sábado, 31 de julho de 2010

SOLTE A CORDA - CONFIE


Esta é a história de um alpinista que sempre buscava superar mais e mais desafios. Ele resolveu, depois de muitos anos de preparação, escalar o Aconcágua (Montanha dos Andes Argentinos), mas queria a glória somente para si, e resolveu escalar sozinho, sem nenhum companheiro, o que seria natural no caso de uma escalada dessa natureza.


Começou então a subir a montanha e foi ficando cada vez mais tarde, porém, ele não havia se preparado para acampar, resolveu seguir a escalada decidindo atingir o topo.

Eis que escureceu rapidamente e a noite caiu, um breu nas alturas da montanha se formou onde não podia se enxergar nada. Tudo era escuridão, e zero de visibilidade, não havia lua e as estrelas foram cobertas pelas nuvens.

Subindo por um “paredão” a apenas 100 metros do topo ele escorregou e caiu a uma velocidade vertiginosa, somente conseguindo ver as manchas que passavam cada vez mais rápidas na mesma escuridão e sentia a terrível sensação de ser sugado pela força da gravidade.

Ele continuava caindo... e nesses angustiantes momentos felizes e tristes que ele já havia vivido em sua vida... de repente, ele sentiu um puxão forte que quase o partiu pela metade... Shach! Como todo alpinista experiente, ele havia cravado estacas de segurança com grampos e uma corda comprida que fixou em sua cintura.

Nesses momentos de silêncio, suspenso pelos ares na completa escuridão, não sobrou para ele nada além de gritar:
- Ó meu Deus, me ajude!

De repente, uma voz grave e profunda vinda do céu respondeu:
- O que você quer de mim meu filho?
- Salve-me, meu Deus, por favor!
-Você realmente acredita que eu possa lhe salvar?
- Tenho certeza, meu Deus.
- Então, corte a corda que te mantém pendurado...

Houve um momento de silêncio e de reflexão, o homem se agarrou mais ainda à corda e refletiu que se fizesse isso morreria...

Conta o pessoal do resgate, que no dia seguinte, encontrou um alpinista congelado... morto... e agarrado com força... com suas duas mãos a uma corda... a tão somente dois metros do chão.

Confiança é tudo, seja em todas as áreas de nossa vida, sentimental, profissional e Espiritual. Basta confiar e nos deixar levar. Soltar a corda e confiar.

Nessa vida é mesmo assim. Quantas pessoas dizem que acreditam em Deus e na “hora do vamos ver” suas atitudes são exatamente opostas ao que ela fala? Pra Deus o mais importante na nossa vida é a confiança que nós devemos ter somente nEle.

Ele não quer que você o adore com a boca somente, e sim com suas atitudes. Medite, releia essa historinha que eu fiz para ti e veja se o que não falta em muitas das vezes é a confiança em Deus.

Nunca desista de lutar pelos seus ideais, nunca desanime, nunca diga que não tem jeito. Deus é o único que pode e quer te ajudar, basta apenas você acreditar e ser mais perseverante, resistente e confiante, que com toda certeza, a vitória chegará.

Tenha certeza de uma coisa: não há vitória sem lutas, e não há lutas sem vitória. Veja que o alpinista dessa historinha morreu a dois metros do chão, ou seja, a um passo da vitória, mais por falta de confiança, ele não a alcançou.

Por isso está escrito: Entrega o teu caminho ao Senhor, CONFIA NELE e o mais Ele fará.

Um abraço a todos os amigos internautas.

Eudes Borges

terça-feira, 27 de julho de 2010

Nova regra para quem quer se divorciar


O Congresso Nacional promulgou no dia 12/07/2010, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC), que deu origem à Emenda Constitucional nº 66, trazendo nova redação ao § 6º, do Artigo 226 da Constituição Brasileira, onde dispõe sobre a dissolubilidade do casamento civil pelo divórcio.

Pelo novo texto constitucional, casais que querem se divorciar estão liberados do cumprimento prévio da separação judicial por mais de um ano ou de comprovada separação de fato por mais de dois anos. Com a nova regra, diminui o tempo de espera de casais que desejam se divorciar.

Com a promulgação da referida Emenda, além de simplificar o processo de dissolução do casamento, esta trouxe uma série de benefícios aos casais que não queiram mais manter a união civil. Um deles é a redução imediata do número de processos de separação que tramitam na Justiça, o que deve acelerar as decisões sobre essas questões.

Antes, para desfazer a união, era preciso se separar e estar nesta condição depois de dois anos, para assim estar apto ao divórcio.

A partir de agora, não é mais exigido comprovar a separação conjugal por mais de dois anos, basta um ato do casal e nenhuma demonstração concreta da separação para que ela seja efetuada. Outra vantagem da nova Emenda é a extinção do tempo mínimo para assumir outra relação. Anteriormente era de dois anos; agora, pode casar de novo imediatamente se quiser.

Antes da mudança, os casais tinham que comparecer a uma audiência para pedir a separação, que o juiz podia negar. A partir de agora, só precisam ir até um cartório para oficializar o divórcio.

Eliminou-se também o ‘culpado’ do divórcio, já que anteriormente era estabelecido um contrato civil, e diante da quebra do mesmo, alguém teria que ser o culpado, se o juiz não interfere mais, não se tem mais uma vítima ou culpado. Também não serão mais diferenciadas as nomenclaturas para separações, como separação judicial, extraconjugal; a partir de então, todas passaram a ter o nome de Divórcio.

Vale salientar, que para as pessoas que já tem o processo de separação em tramitação na justiça, é necessário ingressar com um pedido de divórcio judicial ou extrajudicial.

A incidência da Emenda Constitucional já começou a valer a partir da data de publicação no Diário Oficial da União, que aconteceu no dia 13/07/2010, e tem aplicação imediata, independendo de normas infraconstitucionais, tendo em vista se tratar de norma constitucional.

Assim sendo, se você estava pensando em se livrar desse casamento mal sucedido, chegou a hora de tomar uma decisão e ingressar com o divórcio direto, em qualquer um dos cartórios mais próximos de sua residência, ou se preferir, perante o Poder Judiciário de sua cidade. Mas lembre-se: em qualquer uma das opções, é necessário a contratação de um Advogado.

Um abraço a todos os amigos.

Eudes Borges

quinta-feira, 22 de julho de 2010

MARIA - MÃE DE JESUS


Ao iniciar este estudo, irei abordar um assunto não muito discutido entre os cristãos atuais, especialmente entre os católicos praticantes ou não. Trata-se da virgindade de Maria, mãe do Senhor Jesus. A Bíblia é muito clara sobre esse assunto e serve para tirar as dúvidas daquelas pessoas que persistem em dizer que Maria morreu virgem.

Ora! De início, logo vemos, que isso é uma aberração a lógica racional, assim como a ciência e a própria lei da natureza. Como pode uma mulher dar a luz a uma criança e ainda continuar virgem após o parto? Desde já, quero lembrar ao amigo leitor, que há mais de dois mil anos atrás, não existia o parto realizado através da cesariana; daí se exclui a possibilidade de isso ser um fato verídico e acreditável.

Ao começar a analisar biblicamente esse assunto, partimos do primeiro ponto:

O INÍCIO DA GRAVIDEZ

Lá no Livro de Mateus, no capítulo 1, versículo 18, narra, como se deu o nascimento do Senhor Jesus. Ali está escrito que Maria estava recentemente casada com José e até aquele momento, não havia tido, ainda, relação sexual com o mesmo, ou seja, casou-se, e ainda continuava virgem. De repente, ela engravidou do Espírito Santo. Todo o processo de anunciação, de como se daria essa gravidez, podemos ler no Livro de Lucas, no capítulo 1, do versículo 26 ao 38 e foi como realmente aconteceu.

Essa situação meio que inacreditável e a explicação de Maria, que, de repente, dizia estar grávida do Espírito Santo, não caiu bem e nem convenceu José, que era o nome do seu recém esposo, fazendo com que o mesmo, apesar de ser um homem íntegro e justo, pensasse em deixá-la secretamente, para que ninguém o difamasse na cidade onde eles moravam.

