mudanças estabelecem um único limite nacional de 220 kWh/mês, acabando com as diferenças de faixas regionais que existem nas regras atuais. Outra inovação foi assegurar o desconto de até 220 kWh/mês para a família que apresentar consumo de energia superior a esse limite. Essa mudança é importante para não prejudicar as famílias mais numerosas ou que, eventualmente, exerçam alguma atividade econômica em casa, o que acaba impactando no consumo de energia elétrica.

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) terá um prazo de 24 meses para se adequar às novas regras, evitando assim um corte abrupto e indiscriminado da Tarifa Social. Atualmente, 18 milhões de domicílios recebem desconto na conta de luz. Dentre eles, 14 milhões recebem o benefício automaticamente por apresentarem consumo inferior a 80 kWh/mês. Famílias dessas residências precisam procurar a Prefeitura e solicitar a inscrição no Cadastro Único para garantir a continuidade do benefício, desde que se enquadre no critério de renda. Elas são obrigadas a informar à distribuidora de energia novo endereço, em caso de mudança, sob pena de perder o beneficio.

O novo texto atende as propostas do grupo interministerial formado por representantes dos ministérios do Desenvolvimento Social e Combate à Fome e de Minas e Energia, além da Aneel. O grupo defendeu a implantação de critérios que possam assegurar que o benefício seja destinado apenas ao consumidor de baixa renda. O Cadastro Único contém informações como nível de escolaridade, renda e situação habitacional de 19,4 milhões de famílias com renda mensal per capita de até meio salário mínimo ou de três salários por unidade familiar.

Pois é. A partir de agora, eu e você teremos que pagar mais caro à CELPE, por causa de uma lei que vai de contra a maioria dos consumidores. Pode crer que foi aprovada e sancionada em troca de milhares de reais.

É o que tem a dizer,

Eudes Borges

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

PECADO?


O que fazer? Pode isso? E aquilo? Alem de a fé servir para a justificação diante de Deus, também serve para eliminar as dúvidas que surgem ao longo da vida. Esse é o maior beneficio da fé.

Problemas com o casamento, sexo, vinho e outros tantos são de ordem pessoal.

Quem deve dizer para mim como deve ser o meu relacionamento conjugal?

Quem deve ditar normas de conduta no meu casamento?

Quem deve dizer o que devo ou não beber ou comer?

Obviamente, estas são questões puramente individuais e ninguém tem o direito de conduzir minha vida, salvo a Palavra de Deus.

Mas, e quando a Palavra não é clara com respeito a assuntos de fórum íntimo?

Ora, o Espírito Santo opera em nós instruindo segundo Sua vontade. E quando Ele instrui, é pela fé que Ele o faz. Logo, a fé é o caminho a seguir.

O que para alguns é pecado, para outros não é. E vice-versa.

O fato é que a paz do Senhor Jesus tem de ser o árbitro em cada coração. Se o meu coração está em paz com Deus, quem tem autoridade de me dizer o que devo ou não fazer?

É por isso que a gente tem insistido no novo nascimento. Pois quem é nascido do Espírito é espírito e vive pelo Espírito. Ou seja, pela fé.

Ademais, tudo o que não provém da fé é pecado.

Lembre-se: se atua consciência não te condenar, o pecado já não existirá.

É o que tem a dizer,

Eudes Borges