Essa atitude e pensamento de José, a princípio, o deixou coberto de razão, pois qual é o homem, por mais puro de pensamento que seja, vai acreditar em uma história como essa: sua mulher, recém casada e ainda virgem, aparece dizendo ao mesmo que está grávida, sem que o mesmo tivesse tido relação com ela, até aquele momento. Qual seria a sua atitude meu amigo leitor; você acreditaria e deixaria essa história pra lá e assumiria a criança como sendo sua ou alarmaria a família dela e caia fora, alegando adultério? Sinta na pele esse drama que José viveu e tire as suas próprias conclusões.

Pois é, José pensou em cair fora, mas a Bíblia relata, que no meio da noite, um Anjo do Senhor lhe apareceu através de um sonho e lhe disse que ele não deveria fazer aquilo e, por sua vez lhe narrou, QUE AQUILO (a gravidez de Maria), ERA O PLANO DE DEUS NA VIDA DE SUA ESPOSA.

Isso mesmo, o Anjo narrou, que Maria era uma mulher bem-aventurada e teria sido escolhida por Deus para trazer o SALVADOR AO MUNDO, que por sua vez, era a criança que ela estava esperando em seu ventre (Leia Mateus, capítulo 1, do versículo 18 ao 25). Até aqui tudo bem! José, esposo de Maria, obedeceu à visão que tivera durante a noite e não coabitou com ela até o nascimento da criança (versículo 25, do capítulo 1 de Mateus).

O NASCIMENTO DA CRIANÇA

No capítulo 2 de Mateus, a partir do versículo 1, Maria dá a luz a criança e ela lhe põe o nome de Jesus. Até aqui, observamos, que o menino Jesus nasceu e ela teve um parto normal, ou seja, seu corpo, a parir de então, deixou de ser virgem, devido ao trabalho de parto que a mesma teve.

José, esposo de Maria, aceitou a criança como sendo sua e ambos registraram o menino Jesus e o criaram com todo carinho, respeito e atenção.

OS DEMAIS FILHOS DE MARIA

A Bíblia narra muito pouco sobre a vida de José, pai de Jesus, mas aprofunda muito com relação à Maria. Vamos aos principais pontos:

1) Relata, que além de Jesus, ela teve mais filhos, todos conhecidos como TIAGO, JOSÉ, SIMÃO E JUDAS, além de irmãs, que a Bíblia não descreve os nomes das mesmas, pois naquela época as mulheres eram tratadas como se fossem servas do homem, por isso, não se falava muito delas; dava-se valor ao filho varão, por esse motivo, não há narrativa dos nomes das irmãs de Jesus, mas está bem claro que elas existiram (Leia Mateus, capítulo 13, versículos 55 e 56).

2) Em Mateus, capítulo 12, versículos 46 e 47, a Bíblia, mais uma vez, registra a existência da família de Jesus, ou seja, a existência de seus irmãos e irmãs.

3) A Bíblia relata ainda, que alguns da família de Jesus o seguiam em todos os lugares em que ele ia anunciar o Evangelho da Salvação (Leia o Evangelho de João, capítulo 2, versículo 12).

Esses são alguns dos pontos Bíblicos, que comprovam, que Maria não morreu virgem; ela teve mais filhos e filhas, além de Jesus, fazendo cair por terra, todo o dogma da igreja católica, que insiste em pregar, uma mentira inventada, pra colocar Maria em primeiro lugar e o Senhor Jesus em segundo, fazendo com que o verdadeiro Plano da Salvação Eterna fique deturpado e se inicie, uma adoração diabólica a imagem de Maria, que, diga-se de passagem, enriquece, a cada ano, todo o clero católico, afastando cada vez mais, o homem da presença de Deus, o tornando religioso.

Partindo desses princípios, concluímos:

1) Maria se casou virgem (Lucas, cap. 1, versículo 34 – Mateus, capítulo 1, versículos 23 e 25).

2) É inaceitável, logicamente e cientificamente, que uma mulher possa dar a luz a uma criança e após o parto continuar sedo virgem (mesmo sabendo que naquela época não existia a cesariana).

3) Após o nascimento de Jesus, Maria teve relação sexual com seu esposo José e continuou com o seu casamento normalmente, como um homem e uma mulher, pois a Bíblia afirma que, José não a tocou somente até o nascimento da criança (versículo 25, do capítulo 1 de Mateus).

4) Maria teve mais filhos e filhas, além do menino Jesus, os quais se chamavam TIAGO, JOSÉ, SIMÃO E JUDAS, e as meninas, que não sabemos os nomes (Leia Mateus, capítulo 13, versículos 55 e 56)

5) Maria, e por sua vez Jesus, tiveram uma família, pois observe o título da mensagem em Mateus, capítulo 12, do versículo 46 ao 50; essa passagem Bíblica tira qualquer dúvida acerca desse assunto.

6) Maria, realmente foi uma mulher bem-aventurada, por ter sido escolhida por Deus para trazer ao mundo, o Salvador da humanidade, mas jamais pode ser adorada ou venerada, pois se assim acontecer, ela estará tomando a Glória do Filho (Jesus), que é o Único que deve receber toda honra, louvor e adoração (Leia Evangelho de João, capítulo 14, versículo 6 e 1ª Epístola de Timóteo, capítulo 2, versículos 5 e 6).

Então meu amigo e minha amiga; quando alguém vier lhe contar uma história ou até mesmo pregar uma palavra, que ela diz ser de Deus, você deve examinar, com muita atenção, se o que essa pessoa ou igreja está falando, está realmente escrito na Palavra de Deus (Bíblia Sagrada) ou se não passa de um simples dogma religioso, pois essa história de que Maria morreu virgem, nunca foi verdadeira, conforme acabamos de estudar nas Sagradas Escrituras. De uma forma ou de outra, a verdade sempre tem que prevalecer.

Deus abençoe a todos e desculpem-me a sinceridade.

Eudes Borges

terça-feira, 20 de julho de 2010

A mentira e suas consequências


Há quem pense que a mentira não te tanto “mau resultado” como parece. Ela pode até iludir temporariamente, mas cedo ou tarde, terá as suas consequências.

Quantas mulheres estão ansiosas por encontrar o homem da sua vida... Ele enfim aparece, e ela se entrega por inteiro, deixando que essa entrega vá muito mais além do que seus princípios morais lhe alertam. Para não o perder, para ser a melhor opção para ele, ela não tem capacidade de dizer “não” aos seus impulsos, e cai na armadilha de seus sentimentos.

Em nossa sociedade, não é anormal ter relações sexuais antes do casamento, mas em algumas culturas e meios sociais, ainda é atípico ficar grávida e não estar casada.

Engraçado, não é? Como a própria sociedade cai no rol da mentira. Querem enganar a quem? Querem ter a liberdade de ter relações sexuais, mas não aceitam o risco de uma gravidez. Já que a sociedade apoia tanto as relações íntimas, por que não esperam o fruto disso?

Muitos vão “levando a vida” lado a lado com a mentira, mas dizem que odeiam falar a mentira, e acabam praticando a mentira.

É como a menina solteira que se apaixona, se entrega e logo em seguida está grávida. Agora vem a dor por sentir que perdeu a sua liberdade, vem a dor da rejeição e até mesmo é abandonada. O tal namorado que a seduziu, agora a deixou. Sente-se traída e usada! Mas, eu pergunto: Ele assumiu algum compromisso com ela? Ela esperou o momento certo para que ele provasse que a amava, fazendo uma proposta de casamento? Não foi isso que ela semeou na relação entre ambos, se entregando antes do tempo?

A verdade é que ela espera receber o amor de alguém, que se comprometa, mas ela age sem compromisso.

Outro caso: Muitos vivem de festas, baladas, bailes funk e etc... Há uma alegria, diversão, e toda sorte de liberdade nesses ambientes. Por lá, tudo pode! Não há nada que seja proibido. O prazer anda solto! A bebida, o vício, a dança, as amizades e etc...

Mas quando chegam em casa, caem em tristeza, no vazio e na inquietação. Na semana seguinte, voltam a mesma prática, às mesmas coisas. E vivem mostrando por aí que a vida é para se curtir! E realmente até curtem uma alegria temporária, mas que nunca permanece!

Vivem de ilusão. Mostram aos demais que isso é que é desfrutar a vida! Agem na emoção, aos poucos sendo destruídos internamente, sem que ninguém veja o quão infelizes em realidade são.

E seus familiares vivem constantemente em pânico, devido aos vícios que este adquiriu, desde que embarcou nesta aventura do livre acesso, da vida solta. E o mau comportamento? Sem comentários. Não têm a mínima responsabilidade! Não têm nada estruturado. E aos poucos, vão ferindo a quem mais os ama.

Vivem uma mentira! Vivem se iludindo! Se enganam e são enganados também!

Por isso, meu amigo e minha amiga internauta, não seja um deles. Se você está vivenciando uma mentira ou uma ilusão, não quero que se sinta mal, quero que reflita, porque você é a única pessoa que pode parar este sofrimento, quando você muda de direção, indo para o caminho que lhe vai trazer a verdadeira paz que tanto almeja.

Não fale apenas a verdade, mas seja verdadeiro. Seja realista com tudo, pois quem está disposto a isso, não vive de ilusão, nem se baseia nas emoções. Controle seus impulsos.

E não se preocupe pelo que já passou, mas aprenda com os seus erros, e tente não cometê-los novamente, para o seu próprio bem!

Há quem diga que errar é “humano”, mas mentir é errar conscientemente.

Pense nisso.

Deus abençoe a todos.

Eudes Borges

sábado, 17 de julho de 2010

A INVEJA


”Cruel é o furor, e impetuosa, a ira, mas quem pode resistir à inveja?” (Provérbio cap. 27, versículo 4)


A inveja vem através do olhar, e quando esta percebe que não tem o que o outro tem e desfruta, vêm os pensamentos que dão o arranque para um desassossego da alma. E quanto mais a pessoa vai nutrindo esses pensamentos, que parecem ser algo óbvio, vai aumentando a desgraça dentro de si. Eu quero dizer com isso, que aquela semente começa a brotar.

Ninguém quer admitir que tem tal coisa, mas todos estamos sujeitos a ela. É um pecado que seduz de tal maneira, que a pessoa muda de comportamento.

Ela deixa de ser livre para ser uma presa dos seus sentimentos. E isso pode-se ver, justamente, quando vem a tona aqueles pensamentos que temos de nós próprias, que somos inferiores.

Ninguém quer ser menos, nem incapaz de ser boa o suficiente. E quando vemos o que os demais têm, e não atingimos o sucesso como vemos, somos bombardeados com aqueles sentimentos que percebemos de imediato, que nos traz algo negativo.

A inveja é um sentimento de roubar o que o outro tem. Não quer conquistar apenas, mas quer arrancar da outra pessoa e trazer exclusivamente para si. Quer ser o centro das atenções, quer ser mais bem sucedida do que fulano. E quando vem aquela “boa notícia” da tal pessoa de quem ela sente inveja, ela tenta ignorar ou até mesmo mudar de assunto, para não dar a atenção que a outra merece.

É daí que surgem as brigas, contendas, difamações e guerras. O terror começa a se fazer presente, no relacionamento entre familiares, empregados e estudantes.

Se todos nós somos bombardeados com pensamentos malignos, o que devemos fazer então? Temos que dominar tal sentimento.

Sabe como?

Vivendo a sua vida sem viver a vida do outro. Trabalhe e olhe somente para a sua vida. Aprenda a ceder ou a dar, justamente a pessoa por quem você tem este sentimento. Se você dá, você controla os impulsos do sentimento, que insinua você fazer o contrário. Em outras palavras, é você quem age de uma forma inteligente, contra a estratégia dos próprios impulsos e que impõe o que tem que ser feito.

Um abraço a todos.

Eudes Borges.

quarta-feira, 14 de julho de 2010

Adoração de imagens, o que a Bíblia diz sobre isso?


Nesse exato instante, começarei um estudo sobre a idolatria; para aprofundar sobre esse assunto que é muito sério e de suma importância para aqueles que se dizem serem filhos ou filhas de Deus. A partir de então, tentarei esclarecer ao máximo possível, cada versículo da Bíblia Sagrada, que se refere à idolatria praticada pela humanidade desde o início, até a presente data.

Esse é um problema muito sério e já vem sendo praticado há milhares de anos pelas pessoas que supostamente se acham filhas de Deus e que talvez não tenham ainda parado pra pensar na gravidade do tema.

Quero deixar bem claro, antes de iniciar o contexto, que não se trata do meu ponto de vista, e sim, do ponto de vista Bíblico, ou seja, de acordo com o que está escrito na Palavra de Deus, por isso, é de grande importância, que o amigo leitor acompanhe através de sua Bíblia, para assim poder entender melhor, cada versículo que destrinçaremos a seguir. Ao final, você tirará suas próprias conclusões, acerca do que agrada ou do que desagrada a Deus concernente a essa matéria.

DO PONTO DE VISTA DO VELHO TESTAMENTO

Ao abrirmos a Bíblia no Livro de Êxodo, capítulo 20, do versículo 3 ao 5, logo veremos os 10 MANDAMENTOS que o Senhor Deus mandou Moisés escrever para todo o seu povo. Continuando lendo Êxodo, agora no capítulo 20, em seu versículo 23, temos: “Não fareis deuses de prata ao lado de mim, nem deuses de ouro fareis para vós outros”.

No capítulo 32 do Livro de Êxodo, (é bom o amigo leitor acompanhar lendo a sua Bíblia), temos uma situação muito desagradável que Deus passou perante o povo que Ele acabara de libertar da escravidão egípcia. Naquela oportunidade, Moisés havia subido o Monte Sinai e como demorava muito em retornar, o povo não agüentou mais e resolveu aborrecer a Deus, fazendo um bezerro de ouro, para assim o adorar, provocando a ira do Deus todo poderoso. Ao tomar conhecimento da abominação cometida pelo povo, quando fizeram o tal bezerro de ouro para o adorar, O Próprio Deus mandou Moisés descer do monte Sinai e resolver aquela situação. O resultado dessa aberração resultou na morte de todos os idólatras. Confira do versículo 25 ao 29.

DA PROIBIÇÃO DE DEUS

Em Levítico, agora no capítulo 26, em seu versículo primeiro, diz assim: “Não fareis para vós outros ídolos, nem vos levantareis imagens de escultura nem coluna, nem poreis pedras com figuras na vossa terra, para vos inclinardes a ela, porque eu sou o Senhor, vosso Deus”.

Veja a interpretação dessa passagem bíblica acima: Deus afirma que jamais uma pessoa pode fazer uma imagem de escultura para adorá-la, pois, se a pessoa assim fizer, estará aborrecendo ao Senhor Deus. Será que as pessoas hoje em dia fazem isso?

ACERCA DE QUEM TEM IMAGENS DENTRO DE CASA

Em Deuteronômio, agora no capítulo 7 e em seu versículo 26, a Bíblia diz que não devemos trazer para dentro da nossa casa, imagens, para não sermos amaldiçoados. Veja que muitas pessoas desobedecem a Deus e mantêm em sua casa, objetos, imagens de “santos”, etc, e, por conseguinte, trazem para si, destruição e maldição, não só para ela, mas para todos os que habitam naquela residência.

A PUNIÇÃO PARA QUEM FABRICA AS IMAGENS

A Bíblia diz também, que toda pessoa que faz a imagem de escultura, também se torna maldita, pois a mesma está sendo a autora direta da abominação. Confira em Deuteronômio, capítulo 27, no versículo 15: “Maldito o homem que fizer imagem de escultura ou de fundição, abominável ao Senhor, obra de artífices, e a puser em lugar oculto”. Quando a Bíblia diz maldito o homem, ela afirma em uma linguagem figurativa, tanto servindo para homem como também para mulher, não importa o sexo da pessoa.

Em 1ª Reis, capítulo 9, nos versículos 6, 7, 8 e 9, Deus aconselha o homem e também a mulher, a obedecer aos seus mandamentos e afirma, categoricamente, o que irá acontecer com qualquer pessoa que não obedecer a Sua Palavra.

Desse modo, não se trata de religião, mas sim do que está escrito, tanto na BÍBLIA CATÓLICA, QUANTO NA BÍBLIA EVANGÉLICA, é só o amigo leitor comparar e ver que realmente está escrito nas duas. Talvez o amigo leitor pergunte: Então por que é que isso não é falado na igreja católica? Ora, meu caro; a igreja católica é a mãe da idolatria cristã. Foi a partir de seus ensinamentos canônicos, e em obediência as suas doutrinas, que se manteve um ensinamento totalmente contrário ao que está escrito em sua própria Bíblia. Para que você venha entender melhor, é necessário que você adquira uma Bíblia Sagrada, peça a orientação de Deus e a leia, que com toda certeza, você observará, qual o posicionamento de Deus, acerca desse assunto.

DA CAUSA DO SOFRIMENTO DO POVO POR CONTA DA ADORAÇÃO

Em 2ª Crônicas, capítulo 24, versículos 18 e 19, Deus mostra a causa do sofrimento do seu povo no passado, alertando, inclusive, que para eles, não tinham desculpas, pois, todos tinham os profetas, não diferente de hoje, pois, os profetas de Deus hoje em dia são os pastores, que são homens usados por Deus, para alertar a humanidade que só há um Deus, o que criou os céus e a terra, que é o único que deve ser adorado. Não diferente do que estou fazendo agora, ao lhe enviar esta mensagem, para abrir os seus olhos, a fim de fazer você enxergar, biblicamente, qual a verdadeira vontade de Deus para todos nós.

Francamente, em sua opinião, o que representa uma imagem de escultura? Qual o valor da imagem, que é a mesma coisa de ídolo? Uma pessoa que se ajoelha diante de uma imagem feita de pedra, gesso, madeira, ferro, etc. o que ela ganha com isso ou o que isso representa na sua vida? Veja a resposta na Bíblia. Abra a sua Bíblia agora mesmo em Salmos 115, do versículo 03 ao 08.

Veja que o Próprio Deus condena a adoração a imagens e caracteriza o ser que adora a mesma, como sendo igual a elas, ou seja, sem vida, pois como está escrito: as imagens têm boca, mas não falam, pés, mas não andam, ouvidos, mas não ouvem, nariz, mas não cheiram, mãos, mas não apalpam, pés, mas não andam. A vida da pessoa que adora imagens fica morta igual a elas, não vai pra lugar algum.

DO USO DA INTELIGÊNCIA E DO RACIOCÍNIO HUMANO

Usemos a inteligência: Para que uma imagem de escultura fique limpa, é preciso que alguém vá lá e passe um espanador, uma flanela, ou coisa parecida, não e mesmo? Para que ela mude de lugar, é preciso que alguém vá e a carregue, não é mesmo? Se é ela quem depende de mim e não pode nem sequer ajudar a si própria, por quê é que eu iria lhe pedir ajuda? É uma questão de lógica e não somente de fé.

Mas, a pessoa, às vezes, para seguir uma religião, um ensinamento, um dogma, prefere dar ouvidos ao que o seu líder espiritual fala, do que dá ouvidos ao que está escrito na Palavra de Deus, por isso que suas vidas não são abençoadas. Nunca confunda e nem misture Deus com religião, seja ela qual for. São totalmente opostos. Quando uma pessoa se torna religiosa, ela se afasta cada vez mais de Deus, é só ver o que está acontecendo no mundo a fora; pessoas matando em nome de Deus. Diferente da pessoa que tem Deus no seu coração e não se submete as coisas que estão em discordância com a Sua Palavra.

DO ÍDOLO QUE O BRASIL ESCOLHEU PARA ADORAR

Você sabe dizer o motivo de tanto sofrimento no Brasil? O porquê de tantas pessoas lutarem, pedirem a Deus ajuda e suas vidas não mudarem? A resposta é muito simples: A nação Brasileira elegeu uma imagem de escultura, ou seja, um ídolo como sendo o seu Deus, a sua PADROEIRA. Você sabe do que estou falando; A padroeira que o Brasil elegeu chama-se APARECIDA e não o Deus vivo.

A grande maioria da população brasileira, por se intitular católica, já nasce reverenciando a padroeira Aparecida e vem passando isso de geração em geração, fazendo com que o homem se afaste cada vez mais de Deus e se apegue com a religiosidade.

Hoje Deus está te dando um recado, um aviso, e cabe a você amigo leitor, avaliar a sua fé e crença e se voltar urgentemente para Deus e abandonar os ídolos, imagens, seja lá como você denomine, e se converter ao Senhor Jesus, que é o único que pode te perdoar e te levar ao Reino de Deus. Veja o aviso de Deus: Leia agora Isaias capítulo 31, versículos 6 e 7.

Medite nesse aviso dado por Deus em sua palavra, e corra urgente para os braços do Pai, se livrando de todas as imagens que há em sua casa, pois, conforme lemos acima, haverá um dia em que todas serão destruídas por Deus.

DA INDIVISIBIDADE DA GLÓRIA DE DEUS
Deus é Deus e acima dele não há outro ser. A glória dele Ele não divide com mais ninguém, nem com Maria, Aparecida, santo Antonio, santo Amaro, papa, pastor, Fátima, Conceição, seja lá o nome que tiver. Se o amigo leitor acha que estou exagerando, confira em Isaias, capítulo 42, versículo 8.

Percebeu que não estou exagerando; está escrito na Bíblia e é assim que devemos entender, quer gostamos ou não, pois não se trata do nosso gosto, mas sim da soberania de Deus. Quem é que vai discutir com o mesmo? Quem é que vai querer mudar a sua lei?

DO PONTO DE VISTA DE DEUS

Uma das palavras mais fortes que me chamou a atenção na Bíblia Sagrada, com relação a esse assunto, é o que está escrito em Isaias, capítulo 44, do versículo 09 ao 19. Ali está demonstrado, visivelmente, qual é o ponto de vista de Deus com relação ao início, meio e fim do idólatra e das imagens; dos seguidores e dos fabricantes de imagens. Confira agora mesmo na sua Bíblia.

Por isso, meu amigo, essa promessa que você fez no passado, para o santo “a” ou santo “b”, agora Deus está te mostrando que tudo não passa de abominação e perda de tempo, pois eles jamais te ouviram, já que são apenas obras fabricadas pelas mãos dos homens e não passam disso, quer você acredite ou não, está escrito na Palavra de Deus.

Isso é muito forte meu amigo leitor. Leia atentamente cada versículo acima e medite calmamente, para entender a verdadeira versão de Deus para esse assunto.

DA RECUSA DO SOCORRO DE DEUS AOS IDÓLATRAS

Deus afirma, que uma pessoa que fabrica ou adora imagens, quando ela estiver passando por um momento difícil em sua vida, Ele não a livrará e mandará que ela peça ajuda a imagem que ela tanto confia. Confira em Isaias, capítulo 57, versículo 13: “Quando clamares, a tua coleção de ídolos que te livre!”

Percebeu porque muitas pessoas clamam, clamam e Deus não as respondem? Aí está a resposta para uma pergunta que muitas pessoas fazem hoje em dia. Não basta apenas clamar a Deus, temos que obedecê-LO, pois Ele é o Senhor de todos nós.

Por isso, ao ler essa mensagem, não endureça o seu coração, para que não aconteça contigo o que está escrito em Jeremias, capítulo 13, versículo 10, onde diz: “Este povo maligno, que se recusa a ouvir as minhas palavras, que caminha segundo a dureza do seu coração e anda após outros deuses para os servir e adorar, será tal como este cinto, que para nada presta”.

DO JULGAMENTO DOS QUE PRATICAM A IDOLATRIA

Todos os países, estados e municípios que praticam ou apóiam a idolatria, receberão de Deus a paga que merecem, confira em Ezequiel, capítulo 22, versículos 3 e 4. Haverá um julgamento, em um futuro não muito distante, em que o Próprio Deus será o Juiz, e eliminará aqueles que fabricam, adoram e apóiam os ídolos, tenha ele a religião que tiver, isso não importa. É a Lei de Deus.

DO PONTO DE VISTA DO NOVO TESTAMENTO

Observe e medite, já no novo testamento, em Romanos, no capítulo 01, do versículo 18 ao 25. Veja que tanto no velho testamento, assim como no novo testamento, Deus condena a idolatria e deixa bem claro, que tanto o homem ou a mulher que assim insistir na prática desse pecado, sofrerá os danos previstos em sua Palavra, todos causados pelo pecado da desobediência, pois Ele fez o homem e a mulher, tão somente para Lhe servir e Lhe adorar, mas ao longo do tempo, eles foram inventando modas, costumes, religiões e, por conseguinte, pecando contra o seu próprio criador, O deixando em último lugar.

DO ÚNICO SER QUE LIGA O HOMEM À DEUS

Muitos pensam que os supostos “santos” e imagens, servem para interceder por nós aqui na terra perante Deus; se enganam completamente, pois, conforme acabamos de ler na Bíblia, através das inúmeras passagens negritadas acima, o Próprio Deus condena e proíbe esse tipo de prática.

Está escrito na Bíblia, que somente há um ser que pode ligar o homem ou a mulher até Deus. Somente um ser é que pode interceder por nós aqui na terra, esse ser chama-se Senhor Jesus, conforme podemos ler, no novo testamento, em 1ª Timóteo, capítulo 02, versículos 5 e 6, onde diz: “Porquanto há um só Deus e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem, o qual a si mesmo se deu em resgate por todos: testemunho que se deve prestar em tempos oportunos”.

Por isso, é necessário, que você leia essa mensagem, comparando-a em sua própria Bíblia e ao mesmo tempo pare pra pensar um pouco e veja se realmente você está fazendo coisas que agradam a Deus; se não estiver, peça perdão a Ele, que é fiel e justo para te perdoar e te dar uma segunda chance, antes que seja tarde demais.

A oportunidade que Ele está te dando é essa, agora mesmo, reflita como está a sua vida e tome a decisão correta e entregue a sua vida para o Senhor Jesus, que é o Único que pode nos levar a um reencontro com Deus e, por conseguinte, trazer a salvação para a nossa alma.

Deus abençoe a todos.

Eudes Borges

segunda-feira, 12 de julho de 2010

DEMAS e ALEXANDRE, o Latoeiro


Segundo a Bíblia Sagrada, Demas e Alexandre o Latoeiro foram Obreiros do Apostolo Paulo, por volta do ano 60 do Século I. Nessa época, Demas teria sido um Obreiro de valor, pois se dedicava à obra de Deus, tendo sido até elogiado pelo Apóstolo Paulo (Colossenses cap. 4, vers. 14 – Filemon cap. 1, vers. 24). Mas, conforme todos nós sabemos, as perseguições para quem é da fé são muitas e não foi diferente com os Obreiros Demas e Alexandre.

Após se passarem aproximadamente 06 ou 07 anos de Ministério, Demas caiu fora da Obra e abandonou o seu Ministério. A história relata que, durante o Governo do Imperador Nero, as perseguições foram enormes contra os cristãos e por isso, Demas e Alexandre, o Latoeiro, desanimaram e saíram da Obra do Senhor.

Observe que, na segunda Carta que Paulo escreveu à Timóteo, já por volta dos anos 66 ou 67 D.C, ele relatou que Demas o abandonou e saiu da Obra (2ª Timóteo cap. 4, vers. 10).

Já Alexandre, o latoeiro, foi pior que Demas! Apesar de também ter saído da Obra, ele passou a perseguir o Apóstolo Paulo, chegando a ponto de interferir na sua sentença em Roma, causando-lhe muitos males (2ª Timóteo, cap. 4, vers. 14). Mesmo assim, Paulo orou por ele e entregou o caso nas Mãos de Deus, pedindo justiça.

Nesse período, o Apóstolo Paulo se encontrava preso e sendo julgado em Roma e foi severamente prejudicado por esse ex-obreiro chamado Alexandre. Tinha esse apelido de Latoeiro, porque como é do conhecimento de todos, latoeiro é uma espécie de artesão, que trabalha com metais, cobres, etc.

Ele se tornou um inimigo da Obra de Cristo, um verdadeiro empecilho. Qual líder (Pastor) que já não tenha sofrido com algum "Alexandre da vida", que causa tantos males?

Quantos Obreiros ou evangelistas que conhecemos, que hoje estão parados, sem forças, sem ânimo e na maioria das vezes, fracassados espiritualmente? Então vigiemos e oremos para que Deus nos dê forças para continuarmos firmes neste Ministério e jamais nos deixe cair na fé.

Deus abençoe a todos os amigos internautas.

Eudes Borges.

sábado, 10 de julho de 2010

CASO DO GOLEIRO BRUNO. QUE PAIS É ESSE?


Nos últimos dias temos visto e ouvido várias matérias sobre o caso do Goleiro Bruno. Segundo informações trazidas pela imprensa, o referido jogador, teria tido um relacionamento amoroso com a garota de programa Eliza Samudio e projetado o seu assassinato.

Vários aspectos pairam sobre esse tema e é justamente nesses pontos que quero expressar o meu ponto de vista, logicamente analisando como um brasileiro racional e acima de tudo como um Acadêmico do Direito, para assim, deixar claro, como devemos nos ater em casos semelhantes.

Segundo narra a imprensa brasileira, o referido goleiro teria tido um relacionamento extraconjugal com a referida atriz pornô e garota de programa (que agora estão denominando-a de modelo), relacionamento este em que teria nascido uma criança.

Informa-se que o referido goleiro teria sido o autor intelectual do possível sequestro e morte da garota de programa Eliza Samudio.

Pois bem.

Ao longo do tempo, temos sempre observado o comportamento da imprensa sensacionalista brasileira, que emite opiniões e matérias reprováveis, e que denigrem a imagem das pessoas, mostrando a sua versão nefasta, como se Juiz fosse.

É bom salientar, que de acordo com a Constituição da República Federativa do Brasil, ninguém poderá ser considerado culpado, sem o devido processo legal, assim como sem a sentença transitar em julgado. Essa é uma premissa que vale para todos, não importa a classe social ou o suposto crime que a pessoa tenha cometido.

Dessa maneira, temos visto o contrário. Primeiro se mostra a imagem da pessoa, sem a devida autorização legal; em seguida, mostra-se a matéria veiculada de forma parcial, para assim, comover a sociedade com o sensacionalismo que vende e que dá audiência, condenando a pessoa, perante a opinião pública, sem antes se passar pelo devido processo legal.

Ora! Sabemos que fatos como esses são perigosíssimos para o sistema democrático de Direito em que vivemos. Esse comportamento da imprensa fere, conforme dissemos acima, alguns princípios constitucionais, tais quais:

a) Inviolabilidade da imagem da pessoa (Artigo 5º, Inciso X)
b) Presunção da inocência (Artigo 5º, Inciso LVII)
c) Contraditório e ampla defesa (Artigo 5º, Inciso LV)
d) Devido processo legal (Artigo 5º, Inciso LIV)
e) Publicidade dos atos processuais (Artigo 5º, Inciso LX)

Desse modo, pelo que temos visto ao longo das reportagens veiculadas, todos esses direitos individuais e coletivos que a Constituição brasileira assegura ao cidadão, são violados diariamente com as matérias sensacionalistas veiculadas nos meios de comunicações.

Os meios de comunicações brasileiros, tem-se apresentado como verdadeiros Juízes, fazendo com que a sociedade aja de forma parcial, achando que todo mundo é um crápula, um monstro, sem direito de defesa perante a opinião pública.

Quantas pessoas já foram vítimas da imprensa e que tiveram suas imagens mostradas sem autorização, sendo denegridas perante a opinião pública e com o passar do tempo, quando o processo chegou ao Judiciário e foi devidamente apreciado, essas pessoas foram julgadas e absolvidas?

Suas imagens foram mostradas novamente, demonstrando a sua inocência? Lógico que não, pois a mídia quer é vender o sensacionalismo, para assim obter audiência, custe o que custar.

In casu, quantas pessoas já estão julgando, como se Juiz fosse, a pessoa do goleiro Bruno, chamando-o de monstro, assassino cruel, porque simplesmente se tem mostrado todos os dias, as manchetes, demonstrando que o mesmo é um assassino frio?

Sabemos que a Polícia já está devidamente cuidando do caso, mas mesmo assim, a imprensa continua em querer mostrar ao mundo que o goleiro Bruno é um monstro. Ela (imprensa) faz parte da Justiça é?

Não estou com isso querendo afirmar que o referido goleiro é inocente. Nem o conheço pessoalmente, mas estou querendo demonstrar, ao amigo internauta, que essa atitude da imprensa é reprovável e contrária à lei.

Se o amigo internauta colocar a mente pra funcionar um pouco, logo notará, que casos semelhantes já foram demasiadamente demonstrados no passado, com outros atores e de repente os mesmos jornalistas nem tocam mais no assunto. A exemplo do caso da família Nardones, do Promotor Rossini, dos Kombeiros, do Menino João Hélio, do Jornalista Pimenta Neves, o caso do dinheiro na cueca dos políticos, o caso da corrupção do Distrito Federal, entre outros.

Observe que de repente e tão mais que de repente, a imprensa sensacinalista sai do caso e não fala mais sobre o assunto. Em todos os casos, tentou-se mostrar à sociedade que tais personagens eram cruéis, monstros, mas depois, nem voltou mais a tocar no assunto.

A mesma coisa vai acontecer com esse caso do goleiro Bruno. Depois de mostrar ao mundo que Bruno é um assassino cruel e um monstro, de repente essa mesma imprensa sensacionalista não irá mais tocar no assunto daqui a algum tempo.

Por isso, devemos sempre olhar os acontecimentos com os olhos da racionalidade e da razão, e não com os olhos da emocionalidade, pois se agirmos assim, com certeza seremos influenciados pela mídia corrupta que temos instalada aqui no Brasil.

Com certeza, se o goleiro Bruno foi o autor intelectual do assassinato da atriz pornô Eliza Samudio, certamente ele será julgado pelo órgão competente (Poder Judiciário) e será condenado pelo crime que cometeu, assim como todos os partícipes do assassinato.

Assim sendo, não cabe a nenhum de nós estarmos tomando o lugar do Poder Judiciário para decretarmos a nossa sentença condenatória ao referido jogador, pois se assim agirmos, estaremos incorrendo em erro, pois não devemos nos deixar contaminar pelas manchetes manipuladoras que temos visto todos os dias.

Lembre-se. Hoje é o goleiro Bruno quem está sendo bombardeado pelo poder nefasto da imprensa sensacionalista brasileira, mas amanhã poderá ser qualquer um de nós que vier a ser suspeito de cometer algum deslize, pois quem é que está sujeito a não cometer erros nessa vida? Lembre-se disso.

Que pais é esse?

Um abraço a todos os amigos internautas.

Eudes Borges

quinta-feira, 8 de julho de 2010

O MUNDO


Um cientista vivia preocupado com os problemas do mundo e estava resolvido a encontrar meios de melhorá-los. Passava os dias em seu laboratório em busca de respostas para as suas dúvidas.

Certo dia, seu filho de sete anos invadiu o seu santuário decidido a ajudá-lo a trabalhar.

O cientista nervoso pela interrupção tentou que o filho fosse brincar em outro lugar.

Vendo que seria impossível demovê-lo, o pai procurou algo que pudesse ser oferecido ao seu filho, com o objetivo de distrair sua atenção. De repente, deparou-se com o mapa do mundo, o que procurava.

Com o auxilio de uma tesoura, recortou o mapa em vários pedaços e junto com um rolo de fita adesiva, entregou ao seu filho dizendo: “Você gosta de quebra-cabeça? Então vou lhe dar o mundo para consertar. Aqui está o mundo todo quebrado. Veja se consegue consertá-lo direitinho! E o faça sozinho”.

O pai calculou que o filho levaria dias para recompor o mapa. Passada algumas horas, ouviu a voz do filho que o chamava calmamente: “Pai... pai... já fiz tudo! Consegui terminar tudinho!”.

A principio, o pai não deu crédito às palavras do filho. Seria impossível, na sua idade, ter conseguido recompor um mapa que jamais havia visto.

Relutante, o cientista levantou os olhos de suas anotações, certo de que viria um trabalho digno de uma criança.

Para sua surpresa, o mapa estava completo. Todos os pedaços haviam sido colocados nos devidos lugares. Como seria possível?

Como o menino teria sido capaz? “Você nem sabia como era o mundo, meu filho, como conseguiu?”

A criança respondeu: “Pai, eu não sabia como era o mundo, mas quando você tirou o papel da revista para recortar, eu vi que do outro lado havia uma figura de um homem. Quando você me deu o mundo para recortar, eu tentei, mas não consegui.

Foi aí que eu me lembrei do homem, virei os recortes e comecei a consertá-los, que eu sabia como era. Quando consegui consertar o homem, virei a folha e vi que havia consertado o mundo”.

Pois bem.

Com certeza essa historinha serve para nos ater a seguinte questão: Só é possível consertarmos o mundo, se primeiramente consertarmos o homem.

O homem é o causador de toda a destruição que há no mundo, por isso, a mudança tem que ser iniciada no próprio homem, para assim haver conserto no mundo.

Veja que a criança dessa historinha, mesmo sem saber nada sobre o mapa do mundo, inocentemente, consertou primeiro o homem, para assim consertar o mundo.

Que essa lição possa fazer com que cada um de nós reflitamos interiormente e que iniciemos a mudança nas nossas atitudes, para assim termos um mundo cada vez melhor, pois ninguém pode consertar o mundo, sem antes consertar a si mesmo.

Deus abençoe a todos os amigos internautas.

Eudes Borges.

terça-feira, 6 de julho de 2010

Leis das Cotas Raciais; avanço ou retrocesso?


Este é um assunto muito polêmico, que vem provocando divisões nas diversas camadas da sociedade e no mundo jurídico, desde o ano de 2004, mas que deve ser analisado com a maior seriedade. É o que trata a Lei nº 14.832, de 12 de julho de 2004, que institui um sistema especial de reserva de vagas para estudantes egressos de escolas públicas, em especial negros e indígenas, nas instituições públicas federais de educação superior e dá outras providências.

Alguns dizem ser uma ótima oportunidade de inclusão social, onde será possível proporcionar melhores oportunidades às camadas menos favorecidas da sociedade.

Os que são favoráveis à referida lei, argumentam ser uma ótima oportunidade de inclusão social para os negros, onde será possível proporcionar melhores oportunidades para os tais, tendo em vista que são considerados como inclusos nas camadas menos favorecidas da sociedade.

Sustentam ainda, que por esses motivos, o sistema de cotas veio para dar igualdade de oportunidade aos excluídos, àqueles que alijados dos bens e oportunidades da vida, se vêm em profunda baixa estima social, que vivem no abismo da falta de distribuição de renda.

Por outro lado, há uma grande parte da sociedade que sustenta que a referia Lei é inconstitucional, tendo em vista que vai de contra ao Artigo 3º, Inciso IV da Constituição Brasileira.

Segundo o Artigo citado acima da Constituição, são objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil, promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação.

Sustentam ainda os que defendem a inconstitucionalidade da citada Lei, que a mesma também fere o princípio de igualdade da reserva legal, estabelecido no Artigo 5º, caput, da Constituição Brasileira, onde ali está assegurado que todos devem receber tratamento igualitários perante a Lei.

Pois bem.

Diante disso, e aos olhos de um estudante da Lei, observo, que caracterizado está, que a Lei 14.832/2004 (Lei das Cotas Raciais), é totalmente inconstitucional, pois a referida legislação traz em si, a discriminação de cor entre os brasileiros, quando faz uma separação de direitos, entre os que supostamente possuem uma cor distinta.

Com isso, caracterizada está, a discriminação contra os próprios negros, pois supostamente, ou seja, indiretamente o legislador quis dizer “que os negros não têm capacidade de entrar numa faculdade com sua própria inteligência”. Eles só entram porque existe uma Lei.

É bom ressaltar, que a Federação Brasileira está firmada sob o regime democrático de Direito, assegurada pela Lei Maior da República, que é a Constituição, e que a referida Lei 14.832/2004, não tem nada de democrático, pois esta só garante aos negros e índios o egresso para a faculdade, mas não garante que os referidos alunos tenham conhecimento e/ou condições de concluir o curso.

Na minha modesta opinião, é necessário o Governo dar condições à todas as pessoas independentes da cor, idade, raça, credo, sexo ou qualquer outro tipo de discriminação.

Sem dúvidas, deve haver um aperfeiçoamento na qualidade do ensino nas escolas públicas, em todo o território nacional, com a capacitação dos educadores, promovendo melhores condições técnicas aos referidos professores, com salários dignos e condizentes ao seu trabalho.

Se tivéssemos um ensino básico e fundamental nas escolas públicas com qualidade e dignidade, com certeza, não teríamos que suportar uma Lei que provoca um apartheid racial, e que fere os objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil, assegurados no Artigo 3º, Inciso IV, cabendo agora ao Supremo Tribunal Federal, a incumbência de declará-la inconstitucional, para que o Senado a expurgue do Ordenamento Jurídico Brasileiro, fazendo assim, cessar a violação aos objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil.

O pior de tudo, é que no mês passado (junho), o Congresso Nacional aprovou o Projeto de Lei que cria o Estatuto da Igualdade Racial, que é caracterizador de uma outra polêmica no meio social, mas assim que o Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva sancioná-lo, estaremos trazendo à baila, a nossa opinião sobre o assunto.

Um abraço a todos os internautas.

Eudes Borges

sexta-feira, 2 de julho de 2010

Lei da Ficha Limpa e a decisão de Gilmar Mendes


Desde que a Constituição de 1988 assegurou aos eleitores o direito de apresentar projetos de lei de iniciativa popular, em quatro ocasiões o Congresso Nacional converteu em norma uma proposta elaborada pela sociedade. Aprovado no dia 19 de maio de 2010 pelo Senado, o projeto Ficha Limpa foi o mais recente. Ele pretende vetar a candidatura de políticos condenados por colegiado em processos não concluídos, mas ainda há dúvidas sobre a sua aplicação.

O Ficha Limpa encerrou um jejum de quase cinco anos sem que uma matéria de iniciativa popular fosse convertida em lei pelo Congresso Nacional. A última medida levada ao plenário do Legislativo Federal e convertida em norma legal foi publicada em 17 junho de 2005, e criou o Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social.

O primeiro projeto de iniciativa popular a ser aprovado no Congresso Nacional foi o que deu origem à Lei 8.930 de 7 de setembro de 1994. A norma caracterizou chacina realizada por esquadrão da morte como crime hediondo. A matéria teve o apoio de um movimento criado pela escritora Gloria Perez e foi enviada ao Congresso pelo então presidente Itamar Franco.

Apesar de ter tramitado sob forte clamor social, o Ficha Limpa levou cerca de oito meses para ser aprovado na Câmara e no Senado antes de ser enviado à sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Considerado rápido, o trâmite só não superou o tempo despendido pelos parlamentares para aprovar o projeto que tornou crime passível de cassação a compra de votos. Nesse caso, a matéria foi apresentada em 18 de agosto de 1999 e sancionada 42 dias depois, em 29 de setembro do mesmo ano.

Tanto o projeto Ficha Limpa quanto o projeto de cassação por compra de votos foram patrocinados pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

O matéria que criou o Fundo Nacional de Habitação foi a que levou mais tempo para ser aprovada, sendo protocolada em janeiro de 1992 e sancionada apenas em 2005. O Movimento Popular de Moradia foi o principal apoiador da causa.

Apesar de serem reconhecidos como projetos de iniciativa popular por terem sua origem em movimentos sociais, as matérias convertidas em lei precisaram ser “adotadas” por parlamentares ou até pelo próprio presidente da República para conseguirem tramitar no Congresso Nacional. Isso porque o próprio Legislativo admite não ter meios de conferir os mais de 1 milhão de números de títulos de eleitor e assinaturas que a lei exige de um projeto desse gênero.

Mas, o que parecia ser bom para o país, agora esbarra nas garras de um Suposto Ministro do STF chamado Gilmar Mendes, que com mais uma de suas liminares políticas e suspeitas, suspendeu o efeito da Lei da Ficha Limpa para o senador Heráclito Fortes (DEM-PI), condenado pelo Tribunal de Justiça do Piauí por usar publicidade institucional para promoção pessoal quando era prefeito de Teresina, entre 1989 e 1993.

Gilmar Mendes concedeu efeito suspensivo a um recurso extraordinário do senador contra a decisão do TJ do Piauí. Com a decisão, Heráclito Fortes está liberado para tentar a reeleição ao Senado em outubro. Esta é a primeira liminar do STF que livra um político dos efeitos da nova regra de inelegibilidade, o coloca em risco o sistema democrático de direito adotado pela República Federativa do Brasil.

Depois de tantos esforços da sociedade para tentar limpar a cara da política brasileira, afastando assim, os políticos corruptos e nefastos do poder, vê-se agora ameaçada a sua soberania, através de uma decisão monocrática, proferida por um Ministro que, diga-se de passant, decide em desacordo com a legislação.

A Lei da Ficha Limpa determina que pessoas condenadas pela Justiça em decisão colegiada em processos ainda não concluídos – como é o caso da ação no Tribunal de Justiça – não podem ser candidatas. A regra vale para condenações acontecidas mesmo antes da vigência da lei,o que não foi levado em consideração por Gilmar Mendes.

Heráclito Fortes havia sido condenado pela Primeira Vara da Fazenda Pública de Teresina e, na apelação, o Tribunal de Justiça do estado manteve a condenação, em 1997. Ele então recorreu ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) e entrou com o recurso extraordinário no STF, que foi concedido agora por Gilmar Mendes.

Pois bem.

Segundo o § 2º, do Artigo 61 da Constituição da República Federativa do Brasil, um projeto de iniciativa popular precisa receber a assinatura de pelo menos 1% dos eleitores brasileiros – cerca de 1,4 milhão de assinaturas – divididos entre cinco estados, com não menos de 0,3% do eleitorado de cada estado. A assinatura de cada eleitor deverá ser acompanhada de nome completo, endereço e número completo do título eleitoral – com zona e seção — e as listas de assinatura devem ser organizadas por município e por estado, de acordo com formulário que deve ser retirado na Câmara dos Deputados.

Ainda de acordo com o texto da Constituição brasileira, entidades poderão patrocinar a apresentação de projetos de lei, desde que se responsabilizem pela coleta de assinaturas. O projeto deve ter informações da Justiça Eleitoral quanto aos dados de eleitores por estado, aceitando-se os números referentes ao ano anterior caso não haja números atualizados.

O projeto também deve ser protocolado na Secretaria-Geral da Mesa da Câmara, que tem a obrigação de verificar as exigências. Nessa fase, o projeto de lei de iniciativa popular ganhará um número e passará a ter a mesma tramitação dos demais.

Cada projeto deve citar apenas um assunto. Os projetos de iniciativa popular não podem ser rejeitados por questões técnicas. Nesse caso, a Comissão de Constituição e Justiça é obrigada a adaptar a redação do texto.

É o que denominamos de iniciativa das Leis.

Eudes Borges.

quinta-feira, 1 de julho de 2010

A História da Rainha Esther


Há muitos e muitos anos passados, havia um monarca muito poderoso que reinava desde a Índia até a Etiópia, sobre cento e vinte e sete províncias. Chamava-se Assuero e sua esposa, Vashti, era a mais bela mulher de toda a região. No terceiro ano do seu reinado, Assuero convidou todos os príncipes das outras províncias para lhes mostrar, durante 180 dias, a riqueza e magnificência do seu reino.

Terminado esse período, o rei estendeu o convite a todo o povo de Susan, sede do trono, para grandes festejos, durante uma semana, nos jardins do palácio. Tudo era deslumbrante e pomposo, desde as colunas de mármore e alabastro, às tapeçarias lindíssimas, até as baixelas brilhantes, os copos de ouro, os fabulosos divãs sobre o pavimento de alabastro e pedras preciosas. Ao mesmo tempo, a rainha Vashti reunia as esposas de todos os hóspedes do rei também para grandes festas no palácio.

No sétimo dia, como apoteose das celebrações, o rei achou que devia exibir o que possuía de mais precioso: a sua rainha. Mandou chamá-la, para ressaltar sua beleza. Ao receber o chamado, porém, Vashti firmemente respondeu: "Ah! Não, não vou. Primeiro que tudo, não sou amostra de papel, segundo estou me divertindo com as minhas amigas! Tinha graça deixá-las para me sentar como uma boneca no trono, ao lado do rei... Digam-lhe que agradeço o convite, mas não posso aceitar".

Quando os eunucos voltaram sós e, muito embaraçados, transmitiram a recusa da rainha, Assuero sentiu-se desrespeitado e humilhado ante o povo. Ao saírem os convidados, consultou os seus ministros: "Que atitude devo tomar com a rebelde Vashti?" A resposta foi unânime e imediata: "Despojá-la da coroa e coroar outra esposa. A atitude dela é imperdoável. Seguindo o seu exemplo, as outras mulheres desobedecerão os maridos e é uma vergonha para nós, porque cada homem deve ser o senhor na sua casa".

Foi difícil para Assuero tomar tal decisão. Amava muito a sua Vashti e passou bastante tempo apaixonado, chorando a sua ausência. Porém, seus ministros insistiam: urgia eleger-se outra rainha. Outra mulher tão bela como Vashti faria com que ele a esquecesse. Foram então postos editais em todas as províncias, convocando as moças do reino para que o rei escolhesse a substituta de Vashti.

Ora, havia um homem chamado Mordecai, oriundo de Jerusalém, residente em Susan. Esse homem criara como sua a filha de um tio, órfã de pai e mãe. Chamava-se Esther. Era lindíssima. Ao saber do edital, Mordecai, achando que moça alguma poderia ser mais bela do que Esther, resolveu escondê-la. Comunicando-lhe sua decisão, recomendou: "Se fores escolhida não digas que és do povo judeu". Esther prometeu obedecer. Porque lhe obedecia em tudo. No íntimo, porém, desejava ser rejeitada porque não trocaria por trono algum a liberdade de escolher quem seu coração elegesse. Sua esperança era que o rei preferisse outra moça entre tantas e tantas que lhe eram apresentadas, cada uma por sua vez, no decorrer de anos, provavelmente. Mas o tempo passava, dias, meses, sem que Assuero coroasse nova rainha. A saudade de Vashti apagava a beleza das candidatas. Nenhuma lhe agradava.

Até que chegou Esther. E foi amor à primeira vista. "Como és linda!", repetia ele, fascinado. Esther sorria e seu sorriso iluminava o rosto moreno. Sete anos haviam passado desde a deposição de Vashti. Enfim, outra rainha, chamada Esther, ocupou o trono.

Entretanto Mordecai passava os dias andando ao redor do palácio para ter notícias da sua filha adotiva, já então rainha. Foi assim, nessas rondas, que ouviu dois eunucos confabulando sobre uma conspiração contra o rei. Imediatamente mandou comunicar a Esther. Ela tomou as providências devidas e foram punidos aqueles que tramavam derrubar Assuero. Essa atitude de Mordecai foi anotada nas "Crônicas Diárias" do reino.

Por esse tempo, a pessoa mais importante no reino, depois do rei, era Haman, que gozava de poderes especiais, recebendo honrarias, entre elas, por lei, que todo indivíduo se curvasse e se prostrasse à sua passagem. A lei era rigorosamente cumprida. Todos curvavam-se, prostravam-se, com exceção de uma pessoa: Mordecai, que não dava a menor importância a Haman. Ao notar o desdém de Mordecai, Haman encheu-se de ódio, não somente contra ele, mas contra todos os judeus. Denunciou os judeus a Assuero, acusando-os de terem costumes próprios e não obedecerem as leis do rei e aconselhando-o a exterminá-los. Conseguiu que Assuero ordenasse, em todas as províncias do reino, que todos os judeus adultos e crianças fossem executados em um só dia.

Ao ouvir a notícia da tragédia que ele próprio provocara, Mordecai correu para Esther, mandando que ela fosse suplicar ao rei piedade para o seu povo. Era uma ordem difícil de ser cumprida, porque ninguém tinha o direito de entrar no pátio que precedia o salão do rei sem ser por ele convocado, e quem o ousasse seria morto. Mas Mordecai insistiu: "Tens que ir, não penses que escaparás à chacina que ameaça todos os judeus".

E Esther criou coragem. Primeiro convocou seu povo, com a ajuda de Mordecai, pedindo a todos os judeus que jejuassem para ajudá-la em sua difícil missão. A seguir, vestiu-se com os paramentos reais e postou-se no pátio em frente ao salão real. Vendo-a, Assuero sorriu, acenando o cetro como sinal de que a receberia. Chamou-a para que se aproximasse. Perguntou-lhe, ternamente: "O que tens, rainha Esther, qual é a tua petição? Até metade do reino te será dado". Então Esther respondeu que apenas vinha convidá-lo para um jantar em que Haman também comparecesse. O rei aceitou, rindo-se de tão simples petição.

Quando recebeu o convite, Haman rejubilou-se. Achava-se tão importante que até a rainha o distinguia, convidando-o junto com o rei. "Mas", disse à sua esposa e aos filhos, "tudo isto não me satisfaz enquanto vir Mordecai sentado à porta do palácio". "Então mande enforcá-lo", falaram todos. Era justamente o que aconteceria em breve, esperava Haman; não só Mordecai; mas todo o seu povo deixariam de existir.

Aconteceu que, nessa mesma noite, o rei, insone, pediu que lhe lessem as "Crônicas Diárias" onde era assentado tudo o que acontecia no palácio. Ao ouvir o caso da conspiração tramada contra ele e de como Mordecai o salvara, quis saber que recompensa tinham dado a esse homem. "Nenhuma", responderam. Nesse momento chegou Haman e o rei consultou-o: "Que se fará ao homem a quem o rei está agradecido?" Pensando que esse homem só poderia ser ele, Haman propôs: "Que esse homem vista o traje real, use a coroa, monte o cavalo do rei e seja levado pelas ruas, apregoando-se: "Assim se faz ao homem a quem o rei está grato".

"Então", disse Assuero, "apressa-te, veste Mordecai e leva-o pelas ruas, como disseste". E Haman teve que cumprir as ordens do rei. Mas terminado o passeio pela cidade, voltou para casa furioso e contou à família o que lhe havia acontecido. "Como devo vingar-me?" perguntou à esposa, e ela falou assim: "Se Mordecai, perante quem já começaste a cair, é da semente dos judeus, não vencerás, mas certamente cairás perante ele".

No dia seguinte, quando se realizava o banquete de Esther, com a presença do rei e de Haman, Assuero perguntou novamente: "Qual é a tua petição, rainha Esther? E qual o teu requerimento? Até metade do reino te será dado".

Esther ergueu-se para dar mais ênfase às suas palavras: "Dê-me minha vida como petição e a do meu povo como requerimento. Porque estamos vendidos, eu e meu povo, para sermos destruídos".

O rei também levantou-se indignado: "E onde está aquele cujo coração o instigou a assim fazer?" E disse Esther, apontando para Haman: "O homem, o inimigo, o opressor é este".

Surpreendido e abalado por essa revelação contra o homem que ele mais prezava, Assuero retirou-se para o jardim. Então Haman atirou-se aos pés de Esther, pedindo misericórdia. Ao reentrar, Assuero, deparando com Haman ajoelhado diante de Esther, gritou-lhe colérico: "Porventura também queres forçar a rainha na minha própria casa? Guardas! Prendam este homem!"

Nesse mesmo dia, a pedido de Esther, o rei revogou a lei que decretava o extermínio de todos os judeus. E mandou chamar Mordecai; deu-lhe o anel que havia retirado de Haman, empossando-o na posição que o inimigo ocupara. Mordecai saiu do palácio usando o manto azul e branco, levando, na cabeça erguida, a coroa de ouro.

Seu primeiro ato como ministro foi decretar que os judeus preservassem como feriado, para sempre, os dias 14 e 15 do mês de Adar, dias esses em que a tristeza se transformou em alegria. Que os celebrassem com banquetes, troca de presentes entre a família e amigos, e dádivas aos pobres. E como nesses dias foi decidida a sorte dos judeus, os mesmos fossem chamados Purim, plural de pur, sorte, em hebraico.

Milênios são passados e milênios virão em que se celebra Purim como mandou Mordecai, com festas, trocas de presentes e donativos aos necessitados. E, ainda, a escolha da Rainha Esther entre as moças mais belas da comunidade.

Um abraço a todos os amigos internautas.

Eudes Borges.